Caças da OTAN interceptaram aeronaves russas quase 300 vezes em 2019
Os jatos da OTAN interceptaram aviões russos que voavam perto do espaço aéreo da OTAN quase 300 vezes em 2019, disse um oficial da aliança, em meio a uma tendência crescente de encontros com aeronaves russas e da OTAN.
O oficial, que falou sob a condição de não ser identificado, disse ao Serviço Búlgaro da RFE/RL que a atividade de aeronaves militares russas no Mar Negro e em outras partes da Europa aumentou desde 2014.
“Em 2019, aeronaves aliadas foram acionadas 290 vezes para escoltar ou sombrear aeronaves militares russas em toda a Europa”, disse o oficial em um e-mail em 23 de maio.
Ele não respondeu imediatamente às perguntas seguintes sobre os encontros nos últimos anos.
No início desta semana, cinco jatos da OTAN de três membros da aliança do Mar Negro – Bulgária, Romênia e Turquia – foram acionados para responder a dois bombardeiros estratégicos russos Tu-22 e dois caças Su-27 que se aproximaram do espaço aéreo compartilhado pelos três países numa parte ocidental do mar Negro.
Oficiais militares búlgaros disseram que as aeronaves russas retornaram ao espaço aéreo russo sem incidentes.
“Eles fazem isso regularmente”, disse o ministro da Defesa Krasimir Karakachanov. “Eles estão testando nossa capacidade e querem ver como vamos reagir, com que rapidez enviaremos os aviões e se nossos radares os detectarão”.
No Mar Negro, em particular, houve um aumento na atividade militar russa desde
2014, quando Moscou invadiu a península da Crimeia da Ucrânia. Desde então, a Rússia reforçou suas forças militares na região, solicitando mais vigilância e monitoramento dos membros do Mar Negro da OTAN.
“Definitivamente, houve um aumento desde 2014. Isso está relacionado ao fortalecimento da presença militar da Rússia na região do Mar Negro, após a anexação da Crimeia”, disse à RFE Velizar Shalamanov, ex-oficial militar búlgaro.
FONTE: Radio Free Europe / Radio Liberty
Quem está melhor armado nessa foto?
O Su-30 russo não parece estar levando nada alem do que misseis de curto alcance salvo engano algum modelo do R-73.
Já o Gripen esta armado com misseis AIM-9 e AIM-120, logo na imagem, puramente na questão de armamentos o Gripen esta superior
Lembre que o Su-30 pode portar mas 2 mísseis BVR em seus pilones entre os túneis dos motores. Aparentemente o Gripen está com vantagem mas não é uma certeza.
Se você olhar na matéria a respeito da interceptação do P-8 um dos caças russos está com mísseis nesses pilones e nesse desta foto vemos que os pilones estão vazios.
Estou apenas analisando a foto disponível, o Su-30 poderia estar levando 2 R-77 entre os motores, e talvez até um no pilone interno da asa direita, que não seria visto por esse ângulo. Só isso! Mas se você tiver link com mais fotos desse encontro, agradeço de ante-mão. 😉
*Asa esquerda, na verdade
E aquele tal acordo entre os americanos e soviéticos feito durante a Guerra Fria para as interceptações “não agressivas”, padronizar os procedimentos desse tipo e evitar incidentes mais graves, tá valendo com os russos, ou já era?
Apesar do “encontro” não ser adequado, a foto ficou muito bonita. Dois caças fantásticos juntos.
P.S: Não apoio qualquer tipo de violação de soberania por qualquer país.
Putin mandando a mensagem de que após um período de vacas magras, antes dele, agora depois muitos investimentos o poderio militar russo esta de volta à força máxima e não deve ser subestimado.
Combustível barato, criação do Fundo de Bem Estar Nacional para investir em títulos chineses, devem ter dado essa capacidade de custo operacional aos Russos.
Os russos ficam em 3o lugar Disparado em orçamento militar, se avaliarmos pelo método PPP.
Gasta quase o mesmo que a Índia e a Arábia Saudita em dólares americanos, mas adquire todos os seus armamentos “em casa”, pagando em Rublos.
Enquanto a Arábia Saudita compra 1 único F-15, com o mesmo “dinheiro” a Rússia compra 1 Su-35 + 1 Su-30SM + 1 Su-34 + 1 MiG-35 e + 1 Su-57 e capaz de ainda sobrar um troco.
Essa é a vantagem de um país possuir tecnologia militar em todos os setores.
não tenha dúvida…
Qual aeronave russa seria análoga ao popular Falcon?
Se você fala do F-16, o análogo russo, idealizado para as mesmas funções, seria o Fulcrum.
Só propaganda aproveitando o momento. Os caras ja até se conhecem e trocam gentilezas. As fantasias ficam por conta dos filmes de Hollywood. Nenhum deles pretende fazer absolutamente nada…Há 73 anos apenas. Posaram para fotos e ficou bonito.
Choro eterno!
Comentários tirando sarro dos americanos são censurados nesse site, mas se for tirando sarro dos russos, iranianos e venezuelanos aí tá liberado. Bela democracia americana! Mas não é de se espantar considerando que quem banca esse site é o atual governo. (Por favor postem isso se tiverem coragem.)