F-5 Tiger III - foto Força Aérea do Chile - FACh

F-5 Tiger III – foto Força Aérea do Chile – FACh

Em maio de 1974 o Chile aceitou a oferta de 18 caças Northrop F-5E Tiger II dos EUA, posteriormente modificada para 15 exemplares do modelo E e três do recém lançado F-5F.

O contrato assinado em setembro daquele ano era de pouco mais de US$ 44 milhões, com o cada monoplace custando cerca de US$ 2 milhões e o biplace pouco mais de US$ 3 milhões.

O F-5 foi o primeiro caça a jato adquirido novo pelo Chile e colocou a Força Aérea do país no mesmo patamar das forças aéreas regionais.

Os F-5E chilenos receberam uma modernização da década de 1990 semelhante à que a FAB fez depois fazendo nos seus F-5.

O upgrade de 12 F-5E e 2 F-5F foi realizado pela IAI, compreendendo a instalação de um radar multimodo Elta EL/M-2032B, HUD, barramento digital MIL-STD 1553B, cockpit HOTAS, RWR/ECM integrados com chaff/flare e mísseis Shafrir Python III.

Por causa das mudanças, os aviões foram rebatizados como Tiger III.

Painel do F-5E Tiger III da FACh – foto IAI

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Esse tem a cor cinza, então para alguns ainda presta, ao contrário dos nossos que são verdes e são do Brasil! Essa aeronave daqui uns dias começa a falar para poder pedir aposentadoria.

Wellington

Nonsense.

GEN Escobar

Não dá ideia…(rs)…

Francisco Bastos

Um F16 caiu no Paquistão no dia 11/03. Não vai sair nenhuma nota?

Marcelo Machado

Dois milhões de dólares em 1974 representam aproximadamente dez milhões de dólares hoje, em análise baseada no poder de compra https://www.in2013dollars.com/us/inflation/1974?amount=2000000

Isso mostra o quanto os caças, naquela época, eram relativamente mais baratos. O F5 não era um caça dos mais caros, colocando-o num patamar parecido com o Gripen ou o que foi o F16. Caças que hoje não se compra por menos de 40 milhões de dólares.

Tutu

Na realidade eu considero que os equivalentes modernos de um F-5 são algo no nível de KAI T-50 ou um M-346.

Pablo

Pra mim o F-5, A-4 e o F-4 são lendas na aviação mundial!

Fabio Araujo

E não esqueça o Mirage III, e os MIG’s 15,17 e 21 também são lendas!

Peter nine nine

E F16, F15, F14… ?

Pablo

Respeito a opinião de vocês, mas pra mim são esses com acréscimo do F-14 e Mirage.

Fabio Araujo

O Bicudo fazendo história!

Camargoer

Olá Fabio. Sou fã do Lighting inglês e acho o Mirage2000 o Cacá mais lindo já fabricado.

Flanker

No 4⁰ parágrafo fala sobre a modernização feita atualmente pela FAB nos seus F-5. Entretanto, a modernização dos nossos F-5 foi encerrada há uns 2 anos, com a entrega dos F-5FM ex-Jordânia modernizados.

RUDIPY3TO

Eles voam bem armados hein….TKS

J R

estão lá no Sul do Chile, na área quente junto ao Peru e seus Mig e Mirages, ficam os F-16. Os F-5 hoje existem para fazer pressão na Argentina..

Glasquis7

Os F5 TIII do Chile são a terceira de 5 linhas de caças da FACh. 1a. F 15 BLK 50, 2a. F 16 MLU, 3a. F5, 4a. A36 e 5a. A29. Se não me engano, estes F5, foram os primeiros no mundo, a receberem esta modernização. Em 2010 foram retirados da Base Aerea Cerro Moreno, no norte do Chile e transladados até a Base Aérea Chabunco, no sul do Chile. Em 2013 , se espalhou o boato de que os uruguaios estariam comprando eles devido a uma apresentação da FACh durante as comemorações dos 100 anos da FAU mas, a… Read more »