Bombardeiros Tupolev Tu-160 são interceptados sobre o Mar da Noruega e o Atlântico
Em 12 de março de 2020, dois bombardeiros Tupolev Tu-160 “Blackjack” das Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) foram interceptados no espaço aéreo internacional sobre o Mar da Noruega e o Atlântico por várias aeronaves da OTAN.
Segundo a Agência de Notícias Russa TASS, dois Tu-160s estratégicos concluíram um voo planejado no espaço aéreo sobre as águas neutras do Mar de Barents, do Mar da Noruega e do Oceano Atlântico. Foi declarado que a duração do voo foi superior a quinze horas. As tripulações Tu-160 realizaram reabastecimento em voo com aviões-tanque Il-78.
Em alguns estágios da rota, os Blackjacks foram acompanhados pelos F-16AM da Royal Norwegian Air Force e Typhoons FGR4s da Royal Air Force.
No início desta semana, vários Quick Reaction Alerts (QRA) foram lançados por causa dos Tupolev da marinha russa Tu-142s se aproximando da OTAN e da NORAD Aerospace.
Está ficando “divertido”…certamente testando radares e prontidão das defesas da OTAN.
Qual intuito disso ? Veremos nos próximos capitulos…
Isso rola desde os tempos da guerra fria.
Exato em ambos os lados
Só os voos de rotina, isto termina sendo bom para os russos e para a OTAN, teta o nível de prontidão, os pilotos estão sempre em ação, ainda serve de desculpa para evitar cortes nos orçamentos.
Testar a prontidão das defesas da OTAN em meio à uma Pandemia é algo digno de nota.
Belíssima aeronave juntamente com o B-52! Ambas impõem muito respeito!
Quando a Forca Aerea Norueguesa ve que sao Tu-160, enviam os F-16 ao inves de F-35 para nao passarem vergonha como da outra vez.
Se o Tu-160 acelerar nem o F-16 alcança só o F-15 tem velocidade compatível.
Esse entende dos parangolés!
Qual foi a vergonha Marcelo?