Após fracasso com a Boeing, Embraer entra no radar de China, Índia e Rússia
Fabricantes de aeronaves estão sondando a companhia brasileira Embraer semanas depois que a estadunidense Boeing abandonou os planos para uma união histórica da aviação comercial, informaram à mídia pessoas familiarizadas com o assunto.
A Boeing interrompeu os planos de comprar 80% da unidade comercial da Embraer em abril, encerrando uma mudança planejada no ramo dos jatos regionais, em um movimento semelhante ao feito pela Airbus em 2018, ao comprar a mesmo setor da canadense Bombardier.
A fabricante de aviões estatal chinesa COMAC manifestou interesse informal em cooperação com a terceira maior fabricante de jatos do mundo, revelaram duas fontes à agência Reuters. A companhia russa de aeronaves Irkut também explorou a questão, disseram outros dois, apesar de a empresa negar qualquer interesse atual.
A Índia, outra potência aeroespacial em ascensão focada principalmente na defesa, mas com um enorme mercado civil, transmitiu informalmente interesse ao nível do governo enquanto estudava o assunto, destacaram outras fontes.
Isso coloca o destino da Embraer no centro do chamado grupo de nações BRICS, com cada uma das estratégias aeroespaciais aprimoradas, à medida que a Airbus e a Boeing enfrentam a crise do novo coronavírus.
Nenhuma das partes citadas admitiu interesse na negociação, tampouco quis tecer comentários.
Concorrência com Boeing e Airbus
Tanto a COMAC quanto a Irkut estão desenvolvendo aeronaves para competir diretamente com a Airbus e a Boeing no movimentado mercado de 150 assentos. Os planos da China são considerados os mais avançados.
Um acordo com a Embraer acrescentaria recursos de engenharia e suporte global, mas também entraria em conflito com jatos regionais menores e comercialmente menos bem-sucedidos desenvolvidos pelos dois países.
Uma fonte da indústria russa disse que a principal controladora do Irkut, a Rostec, está se concentrando no MS-21 existente, projetado para competir com as aeronaves regionais da Airbus e Boeing, e o Superjet.
Embora tenha investido pesadamente em peças e manutenção, a Índia é o pretendente menos visível no setor aeroespacial comercial, com nenhum projeto ativo além de um jato de 14 lugares chamado SARAS.
Mas a Índia tem um requisito potencial para o desenvolvimento de um jato regional de 80 a 90 lugares – uma categoria ocupada pela Embraer – para o projeto UDAN, assinado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, para expandir os serviços aéreos para pequenas cidades.
A Embraer também é vista como uma chance única de reequilibrar as ambições aeroespaciais da Índia contra a rival estratégica China.
FONTE: Sputnik News
Ontem a Boeing anunciou a dispensa de 13.000 funcionários.
E comunicou que novas demissões estão a caminho.
Hoje, a GE manifestou desânimo com o mercado aeronáutico.
Companhias de avião estão despedindo às dezenas de milhares.
Esse mercado está totalmente travado e sem perspectivas de melhoras, nem a médio prazo.
Será complicado alguém ter interesse na EMBRAER.
Aguardemos.
Mas nessa época de covid com muitas restrições os aivões da família E-jets estão voando mais que os outros pois se enquadram melhor nas normas de restrição. E isso o mercado esta de olho, quando passar a pandemia muitas coisas vão mudar e esse perfil de aeronaves podem ter um mercado maior.
Fábio Araújo
O problema é que parece estar ocorrendo uma espécie de proteção aos produtos nacionais.
A China Eastern Airlines criou uma empresa, a OTT, só para operar com aparelhos ARJ-21 e C-919.
Esta semana, a Red Wings da Rússia anunciou que só vai comprar Superjet 100 e MC-21.
Daí, não saberia dizer qual o interesse delas na EMBRAER.
A Índia é a incógnita de sempre.
Prestígio?
A Embraer tem uma filial na China e vende bem por lá, e esses projetos russos e chineses estavam muito atrasados, não sei nem se já estão operacionais. Mas ainda aposto nos indianos pois não teríamos riscos de sofrer numa briga comercial da China ou da Rússia com os EUA.
Fabio, Embraer tinha sociedade com empresa chinesa para fazer erj145 e o 650 com Harbin, a associação acabou em 2016. Mais ou menos quando tomou corpo desenvolvimento de jato equivalente chines. Hj mercado chinês e abastecido por Brasil.
Vende bem nada. O mercado lá para aeronaves regionais é bem fechado. E a filial, como dito pelo colega abaixo, já fechou há tempos, exatamente por haver restrições a aeronaves regionais desenvolvidas fora.
Isso ate o os EUA arrumar briga com a India. Os EUA vêem o mundo de duas formas, os clientes e os concorrentes. Toda potêncial concorrência a eles terá problemas.
Todo país em assenção, cresce onde quem era grande, diminui.
Posso estar enganado, nem vou procurar no google mas ela tinha, tinha uma filial na China. Lidar com a China é difícil.
A tecnologia que a Embraer domina. A China e a Russia estão passando por problemas nos projetos da aviação comercial.
aí é que tá, a Embraer era na minha opinião a salvação da Boeing, com os Europeus e Chineses a vida deles ia ficar difícil, com embraer a Boeing ia continuar sendo um dos maiores vendedores de grandes aviões de passageiros, visto que Embraer tem colocado sempre modelos competitivos n mercado e sua gestão de projetos é superior, agora a Boeing pode estar vendo seu mercado se restringer ao EUA, Canadá e talvez austrália, a Boeing não vai quebrar mas vai perder muito mercado no setor de jatos de passageiros. Já embraer está tendo uma janela de opotunidade, mas que… Read more »
Se a gestão da Boeing é superior, então porque está falindo? me explica aí, garotão
Vc entendeu errado. A gestão da Embraer é superior
Menos, né? A Boeing fatura dezenas de vezes o que a Embraer fatura. O portfólio é infinitamente maior e mais variado. E a Embraer é que iria,salvar a Boeing?
Sim porque a Boeing tá perdendo espaço muito rápido para Airbus. E ainda tem os chineses entrando forte no mercado. No pós corona vírus os europeus talvez pressionam e ajudem a Airbus a vender mais. Boeing não vai acabar como eu já disse, porém corre sério risco de deixar de ser o que é hj. Os próprios executivos da empresa viram isso.
A China… porque não? Só tiveram meia duzia de mortos…
Agora sim… A galera vai a loucura com a possibilidade da EMBRAER virar subsidiária de empresa russa ou chinesa.
Isso sim será sinal de liberdade e independência. #sqn
Como sempre, o fanboy dos americanos acusando os outros do que eles são.
Não campeão,o que ele está dizendo é sobre a hipocrisia de muitos que quando a venda era para os estados unidos,era ameaça a soberania e agora que são russos e indianos o discurso muda,dizendo que seria uma boa parceria.Simples assim.
Interpretação em conjunto de contexto político é muito importante nesses dias atuais…
Saudações
Hipocrisia só se for dos fanboys dos americanos, porque até agora não vi ninguém agir dessa forma, o que eu vi é muito “liberal” que defendia a entrega da Embraer para os americanos se tornar “nacionalista” de uma hora para a outra.
Relaxa, o sucesso da EMBRAER esta baseado em um ótimo avião com os melhores motores e avionicos do Mundo… se for comprada por Russos ou Chineses é pouco provavel que tenha acesso a esses equipamentos. Será a morte da EMBRAER.
Fico só a imaginar ingleses, americanos e franceses a negar os pedidos, principalmente num mundo em crise onde os empresas nacionais devem ser fomentadas.
Também acho que a parceria com a Índia é a melhor opção pois uma parceria maior com a China ou com a Rússia poderia trazer problemas futuros com os EUA. E outra coisa a Saab esta tentando vender o Gripen e como já existe a parceria entre a Embraer e a Saab no Gripen brasileiro e isso poderia dar uma força para o Gripen Indiano.
Embraer não faz o tipo de Empresas que a Rostec controla, os Russos sempre busca autossuficiência, os produtos Embraer são um “quebra cabeça” com componentes vindo de vários países..
Agora os Chineses sim, estes são os sanguessugas que podem estar desejando a Embraer.
Os Indianos melhor parceria, ou continua sozinha..
Um “quebra-cabeça” com as melhores peças que existem no Mundo. Não conta para ninguém, mas é desa forma que a EMBRAER alcançou o sucesso e fez a sua fama no Mundo.
Creio que a melhor parceria seria uma troca de ações com a Saab. Impresas complementares.
Torço por isso
Espero que assim seja mesmo. A SAAB seria uma parceira mais confiável que qualquer das empresas russa, chinesa ou indiana. Seria bom pra Embraer se captalizar (e aproveitar a chance para se diversificar) e bom para a SAAB que voltaria ao mercado civil da aviação.
Seria bom. A Suécia é um país neutro. A Embraer associada a Saab continuaria vendendo bem na Europa e no mundo.
Eu vejo a situação como oportunidade para embraer, poderíamos copiar os Chineses e financiar a Embraer para para entrar em vários mercados, só ficaria difícil os Chinês, venderíamos os aviões quase ao preço de custo para tentar quebrar tentaivas de outros países em fazer aviões de passageiros regionais, que eu saiba a Russia, Japão, China e India tem projetos assim, a Bombardier tá sofrendo muito, mesmo com a Airbus, virou um zumbi financiado pelo Canadá.
Voto pela parceria com a Índia o que nos manterá fora das tretas geopolíticas das outras duas empresas (na verdade de seus países) com o tio Sam que fornece muita coisa pra Embraer (a começar pelos motores).
Eu acho que qualquer parceira deveria mirar o fim da dependência de um só fornecedor. Nesse caso, vejo com melhores olhos uma parceria com a Rússia e a China do que com a Índia, se formos continuar dependentes dos EUA.
Os Russos e Chineses sempre gostam de ter um fornecedor único que provavelmente seria de um desses dois países. A Embraer tem aviões com vários fornecedores desde os EUA a Europa.
Os Indianos tem uma ótima capacidade industrial, e nós não teríamos de enfrentar brigas geopolíticas entre os EUA e China.
“FONTE: Sputnik News” Aí não dá né. Isso não é fonte, é propaganda.
Se fosse apenas a Rússia a interessada, eu ficaria “com a pulga atrás da orelha” mas se tratando de China, aí a coisa muda de figura.
Ainda bem que não fui o primeiro a falar sobre isso.
E o Japão? A Mitsubishi e a Honda não tem interesse algum? Daí sim eu acho que pode sair coisa boa para o Brasil, além de se projetar no mercado asiático, que é o futuro do setor, as trocas tecnológicas podem ser extremamente interessante para os dois lados.
O Japão através da Mitsubishi está negociando a parte da CRJ da Bombardier, mas com a situação causada pela pandemia ela também cortou seu projeto próprio, o M100 e está focando no M90.
Japão e Coreia do Sul, esse é o caminho. Índia pode fazer parte também, mas creio que o interesse maior deles seja na parte militar.
Quer fortalecer a Embraer? Dê a ela um mercado interno. Somos um país de dimensões continentais, e devido à diversos fatores, pouca gente usa o transporte aéreo no Brasil. Incentivem a aviação comercial como um todo, dando maior ênfase a regional, reduzam impostos e taxas que a coisa começa a andar. Estamos aí com a Latam pedindo recuperação judicial, e há quem diga que a situação da Gol é ainda pior. A China, Rússia, Índia, e claro, Estados Unidos e União Européia, têm seus fabricantes de aeronaves e possuem um mercado interno(consolidado e/ou em expansão, ou advindo de sua influência… Read more »
Todos os paises priorizam compra de suas empresas aereas em unidades locais e nacionais, VR China, Rússia, Japão, europa, usa, etc… Brasil tem 4 aéreas de porte e só uma usa Embraer, misterio porque não dar financiamento com juros baixos em real para parteproduzida no Brasil e incentiva o uso de aeronaves brasileiras no Brasil, embora logico náo e feito.
Por que fazer isso se a própria Embraer alardea por aí que não é uma empresa brasileira?
A Embraer já provou que não tem compromisso algum com o Brasil, logo eles que vão buscar cota de mercado em outro canto.
Helio, Embraer empresa nacional com sede Brasil e producão Brasil. Como toda empresa top mundial tem ações em bolsa e as mesmas podem ser compradas por qualquer um. Aqui náo estamos acostumados com isto pois maioria empresas são estrangeiras ( triste, mas e verdade ). Embraer tem uma cláusula no contrato social que governo pode bloquear certas operações danosas a segurança nacional. Infelizmente governo náo e muito nacionalista.
Salim, a própria Embraer diz o contrário, apagou dos seus documentos todas as menções sobre ser brasileira e se diz “empresa global”.
Para isso seria preciso que o Brasil fosse gerido por verdadeiros estadistas,coisa que esse país não tem há décadas.
Meu sonho de consumo seria uma parceria Embraer + Saab + Mitsubishi/Bombardier. Isso daria um samba com Brasil / Suécia / Japão / Canada nas áreas aviação civil / militar / aeroespacial com gente como a gente, séria, cheia da grana e de competências.
A Empresa Japonesa já tem uma plataforma para competir com a Embraer. A Bombardier já tem uma parceria com a Airbus, a melhor opção é da Índia, mas também seria interessante ter a SAAB nessa parceria hipotética.
Triste ver pais continental com população enorme menosprezando ativo deste porte e relevância a soberania nacional.
Não foram os russos que afirmaram anos atrás que a Embraer era uma empresa americana? Agora ficou estranho esse interesse pela empresa. Os Chinas a meu ver iriam apenas se apoderar de todo o capital de conhecimento da Embraer em todos os sentidos e áreas, ainda de passagem iriam transformar a empresa em um grande laboratório para aprendizagem. Após aprenderem o que precisassem, iriam produzir literalmente todo o avião pecinha por pecinha lá, na China. E São José dos Campos se transformaria em uma cidade fantasma. Digamos. O mais atrativo na minha opinião seria a Índia, cujo PIB cresce significativamente… Read more »
Rapaz… Nem sei o que é pior… Ficar do jeito que está ou ser comprado por algum deles… Triste ver aonde chegou a Embraer…
Não é uma questão de comprar, mas sim de ter uma parceria para enfrentar a Airbus e a Bombardier já que essas duas se uniram.
Seria muito melhor uma parceria com os Indianos, pois eles tem uma grande capacidade industrial.
A Embraer tem plenas condições de competir com essas empresas pequenas desses países
Se você acha que a COMAC é “pequena” então voce deve ir estudar mais sobre aviação comercial.
Pessoal falando em “mercado interno”. Em tom meio ufanista e patriótico. Meu Deus. A Embraer é uma empresa GLOBAL, e seu mercado é GLOBAL. O maior mercado de passageiros do mundo está num país chamado Estados Unidos da América. O A-220 é fabricado lá, e a Airbus também já tem fábrica lá para seus outros modelo. Só vejo companhia aérea dos EUA comprando aviões da Airbus, como se por serem americanas fossem obrigadas a comprar da Boeing, não tem nada a ver, essas empresas são privadas e visam o lucro, sempre foi e sempre será assim no livre mercado e… Read more »
Creio que isso vai depender, pois os EUA sempre apoiaram suas indústrias.
Houve negociações entre a Bombardier e a Mitsubishi a Mitsubishi já tem uma plataforma rival da Embraer, o kc 390 não foi achado necessidade para a construção lá, a Boeing e a Embraer fizeram um acordo para as vendas dele que não foi afetado com o cancelamento da parceria na área de aviação regional, acho bem difícil os Americanos com a substituição do c 130 escolherem o kc 390.
Uau…. Você é fera em interpretação de texto. Não entendeu absolutamente nada do que eu disse. Não falei em momento nenhum em nacionalismo.
E você está certo. A Embraer deve sim levar sua linha de montagem de seus principais produtos, inclusive o E2 para os EUA.
“Pessoal falando em “mercado interno”. Em tom meio ufanista e patriótico. Meu Deus.”
O potencial do mercado interno de aviação é enorme, mas depende de vários fatores.
1) Alta mobilidade geográfica e social da população.
2) Acelerado deslocamento das fronteiras econômicas.
3) Inserção global
4) Estabilidade monetária em longo prazo
5) Aumento do poder aquisitivo dos consumidores.
Fora esses fatores, já temos:
Somos o segundo maior mercado de aviação agrícola.
Somos o terceiro – éramos o segundo a pouco tempo atrás – maior mercado de jatos particulares.
Temos o segundo maior número de aeroportos do mundo.
Não confundir ¨aeroporto¨ com pista asfaltada… Aeroporto, de verdade, no Brasil, talvez uns 50. Eu sou comandante na Azul. Sei o que estou falando.
Segundo a ANAC, existem no Brasil 588 aeródromos públicos e 1910 aeródromos particulares, dados do ano de 2018. Como sabemos que o Brasil não possui esse tanto número de aeroportos, possivelmente em todas as estatísticas encontradas – inclusive as divulgadas pela ANAC, consideram também “pista asfaltada” como um aeródromo. Porém, quase a totalidade dos embarques e desembarques ocorrem em apenas 65 aeroportos, sendo que 31 se localizam nas capitais do Brasil. Devem haver centenas de aeródromos sem a mínima infraestrutura para receber aviões de médio e grande porte, mas que podem receber aviões de pequeno porte. Parece-me que… Read more »
Acredito que uma fusão entre Embraer, COMAC, e a Irkut, independente das especificidades regionais, iria potencializar uma nova gigante da indústria aeronáutica. É claro que para fazer omelete tem-se que quebrar ovos.
Mas, o resultado poderia ser surpreendente.
Lembrem de como surgiu a Airbus.
Eu não sou especialista, portanto a minha opinião não vale de nada, mas eu não confiaria no grande dragão oriental, ele não é nada confiável, já usou a “coitada da EMBRAER”, a última parceria era só embuste, eles só queria a experiência e o Know-how na manufatura de desse tipo de aeronave. Além da Índia, eu também procuraria o Japão. Uma parceria com a Mitsubishi poderia ser bem interessante, com a Rússia eu também me ariscaria. Como alguém aqui já comentou, além da falta de confiança o maior problema da China e da Rússia, são os Estados Unidos, além de… Read more »
A empresa Japonesa já tem uma plataforma para competir com a Embraer.
A Índia entre as opções é a melhor pois não ficaríamos com problemas na geopolítica entre EUA, Rússia ou China.
Uai! Tinha um pessoal aí contra o negócio com a Boeing e agora estão pianinho.
São os RedBoys…
A ÍNDIA seria a melhor e mais confiável que RUSSIA E CHINA. SE BEM QUE NA ATUAL CONJUNTURA DO MUNDO NINGUÉM E LA MUITO CONFIÁVEL.
Já que a Embraboeing entrou em parafuso chato, na minha opinião a EMBRAER deveria obter recursos, o que parece que vai ocorrer, permanecer sozinha e aguardar o que vai acontecer com o mercado. Sair para o mundo em um cenário mais do que nebuloso será suicídio, ainda mais se procurar aliar-se a países, digamos assim, suspeitos. Uma boa hora para olhar o mercado na base da pirâmide e identificar necessidades que possam utilizar o know-how adquirido em tecnologias de produtos e processos em produtos terrestres.
Sinceramente, o Brasil deve defender a Embraer de uma integracao dessas.
Não é uma compra, mas sim uma parceria para enfrentar a parceria entre a Airbus e Bombardier.
Foi o que eu disse. QUe o Brasil deve defender (Proteger) a EMB de uma integracao deste tipo.
A Embraer sozinha não vai conseguir competir com essas duas ao mesmo tempo, um parceiro na qual permita o desenvolvimento conjunto seria muito bom por isso os Indianos são os melhores da lista.
Essa fonte ?
Não entendo essa necessidade de vender a Embraer Comercial, creio que ela tem todas condições de continuar Brasileira e aumentar seu portifólio como um avião turboélice na faixa de 50 a 90 passageiros, espero que nosso governo apoie essa empresa porque após a pandemia quem tiver preparado vai se estabelecer no mercado.
Não é vender, mas sim ter que aguentar a concorrência da Airbus e Bombardier.
É necessário achar um parceiro para poder desenvolver em conjunto, por isso creio que os Indianos são os melhores em uma hipotética parceria.
Japão e Rússia tiveram problemas técnicos que não conseguiram superar nos seus jatos regionais. China com seu jato médio. Embraer tem know how. Equipe de engenheiros qualificada e criativa. Coisa que atraiu o interesse da Boeing em primeiro lugar. Que não consegue mais atrair os melhores cérebros americanos, todos indo pro Vale do Silício. De qualquer modo, a China já se mostrou não ser um parceiro confiável, especialmente no respeito à propriedade intelectual. A questão relativa à fábrica na China e à joint venture com a Harbin acendeu a luz amarela. Russia tem problemas similares. Autoritarismo, ambiente de pouca liberdade… Read more »
Tomara que sejam os indianos
A COMAC certamente tem poder de fogo para comprar a EMBRAER parcialmente ou totalmente, quanto a IRKUT, já não tenho tanta certeza, mas em mundo de pandemia, tudo é possível…
Afinal os com poder financeiro, aproveitam a turbulência do mercado para adquirir empresas em fragilidade.
Lastimadamente, agora podemos dizer: Adeus para sempre Embraer.
Sim, na mão de Russos e Chineses perderá os seus maiores atributos técnicos.
Com a Índia seria uma ótima parceria, no futuro poderiam até expandir para a área espacial. Russia e China com seus devaneios de ‘destruir o ocidente’ não seria nada interessante essa parceria, principalmente por conta das canetadas do Tio Sam, sendo que grande parte dos componentes são americanos.
Analisando essas possíveis parcerias, vejo que a Índia é a melhor entre elas.
Os Indianos tem uma grande capacidade industrial, eles utilizam uma plataforma da Embraer awacs, no qual a versão awacs deles utiliza um avião da Embraer.
Os Chineses iriam querer os conhecimentos técnicos para evoluir o projeto da comac, os Russos utilizam equipamentos de um só fornecedor na qual seria eles mesmos e sabemos como as políticas deles são quanto a isso.
A Índia seria a melhor opção, além de que não ficaríamos em brigas geopolíticas entre EUA, Rússia ou China.
A Índia foi a maior economia do mundo pela maior parte da história, o que mudou o jogo foi a revolução industrial. Uma nova revolução industrial, onde elimine totalmente a necessidade de mão de obra humana, pode mudar as coisas novamente então essas previsões não são totalmente certas.
Essa nova revolução industrial (chamada de 4.0) começou a 10 anos, principalmente na Alemanha, e se acelerou logo em Janeiro.
Basicamente as industrias estão questionando: Pode ser feito por home office? Não? Põem na lista (de automatização)!
É triste e já ouvi algumas vezes desde Janeiro.
Mas as empresas estão fazendo investimentos pesados utilizando os recursos emergenciais fornecidos pelos bancos. Muitos falam que é a última tentativa e estão correndo para terminar antes do próximo covid.
Discordo – eles tem que pensar no que fazer com os mais de 1 bilhão de habitantes… Mas tem um sistema educacional MUITO melhor que o nosso
Como sonhar é livre e gratuito, vamos lá. Imagino uma proposta da Lockheed, grande rival da Boeing. A proposta da americana seria como a da Boeing, valendo apenas para a divisão de jatos comerciais da brasileira, porém numa proporção 60/40 a favor da americana. O nome continuaria Embraer e o time de desenvolvimento seria brasileiro. A Lockheed está longe da aviação comercial desde muito tempo, então os principais gestores seriam da Embraer. O objetivo é alavancar as vendas dos EJets mas criar um concorrente para as linhas A320 e 737 no médio prazo. A Lockheed tem dinheiro e influência para… Read more »
Por que não 49/49 e 2% simbólicos nas mãos do governo brasileiro mantendo a Golden apenas para casos específicos?? tipo, mudar de nome, levar tudo embora e alterar mudança de participação.
Que eu saiba, a Golden nunca foi usada em toda sua história.
Sim, tudo bem. Foi só um exercício, uma brincadeira. Obrigado pela resposta.
Sonhar é livre mesmo… Lockheed abrir mão do hércules, seu avião mais famoso pelo concorrente KC390 ?⁉️ sonho…
Lockheed já tentou se associar com a Embraer no início do programa KC-390. Não sei se sabes disso.
Se o PIB da China parar de crescer, pois grana não tem ideologia, sexo, raça nem religião. Se democracia fosse parâmetro para relações diplomáticas e comerciais, ninguém se relacionaria com a Arábia Saudita, muito menos com a China, é claro.
Em nenhum desses casos que você citou o fator “democracia” é central.
Não é verdade, nas proximas decadas a China vai tomar o primeiro lugar e se manter la, pelo menos é o que a projeções indicam.
O que pode ser um problema para a China no futuro, e essa é a vantagem da Índia, é a demografia. As políticas de filho único do governo chinês já vão mostrar seu resultado logo, a população está envelhecendo rápido, o que pode se tornar um pesadelo no futuro.
Eba!!! RedBoys a vibrar!… hahahah
A grande questão é que os projetos da Embraer sempre foram espetaculares, pois sempre foram equipados com os melhores motores e avionicos do Mundo. Se for comprado por Chineses ou Russos os aviões terão motores chineses/russos (o mesmo se aplica para os avionicos)?
Aviões Chineses e Russos não fazem sucesso por serem menos eficientes do que os da Embraer, Boeing e Airbus.
Alguém duvida que engenheiros Russos seriam incapazes de fazer um ótimo avião no aspecto aerodinamico? Eu não os menosprezo.
Já os chineses tem uma dificuldade com “pás de turbina”.
Venda da EMBRAER não é um bom negócio…
Parceria sim, e com termos bem ajustados!
Na verdade, a empresa brasileira nem está tão mal das pernas, e as perspectivas para suas aeronaves são melhores do que para as aeronaves problemáticas da Boeing.
Óbvio que a companhia indiana e a melhor opção.
E óbvio também que as da Rússia e principalmente China vidam adquirir para eliminar um concorrente e não uma parceria.
Todo mundo sabe que a “parceria” com China e Rússia não vai rolar, por vários motivos óbvios. Muitos aqui já falaram e concordo, mas alguém imagina como se daria uma parceria com a Índia?
A notícia na verdade é uma anti notícia. É um grande nada da agência Sputnik News, mestre na desinformação e na boataria sem fundamento
Aí você está atrelando política interna com questões comerciais.
Se olhar só a questão comercial ela irá para quem pagar melhor.
É assim que funciona o mercado.
Não estão buscando um alinhamento político, e sim um parceiro comercial.
Pão é pão e avião é avião, não confunda as coisas caro Gustavo!
No mundo empresarial, existem diversos artifícios e artimanhas com o único objetivo de “agitar” o mercado e expor intenções do adversário. Mal comparando, são algo como balões-sonda lançados para observar reações do inimigo e revelar sua posição. Em nível corporativo, isso é realizado através de notícias plantadas em jornais, sites e meios de comunicação devidamente ‘amestrados” e remunerados para isso. Sempre vai ter quem acredite e sempre alguém vai abrir a boca para falar alguma coisa. De repente alguém pode até acordar mais rico amanhã….. Enfim, é apenas especulação, boato, “notícia” plantada para provocar reações e opiniões mundo afora. No… Read more »
Para mim a melhor opção seria India, seguida de Rússia.
A China com certeza seria a pior e no frigir dos ovos iria sugar o que interessa e jogar o bagaço fora…
Nenhum dos três.
Vendam para China por 20 bilhões de doletas, elem estão rasgando dinheiro.
Com a China?
Com a China?
Com a China?
Com a China?
Com a China?China não. China nunca.
Era uma vez um sonho chamado “indústria aeronáutica brasileira”… Jaz aqui a única indústria de alta tecnologia nacional relevante.
Não aceite nenhum oferta destes três países, isso pode custar muito caro para a Empresa.
A Embraer pode continuar evoluindo com seus próprios pés, pois ela também é uma potência. Orgulho nacional!!!
A Embraer é uma grande empresa, mas ela precisa de um parceiro para o desenvolvimento e parceria no setor de aviação comercial regional, já que a Embraer não pode sozinha lutar contra a Airbus e a Bombardier juntas.
Por que a Embraer não pode simplesmente ser brasileira?
Atualmente a Embraer visa ter um parceiro para enfrentar a concorrência entre a Airbus e Bombardier.
Pessoal falando que a parceria com a Índia seria o melhor negócio.
Manchetes em 2035
“7 avião Kc390 cai na Índia”
A Índia tem parcerias com a Embraer, eles também buscam desenvolver uma linha de aviação comercial regional então uma parceria poderia ser vantajosa.
A China já fez parceria com a EMBRAER. O resultado foi um concorrente copiado “ipsis literis” dos projetos da companhia brasileira… sem royalties!