Uma visão rara de caças de fabricação americana, europeia e chinesa voando juntos: F/A-18C do Kuwait, F-16E dos Emirados Árabes Unidos, F-16C do Egito, JF-17 do Paquistão, F-15C/SA e Typhoon da Arábia Saudita e F-5E do Bahrain.
Com certeza estão de prontidão para combater o ímpeto turco na Líbia que por enquanto, apenas envia toneladas de armamentos diariamente, e seus drones que, estão “caindo feito moscas” dos céus líbios pelos Pantsir que os próprios turcos julgaram ineficientes contra seus equipamentos.
Andre
Visitante
4 anos atrás
Egito, Jordânia, Paquistão….e nenhum avião russo. Se pudéssemos voltar 50 anos no tempo e contässemos isso, dúvido que alguém acreditaria. Um avião chinês e nenhum russo…
Jordânia, Arábia Saudita, Kuwait, EAU, Bahrein e Paquistão não usam material russo.
Já o Egito, certamente, reservará seus poderosos Su-35 para ocasiões mais importantes a Leste.
Hahahaha …..vc deve bater uma enquanto imagina a destruição de Israel…….hilária tamanha fixação……
“Poderosos”….hehehe….tanto quanto os F-15I……mas, assim como teus gurus eslavos, vc gosta de adjetivos superlativos……próprio de alguém com algum trauma em alguma fase da idade infantil…..hehehehe
O reconhecimento de Israel pelo Egito veio após a guerra do Yom Kippur. Nela, foi firmada a paz entre os dois países, na qual o Egito recuperou o Sinai. O Egito foi a primeira nação árabe a reconhecer Israel. Neste conflito o Egito, mesmo perdendo muito mais material, conseguiu o que queria. A história está aí para ser apreciada.
O Nasser sempre falou que seu único objetivo erra empurrar os judeus de volta para o mar. Sadat, apesar de mais moderado, sempre declarou que sua missão era varrer Israel do mapa. Já Israel sempre desejou a paz e o reconhecimento de seu direito de existir. Como o Egito cedeu a atendeu Israel, recuperou o Sinai. A Síria não reconheceu…fica sem as Colinas de Golã.
O objetivo principal de Sadat era recuperar o Sinai para recuperar o orgulho do povo egipcio. Se formos analisar pela tua forma de pensamento, se invertermos as moedas, Israel perdeu 61 mil km2 de area por um reconhecimento de Estado. Este nosso julgamento é muito superficial.
Grosseiramente, Israel poderia ter ignorado as potencias da época e estrangulado todo mundo como alguns anos antes. Será que conseguiria? Talvez sim. Mas a que custo? Os egipcios estavam melhores preparados.
A vitoria foi de ambos no campo diplomático. Egito e Israel. Ainda vejo assim.
Andre
Egito, Jordânia, Paquistão….e nenhum avião russo. Se pudéssemos voltar 50 anos no tempo e contässemos isso, dúvido que alguém acreditaria. Um avião chinês e nenhum russo…
—–
Jordânia, Paquistão, Bahrein e Arábia Saudita, todos diretamente compradores típicos de aeronaves russas ….
Roberto Santana, vc sabe em quais condições estão esses F-5, sabe se foram modernizados, e se foram, poderia fazer uma comparação com os nossos?
Charles Dickens
Visitante
4 anos atrás
Pelas bandeiras nas empenagens, me parece que há 3 aeronaves sauditas, e não duas como diz a matéria. Seriam 2 F15 e 1 Typhoon. O F18 do Kuwait só aparece na segunda foto, parcialmente encoberto pela empenagem do JF17 paquistanês.
Que foto sensacional, ver tantos vetores diferentes numa única foto é muito bom. Bom ver também o velho de guerra F-5 no meio dessas máquinas. É antigo mais ainda tem gás para uma boa luta. Bom dia a todos do blog.
Me desculpe, mas discordo. Você pode botar o Ayrton Senna num fusca contra o Rubens Barrichello em qualquer outro carro mais moderno e potente…..aí vc já sabe o resultado. Comparando grosseiramente é isto.
Veja , o F5E foi um ótimo avião no seu tempo e para a finalidade que foi construído (Um caça a jato de baixo custo para países aliados que não tinham grana), mas não dá para encarar aviões mais modernos, mesmo modernizado.
Essa é a realidade, podem modernizar o quanto quiserem o F5, sempre será e cada vez mais, inferior aos caças mais modernos. Nada adianta o saudosismo, na hora do combate.
Mas se estiver escoltado por alerta aéreo antecipado como um E-99 com uma potencia extraordinária de radar, vendo os inimigos bem antes, esses F-5M não teriam nenhuma chance?
Fico com duvida sobre isso. Abraços
O Rinaldo com seu conhecimento pode me corrigir se eu estiver errado mas eu vejo o F-5 na FAB como muito útil ainda por três grandes razoes: 1º Boa parte dos nossos vizinhos nem um F-5M tem, e como em terra de cego quem tem um olho é rei. 2º Apesar de velhos e cansados eles são muito numerosos na FAB e como a quantidade é uma qualidade por si só (…). Por exemplo se você tem 24 super Sukhoi mas só 4 voam e em certo momento tera que enfrentar 40 F-5M você esta em seria desvantagem. 3º Se… Read more »
A efeito de curiosidade. Descendo a serra de Curitiba para Sao Paulo, na regiao do Vale do Ribeira, de Chevett com meu tio no piloto, metido a piloto..vinhamos disputando com outros 3 carros. Carro de 91, bem cuidado. Bom piloto. O Golf 2.0 sempre tomava a frente nas retas, mas areas de muitas curvas, nós disparavamos. Não me lembro dos outros 2 carros, mas todos eram novos e com motor forte. No fim da serra…não tinhamos visão no retrovisor dos outros 3 carros. Apos alguns minutos, ja em grande reta, fomos alcanlados, em Cajati. Todos os meios influenciam. O pensamento… Read more »
Marcos10, desculpe a metáfora futebolística, que sempre redunda em simplificação, mas qualquer pereba é capaz de fazer um gol no melhor goleiro do mundo, ao bater um pênalti.
Esses F5 foram modernizados? Se sim ainda podem dar para o gasto, mas se não realmente não vão ser de muita ajuda numa região complicada com aquela. O Bahrain possui também F16C e esta comprando o F16 Block 70, os F5 vão ser usados mais em treinamentos.
Olá luiz Galvão, muito bom ver seu ponto de vista, mas acho que modernizado e com misseís de ultima geração o F-5 ainda é um bom vetor. O mig-21 indiano deu trabalho aos F-16 Paquistaneses e parece que até derrubou um. Então creio que o F-5 ainda pode da trabalho, óbvio que não é um vetor novo, mas que ainda serve. saudações
Concordo que o vestuto aí é o F5.
Mas devidamente modernizado, com armamentos também modernos, como nossos FBR, quando apoiados por exclarecimento eletrônico, podem dar muito trabalho sim.
Caça pequeno, baixo rcs….e ainda arrojado. Sem contar que até os States o usam como agressor.
Não é ruim não dependendo do cenário.
Fabio Araujo
Visitante
4 anos atrás
Um aviso á Turquia e ao Irã! Se procurarem confusão estamos prontos e unidos!
A tensão entre eles e Israel está bem mais baixo se comparar com o Irã e Turquia, é bem capaz de Israel se juntar a eles numa possível guerra contra o Irã como eles costumam dizer ” o inimigo de meu inimigo é meu amigo”.
Não sei não. Tenho minhas dúvidas. Quantidade não assegura qualidade e experiência. Veja por exemplo os casos mais recentes em que a Arábia Saudita, mesmo equipada com o que existe de melhor da tecnologia americana, se atrapalhou e muito em sua defesa : Refinarias bombardeadas , aeroportos atingidos por mísseis, o coro que toma na Gurra do Iêmen.
Eu sei disso prova disso é que os israelense por contar com melhor treinamento foram melhores nos confrontos com os árabes. Na Arábia Saudita o que acontece é que muitos sobem de posto por conta da descendência e não na competência, não sei se na Jordânia e no Bahrain a coisa funciona assim, mas creio que só o Egito temos forças armadas realmente profissionais!
No dia em que surgir um sistema e armas perfeito, um sistema ofensivo perfeitamente imune às defesas, ou um sistema de defesa capaz de impedir todos os ataques, acaba a guerra.
A vida é estatística, o que faz um sistema de defesa ser melhor ou pior é a porcentagem de ataques que ele impede.
Agora, UM missel atingiu uma refinaria, UM f16 foi abatido sobre a Síria, UM f16 foi perdido para um mig 21….isso tem pouca relevância estatística. Se fosse algo como “mais de CEM vitórias em combate aéreo se nenhuma perda” ai começa a ter relevância estatística.
Kornet
Visitante
4 anos atrás
Pena que não teve o mig 29m2 , o Rafale e o Mirage 2000 ficaria uma foto fantástica.
Tem algum usuário de Gripen entre aqueles países? Esses outros caças citados são utilizados por aqueles países, o Egito por exemplo possui os três e os Emirados também possuem o Mirage 2000.
Acho que não me fiz entender, o Gripen não é operado por esses países, os caças lembrados pelo Kornet também são operados por aqueles países. Se algum país usuário do Gripen tivesse participado poderíamos ver fotos deles nessas formações. Mas é mais fácil achar material assim na Europa onde os Gripns suecos, húngaros e Tchecos vivem participando de missões e treinamento com outros países.
Não acho certo fazer piada sobre uma criança violentada e estuprada. Acho que qualquer um nessa situação veria a alucinação que bem intender e seria bem entendido por todos. Vamos ficar na esfera do comentário militar, será mais saudável.
O Bahrein é o primo pobre. Achei que estivessem melhor equipados. Acredito que seja prejudicial para o país. Ir com o F-5 para um encontro desses é o mesmo que pendurar uma placa na porta de casa dizendo que não tem arma de fogo, só canivete!!!
Eles tb operam F16 .
Vamos esperar para que num próximo encontro eles ouçam nossos pedidos, e cada país mande os caças que operam para uma fabulosa pintura aérea.
Operam o F-16C e estão para receber os novoc F-16 Block 70!
Karl Bonfim
Visitante
4 anos atrás
A presença desse avião “xing ling” pode ser interpretado de vários maneiras, mas a mensagem mais inteligível de todas é que os “chinas” vieram para ficar, não estão pra brincadeira, estão só começando e não fiquem na frente de conversa mole, se não vai ser esmagado pelo gigantesco poderio econômico, industrial e militar (assim como o Tio San fez depois da Primeira Guerra Mundial). Tem mais, aceitem que dói menos e é melhor colaborar e ganhar alguma coisa em troca, do que ser contra e ter muito a perder. Eu só quero ver a resposta do Tio San a tudo… Read more »
E, do jeito que as coisas estão indo, esperemos para ver de onde sauditas, kwaitianos, qataris e outros vão tirar dinheiro para comprar armas.
Esperemos sentados para que não fiquemos cansados.
Para comprar remédio, comida e outros itens de consumo básicos para as populações mais carentes pode até faltar na maioria dos países, mas para comprar armas, nunca faltou. Quanto a nós, é aquele velho ditado: a necessidade é a mãe de tudo, ou seja, quando “for muito necessário” teremos. Quer dizer, eu acho né, pois aqui é Brasil!
A presença de um avião chines e ausência de um russo, mostra que realmente a china veio para ficar e já tomou o lugar que já foi da URSS.
A resposta do EUA vai ser a mesma que ele vem dando desde o início da guerra fria: seguirá mantendo a liderança tecnológica e os outros que corram atrás…
A Europa é a 3ª potência económica do Mundo, e militarmente, está entre as grandes potências Mundiais, a nível político, idem idem aspas aspas, já no que concerne, a uma resposta Europeia à China, não terá que responder, pois a China, aos olhos da Europa, é um parceiro no desenvolvimento do Mundo, a Europa não é inimiga da China, como os Americanos queriam que fosse, para os ajudar, pois eles sim, sabem que em breve, vão ser ultrapassados pela China, e terão que saber viver com isso, e quanto ao ´´quem te viu e quem te vêa Europa não podia… Read more »
Wagner
Visitante
4 anos atrás
Exceto Kuwait,Egito e Paquistão,o restante os Houthis botou no chão.
Com certeza estão de prontidão para combater o ímpeto turco na Líbia que por enquanto, apenas envia toneladas de armamentos diariamente, e seus drones que, estão “caindo feito moscas” dos céus líbios pelos Pantsir que os próprios turcos julgaram ineficientes contra seus equipamentos.
Egito, Jordânia, Paquistão….e nenhum avião russo. Se pudéssemos voltar 50 anos no tempo e contässemos isso, dúvido que alguém acreditaria. Um avião chinês e nenhum russo…
Jordânia, Arábia Saudita, Kuwait, EAU, Bahrein e Paquistão não usam material russo.
Já o Egito, certamente, reservará seus poderosos Su-35 para ocasiões mais importantes a Leste.
Hahahaha …..vc deve bater uma enquanto imagina a destruição de Israel…….hilária tamanha fixação……
“Poderosos”….hehehe….tanto quanto os F-15I……mas, assim como teus gurus eslavos, vc gosta de adjetivos superlativos……próprio de alguém com algum trauma em alguma fase da idade infantil…..hehehehe
Jordânia, Arabia Saudita, Kuwai, Paquistão usam equipamentos russos. Desde fuzil, mísseis, tanques, aviões e helicópteros.
Duvido. Os egípcios aprenderam a lição. Até reconheceram o estado de Israel.
O reconhecimento de Israel pelo Egito veio após a guerra do Yom Kippur. Nela, foi firmada a paz entre os dois países, na qual o Egito recuperou o Sinai. O Egito foi a primeira nação árabe a reconhecer Israel. Neste conflito o Egito, mesmo perdendo muito mais material, conseguiu o que queria. A história está aí para ser apreciada.
O Nasser sempre falou que seu único objetivo erra empurrar os judeus de volta para o mar. Sadat, apesar de mais moderado, sempre declarou que sua missão era varrer Israel do mapa. Já Israel sempre desejou a paz e o reconhecimento de seu direito de existir. Como o Egito cedeu a atendeu Israel, recuperou o Sinai. A Síria não reconheceu…fica sem as Colinas de Golã.
O objetivo principal de Sadat era recuperar o Sinai para recuperar o orgulho do povo egipcio. Se formos analisar pela tua forma de pensamento, se invertermos as moedas, Israel perdeu 61 mil km2 de area por um reconhecimento de Estado. Este nosso julgamento é muito superficial.
Grosseiramente, Israel poderia ter ignorado as potencias da época e estrangulado todo mundo como alguns anos antes. Será que conseguiria? Talvez sim. Mas a que custo? Os egipcios estavam melhores preparados.
A vitoria foi de ambos no campo diplomático. Egito e Israel. Ainda vejo assim.
Egipto no tiene Su-35, hace poco compro Mig-29 M2 pero se ve que el F-16 sigue siendo por lejos el grueso del poderío de su Fuerza Aérea
Bem lembrado, nenhum avião russo!
JF-17 um DNA Soviético com motor Russo..
O Egito não levou para esse encontro mas eles possuem Mig’s29 e estão para receber SU35!
Andre
Egito, Jordânia, Paquistão….e nenhum avião russo. Se pudéssemos voltar 50 anos no tempo e contässemos isso, dúvido que alguém acreditaria. Um avião chinês e nenhum russo…
—–
Jordânia, Paquistão, Bahrein e Arábia Saudita, todos diretamente compradores típicos de aeronaves russas ….
Bahrein e Arábia Saudita sempre foram ligados aos USA e a Inglaterra e nunca compraram armamentos soviéticos ou russos.
Pois eh… Como o mundo muda e como mudará ainda nos próximos 25 anos…
Roberto Santana, vc sabe em quais condições estão esses F-5, sabe se foram modernizados, e se foram, poderia fazer uma comparação com os nossos?
Pelas bandeiras nas empenagens, me parece que há 3 aeronaves sauditas, e não duas como diz a matéria. Seriam 2 F15 e 1 Typhoon. O F18 do Kuwait só aparece na segunda foto, parcialmente encoberto pela empenagem do JF17 paquistanês.
Preste atenção na primeira foto tb…..o F-18 do Kuwait tb aparece….inclusive , aparece mais que na segunda.
Tem razão. Obrigado!
Nunca vi negativarem uma informação……hahahaha ……cambada de bilhões……hehehehehe………esse é o brasileiro médio…..
Bobalhões*
Totalmente de acordo.
O F-18 aparece na primeira foto sim.
Off:
https://aeromagazine.uol.com.br/amp/artigo/mitsubishi-suspende-desenvolvimento-de-aviao-concorrente-da-embraer_5287.html
Que foto sensacional, ver tantos vetores diferentes numa única foto é muito bom. Bom ver também o velho de guerra F-5 no meio dessas máquinas. É antigo mais ainda tem gás para uma boa luta. Bom dia a todos do blog.
Bicudo saiu bonito na foto.
“Bom ver também o velho de guerra F-5 no meio dessas máquinas. É antigo mais ainda tem gás para uma boa luta”.
Bom dia Heinz.
Deixando o saudosismo de lado, não vejo como um F5E pode ser páreo para uma “boa luta” com os outros caças da foto.
Seria abatido muito antes de conseguir enxergar alguma coisa.
Na hipótese de um dogfight, pode até ter alguma pequena vantagem em manobrabilidade, mas não teria potência para se manter por muito tempo.
Numa formação dessas, o F-5 só serve como alvo, para gastar a munição do inimigo e assim poupar os vetores mais capazes.
Um F-5 modernizado, com um piloto bem treinado, com boa doutrina e disciplinado pode fazer frente a qualquer uma dessas aeronaves.
Olá Marcos, bom dia.
Me desculpe, mas discordo. Você pode botar o Ayrton Senna num fusca contra o Rubens Barrichello em qualquer outro carro mais moderno e potente…..aí vc já sabe o resultado. Comparando grosseiramente é isto.
Veja , o F5E foi um ótimo avião no seu tempo e para a finalidade que foi construído (Um caça a jato de baixo custo para países aliados que não tinham grana), mas não dá para encarar aviões mais modernos, mesmo modernizado.
Essa é a realidade, podem modernizar o quanto quiserem o F5, sempre será e cada vez mais, inferior aos caças mais modernos. Nada adianta o saudosismo, na hora do combate.
Mas se estiver escoltado por alerta aéreo antecipado como um E-99 com uma potencia extraordinária de radar, vendo os inimigos bem antes, esses F-5M não teriam nenhuma chance?
Fico com duvida sobre isso. Abraços
Ajuda, mas o radar dos outros permite o lançamento do míssil primeiro. E, depende do alcance de cada míssil (¨lança¨).
O Rinaldo com seu conhecimento pode me corrigir se eu estiver errado mas eu vejo o F-5 na FAB como muito útil ainda por três grandes razoes: 1º Boa parte dos nossos vizinhos nem um F-5M tem, e como em terra de cego quem tem um olho é rei. 2º Apesar de velhos e cansados eles são muito numerosos na FAB e como a quantidade é uma qualidade por si só (…). Por exemplo se você tem 24 super Sukhoi mas só 4 voam e em certo momento tera que enfrentar 40 F-5M você esta em seria desvantagem. 3º Se… Read more »
A efeito de curiosidade. Descendo a serra de Curitiba para Sao Paulo, na regiao do Vale do Ribeira, de Chevett com meu tio no piloto, metido a piloto..vinhamos disputando com outros 3 carros. Carro de 91, bem cuidado. Bom piloto. O Golf 2.0 sempre tomava a frente nas retas, mas areas de muitas curvas, nós disparavamos. Não me lembro dos outros 2 carros, mas todos eram novos e com motor forte. No fim da serra…não tinhamos visão no retrovisor dos outros 3 carros. Apos alguns minutos, ja em grande reta, fomos alcanlados, em Cajati. Todos os meios influenciam. O pensamento… Read more »
Marcos10, desculpe a metáfora futebolística, que sempre redunda em simplificação, mas qualquer pereba é capaz de fazer um gol no melhor goleiro do mundo, ao bater um pênalti.
Esses F5 foram modernizados? Se sim ainda podem dar para o gasto, mas se não realmente não vão ser de muita ajuda numa região complicada com aquela. O Bahrain possui também F16C e esta comprando o F16 Block 70, os F5 vão ser usados mais em treinamentos.
Olá luiz Galvão, muito bom ver seu ponto de vista, mas acho que modernizado e com misseís de ultima geração o F-5 ainda é um bom vetor. O mig-21 indiano deu trabalho aos F-16 Paquistaneses e parece que até derrubou um. Então creio que o F-5 ainda pode da trabalho, óbvio que não é um vetor novo, mas que ainda serve. saudações
Olá Heinz,
Bem observado.
Abs.
Concordo que o vestuto aí é o F5.
Mas devidamente modernizado, com armamentos também modernos, como nossos FBR, quando apoiados por exclarecimento eletrônico, podem dar muito trabalho sim.
Caça pequeno, baixo rcs….e ainda arrojado. Sem contar que até os States o usam como agressor.
Não é ruim não dependendo do cenário.
Um aviso á Turquia e ao Irã! Se procurarem confusão estamos prontos e unidos!
Faltou dizer Israel!
A tensão entre eles e Israel está bem mais baixo se comparar com o Irã e Turquia, é bem capaz de Israel se juntar a eles numa possível guerra contra o Irã como eles costumam dizer ” o inimigo de meu inimigo é meu amigo”.
Olá Fábio, bom dia.
Não sei não. Tenho minhas dúvidas. Quantidade não assegura qualidade e experiência. Veja por exemplo os casos mais recentes em que a Arábia Saudita, mesmo equipada com o que existe de melhor da tecnologia americana, se atrapalhou e muito em sua defesa : Refinarias bombardeadas , aeroportos atingidos por mísseis, o coro que toma na Gurra do Iêmen.
Posar para foto é fácil.
Eu sei disso prova disso é que os israelense por contar com melhor treinamento foram melhores nos confrontos com os árabes. Na Arábia Saudita o que acontece é que muitos sobem de posto por conta da descendência e não na competência, não sei se na Jordânia e no Bahrain a coisa funciona assim, mas creio que só o Egito temos forças armadas realmente profissionais!
No dia em que surgir um sistema e armas perfeito, um sistema ofensivo perfeitamente imune às defesas, ou um sistema de defesa capaz de impedir todos os ataques, acaba a guerra.
A vida é estatística, o que faz um sistema de defesa ser melhor ou pior é a porcentagem de ataques que ele impede.
Agora, UM missel atingiu uma refinaria, UM f16 foi abatido sobre a Síria, UM f16 foi perdido para um mig 21….isso tem pouca relevância estatística. Se fosse algo como “mais de CEM vitórias em combate aéreo se nenhuma perda” ai começa a ter relevância estatística.
Pena que não teve o mig 29m2 , o Rafale e o Mirage 2000 ficaria uma foto fantástica.
Faltou o Gripen também.
Tem algum usuário de Gripen entre aqueles países? Esses outros caças citados são utilizados por aqueles países, o Egito por exemplo possui os três e os Emirados também possuem o Mirage 2000.
Fabio,
Eu gostaria de ver o Gripen também nesta foto.
Não interessa se ele não é operado por países da região. Blz ?
Interessa sim.
Acho que não me fiz entender, o Gripen não é operado por esses países, os caças lembrados pelo Kornet também são operados por aqueles países. Se algum país usuário do Gripen tivesse participado poderíamos ver fotos deles nessas formações. Mas é mais fácil achar material assim na Europa onde os Gripns suecos, húngaros e Tchecos vivem participando de missões e treinamento com outros países.
Beleza Fábio.
Obrigado.
Gripen na foto??? Só se for com o photoshop.
A foto uma obra fotográfica militar faltou um vídeo, agora alguns comentários parece que andaram na goiabeira com a damares, menos acido ai povo.
Não acho certo fazer piada sobre uma criança violentada e estuprada. Acho que qualquer um nessa situação veria a alucinação que bem intender e seria bem entendido por todos. Vamos ficar na esfera do comentário militar, será mais saudável.
Oséias,
Ótimo comentário.
Olha eu não vou entrar nesse debate porque é capcioso meu post trata de 2 situações bem distintas, abraços boa semana.
Nilton, com certeza você tem problemas mentais.
O Bahrein é o primo pobre. Achei que estivessem melhor equipados. Acredito que seja prejudicial para o país. Ir com o F-5 para um encontro desses é o mesmo que pendurar uma placa na porta de casa dizendo que não tem arma de fogo, só canivete!!!
Eles tb operam F16 .
Vamos esperar para que num próximo encontro eles ouçam nossos pedidos, e cada país mande os caças que operam para uma fabulosa pintura aérea.
Operam o F-16C e estão para receber os novoc F-16 Block 70!
A presença desse avião “xing ling” pode ser interpretado de vários maneiras, mas a mensagem mais inteligível de todas é que os “chinas” vieram para ficar, não estão pra brincadeira, estão só começando e não fiquem na frente de conversa mole, se não vai ser esmagado pelo gigantesco poderio econômico, industrial e militar (assim como o Tio San fez depois da Primeira Guerra Mundial). Tem mais, aceitem que dói menos e é melhor colaborar e ganhar alguma coisa em troca, do que ser contra e ter muito a perder. Eu só quero ver a resposta do Tio San a tudo… Read more »
Karl Bonfim
E, do jeito que as coisas estão indo, esperemos para ver de onde sauditas, kwaitianos, qataris e outros vão tirar dinheiro para comprar armas.
Esperemos sentados para que não fiquemos cansados.
Para comprar remédio, comida e outros itens de consumo básicos para as populações mais carentes pode até faltar na maioria dos países, mas para comprar armas, nunca faltou. Quanto a nós, é aquele velho ditado: a necessidade é a mãe de tudo, ou seja, quando “for muito necessário” teremos. Quer dizer, eu acho né, pois aqui é Brasil!
A presença de um avião chines e ausência de um russo, mostra que realmente a china veio para ficar e já tomou o lugar que já foi da URSS.
A resposta do EUA vai ser a mesma que ele vem dando desde o início da guerra fria: seguirá mantendo a liderança tecnológica e os outros que corram atrás…
A Europa é a 3ª potência económica do Mundo, e militarmente, está entre as grandes potências Mundiais, a nível político, idem idem aspas aspas, já no que concerne, a uma resposta Europeia à China, não terá que responder, pois a China, aos olhos da Europa, é um parceiro no desenvolvimento do Mundo, a Europa não é inimiga da China, como os Americanos queriam que fosse, para os ajudar, pois eles sim, sabem que em breve, vão ser ultrapassados pela China, e terão que saber viver com isso, e quanto ao ´´quem te viu e quem te vêa Europa não podia… Read more »
Exceto Kuwait,Egito e Paquistão,o restante os Houthis botou no chão.
Esqueceu dos jordanianos , os caras são bons de serviço!
O F-5 está ali só para manter todo mundo na linha, dando um grau de letalidade elevadíssimo à foto. 😀
OBS.: Sim, foi piada.
Disciplina e hierarquia, os mais modernos formaram para o F5
Interessante ver o JF-17 com sonda para reabastecimento, até hoje só tinha visto em testes no solo.
Na boa, o F-5 é muito lindo!!!
Espero que ninguém da FAB esteja ligando para o ministro da defesa do Bahrain!
Espetacular!!! Já virou papel de parede!!!!