Tu-142 e MiG-31

Tu-142 e MiG-31 foram acompanhados pelos F-35 da Noruega

Um par de caças F-35 da base aérea de Ørland e dois F-16 de Bodø seguiram dois Tu-142 e um MiG-31 sobre os Mares da Noruega do Norte no sábado

Pela segunda semana consecutiva, aeronaves russas de reconhecimento marítimo e guerra antissubmarino (ASW) voam muito mais para o sul, na chamada lacuna GIUK (Groenlândia-Islândia-Reino Unido) do que o normal. A GIUK é a área no norte do Atlântico que forma um ponto de estrangulamento naval, importante para a Marinha Russa em caso de conflito.

Os aviões no sábado vieram do norte e foram notados pela estação de controle aéreo em Sørreisa, norte da Noruega, informa o Joint Head Quarters.

Dois F-16 da estação aérea de Bodø, ao norte do Círculo Polar Ártico, foram acionados para identificar os aviões russos. Ao continuar mais ao sul, fora do espaço aéreo norueguês, outros dois F-35 decolaram da base aérea de Ørland, no sul da Noruega.

“As Forças Armadas estabeleceram ontem o reforço extra do F-35 da estação aérea de Ørland para aumentar a soberania”, disse o chefe da Força Aérea da Noruega, major-general Tonje Skinnarland.

Voando asa a asa, o evento no céu ao largo da Noruega no sábado é histórico. É a primeira vez que os novos F-35 da Noruega foram enviados para identificar aviões russos.

Ainda mais ao sul, sobre o Mar do Norte, dois caças britânicos Typhoon assumiram a missão de monitorar os aviões russos.

Os F-16 da Noruega de Bodø, os F-35 de Ørland e os Typhoons britânicos fazem parte do Quick Reaction Alert (QRA) da OTAN.

Aviões antissubmarino da Marinha Russa normalmente voam no mar de Barents e nas partes mais ao norte do mar da Noruega. Nos dias 26 e 27 de fevereiro, no entanto, os aviões voaram muito mais ao sul sobre o mar da Noruega do que o normal.

Bem como no sábado, 7 de março.

O avião antissubmarino Tu-142 da frota do norte da Rússia é uma versão de patrulha marítima dos bombardeiros estratégicos Tu-95. O principal objetivo dos aviões é caçar submarinos da OTAN e realizar inteligência eletrônica.

Os voos de sábado com o Tu-142 duraram mais de 13 horas e foram apoiados por reabastecimento em voo de uma aeronave Il-76, de acordo com o serviço de imprensa da frota do norte.

Caças MiG-31 seguiram a aeronave antissubmarino apenas em partes da rota e não por todo o sul do Mar do Norte.

Não se sabe quantos submarinos da OTAN navegam atualmente no Atlântico Norte, mas os navios de vários membros da OTAN estão atualmente na Noruega, trazendo suprimentos para o exercício multinacional Cold Response.

O exercício ocorre no norte da Noruega e durará até 18 de março.

A Força Aérea Norueguesa está atualmente em um período de transição e manterá os F-16 no QRA para a OTAN na base aérea de Bodø até 2022. Então, alguns F-35 estarão em stand-by na base aérea de Evenes, no norte da Noruega, enquanto grande parte dos F-35 operará a partir da base aérea de Ørland.

Até 2025, todos os F-16 serão aposentados e a nova frota de 52 caças F-35 estará totalmente operacional.

Até agora, a Força Aérea Norueguesa recebeu 15 novos aviões, dos quais quatro estão atualmente em Keflavik, realizando a missão de policiamento aéreo da OTAN na Islândia.

O Ministério da defesa da Rússia divulgou um video feito de dentro do Tu-142 mostrando os Typhoons da RAF e os F-35 que realizaram a interceptação. O vídeo mostra também o MiG-31 fazendo a escolta armado com misseis R-33

FONTE: The Barents Observer

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