Os artefatos bege nos pontos duros são sensores de que?
Os artefatos cinza, nos pontos duros internos, são tanques de combustivel?
Parece uma aeronave robusta, adequada para cenários de pistas ruins, manutenção em condições mais precárias, cenários afastados de bases aéreas bem equipadas.
“Os artefatos bege nos pontos duros são sensores de que?”
Pods de canhões externos.
“Os artefatos cinza, nos pontos duros internos, são tanques de combustivel?”
Sim.
“Parece uma aeronave robusta, adequada para cenários de pistas ruins, manutenção em condições mais precárias, cenários afastados de bases aéreas bem equipadas.”
É muito baixa em relação ao ST. Os tanques externos quase encostam na pista. Esse provável que seja o grande diferencial do ST na avaliação da USAF.
Concordo plenamento com GFC_RJ… Achei ele muito baixo… Os pod’s estão quase arrastando no chão. Sem o AT-27 eram assim. O Super Tucano tem plenas condições superiores ao AT-6B Wolverine!
Trem de pouso baixo e com aparência de fragilidade; com pneus estreitos (me pareceram, ao menos). Na decolagem já deve ter impregnado o FLIR com poeira, rsrs!
Depois que decola, o piloto coloca no piloto automático daí se pendura numa corda vai lá e limpa aquela porra! Só americano mesmo para ter tanta m*da na cabeça para botar um FLIR ali para operar em pista de terra!
Antes que me contestem, dá para colocar na ponta da asa com outra carenagem mais aerodinâmica!
Me lembrou a Belina do meu vizinho quando ia viajar para a praia no verão.
A traseira quase arrastava no chão de tanta bagagem no porta malas e no teto.
Atrás do trem de pouso dianteiro tem um FLIR ? Caramba parece que está tortinho, tortinho… Em pista de terra fofa o visor do FLIR vai ficar bem limpinho.
Pablo
Visitante
4 anos atrás
Independente de qualquer coisa, a foto ficou muito tri!!
La no meio dos comentários deste vídeo tem um gaiato que saiu com esta pérola:
“When I saw that the USAF purchased 100 Brazilian planes I thought that was rather a lot, how many is a Brazilian?”
O que me chamou bastante atenção no vídeo foi o fato do AT-6 estar sendo testado apenas com dois tanques sob as asas, enquanto o A-29 tem os dois tanques e dois pods de foguetes (sem mencionar as metralhadoras que no A-29 são orgânicas), só aí já se percebe que as aeronaves não possuem as mesmas capacidades, ou seja, o A-29 apresenta ser bem superior.
Resta saber se o lobby não é forte o suficiente para testar as duas aeronaves em condições diferentes de carga e o relatório ser escrito como se elas estivessem sido testadas em condições iguais.
Carlos Campos
Visitante
4 anos atrás
Enquanto ele coloca .50 em pods o A29 leva instalados nas asas, deixando os pontos duros para levar bombas e mísseis.
Fabio Araujo
Visitante
4 anos atrás
A foto ficou bonita, queria ver uma foto semelhante do Super Tucano para ver a diferença, creio o ST é um pouco mais alto o que melhora o desempenho em pista de terra.
Heinz Guderian
Visitante
4 anos atrás
O super tucano já sai na frente por ter a metralhadora vindo de fábrica instalada nas asas e por ser um pouco mais alto
ST carrega 50% mais de peso externo. No A-29 o co-piloto tem uma visão bem mais livre em relação ao AT-6. Repare que os trens de pouso subalares do ST são mais afastados (na mesma posição que os dois HPs extras do AT-6), e isso gera mais estabilidade nos pousos/decolagens em pistas não preparadas. Pode conferir no vídeo que Sr. Bardini compartilhou. É f…, mas o projeto do ST para aeronave de ataque leve é muito melhor que do AT-6. A verdade é que o Wolverine é um Pilatus que bateram tanto, que ele “confessou” que era aeronave de ataque.… Read more »
Obrigado por salientar esses pontos importantes. SAudações
Sérgio
Visitante
4 anos atrás
Parece que o avião tá é sem piloto.
Robert Smith
Visitante
4 anos atrás
A primeira vista me parece que a carga bélica esta muito próximo do solo….
Nilton L Junior
Visitante
4 anos atrás
Eu queria ver era aterrizando.
Fernando EMB
Visitante
4 anos atrás
Os americanos já fizeram centenas de ensaios e muitos operações em pistas de terra com o AT6 e o ST. O Desempenho do ST se destacou… É mais resistente, opera com menos limitações.
Esse At-6 usa trem de pouso e pneus de pressão média- alta oriundo de aeronaves comerciais, pois é um treinador “adaptado”. Já o Super tucano usa trem de pouso reforçado e pneus de baixa pressão específicos para uso em pistas rudimentares, pois desde o início foi projetado para esse uso. Fora a maior altura do solo. Super tucano é só vantagem em cima desse treinador “anabolizado” Americano.
É bem o nome mesmo…Wolverine…perna curta com a barriga quase arrastando no chão…
JT8D
Visitante
4 anos atrás
Que coisa triste essa concorrência. Até a Beechcraft sabe que seu produto é inferior, mas ficam arrastando o processo por puro lobby. A USAF devia comprar logo uma dúzia de Wolverines pra satisfazer os lobistas e comprar um monte de STs para as operações reais
É diferente.
Esses aviões gerariam uma grande economia para os Estados Unidos.
Essa compra, para os investimentos em defesa dos Estados Unidos, seria ínfima percentualmente.
Os A 29 seriam montados nos Estados Unidos, gerando empregos lá.
Motores, avionicos fabricados nos Estados Unidos, também gerando empregos.
Ou seja, seria muito útil para as forças armadas e não traria maiores prejuízos seja por importação seja por perda de empregos.
Fabio
Visitante
4 anos atrás
Um pedra que esse trem de pouso lança para traz e esse Flir ja era! ta feito o prejuizo
LEONARDO TELLES
Visitante
4 anos atrás
Parece q tá sem piloto
Ricardo Barbosa
Visitante
4 anos atrás
Tá quase enterrado na pista
Roberto Medeiros
Visitante
4 anos atrás
Desculpem a ignorância, mas pergunta é de leigo: os tanques externos tão próximos ao solo, não criam uma possibilidade perigosa, se operando em pistas não preparadas?
Ubiratan Pereira
Visitante
4 anos atrás
Aeronave muito bonita. Alguém possui alguma informação sobre algum acidente em relação a altura/solo?
Ele é muito baixo! Seu trem de pouso e pneus parecem ser mais estreitos. Acho que a pista de terra tem que ser muito bem preparada, ou acidentes ocorrerão.
Uma coisa que acho que falta no super tucano são pods triplos em cada asa, por exemplo, um entre os dois principais da asa para comportar mísseis de curto alcance como os dualpack mistral.
Quem sabe o Super Tucano MK2 ou “Tucanasso”…pouco mais alongado, mais potente, maior envergadura e carga alar, hélices 5*2 contragiratórias, blindagem adicional de série e uma carga bélica de 2 a 2,5 Ton.
Ficaria completinho!!
Sergio
Visitante
4 anos atrás
..parece que o triciclo é mais largo no ST o que lhe proporcionaria mais estabilidade no chão e durante pousos e decolagens…..
tony
Visitante
4 anos atrás
Tem certeza que ele decolou ???? olha a foto, ele ta inclinado para o lado direito, quase atolado, duvido que tenha conseguido decolar !!!!!!!
Alessandro Vargas
Visitante
4 anos atrás
FLIR sofre! Depois de uma decolagem dessas, só se sair com uma flanela antes de usar. No mais, um concorrente de peso do ST, talvez não pelas qualidades operacionais, mas pelo tremendo lobby da Textron junto ao Congresso, que é o órgão que, de fato, define o orçamento da defesa e, de certa forma, as Forças devem o cultivo de boas relações institucionais, as vezes tendo de priorizar alguns programas e detrimento de outros. É aquela velha máxima, “entregar anéis antes dos dedos”. Sinceramente, nunca me entusiasmei muito com as chances do ST por lá, devido ao exposto, em que… Read more »
jorge afonso martinez
Visitante
4 anos atrás
Siim…uma cópia quase perfeita do A29 super tucano. Aquela braço da Embraer nos Estados Unidos, está rendendo…se está!
Este avião é baseado em um modelo da Pilatus da Suíça. Venceu a concorrência pra USAF há mais de 20 anos, na qual o então Tucano perdeu. Não é cópia não… Requisitos similares podem levar a soluções similares, podemos ver isso ao longo da história.
Precisa levar essa aeronave, para fazer umas alterações, nas periferias brasileiras…
Rebaixado já está…. só falta dar aquela “chapeada” no fundo do danado !
Arrastar vai continuar arrastando… mas com segurança ! rsrs
Augusto Cesar Gomes Galvao
Visitante
4 anos atrás
Os russos tem consciência que suas pistas de aeroporto são terrivelmente mal conservadas! Por isso seus aviões são altos em relação ao chão e tem rodas enormes! Já os americanos pensam que o mundo inteiro tem pistas super-lisas e bem conservadas como as deles e põem esses pneuzinhos fininhos e “canelinhas” curtas e finas em tudo avião que produzem!
Caro Augusto
Diz-se orgânico quando já vem integrado à aeronave, internamente.
Se não possuir um canhão orgânico, este pode ser acrescentado através de um casulo externo.
Abraço.
major tom
Visitante
4 anos atrás
SERIA O AT-6B UM AVIÃO COM SUSPENSÃO CORTADA TIPO BR ?
Chesterton
Visitante
4 anos atrás
A prepotência do povo norte-americano é algo de dar nojo. Incontestavelmente o Super Tucano é superior em quase todos os aspectos desse projeto meia boca da indústria americana, esse AT-6B não vai durar muito com essa altura do solo.
joel eduardo soares
Visitante
4 anos atrás
Boa tarde testa no barro plena carga AT29 e AT6B, decolagem e aterrissagem.
ABRAÇO!
Não tem canhão orgânico?
Os artefatos bege nos pontos duros são sensores de que?
Os artefatos cinza, nos pontos duros internos, são tanques de combustivel?
Parece uma aeronave robusta, adequada para cenários de pistas ruins, manutenção em condições mais precárias, cenários afastados de bases aéreas bem equipadas.
Os beges não são os pods das metralhadoras?
“Não tem canhão orgânico?”
Não.
“Os artefatos bege nos pontos duros são sensores de que?”
Pods de canhões externos.
“Os artefatos cinza, nos pontos duros internos, são tanques de combustivel?”
Sim.
“Parece uma aeronave robusta, adequada para cenários de pistas ruins, manutenção em condições mais precárias, cenários afastados de bases aéreas bem equipadas.”
É muito baixa em relação ao ST. Os tanques externos quase encostam na pista. Esse provável que seja o grande diferencial do ST na avaliação da USAF.
Concordo plenamento com GFC_RJ… Achei ele muito baixo… Os pod’s estão quase arrastando no chão. Sem o AT-27 eram assim. O Super Tucano tem plenas condições superiores ao AT-6B Wolverine!
Trem de pouso baixo e com aparência de fragilidade; com pneus estreitos (me pareceram, ao menos). Na decolagem já deve ter impregnado o FLIR com poeira, rsrs!
Depois que decola, o piloto coloca no piloto automático daí se pendura numa corda vai lá e limpa aquela porra! Só americano mesmo para ter tanta m*da na cabeça para botar um FLIR ali para operar em pista de terra!
Antes que me contestem, dá para colocar na ponta da asa com outra carenagem mais aerodinâmica!
Parece baixo demais para operar com segurança.
Me lembrou a Belina do meu vizinho quando ia viajar para a praia no verão.
A traseira quase arrastava no chão de tanta bagagem no porta malas e no teto.
Está no sangue dele ser um avião agrícola.
Mais um pouco, ele bate na terra.
Se o terreno for mais fofo no primeiro contato com o trem de pouso/solo vai arrancar algumas coisas dos cabides e talvez danificar o FLIR
Baixinho hein? Deveria se chamar AT-6B Corgi.
E esse Flir pod atrás do trem de pouso dianteiro ? Deve ficar todo empoeirado…
E no Super Tucano? Não me lembro de ver nenhum com Flir, será que fica também nessa posição?
O ST tem Flir e é outra vantagem do ST em relação ao Wolverine.
Esse Flir do Wolverine tem sombra e o do ST é 100% livre.
AT-6B Corgi? ROFL Roger….pegou pessado :o)
Bela imagem rara.
Atrás do trem de pouso dianteiro tem um FLIR ? Caramba parece que está tortinho, tortinho… Em pista de terra fofa o visor do FLIR vai ficar bem limpinho.
Independente de qualquer coisa, a foto ficou muito tri!!
Aqui um vídeo da operação tanto do Wolverine quanto Super Tucano em pista de terra:
https://www.youtube.com/watch?v=Tlgdh2R2RgU&feature=emb_logo
La no meio dos comentários deste vídeo tem um gaiato que saiu com esta pérola:
“When I saw that the USAF purchased 100 Brazilian planes I thought that was rather a lot, how many is a Brazilian?”
Pelo menos sabem que são brasileiro.
O que me chamou bastante atenção no vídeo foi o fato do AT-6 estar sendo testado apenas com dois tanques sob as asas, enquanto o A-29 tem os dois tanques e dois pods de foguetes (sem mencionar as metralhadoras que no A-29 são orgânicas), só aí já se percebe que as aeronaves não possuem as mesmas capacidades, ou seja, o A-29 apresenta ser bem superior.
Resta saber se o lobby não é forte o suficiente para testar as duas aeronaves em condições diferentes de carga e o relatório ser escrito como se elas estivessem sido testadas em condições iguais.
Enquanto ele coloca .50 em pods o A29 leva instalados nas asas, deixando os pontos duros para levar bombas e mísseis.
A foto ficou bonita, queria ver uma foto semelhante do Super Tucano para ver a diferença, creio o ST é um pouco mais alto o que melhora o desempenho em pista de terra.
O super tucano já sai na frente por ter a metralhadora vindo de fábrica instalada nas asas e por ser um pouco mais alto
ST carrega 50% mais de peso externo. No A-29 o co-piloto tem uma visão bem mais livre em relação ao AT-6. Repare que os trens de pouso subalares do ST são mais afastados (na mesma posição que os dois HPs extras do AT-6), e isso gera mais estabilidade nos pousos/decolagens em pistas não preparadas. Pode conferir no vídeo que Sr. Bardini compartilhou. É f…, mas o projeto do ST para aeronave de ataque leve é muito melhor que do AT-6. A verdade é que o Wolverine é um Pilatus que bateram tanto, que ele “confessou” que era aeronave de ataque.… Read more »
Obrigado por salientar esses pontos importantes. SAudações
Parece que o avião tá é sem piloto.
A primeira vista me parece que a carga bélica esta muito próximo do solo….
Eu queria ver era aterrizando.
Os americanos já fizeram centenas de ensaios e muitos operações em pistas de terra com o AT6 e o ST. O Desempenho do ST se destacou… É mais resistente, opera com menos limitações.
Esse At-6 usa trem de pouso e pneus de pressão média- alta oriundo de aeronaves comerciais, pois é um treinador “adaptado”. Já o Super tucano usa trem de pouso reforçado e pneus de baixa pressão específicos para uso em pistas rudimentares, pois desde o início foi projetado para esse uso. Fora a maior altura do solo. Super tucano é só vantagem em cima desse treinador “anabolizado” Americano.
Qual o calibre desses canhões, alguém sabe?
Errado amigo, as armas orgânica do A29 sao duas .50.
Negativo. São metralhadoras de 12,7mm em ambos.
Gostei do bom humor… “.50” = 12,7mm
Ambas .50 pol/12,7 mm…interessante, as dos pods do Wolverine me pareceram maiores. Perspectiva, talvez.
Ah, ok, parece que o Wolverine pode tb carregar um pod com canhão de 20mm. E esse da foto de cima, qual é?
Bela foto, mas para um nave agrícola esperava mais nesse pouso.
Muito baixo. Muito baixo. O ST somente não dominou o cenário até agora pois enfrente um lobby forte do concorrente que luta para pegar as sobras
É bem o nome mesmo…Wolverine…perna curta com a barriga quase arrastando no chão…
Que coisa triste essa concorrência. Até a Beechcraft sabe que seu produto é inferior, mas ficam arrastando o processo por puro lobby. A USAF devia comprar logo uma dúzia de Wolverines pra satisfazer os lobistas e comprar um monte de STs para as operações reais
Farão isso um dia. Para a unidade de apoio da guarda nacional. Desculpa esfarrapada para manter uns empregos
A mesma que usamos aqui para defender a compra de equipamentos nacionais de pior qualidade do que importados.
É diferente.
Esses aviões gerariam uma grande economia para os Estados Unidos.
Essa compra, para os investimentos em defesa dos Estados Unidos, seria ínfima percentualmente.
Os A 29 seriam montados nos Estados Unidos, gerando empregos lá.
Motores, avionicos fabricados nos Estados Unidos, também gerando empregos.
Ou seja, seria muito útil para as forças armadas e não traria maiores prejuízos seja por importação seja por perda de empregos.
Um pedra que esse trem de pouso lança para traz e esse Flir ja era! ta feito o prejuizo
Parece q tá sem piloto
Tá quase enterrado na pista
Desculpem a ignorância, mas pergunta é de leigo: os tanques externos tão próximos ao solo, não criam uma possibilidade perigosa, se operando em pistas não preparadas?
Aeronave muito bonita. Alguém possui alguma informação sobre algum acidente em relação a altura/solo?
Para mim o pior é a distancia da hélice do solo…
Concordo, quase no solo.
Ele é muito baixo! Seu trem de pouso e pneus parecem ser mais estreitos. Acho que a pista de terra tem que ser muito bem preparada, ou acidentes ocorrerão.
Uma coisa que acho que falta no super tucano são pods triplos em cada asa, por exemplo, um entre os dois principais da asa para comportar mísseis de curto alcance como os dualpack mistral.
Quem sabe o Super Tucano MK2 ou “Tucanasso”…pouco mais alongado, mais potente, maior envergadura e carga alar, hélices 5*2 contragiratórias, blindagem adicional de série e uma carga bélica de 2 a 2,5 Ton.
Ficaria completinho!!
..parece que o triciclo é mais largo no ST o que lhe proporcionaria mais estabilidade no chão e durante pousos e decolagens…..
Tem certeza que ele decolou ???? olha a foto, ele ta inclinado para o lado direito, quase atolado, duvido que tenha conseguido decolar !!!!!!!
FLIR sofre! Depois de uma decolagem dessas, só se sair com uma flanela antes de usar. No mais, um concorrente de peso do ST, talvez não pelas qualidades operacionais, mas pelo tremendo lobby da Textron junto ao Congresso, que é o órgão que, de fato, define o orçamento da defesa e, de certa forma, as Forças devem o cultivo de boas relações institucionais, as vezes tendo de priorizar alguns programas e detrimento de outros. É aquela velha máxima, “entregar anéis antes dos dedos”. Sinceramente, nunca me entusiasmei muito com as chances do ST por lá, devido ao exposto, em que… Read more »
Siim…uma cópia quase perfeita do A29 super tucano. Aquela braço da Embraer nos Estados Unidos, está rendendo…se está!
Este avião é baseado em um modelo da Pilatus da Suíça. Venceu a concorrência pra USAF há mais de 20 anos, na qual o então Tucano perdeu. Não é cópia não… Requisitos similares podem levar a soluções similares, podemos ver isso ao longo da história.
parece que está sofrendo para ganhar velocidade,…
Aí com certeza não é a praia dele …
Precisa levar essa aeronave, para fazer umas alterações, nas periferias brasileiras…
Rebaixado já está…. só falta dar aquela “chapeada” no fundo do danado !
Arrastar vai continuar arrastando… mas com segurança ! rsrs
Os russos tem consciência que suas pistas de aeroporto são terrivelmente mal conservadas! Por isso seus aviões são altos em relação ao chão e tem rodas enormes! Já os americanos pensam que o mundo inteiro tem pistas super-lisas e bem conservadas como as deles e põem esses pneuzinhos fininhos e “canelinhas” curtas e finas em tudo avião que produzem!
Que diabos é um canhão orgânico?
Caro Augusto
Diz-se orgânico quando já vem integrado à aeronave, internamente.
Se não possuir um canhão orgânico, este pode ser acrescentado através de um casulo externo.
Abraço.
SERIA O AT-6B UM AVIÃO COM SUSPENSÃO CORTADA TIPO BR ?
A prepotência do povo norte-americano é algo de dar nojo. Incontestavelmente o Super Tucano é superior em quase todos os aspectos desse projeto meia boca da indústria americana, esse AT-6B não vai durar muito com essa altura do solo.
Boa tarde testa no barro plena carga AT29 e AT6B, decolagem e aterrissagem.
ABRAÇO!