O Mirage F-1 estaria bem ali, como terceira geração, mas o Mirage 2000 deveria estar com F-14, F-15 e F-16, como um quarta geração. Tudo bem que não evoluiu tanto quanto o F-15 ou F-16… mas é quarta geração.
concordo, o avião tinha fly-by-wire que era uma inovação na época e toda a eletrônica dos outros.
Acho que é mais picuinha russa mesmo…
O F-5 parece também deslocado erroneamente para o campo de cima, deveria estar na segunda…
O Mirage 2000 quando entrou em serviço em 84 já tinha fly-by-wire, os russos somente tiveram acesso a essa tecnologia 10 anos depois. A partir de 1988 tinha capacidade look-down/shoot-down com o radar RDI e a partir de 1992 capacidade BVR com radar RDY e míssil MICA, características de um caça de 4ª geração.
Concordo contigo, o Mirage 2000 se não fosse a política da França de privilegiar as exportações do Rafale, ainda estaria em produção e sendo exportando.
O Mirage 2000C com o radar RDI já tinha capacidade BVR, usando o míssil R-530D e F. Só que esse míssil possuía radar semi-ativo, o que exigia iluminação constante do alvo pelo radar da aeronave. Já o Mica possui radar ativo.
Na minha leiga opinião, os Su-27, Su-30, Su-34 e Su-35 e até o Su-37 são o mesmo avião, ou melhor, a mesma plataforma. De uma certa forma até o Su-50 (T-50).
Na verdade não. O F-5, na versão E, possui tudo do que se espera de uma geração à frente da 2ª do MiG-21, menos mísseis e radar BVR, afinal era um caça simples: – Eletrônica digital; – Menores velocidades de pouso e decolagem; – Maior docilidade de comandos, sem “surpresas” para o piloto. – No caso de caças, melhores taxas de curva instantânea e sustentada. – Até coisas que só viraram padrão em caças de 4ª, como o para-brisas em peça única, uso de LERX para aumentar a agilidade e motor com alta (para a época) relação peso/potência de 7,5:1.… Read more »
J R
Visitante
4 anos atrás
Como não entendo nada de russo, fico com a dúvida dos critérios que utilizaram para distinguir uma geração da outra.
Paulo, acho que você não entendeu o infográfico. Ele está realmente à frente. A posição refere-se ao ano de criação/entrada em serviço. Como o Raptor foi o primeiro, é óbvio que ficaria para trás.
Rogerio Loureiro
Visitante
4 anos atrás
Não entendi o motivo de tanto alarde por muitos sobre este infográfico.
O título diz: As gerações de caças, segundo os russos.
Segundo os russos.
Ponto.
Precisa desenhar?
Clésio Luiz
Visitante
4 anos atrás
Está mais ou menos como eu imagino o que seria o ideal. Os pontos que eu mudaria seriam: – O Mirage 2000 possui as características que se espera de um quarta geração, como controles assistidos eletronicamente e, no caso de um caça, alta agilidade e relação peso/potência. Estabilidade estática relaxada. Radar de múltiplos modos digital reprogramável, com efeito doppler de segunda geração. – Talvez o F-4, principalmente na versão “E”, como caça de 3ª geração. Possui características de voo mais dóceis que um de 2ª geração, como menores velocidades de pouso e decolagem, além de estol mais manso. Tanto que… Read more »
Eduardo F.
Visitante
4 anos atrás
A rivalidade e o instinto de sobrevivência sempre impulsionou a humanidade a suplantar seus limites. Como é lindo ver a evolução. gostaria de ver daqui a 100 anos o que teremos. “Naqueles anos de 2020 o pessoal ainda voava naquela carrocinha do F-35 ou naquele teco-teco do T-50”.
O que o Mirage 2000 faz nos 3G?
O Mirage F-1 estaria bem ali, como terceira geração, mas o Mirage 2000 deveria estar com F-14, F-15 e F-16, como um quarta geração. Tudo bem que não evoluiu tanto quanto o F-15 ou F-16… mas é quarta geração.
concordo, o avião tinha fly-by-wire que era uma inovação na época e toda a eletrônica dos outros.
Acho que é mais picuinha russa mesmo…
O F-5 parece também deslocado erroneamente para o campo de cima, deveria estar na segunda…
O Mirage 2000 quando entrou em serviço em 84 já tinha fly-by-wire, os russos somente tiveram acesso a essa tecnologia 10 anos depois. A partir de 1988 tinha capacidade look-down/shoot-down com o radar RDI e a partir de 1992 capacidade BVR com radar RDY e míssil MICA, características de um caça de 4ª geração.
Concordo contigo, o Mirage 2000 se não fosse a política da França de privilegiar as exportações do Rafale, ainda estaria em produção e sendo exportando.
O Mirage 2000C com o radar RDI já tinha capacidade BVR, usando o míssil R-530D e F. Só que esse míssil possuía radar semi-ativo, o que exigia iluminação constante do alvo pelo radar da aeronave. Já o Mica possui radar ativo.
F-14 quarta geração ?!!?
Não adicionaram o J-20 nessa lista?
e para piorar, colocaram o T-50
Interessante, bem detalhado.
Bem exemplificado.
Colocaram o SU-27, mas não colocaram o SU-30 e nem o SU-35!
Su-27, Su-30 e Su-35 são o mesmo avião. Até o Su-34. A mesma plataforma. Na minha leiga opinião.
Na minha leiga opinião, os Su-27, Su-30, Su-34 e Su-35 e até o Su-37 são o mesmo avião, ou melhor, a mesma plataforma. De uma certa forma até o Su-50 (T-50).
O T-50 não tem nada a ver com a plataforma T-10.
Como falei, sou leigo!
Colocaram F5 e Mig21 em gerações distintas? Oo
Como assim ? Um é a versão do outro feita pelo outro lado.
Na verdade não. O F-5, na versão E, possui tudo do que se espera de uma geração à frente da 2ª do MiG-21, menos mísseis e radar BVR, afinal era um caça simples: – Eletrônica digital; – Menores velocidades de pouso e decolagem; – Maior docilidade de comandos, sem “surpresas” para o piloto. – No caso de caças, melhores taxas de curva instantânea e sustentada. – Até coisas que só viraram padrão em caças de 4ª, como o para-brisas em peça única, uso de LERX para aumentar a agilidade e motor com alta (para a época) relação peso/potência de 7,5:1.… Read more »
Como não entendo nada de russo, fico com a dúvida dos critérios que utilizaram para distinguir uma geração da outra.
O que o T50 faz junto ao F22 e F35 ?
Rússia terra mãe da fanfarronice.
Seria muito bacana ver um infográfico assim sobre Brasil, desde o 14-Bis até hoje.
Daria umas 2 gerações e meia…
Joao Moita Jr
Seria um infográfico bem pequeno, pequeno mesmo, muito pequeno.
João, em sua pergunta o amigo já fez o infográfico pretendido.
Esse infografico deve ser antigo..de uns 10 anos atras ou mais. Não tem o J-20, o Su-57 ainda era T-50…
5 anos (https://masterok.livejournal.com/2458055.html)
Com muitas reclamações sobre erros e modelos faltantes (Su-7/17 , F-117 , etc..)
Acredito que só colocaram aeronaves com capacidade de combate ar-ar. Isso exclui os Su’s citados, bem como o F-117.
Então o T 50, que sequer está pronto, ficou ao lado do F 35 e na frente do F 22?
Hahahaha.
Piada pronta.
Paulo, acho que você não entendeu o infográfico. Ele está realmente à frente. A posição refere-se ao ano de criação/entrada em serviço. Como o Raptor foi o primeiro, é óbvio que ficaria para trás.
Não entendi o motivo de tanto alarde por muitos sobre este infográfico.
O título diz: As gerações de caças, segundo os russos.
Segundo os russos.
Ponto.
Precisa desenhar?
Está mais ou menos como eu imagino o que seria o ideal. Os pontos que eu mudaria seriam: – O Mirage 2000 possui as características que se espera de um quarta geração, como controles assistidos eletronicamente e, no caso de um caça, alta agilidade e relação peso/potência. Estabilidade estática relaxada. Radar de múltiplos modos digital reprogramável, com efeito doppler de segunda geração. – Talvez o F-4, principalmente na versão “E”, como caça de 3ª geração. Possui características de voo mais dóceis que um de 2ª geração, como menores velocidades de pouso e decolagem, além de estol mais manso. Tanto que… Read more »
A rivalidade e o instinto de sobrevivência sempre impulsionou a humanidade a suplantar seus limites. Como é lindo ver a evolução. gostaria de ver daqui a 100 anos o que teremos. “Naqueles anos de 2020 o pessoal ainda voava naquela carrocinha do F-35 ou naquele teco-teco do T-50”.