A Lockheed Martin entregou o 500º caça F-35, com a frota também superando a marca de 250.000 horas de voo.

O 500º exemplar entregue é um F-35A que servirá com a Guarda Nacional Aérea de Vermont, disse a Lockheed. Uma imagem do jato mostra que possui o número de registro AF5343.

Das 500 aeronaves entregues até agora, 354 são F-35As, 108 são F-35Bs com capacidade de decolagem curta/aterrissagem vertical (STOVL) e 38 são F-35Cs para operações em porta-aviões da Marinha dos EUA.

A marca de 250.000 horas inclui aeronaves usadas pelos EUA e clientes internacionais para testes, treinamento e operações.

“Esses marcos são uma prova do talento e dedicação das equipes conjuntas do governo, militares e da indústria”, disse Greg Ulmer, vice-presidente e gerente geral do programa F-35 da Lockheed Martin.

“O F-35 está fornecendo uma capacidade de combate de 5ª geração sem precedentes para o combatente ao custo de uma aeronave herdada de 4ª geração.”

Embora o programa esteja alcançando seu ritmo, ele ainda sofre de problemas. Em janeiro, o Gabinete do Departamento de Defesa do Diretor de Teste e Avaliação Operacional divulgou um relatório ao congresso, declarando que o F-35 tem 873 deficiências.

“Embora o programa esteja trabalhando para corrigir deficiências, novas descobertas ainda estão sendo feitas, resultando em apenas uma pequena redução no número total de deficiências”, disse o relatório.

Os problemas do F-35 incluem 13 deficiências da Categoria 1. Tais problemas “podem causar morte ou ferimentos graves; pode causar perda ou grandes danos a um sistema de armas; restringe criticamente os recursos de prontidão para combate da organização que os utiliza; ou resultar em uma parada na linha de produção”, de acordo com a definição da Força Aérea dos EUA (USAF).

As deficiências do F-35 são agravadas por problemas de manutenção que atrapalharam a taxa de capacidade de missão da aeronave abaixo da meta de 80% do Departamento de Defesa. A taxa de capacidade de missão é a porcentagem de aeronaves capazes de executar pelo menos uma missão, excluindo aeronaves em manutenção de parque ou submetidas a grandes reparos.

FONTE: FlightGlobal

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