Operação Covid-19: KC-390 Millennium e C-105 Amazonas realizam Transporte Aéreo Logístico
Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão durante essa sexta-feira (10/04).
O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), transportando 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância.
Já o C-105 Amazonas decolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, aproximadamente uma tonelada de carga.
DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira
Finalmente imagens dela em missão.
Aí a importância do investimento em ciência, tecnologia e fomento industrial. Um avião produzido e desenvolvido no Brasil ajudando a salvar a vida de brasileiros. A intervenção das FFAA nessa crise é, apesar de tardia, essencial. Precisamos também fortalecer as medidas de isolamento. Fiquem em casa, pelo seu bem e pelo bem do Brasil. Patriotismo de verdade é zelar pela vida de seus compatriotas.
C-130 já estava fazendo isso a muito tempo.
C-130 é passado, vai pro museum!!
Que a USAF, o USMC, a RAF, a Armée de l’Air não te ouçam.
Olha aí viuva do C-130kkkkkk. Pra mim, a única versão que deveria sobrar é a AC-130.
Antes disso, ainda vsi voar muito!
Acho que tem alguns carentes aqui, negativar meu comentário que foi apenas uma informação kkkkkkkkkkk
Eu não negativei, inclusive o C-130 já veio entregar equipamento na minha cidade!!
Caro Sidney. Há aqueles que se esgueiram pela sombra da ignorância. Qualquer informação correta e adequada lhes dói como a luz que surge nas trevas. “Diga quem te negativas e eu lhe direi quem és”.
Sidney, é a ignorância e cegueira ideológica banhada em completa ausência de imparcialidade. Coisa comum nos dias de hoje.
Você quiz dar ênfase também a uma aeronave que tão bom serviço prestou e ainda presta, e, por consequência, ofendeu os mais fraquinhos de mente.
Totalmente de acordo!!! Infelizmente, a realidade é outra. O Brasil se encontra em 66° lugar no mundo, ela tendência é cair mais ainda.
https://noticias.portaldaindustria.com.br/artigos/gianna-sagazio/reducao-de-recursos-para-inovacao-diminui-competitividade-do-pais/
Se ficar em casa, quem pg as contas?E comida?
As favas!
O Estado deve garantir o mínimo para que as pessoas possam sobreviver ao mesmo tempo que evitam se expor ao contágio de uma doença ainda sem tratamento que pode potencialmente causar a morte.
Caro Guest. Há um conceito chamado “Maximin” .. ou maximizar as minimas condições de bem-estar.
Olá, Camargoer. Avisa isso ao Guedes, que ao invés de ajudar diretamente a população de forma significativa, quer é gastar sem limite numa MP que comprará títulos podres dos bancos! Acabou a mamata, mas nao para os banqueiros!
Pois é Luciano. Há uns dias fiz uma conta simples. São cerca de 14 milhões de famílias com bolsa-família. Todos carentes (por isso recebem o bolsa-família). O governo federal poderia ter depositado um salário-mínimo para cada BF no início de março. Seriam uns R$ 15 bilhões injetados diretamente no comércio (porque quem recebe BF não sobra para colocar na poupança) O INSS tem outros 12 milhões de aposentados recebendo 1 salário. Poderia ter sido dado um abono para os aposentados que recebem até 2 SM de até um SM até completar 2 SM (outros R$ 20 bilhões). Sabemos que os… Read more »
Estado, estado, estado… Manda a conta pro papai estado que ele sempre paga, não tem problema. Na Venezuela e em Cuba eles pensam da mesma maneira e a experiência vem mostrando que dá supercerto. O fato de milhões e milhões de pessoas desses dois países (na Venezuela já foram 5 milhões) fugirem para o exterior é apenas um detalhe.
Marcelo, o caso é que em situações de emergência, é o Estado que banca o funcionamento do país. Pergunta só se EUA e Inglaterra não gastaram um único centavo durante a Segunda Guerra Mundial. Quem acredita, como eu, que o Estado deve sempre ser o mínimo necessário, esta é justamente a hora em que o ‘necessário’ se faz ser grande. O problema geralmente depois desses cenários emergenciais é o Estado não ter vontade de voltar à ser pequeno, e para isso temos que ter as urnas, coisa que em Venezuela e Cuba tem um funcionamento puramente imaginário.
Não precisa citar Venezuela e Cuba. Nos EUA estão fazendo a mesma coisa, aliás, o cidadão lá está recebendo bem mais do que aqui.
Qual estado ? Aquele que o PT quebrou a ponto de precisar fazer uma reforma da previdência gigantesca ?
Aquele que não tem dinheiro para investimento ?
Vocês acham que dinheiro cai do céu ?
É o mesmo Estado que vai dar 1 trilhão pros bancos e que está queimando reservas cambiais no mercado há meses por pura inépcia. Dinheiro tem, a vida da população que não é prioridade.
O dinheiro que será emprestado não cai da lua… A alternativa a isto é imprimir dinheiro, sem lastro. Ao estilo da Venezuela ou ao gosto do “Gênio”, irmão do maníaco da Escavadeira, Ciro Gomes.. Se o sistema bancário não tiver a devida liquidez e segurança, o dinheiro simplesmente some. Os donos do Bradesco e do Itaú não receber na CC deles parte deste trilhão. Você pode ser muito novo, para nunca ter visto isto.. Mas eu lembro bem das vítimas da quebradeira dos bancos estaduais e conheço gente que literalmente ficou louca quando o seu dinheiro sumiu quando o BANDERN… Read more »
Olha o economista pos-graduado dando aula, kkkkkk
Aliás, a Rússia não faliu como você previa, mas o Ocidente faliu antes, kkkkkkkkkkkk
Larga de ser ignorante, liberar compulsório é usar um dinheiro QUE JÁ ESTÁ COM OS BANCOS!
Não entende nem o que está acontecendo mas está criticando, pqp!
Você parece que não entende muito do assunto, o que não te inibe em fazer comentários populares e tolos. Se você acha que os bancos devem ser maltratados eu te convido a estudar o que ocorre em uma corrida bancária em caso de desconfiança quanto a solvência de um grande banco. “Queimar” reservas bancárias é a coisa certa a fazer se o nível das reservas for excessivo e o momento de fazer é quando o mercado de câmbio pede liquidez e o dólar se desvalorizou excessivamente. O novo equilíbrio são de juros baixos, controle de gastos públicos, cambio desvalorizado e… Read more »
Se a pessoa morrer e melhor, o que adianta emprego e renda se o cara morreu. A parte econômica e só consequência, td mundo vai ter que rolar dividas e renegociar, morte náo tem acordo. Acredito que paises inteligentes vão trabalhar para diversificar fontes de fornecimento em detrimento aos China. Ai esta uma grande oportunidade do Brasil crescer no mercado mundial e diminuir dependência dos China.
Vou ficar em casa e te mandar minhas contas pra pagar, sem problema Guest. Do resto concordo com você.
Fica em casa e manda a conta para o governo, afinal passamos a vida inteira ouvindo que ele estava quebrado e que tínhamos que fazer um sacrifício, engolir o remédio amargo para não deixar o Brasil falir de vez, nunca apareceu ninguém do governo na minha porta para perguntar seu tinha dinheiro para pagar mais impostos, eles simplesmente aprovavam o aumento na calada da noite e eu e todo mundo que se virássemos para pagar mais. Enfim, passamos a vida toda ajudando o governo, esta na hora dele nos ajudar agora
e a quebradeira vai ser bem pior…
O legal vai ser os funças, que estão torcendo para o circo pegar fogo, com salário atrasado..
Tardia? Por que?
Porque a União de modo geral está demorando a se mexer. Já éramos pra estar em quarentena nacionalmente, com tropas nas ruas para garantir a observância do isolamento social. É assim que a Argentina tem feito e obtido sucesso.
Não acho não.
Por quê?
Caro Guest. A situação demanda isolamento sim mas não demanda lei marcial. Nos casos de vacinação, o nível requerido para interromper a circulação do vírus é de 95% de vacinação. Nessa situação, os 5% não-vacinados também estão protegidos. Com níveis abaixo de 90%, apenas os vacinados estão protegidos e os 10% não-vacinados correm o risco de contágio. No caso do isolamento, o nível requerido é de 70%. Com isso, os 30% poderão se movimentar (mantendo as ações sanitárias como lavar as mãos, usar máscara nos deslocamentos, deixar as roupas contaminadas fora de casa, lavar as roupas usadas, etc). As pessoas… Read more »
Quarentena não é sinônimo de não poder sair para suprir necessidades básicas. A questão é que tem muita gente por aí agindo como se não estivesse acontecendo nada
Daí concordo.
Impressionante como vocês trocam a liberdade tão facilmente por uma falsa sensação de segurança…
“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança.”
Benjamin Franklin
Isso aí, Rodrigo: falsa sensação! E deixa o Brasil quebrar… Morre mais gente no trânsito e assassinadas que morrerão (infelizmente) de Covid-19. Histeria.
Olá Cel.Nery. Assumindo os números do Ministério da Saúde. A letalidade é de 5% dos pacientes infectados (vi dados que cerca de 10% dos infectados precisam de UTI, os demais apenas de leitos de enfermaria). O Brasil tem cerca de 5 mil leitos de UTI (incluindo neonatal, infantil e cardiovascular). Considerando que os pacientes de Covid-19 possam ocupar 3 mil leitos de UTI (os outros sendo ocupados por crianças, recém nascidos e outros pacientes graves de acidentes e pós-operatórios de emergência), o sistema entra em colapso com 30 mil infectados. Para que o sistema continue funcionando é preciso ampliar o… Read more »
Tecnicamente e isso ai, ate ter medicamento ou vacina só tem quarentena para morrer menos gente. O resto e torcida organizada e inculta.
Camargoer, mas parece que para além dos 22 mil casos confirmados existem outros tantos (CREMESP parece-me que reclamou de 20 mil amostras não analisadas e o Adolfo Lutz parece que mencionou 17 mil aguardando testes) que ainda não estão nem confirmados e nem descartados. Sobre os leitos de UTI: https://pebmed.com.br/brasil-tem-2-leitos-de-uti-para-cada-10-mil-habitantes/ Existem 2,19 leitos de UTI no Brasil para cada 10 mil habitantes (notícia de 2018) Apenas 24% dos estabelecimentos de saúde do país têm leitos de UTI, totalizando 41.741 mil leitos Destes 41.741 mil leitos, 27.709 correspondem a leitos adultos, 8.723 a neonatal, 4.380 pediátricos, 685 coronarianos e 244 de… Read more »
Olá Edson. Obrigado pelos números. Quando há tanta discrepância, o melhor é fazer um cenário catastrófico (usando o pior dos números), um cenário plausível (usando os dados das fontes mais confiáveis) e um cenário com dados confirmados. O jornal “A Tarde” menciona 14 mil UTI; no “Censo UTI 2016” da Amib menciona 27 mil UTI adultas (já excluindo as neonatal, infantil, queimados e coronariana) enquanto que a nota da Agência Brasil “SUS recebe 1.424 novos leitos de UTI em todo o Brasil” fala em 5 mil. A Amib menciona que 24% das UTI no Brasil são SUS, o que daria… Read more »
Olá Rodrigo. Após o ataque de 11/set, o governo dos EUA usou aproveito para instaurar uma série de leis contrárias á liberdade individual, como ficou demonstrado com os vazamentos do Snowden. Algo parecido aconteceu durante a catástrofe do Katrina, quando o governo local aprovou diversas medidas contrárias ao interesse comum que jamais seriam aprovadas em tempos normais. Se por um lado o risco da epidemia é real, temo pelos arroubos autoritários defendidos como solução simples (e errada) aos problemas complicados (que demanda mais democracia, mais informação, e mais solidariedade).
E como sempre as Forças Armadas fazendo um belo trabalho quando necessitamos delas!
O pequenino KC-390 não pode ser considerado um cargueiro estratégico pois sua autonomia é apenas regional e sua capacidade de carga, limitada. Em breve veremos os Y-20 “Kunpeng”, esse sim um cargueiro estratégico, em missões no Brasil como símbolo de amizade e cooperação. O codinome é em homenagem a um poema escrito a 2200 anos na China! Nessa época nem existia língua portuguesa kkkk
Deveríamos fazer como os EUA e entrar com uma ação cobrando todos os gastos e a diferença do PIB contra a China. Aliás, tinha de ser uma ação global,uma somatório de forças. Mas não agora. Deixa a poeira baixar…
Segundo o portal ABC7-News de Los Angeles, cientistas americanos da Universidade de Stanford estão estudando o fato de poucas infecções na Califórnia.
Além disso, tem sido mais brandas.
Estão avaliando a hipótese de uma epidemia ter ocorrido por lá em meados de 2019 o que trouxe a chamada ‘imunidade de grupo’.
Num vem com essa que lá se fuma muita maconha não, por isso o virus não foi tão lesivo. Chega de pegar carona em assunto sério pra clamar “libera a erva”.
Depois da cloroquina, agora a maconha.
Os estudos para a cura da COVID-19 estão cada vez mais avançados.
Se formos cobrar problemas globais causados pelos erros de um país, coloca na lista a mesma cobrança junto aos EUA pela crise econômica global da qual ainda o mundo não se recuperou e começou lá em 2008. No coso do Corona virus, o erro foi do prefeito de wuhan que achou que era uma gripezinha e não quiz arrumar problemas com o governo central, eles já tinham passado por isso com a SARS que não foi muito grave, depois a culpa foi do governo central que achou que o Vírus estava sobre controle e tentou esconder o erro da prefeitura,… Read more »
Resumindo os erros foram e são de todos pois foi um circulo perfeito. A mesma trajetória de eŕros na China se repetiu pelo mundo, sendo governos comunistas, capitalistas, de direita, de esquerda, democrácuas ou ditaduras
Mas, de qualquer maneira, ao ser detectada a possibilidade de uma epidemia, as autoridades chinesas lacraram Wuham.
E deu resultado. dos 82.000 casos na China, 68.000 foram em Hubei, onde fica Wuhan.
Ou seja, o vírus não se espalhou muito pelo resto do País.
Sim, o problema deles foi resolvido, só passaram o vírus para o resto do mundo, né? O que fizeram a Itália passar é indescritível, um verdadeiro genocídio; são genocidas, deviam pagar alguns trilhões de dólares somente à Itália pelo prejuízo que causaram, meu primo é de lá e contou coisas inacreditáveis! A China comunista está matando o mundo, quando matam seus próprios cidadãos é uma coisa, mas assassinar milhares de outros países devia ser condenada a pagar os prejuízos.
Volto a dizer.
No início do Século passado, os EUA contaminaram o Mundo todo com a gripe espanhola.
E ficou por isso mesmo.
As coisas são assim.
Não há nada que possamos fazer.
O mistério é Pequim e Xangai não serem atingidos pelo corona vírus. Foi um vírus de exportação. Morreram meia dúzia de chineses e milhares no resto do mundo.
Não há mistério algum.
As imagens que vinham e que estão vindo de lá mostram tudo.
Isolamento total durante algum tempo e agora a liberação aos poucos da movimentação de pessoas.
Inclusive, chegam imagens de Wuham sendo reaberta.
Menos em Xangai e Pequim, né…
Ao menos alguém acredita nos numeros divulgados pelo PCCh.
Lacraram depois de meses negando espertão…
Crise econômica é risco, assim com dólar, meu caro, se vc investe em bolsa e ela cai, vc não pode culpar o dono da bolsa, é uma lógica completamente estapafúrdia. com a economia global está tudo entrelaçado, o petróleo é a mesma coisa, cabe a cada país diversificar para não sofrer colapso. O que vemos hoje não tem nada a ver, é a China emporcalhando o mundo com sua culinária imunda, comendo animais vivos e passando vírus para o resto do mundo através do turismo predatório que eles praticam.
Concordo plenamente, não é a primeira epidemia que esses chinos espalham no mundo graças a falta de higiene e comércio de animais que eles fazem em determinadas regiões (não todas), desgraçaram o mundo, assassinaram milhares de pessoas, causaram prejuízos trilionários, deviam pagar por isso sim.
Os EUA ainda estão devendo centenas de bilhões ou trilhões de dólares pela gripe espanhola no início do Século passado.
Essa sim, matou milhões.
Depois que os EUA quitarem sua dívida, a China paga a dela.
Vai te deitar, lazarento…..baba ovo de chinês……tipo mais desclassificado que tu não existe!!!
O famoso duplo standard. Para comprar carne bovina os mais estritos padrões sanitários. Nos mercados populares deles, tudo que já viu a luz do sol um dia ….
Traduzindo seu comentário: “Enquanto estivermos precisando dos Chineses ficamos quietinhos. Depois a gente ataca..”
Se o Vietnam , Iraque , iran , libya , afeganistão , coreia , laos , Cabodja , Kosovo , e principalmente o Japão ( 2 nukes ) fossem cobrar pelos crimes econômicos e de guerra ,simplesmente não existiria dinheiro o suficiente nos EUA .
Estude um pouco mais. Nenhum povo matou mais que o Japão por soldado perdido, se contarmos os 10 anos de 1935-1945. Eles barbarizaram na China e em outros lugares. O castigo ficou barato, graças as 2 bombas atômicas.
Japão foi muito bem ressarcido, Não parece que eles têm muito o que reclamar. Os demais citados tem a ver com a lado que eles escolheram para ficar.
Sua aversão para com o BRASIL e a favor de outra nação até posso entender se for por simpatia a mesma, mas se for por causa da ideologia, causa asco, ojeriza….
Saldanha, parecem que existem usuários que comentam aqui apenas no intuito de polemizar, distorcendo a realidade e postando “informações” sem embasamento técnico ou fonte alguma. A visão postada pelo comentário do rapaz já dá para ter um alcance de sua sabedoria, principalmente geopolítica. Referente a “símbolo de amizade e cooperação” vindo da China, já é de conhecimento que nada vem de lá “de graça”. E contrato já firmados e pagos, relacionados a equipamentos médicos, estão sendo unilateralmente cancelados em prol de quem “paga mais”. E aí, vem dizer que a culpa é de alguns políticos que “falaram demais”. Tem que… Read more »
Se nada vem de graça da China, pelo menos elas não roubam os nossos suprimentos no meio do caminho, tal qual um bucaneiro né?
Nada foi roubado Tonho. Se informe.
Quem fez a mudança de rota, solicitando que ficasse no território aonde estava (que era os EUA) foi o próprio fornecedor chines que, sabendo que o produto estava nos EUA e, sabendo que os mesmos estavam sendo bem generosos, reofertou o produto a este país.
Pois é!
https://www.band.uol.com.br/m/conteudo.asp?id=100000987382
Mas é só suspeito!
Meu caro MMerlin, infelizmente o que vejo, são adoradores de ideologias, de partidos e de políticos, quando esta idolatria deveria ser pela pátria, por pior que seja administrada, mas pela pátria e como postei, até entendo quem tem simpatia ou mesmo amor por outra nação, mas, por a ideolgia, partidos e políticos, acima do BRASIL, traz-me ojeriza e raiva. Abração
‘Infelizmente o que vejo, são adoradores de ideologias, de partidos e de políticos, quando esta idolatria deveria ser pela pátria…..’
E esses adoradores andam fazendo carreatas pedindo o fim do isolamento para jogar a população numa verdadeira carnificina.
A verdade, é que nunca existiu situação similar a esta. Os líderes de todos os países sabem do impacto de suas ações e sabem que, na situação e com o problema atual, não existe fórmula para o sucesso, independente do partido e visão social. A curto prazo temos um vírus que tem um enorme potencial que causar a perda de pessoas próximas, devido ao seu grau de disseminação e sobrevivência, potencializada pela falta de equipamentos disponíveis. A médio e longo praz teremos um crise econômica sem precedentes e que já começou a mostrar suas caras. E quanto mais for esticada… Read more »
Olá Merlin. Concordo com muita coisa que você escreveu. A situação é inédita e muitas decisões podem dar errado. É parte do processo de aprendizado. O mais próximo que o mundo viveu foi a crise de 29. Portanto o razoável seria repetir o que deu certo na época e evitar o que deu errado. Podemos propor vários cenários e acompanhar as notícias para saber qual deles estaria se desenvolvendo. 1. Reduzir o isolamento para retomar a atividade econômica (há duas falhas; (i) a redução do isolamento irá aumentar o número de infectados e de mortes principalmente das populações de risco… Read more »
Fala Camargo. Li e entendo as possibilidades que você postou. Mas a sociedade precisa entender que ainda não existe a menor ideia dos impactos financeiros finais. O maior motivo de preocupação é que muitos expõem que o estado deve entrar com a distribuição de renda, o que concordo. É o que precisa ser feito no momento. Mas nossas reservas são finitas e, perante o cenário, bem pequenas. Como será feita esta distribuição de renda se a arrecadação alcançar o valor de 20% do que foi antes da crise? Lembrando que 20% é em cenários otimistas. Vamos recordar hoje que, em… Read more »
Olá Merlin. Concordo que a situação está complicada. Lembro da frase do Marquês de Pombal após o terremoto em Lisboa. Quando perguntaram a ele o que fazer? ele respondeu “enterrem os mortos e cuidem dos vivos”. O Brasil já estava em depressão econômica desde 2015 (muita gente apostou que era uma crise em “V” e que em 2018 já teria sido superada, mas foi uma crise tipo “raiz quadrada”, com um “V” seguido de uma estagnação (isso anda vai ser tema de doutorado daqui uns anos para tentar explicar, mas isso é outro assunto). Acho que precisamos retomar as ideias… Read more »
Taxar riquezas adquiridas apenas com intuito de distribuição de renda é injusto sem fornecer a contrapartida básica, que seria segurança, saúde de qualidade, educação eficiente e infraestrutura descente.
Sem contar o nível de corrupção da nossa máquina e a grande quantidade de benefícios disponíveis para o funcionalismo público.
É muito mais seguro (e garantido) modificar o recurso existente no IR que permite abater até 6% do valor através de doações incentivadas. Este valor poderia ser expandido e os pré-requisitos modificados. Indispensável também a fiscalização das declarações.
Caro Merlin. Nada de errado em taxar renda principalmente aquela que resulta do lucro. A matéria prima não tem valor. O que cria valor eh o trabalho do empregado assalariado. O proprietário recebe apenas parte do valor do trabalho que ele realiza para o patrão. Parte do valor do seu trabalho fica com o dono a partir do lucro. Em uma situação com.o a atual, eh justo aumentar a taxação sobre o lucro pois de outra forma não haverá como a sociedade superar a crise. Quem pode mais contribui com mais. Quem pode menos contribui com menos. Quem precisa recebe… Read more »
“Nada de errado em taxar renda principalmente aquela que resulta do lucro.” Concordo desde que exista uma contra partida. “Quem pode mais contribui com mais. Quem pode menos contribui com menos.” Concordo desde que isto não seja direcionado apenas para redistribuição de renda. E sim, com prioridades para, no caso atual, socorro a economia (com crédito principalmente para micro-empresas que são os maiores geradores de emprego) e infraestrutura hospitalar. “A outra opção seria perder tudo.” Depende da estratégia a ser adotada. Aumentar a taxação priorizando é redistribuição de renda é perigoso e assusta bastante os investidores que, em épocas de… Read more »
O KC-390 foi projetado para ser um avião cargueiro de médio porte para ser operado em pistas curtas e/ou rudimentares,principalmente na Amazônia,competindo com o C-130 Hercules.Aviões como o C5 Galaxy,Y-20 ou A400M Atlas estão em outra categoria.Então essa comparação é estúpida.
A China já está enviando ajuda médica à Venezuela e ofereceu o envio de médicos ao Brasil.
A situação no Estado do Amazonas está desesperadora.
Já estão mandando para casa os mais idosos que estão infectados, por causa de falta de leitos de hospital no Hospital Delphina Aziz, referência no COVID-19.
Claro. Apenas alguns dias depois de Nicolás Maduro ter viajado até Pequim para pedir ajuda financeira. E toda a “ajuda” prestada a Europa é referente a compra de milhões de máscaras e toneladas de equipamentos médicos.
E, realmente, a situação do Amazonas é alarmante e reflexo de dois problemas: o descaso do governos federais seguidos com o investimento maior em questões sanitárias e demora do governo estadual em tomar medidas mais contundentes referentes ao isolamento.
Kings,
Apesar de nao ser da mesma linha ideologica que você defende, acho seus comentários com informacoes e dados muito mais atualizados e precisos do que a maioria dos que te criticam e nao sabem conviver e respeitar alguem quem pensa diferente deles. Nao perca tempo respondendo as agressões deles.
Um desatualizado reconhece o outro. O cara fala 90% de bobagem, agrega zero ao “forum”.
Luiz Galvão.
Valeu!
SDS
Serio? No mínimo… Risivel!
Eles mordem e depois assopram…
A tal “ajuda” que a China e a Rússia oferecem ao regime bolivariano da Venezuela tem permitido a manutenção de um estado totalitário e repressor, que mata mais em um ano do que todo regime militar entre 1964-1984. Curiosa a falha de contagem de gente que não é exatamente semi-alfabetizada…
Pq estão mandado médicos pra Venezuela? O Maduro informou que lá a saúde vai bem, que seu sistema de saúde é de ponto e que o remédio cubano é ótimo.
Comparação estúpida e infantil. Digna de um guri de 12 anos.
Vá pra lá…
Quando será incorporado o terceiro Kc390 na FAB?
Tive a impressão dele ter chegado bem mais rápido que o voo direto RIO – MANAUS que se me engano leva em torno de 6 horas de viajem.
Saiu as 12 e chegou as 16:10
Ola Eduardo.
Essa diferença não é por causa do fuso horário também?
Putz nem pensei nisso, é bem possível que tenham colocado em hora local mesmo.
Lembre-se das diferenças de fuso horário… sei que Manaus por exemplo é 1h a menos
Bom dia,
para quem passa o ano inteiro transportando políticos e apadrinhados para lá e para cá essa é uma boa notícia que deve ser saudada e louvada.
Parabéns FAB, usando os seus meios pelo bem da nação!
E que bom ver já o KC-390 em operação.
Até quando teremos esta farra?
Saldanha
Os políticos são apenas reflexo do povo…
Boa Kommander! Simples e direto!
Não existe político corrupto…Existe o Corrupto que foi transformado em político…Representante real daqueles que o colocaram no poder!..Um governo consiste no reflexo de seu Povo…Se há aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…Toda essa podridão em que vivemos mostra o DNA da nossa sociedade…com as exceções é claro…pois alguém tem que trabalhar para o pais crescer e sustentar estas castas… O político salafrário que mata a nação é oriundo da sociedade em que vivemos e da qual todos fazemos parte…pois ele não nasceu político foi colocado por nós para nos representar e no curso… Read more »
Onde assino?
O Rouba mas Faz de Ademar de Barros e Maluf, indivíduos de muita energia e capacidade de trabalho se transformou em Rouba e Não Faz. A midia, universidades e establisment estreitaram a gama de opções políticas à esquerda mais tosca e uma esquerda intelectualizada, dissimulada. Ambas corruptas e cientes que não há alternativa a uma boa dose de livre mercado. Mas o povo acordou e há uma boa chance que os próximos 7 anos sejam conhecidos no futuro como A Revolução Brasileira.
Onde assino?
Deveriam também usar o KC-390 e aviões do GTE, navios da MB para buscar respiradores e máscaras na China, evitando assim escalas em Miami e confisco e calote de nossos “super aliados extra Otan”.
Mas acho que isso não acontecerá novamente, pois somos “brother,s dos Ianques” ????
Tu sabe quanto tempo um navio demoraria para fazer esse percurso? Claro que não.
Realmente não sei caro MFB, por isso mesmo sugeri.
Ao menos estou buscando alternativas a problemática, diferente de nossa administração pública!
Não, você não está buscando alternativas. Você está dando um palpite sem base técnica nenhuma. Mera falação inconseqüente e descompromissada.
Nem uma pesquisa no Google para saber o tempo de deslocamento de um navio na rota Santos-Shangai você fez.
E você Eduardo, o que está fazendo além de defender uma máquina administrativa incompetente e inconsequente?
Entre 30 e 45 dias.
Deve ter cargueiro da Vale vazio na China,quem sabe traz “presentes”
para o pais na volta de um mês,bem embalado no porão.
Esses cargueiros são para peças e equipamentos muito grandes. Para equipamentos e suprimentos médicos existem avioes cargueiros civis convertidos, muito mais adequados.
Outro dia um An-124-100 descarregou 40 ton. de máscaras em Brasília.
Se planejarem,o custo cai…
Olá Fox. Escrevi a mesma coisa há uma ou duas semanas atrás. A distância entre o Rio de Janeiro e Beijin são uns 17 mil km. O KC390 tem autonomia de 6 mil km vazio. Ele precisaria fazer escalas (umas duas para ir e um pouco mais para voltar com a carga), mas faria. São 3 KC390 novinhos. Poderiam ir juntos. O VC1 e os 2 VC2 já fizeram Brasil-China com uma escala na Europa. Também podem ser usados para carregar material nos porões. Aliás, o Ministério da Saúde FRETARÁ vôos de carga a um custo de US$ 6 milhões… Read more »
Mas temos duas posturas federais, uma na tentativa de combater os efeitos da epidemia e outra pra fazer com que ela cresça! Quem tem dever e autoridade para agir nesse sentido, Camargoer, tá é utilizando todos os meios para atrapalhar as ações (vide o que a AGU fará agora), então é pouco provável que sua boa ideia seja materializada, infelizmente!
Olá Camargo, excelente pesquisa de custos e viabilidades.
Vale ressaltar que os KC-390 tem sondas de reabastecimento em vôo, o que viabilizarmos ainda mais a operação.
Mas sabemos como são as coisas no Brasil e em algumas administrações tendem a piorar muito (não que as anteriores tenham sido excelentes).
Que saudades do Jobim !
Jobim, fumante de bons cubanos? Habitué do Castelo da Dassaut? Já conversou com ele? Eu já. Deus me livre…
E o atual ministro Rinaldo?
Amante de Miame, Washington e Telaviv.
Realmente nunca tive a oportunidade de conversar com Jobim e nem com o atual ministro, pois se tivesse lhes questionaram sobre muitas coisas.
Também acredito que você também nunca conversou com ministro algum e como muitos aqui tem opiniões formados por outras pessoas que a implantaram em sua mente por lavagem cerebral ou “osmose”
Crie suas próprias opiniões e suas próprias conclusões!
Amigo, conversei c ele no Bródio dos Jaguares. Pra ministra Marina Silva organizei um Seminário de Desmatamento da Amazônia Legal na BAAN, em 2008. Acompanhei-a durante uma semana. Sem falar do Pontes, que é duas turmas acima da minha. O Secretário Executivo dele é da minha turma. Sim, óbvio que tenho minhas opiniões.
Caro Rinaldo Nery com todo respeito, mas já faltando com o mesmo,. Vocês militares modernos são muito hipócritas. Reclamam da esquerda (que errou sim, como todos os partidos da direita nesse país) mas foi exatamente a esquerda (exceto o regime militar) quem mais investiu em defesa nesse país. Aprovando programas como Prosub, Sisfron, Gripen, SGDC etc etc etc. Seja por interesse escusos ou não a aprovação desses projetos pela esquerda, acabou beneficiando justamente os militares com equipamentos modernos e suprindo uma lacuna séria e perigosa. Hoje essa extrema direita que aí está e que é super bem vista por vocês… Read more »
Só quero ver os que defende a inércia e falta de integração da atual administração, terem parentes falecerem com Covid-19.
Pois brasileiro só se toca quando sente na pele.
O velho ditado” só colocam a tranca depois que o ladrão arromba a porta”.
Os KC-390 estão simultaneamente em fase de adestramento e em emprego efetivo. Isso mostra o quanto são e serão importante para o país.
Pois é. E no fundo para que ficar fazendo voo de treino?
Todos sabemos que o avião voa.
Qual a dificuldade de realizar alguns vôos levando respiradores e uma ambulância?
Melhor do que ficar criando vôos em cenários fictícios.
Alguém na Boeing deve ter pensando a mesma coisa com o 737 Max. Afinal, o que poderia dar errado?
Espero que ver está aeronave sendo útil aos interesses desta nação.
Olha a capacidade de levar uma ambulância mais material e um tempo minimo.
Parabéns FAB por investir em um cargueiro regional.
Espero que o próximo seja um cargueiro global, capaz de buscar ou levar cargas a qualquer lugar do planeta com capacidade de ser reabastecido em vôo e de reabastecer.
Que orgulho do nosso garotão! A FAB foi muito feliz no Projeto KC=390!
Apesar de muitos brasileiros jogarem contra…
Parabéns!
O Brasil adquiriu 960 ton de insumos da China, entre máscaras e respiradores. Quantos KC-390 vamos precisar pra buscar todo esse equipamento? Será que terá Revo sobre o Atlântico?
Avião pequeno:
.
(https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/04/08/interna_cidadesdf,843158/segundo-maior-aviao-do-mundo-pousa-em-brasilia-com-40t-de-mascaras.shtml)
.
Cadê o KC-X2???? Essas aeronaves estão fazendo falta agora.
Mauricio R, uma lenda em divulgação de asneiras. Não há porque se usar aviões de capacidade militar para transportar suprimentos facilmente paletizaveis em viagem intercontinental.
Caro Caerthal. Há uma razão nas situações de emergência nas quais não há aviões civis disponíveis para fretamento.
Posso estar enganado, mas nesse caso específico não é o contrário ? Creio que grande parte da aviação comercial está parada.
Olá Guto. Concordo com você. Escrevi que em situações de emergência NAS QUAIS não ha aviões, é preciso usar o que está disponível. É provável que na atual crise existam aviões de transporte de pessoas disponíveis mas também é provável que a aviação de carga esteja sobrecarregada devido a movimentação de cargas de emergenciais (não tenho esse dado). Caso EXISTAM aviões cargo civis disponíveis, o mais simples é freta-los. Caso estejam indisponíveis, então a FAB vai ter que usar o que tem no hangar.
Basta fazer como a empresa privada de Goiás que alugou um An-124 que pousou em Brasília.
Caro Renato. Acho que são apenas dois An 124 disponiveis. A fila de fretamento deve ser grande.
Não sei que horas este meu comentário será publicado.
Mas neste exato momento, 15:50 agora, um KC-390 acabou de decolar do Rio de Janeiro aparentemente rumo a Manaus. Talvez Brasília, não sei dizer.
Acabou de decolar, faz uns 20 minutos e já está a 34.000 pés e a 400 nós. Seu codinome no Flightradar é ZEUS12.
Enorme satisfação ver esses aviões sendo empregados em missão real.
Essa pandemia do Corona virus é séria, mas a imprensa televisiva está enlouquecendo a população, quarentena é de boa para quem tem estabilidade e salário garantido no governo Federal, Estadual e municipal. Eu lavo minhas mãos.
Quarentena é bom pra qualquer um que não queira padecer entubado, em uma UTI de hospital público ou particular.
Eu trabalho em um call center para um banco privado e estou indo lá atender clientes todos os dias.
Minha máscara de Duramax e elástico, fui eu mesmo que fiz.
Quanto menos gente na rua menor a chance de contágio. Quem pode ficar deve fazer isso, até para ajudar quem não pode. Basta um surto num quartel ou delegacia e ninguém vai querer sair na rua mesmo.
Gastaram milhões pra isso? Transportar uma ambulância aff
E olha que gastam milhões para transportar cartas, alimentos, equipamentos EPI, urnas eleitorais e várias outras coisas bem baratinhas toda hora…
Vai ver porque estão transportando para onde NÃO TEM nada disso em abundância, né? Vai ver esse é o papel da aviação de transporte, ainda mais quando não há quem faça isso.
Um Frete de caminhão ficaria mais barato pra levar as ambulâncias. FAB como
Sempre gastando dinheiro atoa. Só o combustível e hora de voo dos dois aviões compra uma ambulância nova.
Caro Ersn. Foram os hospitais em Manaus e Fortaleza que fizeram a requisição. Eles sabem o que precisam e o que está em falta. Se Manaus pediu uma ambulância é porque precisam dela. Se precisassem de outra coisa, a FAB levaria outra coisa.
Provavelmente não havia esses outros itens.
O outro voou para Fortaleza com 30 ventiladores.
Achei pouco ser apenas 1,5 tonelada.
Sem dúvida, o ideal é tentar otimizar o uso dos aviões.
Mas talvez estejam voando conforme a necessidade, todos os dias.
Não vai esperar alguns dias para lotar o avião.
Mesmo sem covid esses aviões vivem voando.
Caro Nonato
Não se trata de peso e sim do volume que as caixas destes 30 respiradores ocupam.
Abraço
De caminhão chega lá em uns 30 dias.
Olá Juvenal. É possíel encontrar um vídeo institucional da FAB. Fica claro que a ambulância é uma “Unidade de Suporte Básico” (ou tipo B) que é descrita como um “veículo destinado ao transporte pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, contendo equipamentos mínimos para a manutenção da vida, exceto os materiais de salvamento. Deve ser tripulada por, no mínimo, duas pessoas treinadas em curso técnico de emergências médicas em nível básico”. O problema de levar essa ambulância por terra seria encontrar alguns manifestantes empolgados que bloqueariam a rodovia como bloquearam a Av Paulista hoje”.
A crítica é tão sem noção quanto falar que gastou um míssel de vários milhões de dólares pra explodir uma velha caminhonete no deserto. Uma ambulância onde não tem nenhuma é a diferença entre vida ou morte. E digo mais, antes gastar pra levar uma ambulância, que gastar pra carregar políticos.
Num país quebrado como o Brasil isso é jogar dinheiro fora. Gastar em torno de 80 mil reais pra levar uma mísera ambulância. País pobre deveria ter outras prioridades.
Tem prioridade maior que salvar vidas? As FFAA, em sua finalidade última, não tá ai pra salvar vidas de brasileiros no seu próprio território?
Tais como o quê? Comprar pedalinhos pro sítio? Reformar apartamento duplex…?
Quer levar a ambulância para lá de barcaça? Ou de caminhão, chegando lá com dias de atraso? O avião levou a ambulância e mais 6ton de suprimentos para atender a uma situação de emergência.
A polícia de São Paulo usa mais de 20 helicópteros e 80% de suas missões são de resgate de acidentados no trânsito… Também deve achar isso desperdício de dinheiro público… Podiam esperar chegar o SAMU e ir de ambulância, muito mais barato né!??
Concordar c/ seu raciocínio… nem a pau Juvenal! ( os mais velhos vão lembrar disso, rs )
Caro Juvenal. Eu e minha esposa estamos colaborando com uma rede de voluntários que estão preparando material para as unidades de saúde da cidade. O que sabemos é que em algumas unidades da região, os profissionais de unidades de saúde estão usando capas de chuvas descartáveis devido a ausência de aventais. Há um esforço localizado em separar os materiais para serem esterilizados com radiação (UV ou ionizante) ou com ozônio para reutilização. Os estoques dos fornecedores de materiais está zerado. Mesmo com recursos dos fundos de emergência ou de calamidade, os fornecedores estão como estoques zerados. Esse é o problema.
Que comentário estúpido.
É preciso deixar claro algumas coisas: – O KC-390 ainda não está plenamente operacional na FAB, ainda estão sendo treinadas tripulações e equipes de manutenção, além toda uma parte de procedimentos e doutrinas de operação e manutenção – simplificando, uma bruta documentação – que tem que ser desenvolvidas p/ uma aeronave totalmente nova e completamente diferente em suas características e capacidades em comparação c/ o C-130 operado há décadas pela Força. Esse transporte só foi possível porque foi programado como uma etapa desse processo. – Ninguém arriscaria utilizar uma aeronave ainda nessa fase p/ viagens de tão longa duração, tendo… Read more »
Olá Luciano. Há duas questões contraditórias. Se por um lado é necessário alguma cautela no emprego das novas aeronaves (cautela e caldo de galinha nunca dão problemas) há a emergência sanitária. Talvez a FAB ainda precise treinar mais tripulações para colocar os 3 KC 390 em operação, talvez a FAB ainda não consiga abastecer os aviões em missão, talvez apenas um ou dois dos aviões ainda não possam voar. Por outro lado, os KC390 já foram para outros países (Ásia, Europa, América do Norte, etc). A situação é grave. Urgência é diferente de pressa.
Temos opções até mesmo de aviões civis p/ realizar essas tarefas. Não dá p/ comparar campanha de demonstração da Embraer c/ transporte de carga vindo da China.
Olá Luciano. Já escrevi sobre essas opções há uma ou duas semanas atrás. Está claro que o governo federal está anotando os esforços.
Vocês dois expuseram bons pontos. Acho que o que está de fato ocorrendo é um pouco de ambas as opiniões. Acredito que a FAB já tenha ‘certificado’ o KC-390 para determinados tipos de missão de transporte e provavelmente, em situações normais, o declarariam plenamente operacional antes de fazer esse tipo de transporte, mas na situação de urgência na qual nos encontramos, os colocou em serviço limitado para cumprir determinadas tarefas. É uma situação em que as pessoas em geral podem passar à ter um novo apreço à aviação de transporte, que sempre é fundamental, mas que poucas vezes é notada… Read more »
Não estamos falando em reabastecimento no ar ou jogar carga na selva.
Estamos falando de um simples vôo entre dois aeroportos bem estruturados e levando um pouco de carga.
De “excepcional “, só a ambulância, que deve pesar no máximo, 4 toneladas.
Transportar alguns pallets não é nada demais.
O KC-390 está certificado e operacional para missões de transporte logístico, REVO e laçamento de cargas. Ainda não está certificado para outras missões. A questão não é certificação aqui, mas sim o treinamento de tripulações e criação das doutrinas e procedimentos operacionais.
Obrigado pelo esclarecimento, Fernando! Não sabia exatamente se certificação era o termo correto, por isso coloquei entre ‘ ‘ 🙂
Olá Fernando. Há uma semana tenho falado nisso. A FAB tem capacidade de colocar pallets de cargas no KC390 da China para o Brasil, mesmo que tenha que fazer 3 ou 4 escalas. O problema parece estar no indecisao do governo federal (ou em sua decisão de sabotar o esforço contra o vírus). Nesse contexto, faz sentido as piadinhas da dupla “cebolinha e bananinha”.
Amigo, vc está politizando uma questão técnica. Essa fase de treinamento e adequação da FAB ao KC-390 estava prevista p/ ser concluída por volta de Agosto, segundo um oficial da FAB em entrevista no YT, ninguém podia imaginar o que estamos enfrentando, estão tentando acelerar o processo, mas de forma segura e responsável.
Repito, não politize, as FAs não aceitam isso.
Caro Luciano. Em meados de março era uma questão técnica. Em meados de abril virou uma questão política. Temo o que será em meados de maio. A FAB está abaixo do Planalto. A determinação (ou falta dela) vem do gabinete da presidência (o melhor paralelo foi a missão de buscar os brasileiros na China. A FAB só decola com ordem). A discussão pode ser ideológica (defesa de ideias), pode ser eleitoral (defesa de partidos) ou pode ser política (defesa de ações de governo). Esse momento é necessário politizar a questão. O governo está ou não 100% empenhado em proteger a… Read more »
O volume de cargas para trazer da China para o Brasil é tão grande que é inviável colocar o KC390 para tal tarefa. O ideal neste caso é contratar aeronaves comerciais cargueiras, com muito maior capacidade.
Um voo Brasil-China é complexo e caro para uma aeronave militar desenhada para transporte tático. Apesar de ser plenamente viável, depende de um grande número de escalas e cada escala precisa de autorização prévia, o que é demorado.
Muito melhor contratar transporte cargueiro civil, com maior autonomia e capacidade de carga.
Olá Fernando. É o que tenho escrito há semanas. A solução mais simples é fretar aviões cargo. Não sendo possível, emprega-se os meios especializados da FAB (KC390 e C/KC130). Não sendo possível, usa-se os meios do GTE (VC1 e VC2). Essas são as opções na mesa. Nenhuma foi acionada.
Vai linha do que coloquei, o problema não é a aeronave, mas a adequação da FAB a ela. Lembrando que, por exemplo, uma carga mal instalada pode comprometer o CG de uma aeronave, o Loadmaster tem que saber muito bem o que está fazendo – apesar de no KC-390 existir um sistema avançado p/ auxiliar nessa tarefa, a responsabilidade final ainda é do tripulante – além da própria fixação das cargas. Falhas nessas operações já derrubaram muitos aviões.
Ola Luciano. Você tem razão. Assisti uma vez um episódio “desastres aéreos” de um 747 Cargo que se acidentou no Afeganistão logo após a decolagem devido o descolocamento de carga dentro do avião. Lembro do C130 da FAB que caiu perto de Fernando de Noronha. Em outro episódio do “desastres aéreos” um bimotor regional carregado de bagagem e passageiros caiu ao decolar quando recolheu o trem de pouso e deslocou o CG poucas dezenas de centímetros á frente.
Algumas vezes o erro é tão grande que a aeronave parada no solo chega a levantar o nariz, mas muitas vezes só se percebe em voo, c/ grandes chances de causar uma acidente.
Esse foi um vôo normal. Um simples vôo do Rio para Manaus. Que doutrina tão excepcional existe em um voo tão simples? Treinar tripulações? Para quê? Se a FAB não tiver dois pilotos que possam pilotar um avião comum como o KC 390, que certamente a Embraer desenvolveu, em conjunto com e para a FAB, para tentar ser o mais parecido possível com aviões civis, nossa força aérea estaria muito mal… O KC 390 não deve ser muito diferente de voar em relação a um ejet. Provavelmente aproveitaram avionicos de prateleira. Os motores são os que equipava os Airbus da… Read more »
Nonato… mas uma vez vc simplifica demais a coisa.
Para vc é só colocar combustível e voar. Nem imagina a complexidade de se implementar uma nova aeronave numa força aérea.
E sim, tem tripulações já treinadas (tripulação não é só piloto para sua informação). E é por isso que estão fazendo estes voos aí conforme noticiado.
Aproveitar aviônicos de prateleira não quer dizer muita coisa meu amigo. Um Ejet e um KC poderiam usar exatamente a mesma aviônica, e mesmo assim sua operação seria diferente (sei que não é a mesma aviônica) pois o Software é diferente.
É impressão minha ou a FAB tem evitado o transporte de civis no KC-390, dando preferência ao menos capaz C-130?
C-390. Perdeu o K.
Não perdeu não.
“A nova aeronave multimissão da Embraer foi rebatizada. De KC-390, tornou-se C-390 Millenium, contudo mantendo suas características tanto para o uso civil (certificado ANAC) quanto para o uso militar (certificado DCTA/IFI).“
C de Cargo.
Na FAB continua sendo KC-390. Pois as aeronaves estão preparadas para missão REVO.
Esta mobilização nacional para conter os efeitos do Coronavirus, é uma ótima oportunidade para a FAB solicitar a aquisição de mais aeronaves de transporte estratégico, retomando o projeto KC-X que acabou engavetado, resultando no aluguel do C-767.
Exatamente.
Parece que as cargas estão vindo da China em 777s da Emirates.
Talvez nenhum avião consiga fazer um voo direto.
Talvez o 787 ou A 350, que estão sendo utilizados em voos ultralongos.
Mas como um 767 usado é muito mais barato e consegue fazer a mesma rota com apenas uma parada, não acredito que uma escala em Dubai ou Telaviv seja problema.
Será que um C 390 com um tanque extra de combustível não poderia fazer uma parada só?
Se for só para trazer máscaras e testes…
A Embraer não consegue colocar um tanque extra dentro do avião?
Uai, em configuração REVO leva até dois tanques extras dentro, mas reduz muito a capacidade de carga…. então.
É muito mais fácil usar um avião comercial / cargo comercial para isso.
Para esta função ele pode levar até 3 tanques extras no compartimento de cargas.
Olá Nonato. Li a mesma coisa.sao aviões de passageiros com as cadeiras retiradas para aumentar a capacidade de carga. Algo inusitado.
-Muito saber que o avião está operacional.
– Odiei esse nome “millenium”. Parece nome de boate decadente ou bordel.
Como tem comentarista especialista em implantação de aeronaves nesta matéria! Desconhecem até o trabalho de escrever um SOP (STANDARD OPERACIONAL PROCEDURES).
Olá Cel.Nery. Que bom ter noticias suas. Espero que esteja tudo bem contigo e com sua família. Qual sua opinião sobre usar os KC390 para transportar os suprimentos médicos fabricados na China para o Brasil nessa situação de emergência, com o risco até de apreensão da carga durante uma escala?
Ninguém apreende carga DENTRO de um avião militar. Acho muito distante, mas melhor que usar VC-2. O ideal é fretar aeronaves maiores. Boa hora pra forçar o GF a dar continuidade ao KCX-2.
Estamos bem, de quarentena em Indaiatuba. De licença sem vencimentos, pelo período de 1 mês.
Fico feliz que todos estejam bem. Aqui estou aproveitando para arrumar os quebrados da casa. Estamos colaborando com uma rede de voluntários para costurar material para as unidades de saúde da cidade. Acho que o Sr levantou o ponto fundamental que é a garantia da carga transportada em um avião militar.
sem vencimentos?
Sim. Eu e milhares de funcionários.
Caro Cel.Nery. De fato, a situação está grave. Torço pra sairmos melhor e mais unidos dessa crise.
Pra buscar coisas na China freta um 747 Ou um Antonov , o kc 390 e para transporte tático e não estratégico.
Retornando de Manuas, agora
https://www.flightradar24.com/ZEUS12/245ac0d7
KC390 seguindo de Anapolis para o sul
Muito lindo. Algo de bom nestes dias de trevas
https://www.flightradar24.com/ZEUS5/245b8fff
Enquanto isso, num outro sentido de esforços, o Ministro da Infraestrutura anuncia um malabarismo enorme pra estabelecer uma rota segura para trazer material hospitalar da China: “Conseguimos estabelecer várias rotas seguras. Uma dessas é via Oriente Médio, podendo parar para reabastecer em Dubai, em Doha, em Tel Aviv. E outra rota que testamos com sucesso também é na África, parando em Adis Abeba, na Etiópia, em Lomé, no Togo, e chegando até Guarulhos”. “Rotas seguras”….em relação a quem??! Uma dica: é um “aliado”!
Olá Luciano. As coisas estão estranhas. O governo federal fretou dois 777 da Latam de passageiros para ir até a China e trazer o material médico inclusive com a carga no piso dos passageiros, onde tive a impressão de que retiraram as cadeiras. Duvido que alguém se lembre de algo parecido antes. Esses voos foram fretados pelas lojas Americanas como doação.