Novo hidroavião AVIC AG600 começará testes de voo baseados no mar

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AVIC AG600
AVIC AG600

A Aviation Industry Corporation of China, o conglomerado estatal chinês de aviação, anunciou no dia 23 de maio que planeja iniciar testes de voo baseados no mar de seu hidroavião AG600 em Qingdao, província de Shandong, leste da China, no segundo semestre deste ano.

Até agora, um protótipo AG600 fez 172 voos preparatórios que duraram 308 horas. A equipe do projeto está trabalhando com autoridades relacionadas em Qingdao, uma cidade costeira do leste, para planejar os primeiros testes de decolagem e aterrissagem no mar, informou a empresa em comunicado.

Existem dois protótipos do AG600 em teste — um é para testes de voo e o outro é para testes estáticos em terra. A empresa começará em breve a construção de quatro protótipos adicionais do AG600 para testes, segundo os projetistas.

O desenvolvimento do AG600 foi aprovado pelo governo central em junho de 2009. Mais de 10.000 pesquisadores e engenheiros de centenas de institutos, empresas e universidades nacionais participaram do programa AG600. A construção do primeiro protótipo começou em março de 2014 e foi concluída em julho de 2016.

O hidroavião fez seu primeiro voo em dezembro de 2017 em Zhuhai, na província de Guangdong, no sul da China, decolando e pousando em um aeroporto. Dez meses depois, realizou a primeira decolagem e pouso na água no reservatório de Zhanghe em Jingmen, província de Hubei, na China Central.

Com 37 metros de comprimento e envergadura de 38,8 metros, o AG600 tem aproximadamente o tamanho de um Boeing 737. Propulsado por quatro motores turboélice WJ-6 projetados domesticamente, ele tem um peso máximo de decolagem de 53,5 toneladas. Essas especificações o tornam o maior avião anfíbio do mundo, superando o japonês ShinMaywa US-2 e o russo Beriev Be-200.

O AG600 terá principalmente a tarefa de realizar combate aéreo a incêndios e busca e salvamento marítimos. Também pode ser reformado para realizar inspeções ambientais marinhas e pesquisas de recursos marinhos, além de transporte de pessoal e suprimentos, disse a empresa.

A aeronave foi projetada para decolagens e aterrissagens terrestres e aquáticas e tem um alcance operacional de cerca de 4.500 quilômetros. É capaz de transportar 50 pessoas durante uma missão de busca e resgate marítimo.

Quando designado para combater incêndios florestais, ele pode coletar 12 toneladas de água de um lago ou mar em 20 segundos e depois usar a água para apagar chamas em uma área de cerca de 4.000 metros quadrados, informou a empresa.

FONTE: China Daily

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