Saab JAS 39E Gripen

Gripen E 39-10 (clique nas imagens para ampliar)

O programa Gripen E/F muda o foco dos testes de voo para os sensores

A Saab mudou o foco de seus testes do Gripen E/F dos testes básicos de voo para os conjuntos táticos e de sensores da aeronave, à medida que o programa prossegue antes das primeiras entregas para a Suécia e o Brasil.

Falando no Seminário anual Gripen da Saab, em 26 de março, o chefe do programa da empresa, Eddy de la Motte, disse que, com os testes de características de voo tendo planejado, o foco agora está na validação dos sistemas de missão da aeronave.

“Temos seis aeronaves atualmente em testes de voo e passamos das 300 horas algumas semanas atrás. Os testes de voo estão em andamento e agora o conjunto tático e os sistemas de sensores são o foco dos testes – o radar, a busca e rastreamento por infravermelho (IRST), a guerra eletrônica (EW) e outros sistemas de missão”, disse de la Motte.

O Gripen E/F é equipado com o radar AESA (Selex ES-05 Raven) e o Selex ES 60 Skyward G – IRST. A suíte EW interna compreende uma antena de banda muito baixa; uma unidade central de EW; um quadrante receptor e transmissor em cada ponta da asa; um receptor e uma fonte de alimentação em cada ponta da asa; e um transmissor para frente e para trás no estabilizador vertical.

Externamente, a aeronave será provisionada para transportar um sistema EW em casulo para fornecer ao Gripen E/F (ou qualquer outra aeronave de combate moderna) um recurso de ataque eletrônico (EA) análogo ao Boeing EA-18G Growler.

O Arexis EA Jammer Pod fornece cobertura para frente e para trás para apoiar a entrada, ataque e saída de um pacote de aeronaves de ataque. Utiliza um sistema de vigilância e aquisição VHF/UHF de radar nas bandas L e S que incorpora a tecnologia AESA de nitreto de gálio (GaN).

Como de la Motte observou, os primeiros resultados recebidos até agora mostraram que os sistemas estão funcionando “muito melhor do que o esperado”.

Gripen E 39-10
Gripen E 39-9

FONTE: Jane’s

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