FAB leiloa três caças F-5E e materiais relacionados
A Força Aérea Brasileira (FAB) está leiloando três caças F-5E ex-Jordânia no site do Leiloeiro João Emilio.
Os aviões leiloados têm as matrículas FAB 4878 (S/N 79-0618), FAB 4880 (S/N 79-1503) e FAB 4884 (S/N 79-1688).
Apenas o charuto das células está sendo oferecido, sem os motores. O material está localizado no Hangar 03 do PAMASP.
O arrematante deverá apresentar o “END USER CERTIFICATE” fornecido pelo Governo Americano.
Além dos charutos, estão sendo leiloados outros materiais relacionados aos aviões.
O lance inicial para os F-5E 4878 e 4880 é de R$65.550,00 e para o 4884 é de R$30.470,00.
Vai ser difícil achar comprador para isto… só se for para o Irã.. mas os Tiosan não iria deixar
vai ser fácil pois tem empresas de treinamento que querem
Verdade, tem empresa de treinamento com mais poder aéreo que muitas forças aéreas por aí!
Confesso minha curiosidade.
Saberia informar algumas dessas empresas aqui no Brasil?
No Brasil acredito que não tenha, mal temos dinheiro para manter nossos caças, pior ainda para manter agressores
Vocês leram o texto???
Lógico, estão vendendo apenas as carcaças sem o “recheio”, justamente isso, um país como os EUA ou mesmo uma das empresas especializadas pode “rechear” ou essas peças para manter os aviões agressores que usam para treinamento.
https://www.aereo.jor.br/2017/11/10/empresa-tacair-comprou-21-cacas-f-5ef-da-jordania/
Se não me engano o lote adquirido da Jordânia foi o último comprado pela FAB, e não faz tanto tempo assim.
Sim, foi o último depois que desistimos do lote da Arábia Saudita e recuamos da oferta da Suíça. Lembrando que foram três lotes. O primeiro onde vieram os caças “zerados”, os “americanos” ex- aggressors e esse da Jordânia. Neste último caso ainda veio de brinde um monte de barata que etava no cofre de munição.
Barata importada jordaniana do deserto ?
Deixa meu cartão “virar”, que eu compro 🙂
Quando se fala de ajudar a Embraer, uma das formas de se fazer isto é “dando serviço”. Quando cancelamos/diminuímos as modernizações dos A-1, A-4 e F-5, caminhamos no sentido contrário.
São aeronaves “antigas”? Sim, são. Mas o futuro pós covid é incerto. Estas aeronaves que não foram modernizadas podem fazer falta,. Ainda mais quando o custo de projeto/integração/desenvolvimento destas modernizações já havia sido pago.
É preciso saber o estado das células, se é viável ou não atualizar. Creio que a FAB saiba avaliar isso melhor do que qualquer forista.
A FAB tinha um dilema, ou o dinheiro ia para os novos gripen NG ou para as modernizaçoes, eles escolheram os novos. Alem disse e muito facil alguem la no senado olhar um tanto de aeronave modernizada e concluir que não precisamos de Gripen
Junior concordo contigo. No mundo ideal a modernização seria algo rotineiro e não eventual como foi aqui e a compra de novas aeronaves feita de maneira a atender as necessidades da força. Não teríamos que escolher uma coisa ou outra. Mas infelizmente devido ao orçamento e motivos que remetem a contextos históricos acredito que a FAB tem tomado as melhores escolhas. Não permitiu um apagão operacional completo e garantiu ao menos o primeiro lotes dos gripen.
No senado tem maioria pró Bolso, sera?
No Congresso e no senado todos são pró Bolso. Cada vez mais dinheiro publico no Bolso melhor.
Não é só a Embraer que tá apertada, se antes o orçamento pra investimento das forças já tava contado, agora fica ainda pior…
Zorann. O F5 está com 45 anos de serviço… Isso são quase 50 anos, mais velho que muitos de nós.
Independentemente da eventual ou presente situação de crise, a manutenção de tais aeronaves é inviável do ponto de vista da eficácia operacional vs o padrão mundial na área.
Se der para vender, seja o que for, da maneira e estado que for, antes da total retirada do modelo, tal deve ser feito.
A todos que responderam… Não estou defendendo a modernização “agora” destes F-5. Isto aí era para ter sido modernizado lá atrás, quando estas 11 aeronaves da Jordânia foram compradas. Se ver as fotos destas duas células, são as mesmas fotografadas pelo Poder Aéreo no PAMA-SP a anos atrás. Pelas fotos (posso estar enganado) mas estas duas células parecem ter sido parcial ou totalmente revitalizadas (alguém aqui no site deve ter esta informação). Quanto aos A-1, tivemos a redução da quantidade de aeronaves a serem modernizadas, bem como a prorrogação dos prazos de entrega, devido à alegada falta de verbas. Este… Read more »
Acredito que foram células adquiridas para utilização das peças e agora quite foram canibalizadas estão vendendo apenas as fuselagens vazias.
Quem vai querer comprar só a carcaça???
exatamente… a lataria dificilmente da problema.. só se sofrer acidente
E como aparece urubú e carcará perto das pistas de pouso…
Poderiam ser comprados por empresas como a air usa onde poderia ser usados para a utilização de peças ou até mesmo servir para ser um agressor.
Eu! Se tivesse a grana, faria um carro de arrancada.
Aquela coronelada inútil da FAB estava quieta! Mas durou pouco! Já começaram a depredar patrimônio! Oras! Leiloar células sem motor? Se estão boas podem ser leiloadas, e se não estão e são irrecuperáveis deveriam virar sucata! E aquelas que estão voando? Todas foram checadas quanto as fissuras? Pergunto por que uma das frotas de F-5’s mais bem cuidadas do mundo, a da Suiça, recentemente teve que groundear todas devido a fissuras nas células! As nossas será que são tão boas assim? Cambada de incompetentes!
Devem ser sucatas. O lance inicial do 4884 não dá para comprar um Fiat Mobi.
Cara, você sabe cqual o número de horas voadas dos F-5 suiços ou como são utilizados nos país para dizer uma bobagem dessas? Depredar patrimônio?? Nossos F-5 passaram por modernização , inclusive estrutural que os suiços não fizeram. Pra que vamos ficar com chapas de alumínio entulhando o fundo do PAMASP? Isso aí a gente sabe construir, no PAMA mesmo, há oficina de estruturas, pelo amor de Deus!!! O que interessa são as peças e motores, o resto é casca!!
Falou, mas não esqueça que aquele pais tão pequeno dos suiços, também tem F-18, e assim como nós que já compramos, vai comprar caças novos.
Isso é T#roll, só pode.
Incompetente é o seu comentário. Pessoal da FAB é muito bem capacitado e conhecem muito bem a aeronave. Entra podem avaliar a situação das células não você.
Cada um que aparece…
Para quem ficar surpreso com meu posicionamento, pesquise sobre aeronaves da FAB desativadas nos últimos vinte anos! Por exemplo os Trackers que operavam no Nael Minas Gerais! Viraram até alvo de campo de tiro de Paintball Pelo menos dois deles contrabandeados fora do país e já voando em mãos de entusiasta e colecionadores! Agora foram buscar células armazenadas no Arizona para depois converter em Turbo-hélices! Tal e qual fizeram com os Electras que até serviram no Vietnam! Reformados na Espanha só se aproveitou o “charuto”! O resto tudo foi trocado! Para que comprar então? Os HS 748 que eram do… Read more »
Mais um comentário sem noção… Você acha que estão se desativando materiais úteis? Você sabe da real situação que tinham estas aeronaves no momento da desativação? Faz comentários sem conhecer a história, a situação das aeronaves. Sobre as doações, elas sempre existiram. Eram aeronaves cujos modelos já estavam em phase out na força… Não valia a pena manter em operação. Então se usa como instrumento de política externa (doações), se vende como sucata, se vende em estado de voo (ou as is) para outro operador, ou vai para exposição. As aeronaves da FAB desativadas tem todos estes destinos, depende do… Read more »
Eram 10 ou 12 “jordanianos”. Se apenas 3 forem descartados, será que ainda modernizarão 7 ou 9 , para aumentar o tempo de serviço dos F-5 na FAB, substituindo os mais antigos dos lotes anteriores?
Os outros já viraram monumento meu caro.
Exato, não há cabimento, nem dinheiro para modernizar essas células agora, ano que vem começam a chegar os F-39 e os F-5EM mais voados começam a sair de cena.
Quem teria o cerificado “END USER CERTIFICATE” fornecido pelo Governo Americano? Algum colecionador particular ou algum museu poderia conseguir esse tipo de certificado?
Não vale a pena pegar estas cascas pra rechear com as peças, caro demais. Quem levar é pra canibalizar até o parafuso…
Uma qualquer entidade apta de fazer tributo rotineiro à aeronave poderia adquirir as carcaças, somar a eventuais células, da mesma ou de outra origem, em estado mais completo, com o intuito de realizar voos em shows aéreos e eventos semelhantes. Como os britânicos fazem com o spit e não so.
Estamos assistindo , SEM PODER fazer nada…. a nossa força aérea brasileira se tornar apenas uma empresa de táxi aéreo de políticos…pois é isso a única coisa que faz….
Começou a assistir a isso agora? nos governos anteriores já tinha isso e ninguém reclamava!
Acredito que reclamaram sim, pois começaram as modernizações, e suas substituições por novas aeronaves caça, transporte na fab, no exercito os novos programas,como sisfron, astros 2020, guarani, e novos helicopteros, na marinha os programas prosub, prosuper e aquisições de novas embarcações e navios, e que o povo tem memória curta mesmo.
Lembram do que querem, nas suas paixões POR POLÍTICOS.
A FAB está optando pela coerência nessa altura…
Os F-39 chegarão muito em breve, e junto estão vindo os KC-390, essa dupla vai ser o foco da FAB nos próximos anos.
O GTE sempre existiu e vai continuar existindo.
O tal de Grupo de Transporte Especial – GTE, utilizado pelos Presidentes do Três Poderes, Ministros de Estado, além de outras autoridades, deve possuir aeronaves bem mais modernas que os aviões de caça da FAB.
Demorou….
Vou comprar. Tenho aqui um motorzão AP1600. Vai ficar show de bola….
Nao esqueça das rodinhas cromadas e banco recaro ?
Motoradio e Dados Roxos pendurados so retrovisor…
cuidado que pode trincar o túnel!
Vamo acrescentar para ficar mais bagual, colocando um filme G5, rebaixar com escapamento cromado com um Kadron massa, botar uma sonzeira com uma fita auto reverse só com sonzeira massa (bandinha, sertanejao e gauchesca da grota), maçaneta mão boba, placar eletrônico de cruzos, cantadas de pneu pedindo nome, telefone e endereço das gatas na frente do baile kkkk
Abraço
Vi AMX, T-25, um H-34 em leilão inteiro tb… Parece que nem tudo é recuperável…
aliás, colocaram um A-1 do lote não modernizado na famosa Praça do Avião, na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador (Só fuselagem, sem motor, assento, peças, etc), aqui no RJ, mas ficou lindo!!! Melhor que aquela escultura duvidosa de AMX todo torto que ficou ali por anos!!!
Se eu tivesse grana, compraria e daria para aquele sujeito que fez uma lamborghini com o Fiat uno para ver onde a criatividade iria ?
Faz um F-22. Kkkk
Tomara que va leiloando aos poucos pra fazer pressão por um segundo lote de Gripen hahaha
Vamos oferecer 12 pra Argentina só pra acelerar o processo
Acredito que pelo fato de estarem leiloando essas peças, os próximos F5M que venham a sofrer algum incidente/acidente, não serão consertados/reparados.
Agora já não entendo mais o motivo da compra feita na Jordânia. Foi apenas para serem canibalizados? Pois foi o que aconteceu com essas três aeronaves. Abraço, camaradas.
Pode ser, porque não. Compra de olho nos spare parte, isso é super comum.
Foi requisito, a Fab queria o modelo F, e teve que levar os E. Deve ter matéria aqui na página.
Compraram da Jordânia essas velharias com o dinheiro suado dos Brasileiros.
Teve alguma serventia por aqui?
Se pensar que eles vinham montados e completos, acho que essas peças foram para algum lugar.
A compra ocorreu para obter células de F-5F, raras por sinal. Infelizmente o ágio era levar células de F-5E junto. Compramos 3 células de F-5F e tivemos que trazer 8 F-5E junto. Os biplace viraram F-5FM conforme planejado. Alguns F-5E foram parcialmente restaurados e iriam ser modernizados, mas a situação econômica só piorou e foi decidido retirar todas as peças e colocar no iventário da força. Algumas carcaças viraram monumentos. Outras como essas da matérias estão agora tendo esse fim. Entenda que nem tudo saí como o planejado. Aqui é o mundo real! Foi necessário rever a situação e tomar… Read more »
A compra dos F-5 jordanianos foi uma necessidade da FAB, que precisava repor os F-5F utilizados como lift. O número de unidades disponíveis do biposto é muito pequeno e quem as possui não vende. A solução foi comprar um lote da Jordânia que incluía três delas.
Outros “clientes” também compraram essas “velharias”. E pior, ficaram com células mais desgastas do que as nossas porque nós fomos antes e separamos as que estavam em melhor estado.
https://www.aereo.jor.br/2017/11/10/empresa-tacair-comprou-21-cacas-f-5ef-da-jordania/
Imagina quando o pessoal descobrir que estão leiloando Super Puma também
Se não venderem até a virada do mês um é meu!
Boto um motor de santana, com um Kit Flex (álcool Ou Gasolina). As asas eu mesmo modelo no compensado, para o rodado três rodas de carrinho de mão, um par de retrovisor da scania 111 e para finalizar uma buzina de jeep willys. Ai é só sobrevoar a orla no final de semana
Se tivesse dinheiro e tivesse alguma loja/lanchonete/bar/etc eu compraria e espetaria na frente, em cima ou mesmo dentro do estabelecimento.
Ou colocaria a carcaça em cima de uma chassis de carro/caminhão e faria entregas. Seria literalmente uma entrega a jato XD
Ou quem sabe um UBER? Ou iFood? Tantas possibilidades… Alguém ai disposto a investir na empreitada? XD
STONKS garantido!!!
Melhor dar para a reciclagem, eles estão precisando. tem que ter aprovação para leiloar isso ? Os ianquis estão de brincadeira!
Será que aceita veículo usado na troca?
Esse leilão vai gerar merreca por essa sucata.
Se fosse o carro do Senna a fila de milionários daria voltas no planeta.
Eu adoraria ver um trem desses espetado na minha cidade no interior. Em cima de uma pedra ficaria muito legal. Ainda mais se tivessem a visão de permitir a entrada na cabine para fotos e tal.
Vou comprar e na sequência vou rifar.
Acho que dá pra levantar mais grana KKKKKKKKK
Agora falando sério.
Qualquer um real que entrar pode ser alocado no projeto do F39, nem que seja para pagar umas gotas a mais de gasolina.
Eu fico imaginando aqui. Como serão os treinamentos dos pilotos do F39, tendo de enfrentar os F5M em simulações diversas?
Acho que teremos boas perspectivas de excelentes matérias em um futuro próximo.
Daí teremos uma clara noção de como estamos ou estávamos com o F5M sendo a ponta de lança da FAB.
Essas células já tiveram retiradas delas tudo que era necessário. Se estão sendo leiloadas, é porque essas peças estruturais não interessam. A FAB possui toda uma cadeia de logística e de gestão de suprimentos que deve saber o que faz. O interessante que percebi nas duas fotos é que aparecem ao menos 2 A-1 junto aos F-5…..e já que essas células de F-5 estão no PAMASP, eu fico curioso, pois o Parque apoiador do A-1 é o PAMAGL (Galeão).
Olha, os F-5E de primeiro lote precisam de pesas para voltar ao original, pois passaram pela modernização, como são aeronaves históricas, uma é o primeiro e a outra é o segundo, deveriam ser reformadas ao original apos a aposentadoria.
Descansem em paz! Devem virar latinha.
Conforme publicamos em 2013
“Há pouco tempo, o Poder Aéreo chegou a receber informações de algumas fontes da FAB indicando que, talvez, nem todo o lote adquirido na Jordânia poderia seguir para modernização. Como o cruzamento com outras fontes não comprovava a informação de maneira cabal, aguardamos essa oportunidade para conferir o andamento do programa no próprio PAMA-SP, onde o pessoal responsável nos disse não haver, por hora, nenhum problema grave encontrado com as células, apenas as necessidades já esperadas de reparos e tratamentos, pelos quais já passaram os exemplares enviados para modernização.”
https://www.aereo.jor.br/2013/10/24/pama-sp-2013-os-ultimos-jordanianos-e-o-misterio-da-asa-extra/
Desculpe ser simplório, mas…
Pelo que pude entender do histórico dessas reportagens, das 11 células, 3 Fs e 5 Es foram modernizados e, em tese, estão em uso.
No entanto, 3 foram encostadas e seus “cascos” estão sendo vendidos. Resumi mais ou menos corretamente?
Abraços.
Os 3 F (4810, 4811 e 4812) foram modernizados e colocados em operação. O 4811 foi perdido em acidente. Os outros dois estão operacionais. Já os 8 E foram comprados com ideia de servirem de spare parts, mas foram inspecionadas e apresentavam-se em boas condições e por isso, decididiu-se por modernizá-los e passaram por revisão no PAMASP. Entretanto, por questões orçamentárias, primeiro diminuiram de 8 para 5 a serem modernizadas e finalmente, decidiu-se que nenhuma célula da versão E seria modernizada.
EU TE AMO, MEU BRASIL As praias do Brasil ensolaradas Lá lá lá lá… O chão onde país se elevou A mão de Deus abençoou Mulher que nasce aqui Tem muito mais amor O Céu do meu Brasil tem mais estrelas O sol do meu país, mais esplendor A mão de Deus abençoou Em terras brasileiras vou plantar amor Confira!!! Música Ufanista 02: Eu te amo meu Brasil 40 Eu te amo, meu Brasil, eu te amo Meu coração é verde, amarelo, branco, azul-anil Eu te amo, meu Brasil, eu te amo Ninguém segura a juventude do Brasil As tardes… Read more »
Pois eu lembro desta musica quando garoto e gostava dela
Hum… 30 mil? por esse preço ate que fico pensado se a “Patroa” me botaria pra fora de casa de vez se comprasse um pra por na frente do sitio…. :-/
Quanto?
Vou comprar e fazer uma engenharia reversa para evoluir a plataforma e sistemas.
Eles doam para o público em geral ? kkkk
Se incentivassem a dissipação do conhecimento local, teria doado uma unidade do AMX, Mirrage, F-5 e seus sistemas para as faculdades com curso de engenharia espacial do Brasil.
Com isso, em pouco tempo teríamos profissionais e Start Up,s que poderiam oferecer esse tipo de avião ao Brasil.
Ou seja, até no descarte de material militar americano, temos que seguir normas deles.
Ai aparece algum “especialista de teclado” dizendo que americanos não negam tecnologias tsc tsc.
Na hora de modernizar são um lixo ultrapassado… na hora de se descartar são importantes fontes de tecnologia para as universidades… Falar é fácil… afinal vc é mais um dos “especialistas de teclado” que vc mesmo definiu. Em primeiro lugar isso aí é só lata… em segundo lugar, qual seria o interesse da universidade? Ela teria recursos para o transporte? Local para guardar? Aliás, elas poderiam se inscrever no leilão e arrematar. Não só os americanos que controlam a destinação final de seus equipamentos militares. A FAB já doou aeronaves para Faculdades, escolas técnicas e etc. Mas para muito o… Read more »
Como simbolo daquilo que um dia foi a ponta tecnologica, doar a universidades nao seria mal
Todo conhecimento precisa de um ponto de partida caro Carvalho.
E para podermos aprender a projetar, desenvolver e fabricar caças modernos precisamos aprender com o passado, já que esse tipo de conhecimento não se vende em “prateleiras” como muitos acreditam.
A partindo dessa ótica , uma doação as faculdades seria interessante.
Pois nós caças a estrutura em si não mudou muito dos anos 60 para cá , o que mudou na verdade foram os computadores de bordo (eletrônica) e matérias que hoje são empregados (Titanium, fibra de carbono, Kevlar etc etc).
Corre lá… Avise as universidades. Ainda da tempo de participarem do leilão. E para qual universidade? Seria muito interessante as universidades aqui terem uma melhor infraestrutura e mais material de estudo. Com certeza. Visitei várias universidades nos EUA, e dão de 10 a zero mas nossas em termos de estrutura e material. Interessante é que no final nossos engenheiros recém formados não devem em nada aos deles. Não adianta ficar doando material (tipo estes F5), se as universidades não se preparam em termos de infra e de cursos para fazer uso do material recebido. Conheço faculdade que recebeu um avião… Read more »
Tudo por 1 dólar !!!
Um Mirage 2000 da FAB valia uma pechincha, preço de Volks velho. Completo e capaz de voar a duas vezes a velocidade do som. Essa sucata imprestável, corroída pelas areias e pedras da Jordânia querem essa fortuna? Fala sério.
Os Mirage 2000 estavam completos? Quais, se no último ano e meio de operação na FAB a metade servia de fonte de peças, por canibalização, para manter a outra metade voando? E quando chegou ao fim o ano de 2013, não haviam mais peças de reposição para manter nenhum voando……e todas células precisavam de manutenção nível parque…….de milhões de dólares por célula, para que voltassem a operar nos padrões originais…….ou seja, com mísseis que não possuíam mais suporte do fabricante, radares antiquados, etc, etc……e que para colocá-los em um padrão moderno, a Índia, por exemplo, gastou uns 40 milhões de… Read more »
Alguèm tem ideia de onde estão os MIrage da FAB? Foram todos leiloados ou resta alguma aeronave perdida no território tupiniquim?