45 anos do F-5 na Força Aérea Brasileira
Caça ultrapassou a marca de 285 mil horas de voo na FAB
O Northrop F-5E Tiger II foi o segundo caça supersônico da FAB, o Mirage IIIEBR foi o primeiro.
Em outubro de 1974, durante o governo Geisel, a FAB encomendou à Northrop 42 caças F-5 (36 do modelo E, Tiger II e 6 do modelo B), ao preço na época de 72 milhões de dólares.
Em 28.2.1975 teve início, em Palmdale, a “Operação Tigre”, o traslado dos primeiros F-5 da FAB para o Brasil.
Em 12.3.75 chegaram os 3 primeiros F-5 ao Brasil, do modelo B, biplace de treinamento, na Base Aérea do Galeão.
Em 3.10.1975 chegaram à Base Aérea de Santa Cruz os 6 primeiros F-5E, que já estavam no Brasil, mas em Anápolis, aguardando o término das obras na pista da BASC.
Em 22.4.1976 atiraram pela primeima vez, oficialmente, contra alvos no solo, no aniversário do 1o. Grupo de Aviação de Caça.
O primeiro reabastecimento em voo ocorreu (e 1º no Brasil) ocorreu em 4.5.1976, por um C-130 da FAB.
Alguns dos F-5E foram entregues com plataformas de navegação inercial.
Vida operacional
Ao longo desses 45 anos, o F-5 participou de diversas missões para a segurança do País, a exemplo da Guerra das Malvinas, quando um bombardeiro inglês Vulcan foi interceptado quando se dirigia ao Rio de Janeiro em emergência.
Já na Copa do Mundo, em 2014, as aeronaves também foram utilizadas para a defesa do espaço aéreo e de pontos estratégicos nas cidades-sede.
Com a aposentadoria dos Mirage, em 2013, o F-5 passou a ser a principal aeronave para defesa aérea do espaço aéreo brasileiro. Para isso, os F-5 passaram por um processo de modernização, com início em 2006 e conclusão em 2013, que incluiu a troca do radar, dos sistemas de bordo e dos armamentos. A aeronave conta hoje com equipamentos como um sensor de mira acoplado ao capacete, que pode ser utilizado para guiar os mísseis com o movimento da cabeça do piloto.
Hoje, modernizados, os F-5 integram quatro esquadrões da FAB: o Pampa (1°/14° GAV), sediado em Canoas (RS); o Pacau (1°/4° GAV), sediado em Manaus (AM); o 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), sediado em Santa Cruz (RJ) e o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado em Anápolis (GO).
Alguém poderia informar quais países ainda operam o F-5.
Chile, Suíça, Tailândia e a Usaf (pelo que sei, apenas como caças agressores em treinamento). Que eu saiba ( e lembre ), são esses.
Havia visto um vídeo da força aérea sul coreana operando os F-5 em conjunto com os F-4 Phantom.
Tem uns países lá pela Ásia Leste também, não me lembro quais, acho que Tailândia e Indonésia. Tem que lembrar do Irã também…
México também
Verdade
E contaria o “Kowsar” – cópia fiel do F5 nessa relação?
Honduras estocou os deles.
México estava em vias de fazer isso também.
Taiwan também opera.
a nasa tbm!
Honduras
Taiwan (?)
Apenas a título de curiosidade. Imaginemos que desse uma louca no comando da FAB e decidissem que a frota de combate do Brasil seria formada só por F5. Para isso, o Brasil compraria TODOS os F5 ainda em uso no mundo para modernizá-los e empregá-los operacionalmente. Quantos F5 teríamos (estimativa, claro)?
Em 2018 haviam 403 ativos, sendo o 10° em quantidade de aeronave de combate, com cerca de 3% do total;
Barein, Botsuana, Brasil, Chile, Honduras (ja deve ter aposentado), Indonésia, México (já deve ter aposentado), Marrocos, Kenia, Irã, Suíca, Coréia do Sul, Espanha, Tailandia, Tunísia, Turquia, EUA, Iemem. Flight Global 2018
Obrigadíssimo.
O Chlle tem a sua Frota de F5 TIII ativos naquela que seria a sua terceira linha de caças e deverão permanecer operativos até 2030 já que foram trocadas as “peles” das assas pra garantir a sua perfeita operacionalidade.
Só forças aéreas TOP:
Botswana, Etiópia, Honduras, Irã, Jordânia, Kenia, México, Marrocos, Malásia, Sudão, Suíça e Tunísia.
Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_F-5
Marrocos opera F16 modernissimos também…
Chile, Marrocos e Jordânia tem F-16
Suíça tem F-18
Irã tem F-14 e F-4
Etiópia tem SU-27
Malásia tem SU-30, MIG-29 e F-18
Sudão tem MIG-29, SU-24 e SU-25
Alguns países usam o F-5 apenas como treinadores, como os USA.
Quem tem o F-5 como principal caça de combate:
Brasil, Botswana, Honduras, Kenia, México e Tunísia.
Mas, o F-5 nunca foi pensado ou teve pretensão de ser um caça top. Foi feito para set barato de adquirir, operar e manter. E foi muito além do que seus projetistas idealizaram, sendo modernizado e atualizado em praticamente todos os países operadores. Bem mantido, e usado de maneira a potencializar seus pontos fortes, é um adversário a ser respeitado. Só quem não entende nada do assunto ou tem preconceito contra o modelo, o desdenha. Dificilmente um outro caça da FAB terá uma história tão rica, seja em missões, utilizações, perrengues e causos, como o F-5.
“só quem não entende nada do assunto ou tem preconceito contra o modelo, o desdenha”
Exatamente!!!
Chile, Suíça, Tailândia, Coreia do Sul, Taiwan e US Navy também operam.
Complementando, conforme publicação do site Flight Global de 2018: Barein: 12; Botsuana: 13; Brasil: 45; Chile: 11; Honduras: 4 (provavelmente já foram p reserva); Indonésia: 9; México: 3 (também deve ter dado baixa do serviço ativo); Marrocos: 26; Kenia: 22; Irã: 48 (inclui a versão local); Suiça: 36; Coreia do Sul: 194; Espanha: 19; Tailandia: 34; Tunisia: 15; Turquia: 24; Estados Unidos: 13 Marines, 29 Navy mais 501 T-38 (origem do F5); Yemen 13. Posso ter cometido algum engano ao ler a publicação ou digitar, mas é basicamente isso ai. Recomento entrar no site, cadastrar e baixar o pdf, para… Read more »
Só uma pequena correção: Na FAB, são 43 F-5EM e 5 F-5FM (pois o 4811 foi perdido em acidente em Santa Cruz e o 4806, mesmo “pousando” sozinho,; tb em Santa Cruz, até onde sei não foi desativado, estando no PAMA-SP).
Ouvi conversa de que o 4811 vai voltar a voar em breve.
Honduras tb.
F-5 nos filmes: Top Gun sendo um ficticio MIG 29 e no filme de J C Van Dame denominado Inferno.
Ahem… MiG-28…
“Hoje, modernizados, os F-5 integram quatro esquadrões da FAB: o Pampa, sediado em Canoas (RS); o Pacau, sediado em Manaus (AM); o Jambock e o Pif Paf, sediados em Santa Cruz (RJ).”
E o GDA em Anápolis? Não conta? hehehe
Obrigado pela lembrança, Juliano. Esquecemos que os F-5 foram pro GDA após a desativação dos Mirage 2000. Abs!
Dos jordanianos so modernisaram os f ou os E tambem foram alguns ?
Até onde eu sei, só os F
Foram modernizadas as 3 células do modelo F ex-jordanianas – 4810, 4811 e 4812. O 4811 foi perdido em acidente, logo após decolar de Santa Cruz.
Forever!
Embora muitos ignorantes façam chacota dessa aeronave, eu considero-a um dos mais revolucionários projetos de caça. Feito para quebrar a tendencia de aumento de tamanho, peso, complexidade e custo das novas aeronaves durante a década de 1950, é um fantástico exemplo do que a boa engenharia é capaz de alcançar: – Por exemplo, é um dos raríssimos caças com peso máximo de decolagem duas vezes e meia a do seu peso vazio; – Primeiro caça a empregar “LERX” como recurso de aumento de sustentação, simplificando sobremaneira o projeto das asas e ainda reduzindo peso e arrasto; – Sua motor turbojato… Read more »
Clésio, acho que a chacota que você mencionou não decorre da aeronave em si, mas do fato de ser o único vetor supersônico em operação na FAB, em quantidade reduzidíssima para a relevância do país, e mal armada.
Além disso, uma aeronave com 45 anos de uso pode ter muitos méritos, mas está evidentemente obsoleta.
Clésio, tomara que os brigadeiros da FAB não leiam o seu comentário, ou corremos o risco de ficarmos outros 45 anos com ele. Um caça barato para países do 3o mundo com carga de armas pequena e curto alcance. Para países bem pequenos e pobres, serviu muito bem na década de 60, 70 e 80. Para países medianos serviu bem como caça de Segunda Linha, para ser o Low de um High/Low mix. Principalmente para países pequenos, e ou com conflitos próximos. Como um caça de defesa de ponto de curto alcance para combates WVR. E barato para ser adquirido… Read more »
Você criticar os tomadores de decisão e aqueles responsáveis pela grana, tudo bem. O que não se pode falar é do avião em si. Ele entregou, e entrega, tudo aquilo para o que foi projetado e muito mais. Tsnto que há em andamento, programas de modernização e/ou revitalização do modelo em pelo menos 2 países operadores.
Se essa porcaria prestasse os USA o teriam adotado como caça de sua força aérea. Foi um aviaozinho projetado para paisecos vassalos.
Excelente e informativo comentário Clésio Luiz !!!
Bobagem esse comentário, pegue o Spitfire como exemplo e ele também terá um rol de coisas boas e elogios rasgados, mas nem por isso se deve ter spitfire operacional na força aérea de algum país, o passado passou, o F-5 “FOI” um excelente caça, há 40/50 anos, hoje não é mais, acabou, somente forças aéreas miseráveis e mixurucas contam com ele atualmente, fico imaginando como riem da gente lá fora, é uma situação vexatória, ninguém deve se iludir a esse respeito.
excelente comentário Clésio, as pessoas se esquecem que o F-5 é um caça de terceira geração feito há décadas passadas e acabam querendo compará-los a vetores mais modernos de quarta geração ou que tiveram versões atualizadas pelos fabricantes. Vale lembrar que os F-5 brasileiros fizeram bonito em combate simulado contra os F/A-18 Super Hornet da USNavy
Na época não era viável uma produção sob licença para alavancar a industria aeronáutica do país e disponibilizar um número maior de aeronaves mais personalizadas a FAB?
Não, infelizmente não era. A EMBRAER ainda estava engatinhando, mesmo que em passos firmes, mas ainda não estávamos nesse nível. Todo esse processo de envolver o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira com reequipamento da FAB remonta à década de 1950. A tração da indústria aeronáutica Brasileira só conseguiu ganhar tração com o avanço da EMBRAER em adquirir tecnologia através de parcerias (Xavante e AMX, por exemplo) e desenvolver em cima delas alguns projetos de extremo sucesso que acabaram nos levando até o patamar dos dias atuais.
Sr Roberto F.S. respondeu a minha pergunta. O Talvez não pode ser entendido como um talvez sim desde que atenda as peculiaridades da tecnologia atual. Concorda? Temos condições para essa proeza hipotética? Obrigado e reitero apreço.
A FAB, na época, deveria se interessar em comprar o projeto do F-20 e produzi-lo no Brasil.
A Embraer já estava produzindo o Xavante. Não creio que uma caça simples como o F-5 fosse um salto grande demais.
E no final das contas com certeza teríamos mais F-5 que Xavante operando na FAB.
Eu acho que sim. Na época seria perfeito para isso. Suíça, Coreia do Sul e Taiwan construíram o F-5E/F sob licença.
Li por aí que a Embraer fabricou uns poucos intens da fuselagem do F-5E, como forma de compensação a compra. Nada demais, até porque o F-5 era uma aeronave de construção simples.
Os USA não transferem tecnologias.
A Embraer produziu conjuntos de asas para o F-5 por encomenda da Northrop, quando recebeu tecnologia para produção de estruturas do tipo honeycomb, produziu partes em material composto para a Sikorksy e McDonnell-Douglas, para as quais recebeu tecnologia para a produção desses equipamentos “Made In USA”. Aí, você diz que “os EUA não transferem tecnologias”?
Pergunta de leigo.
Por que dois esquadrões no Rio de Janeiro?.
Não seria melhor ter um desses esquadrões no interior do Brasil?.
Tb não entendo isso,tanto vazio nesse imenso país e concentram dois esquadrões no mesmo lugar.
Vai entender nossa FAB.
Srs. Na opinião de leigo, todas as guerras que já li e estudei, é ganha ( Se é que existe ganhador) através da infraestrutura e logística, e ao que consta, não temos o principal, que seria a defesa anti aérea em locais de suma importância, como FURNAS, Refinarias diversas, produção de aço, extração de minério de ferro, nióbio, redes ferroviárias importantes, industrias diversas, etc. Não fugindo do tema central, posso estar errado, mas se nas montanhas de Minas, interior de São Paulo, Espírito santo, tivéssemos uma segunda camada de similares aos S300, traria um pouco de alívio em se tratando… Read more »
Salvo engano, ambos os esquadrões usam as mesmas aeronaves. Tudo bem que é uma quantidade maior de aeronaves, mas também não adianta deslocar aeronaves para o Acre se não vamos ter a logística de manutenção e operação dessas aeronaves lá. Ao mesmo tempo, se pensarmos em questão de ‘quantidade de possíveis alvos’ à qualquer agressão externa, temos São Paulo e Rio de Janeiro como alvos principais. Claro que isso não vai acontecer, mas em teoria são locais onde teríamos que proteger de qualquer maneira. Então não vejo problema, nem logístico nem estratégico, em se manter dois esquadrões no Rio.
Felizmente (bem mais tarde basearam) F5 em Manaus. A pista da Base aérea (1o. Aeroporto da cidade) é curta sendo necessário paraquedas. Por isso usam também o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes que tem uma pista mais longa.
O Rio de Janeiro era a capital, Roberto. Em nada tem a ver esse papo de carioca não querer abandonar o Rio. Ainda mais em se tratando de alguma força militar, que integram pessoas de todas as partes do país. O fato é que a logística toda já estava aqui. As bases no Nordeste foram barganhadas com os EUA justamente para se aumentar essa logística, até porque o NE na época era um local estratégico. E os EUA não criaram Parnamirim do nada também. Ali já havia um aeródromo, pequeno, mas que servia como escala para vôos com destino à… Read more »
Base aérea do Nordeste foi denominada o trapolim da Vitória por sua posição estratégica.
É um Esquadrão só: 1° Grupo de,Aviação de Caça. Dois Esquadrões só nas bolachas.
Olá Cel.Nery. Acho que houve uma tentativa de mudar a denominação desses dois esquadrões, mas depois os nomes históricos da II Guerra fora retomamos, não e isso?
Na verdade,os _ dois” esquadrões ocupam o mesmo espaço físico,as mesmas doutrinas,os mesmos aviões,as mesmas equipes de manutenção,enfim, são um só,sediados na ,antiga,Base Aérea de Santa Cruz ,no 1° grupo de aviação de caça.
Parecia então a nossa Marinha de hoje
1288 aeronaves, para ser mais preciso. A FAB entrou uma coisa em 1942 e saiu outra coisa completamente diferente em 1945.
Olá Rafael. A FAB foi criada para a II Guerra por Vargas com os aviões da MB e do EB. Aliás, a FAB e mais antiga que a USAF.
Será porque no Brasil os militares só querem se fixar nas grandes cidades?
Na minha opinião o grosso exército deveria estar preferencialmente na região Norte e Centro-Oeste. Nos estados litorâneos bastaria a Marinha.
Temos em Anápolis (GO), em Manaus (AM), em Canoas (RS) e em Santa Maria (RS). Não são “interior” o suficiente? Além disso, forças aéreas precisam ser algo dinâmicas, não? O mesmo tipo de crítica fazem quando perguntam “por que a FAB vai concentrar inicialmente todos os Gripen em Anápolis?”. Ora, em caso de necessidade, essas aeronaves podem ser deslocadas para qualquer ponto do país onde se fizerem necessárias…
A foto que abre a matéria foi feita pela Northrop nos EUA quando o F-5 ainda estava em testes. Observem os mísseis nas pontas das asas.
Acho que ainda eram os ‘J’ que para a época era mísseis bem modernos.
E a primeira unidade de série está conosco, veio da compra nos anos 1980 dos excedentes do esquadrão Agressors.
Sim….o primeiro F-5E produzido. É o nosso F-5EM 4856. O segundo F-5E produzido tb é nosso….é o 4857.
Na verdade, temos o primeiro (FAB 4856), o terceiro (FAB 4857) e o quarto (FAB 4858) F-5E de produção em série operando na FAB. o segundo de produção em série foi perdido ainda nos EUA em operação pela USAF bem antes da venda do lote para o Brasil.
Vida longa ao Rei dos Céus no Brasil.
Parabéns a FAB pelo empenho, disponibilidade, manutenção e otimização desse BRAVO GUERREIRO e todos que suportam a sua operação.
Vida longa não, pode ser um “salve”, um “viva”, mas vida longa não… já passou da hora desse passarinho voltar pro poleiro dele…
Pra mim o caça mais importante da história da FAB. O melhor ainda é o Mirage III, ao menos até a chegada dos Gripen. Isso considerando a época em que ambos atuaram.
Mirage 2000
Mas o 2000 estava plenamente operacional quando chegou, todas as capacidades em uso? Pensei nele mas acho que já veio sem estar nas melhores condições, diferente do M.III que chegou aqui zero km…
O 2000 ainda era caça de primeira linha na época? o M.III era…
Olá J. Eu acho o M,2000 o mais lindo que operou na FAB, mas acho que o F39 será o mais importante para sempre.
Ótimo caça para 30 anos atrás. Que venham as vespinhas!
Nanão, que venham os Grifos!!!
Que desânimo!!!
Meu Deus, F5 já foi gente, voar em F5 a nível de defesa Aérea é a mesma coisa que andar de tamanco em ruas de paralelepípedos ladeira a baixo. Fui, já deu.
e ainda vão voar mais uns 30 anos na fab…
Agressor !
Um projeto de sucesso.
Repetindo a frase para melhor defini-lo:
– A V I Ã O B O M, É A V I Ã O Q U E V O A !
Esta é uma frase irmã daquele mantra que tantos citam, não basta ter, tem de operar.
Numa peneira de dificuldades e carência de estruturas ou orçamento, é o projeto que mais voou e foi capaz de voar nos céus do mundo e principalmente Brasil!!
Existiram melhores no combate ar-ar, mas vejam…enquanto o M-III e M-2000 tiveram de parar de voar, lá esteve o velho F-5 voando…
O VW Fusca também foi um projeto de sucesso!
É por isto que foi dos mais vendidos e usados, quer seja na cidade, na fazenda ou na guerra…
Olá P. Mas o Fusca não boa (mas tem design Porsche)
Pessoal, vou fazer a pergunta aqui para não poluir o “Forte”, com o advento dos drones e vants, será cadê vez menor o uso de caças e aviões bombardeiros? Acho que sim, vide o uso empregado hoje na Síria.
Pedro, só o tempo dirá, mas acredito que não muda muita coisa para caças e bombardeiros. Quando se precisa de caças, drones não dão conta. Quando se precisa de bombardeiros, drones também não dão conta. O que pode diminuir é o uso de algumas plataformas tripuladas geralmente usadas para ISR e ataque à alvos de oportunidade em ambientes operacionais permissivos. Ou seja, aonde antes normalmente não havia qualquer aeronave, ou poucas aeronaves, hoje em dia temos a possibilidade de se utilizar drones para isso. Então, acho que o que vai ser mais usado é o espaço aéreo em si, com… Read more »
Obrigado. Acho que a longo, prazo, vide os caça de 5ª e até 6º geração, tudo vai ser tripulado por jovens.
Normalmente, aeronaves militares já são tripuladas por jovens.
Você entendeu o que que quis dizer. Jovens com joystick, aparelhos nos dentes e gamers.
Pedro, você ficaria surpreso em saber quantos pilotos da FAB atualmente são gamers. Claro que não serão gamers profissionais, mas muito dos que conheci são gamers hardcore. Mas não, o perfil do profissional não muda tanto só porque ele pode estar pilotando um drone.
E não, eu não tinha entendido o que você tinha dito.
Ocuparão cada vez mais espaço, mas não acredito em substituição nos proximos 30-40 anos.. Num BVR, é essencial ter: a) velocidade supersonica, pois um mesmo missil lançado a mach 1.6 a 2.0 tem um alcance extremamente maior do que lançado a 800 km/hora b) Alcance, pois é implicita a capacidade de interceptação a longa distancia afim de manter o adversario o mais longe possivel do objetivo a ser defendido. Então, da´-lhe capacidade de combustivel. c) Consciencia situacional e capacidade de migrar do BVR para WVR. Dá-lhe um senhor radar e sensores, lembrando que a visão espacial do piloto no wvr… Read more »
Bom descanso! Passou da hora.
Uma grande marca para um grande avião. Que venham os próximos 45 anos! ?
Pelo cronograma de entrega dos Gripen
É pra 45 anos pra mais
Com base nesta última e belíssima foto do F-5 com 4 mísseis para combate(superioridade aérea) aéreo eu digo que somado ao E-99(ainda mais agora sendo modernizado) não teria chances pros Su-30 do Maduro não viu,com a chegada dos Grifos eu nem comento mais este super trunfo!!!
Pergunta pro Cel Nery o que acha do seu comentário. Ou melhor, explica como faz um F 5 pra fugir de um R 27.
Daqui a pouco seremos a USAF de 45 anos atrás.
O avião está obsoleto e ponto final
Então a USAf está parada no tempo, F-5 é empregado lá até hoje!!
E sem modernização
A USAF usa aquela aberração da guerra fria… Como se chama? Ahhhh B52, nome de banda New wave.
Mesmo que venha um segundo lote de Gripens, tenho a nítida impressão de que a FAB manterá os F-5 voando, talvez até por meio de modernização, ainda por uns bons 20 anos.
E por que não?
São supersonicos que tem uma boa logística desenvolvida na FAB e são baratos de operar. Como interceptadores de curto alcance são bons, tem uma assinatura radar discreta e suas capacidades de combate foram evoluídas pra uma arena BVR.
e no ar-ar, são tão bons ou melhores que os mais modernos LIFTs…..
Um pouco de lenha na fogueira, que aliás já tá virando cinzas com a proximidade do gripen, mas vamos lá…Na época nos anos 70 a FAB estudava as seguintes aeronaves
Douglas A-4F Skyhawk; Aermacchi MB.326K; Harrier Mk.50 (versão de exportação do Harrier GR.1); FIAT G.91Y; SEPECAT Jaguar e se não me falha memória o English Electric Lightning.
Considerando os aviões acima caso um deles fosse escolhido ao invés do F-5, o A-4 e o Jaguar até que não seria má escolha.
O Lightining chegou a ser negociado com os ingleses,num esquema que envolvia a troca por algodão. Mas foi cancelado e depois disso a FAB comprou o Mirage lll.
Olha, que eu lembre, o negócio envolvendo algodão foi na compra dos Gloster Meteor, qie foram pagos com toneladas e
mais toneladas de algodão brasileiro.
Olá Marcos. Sou fã do Lighting, do Victor e do Ninrod
Só para você pensar e para comparar: de todos os modelos citados, qusntos ainda operam mundo afora? E aqueles que ainda operam, tem quantas unidades em operação? Imagina o Brasil com Lightning! Já foram aposentados há décadas no Reino Unido. A-4 só na Argentina (pouquíssimos) e na MB (menos ainda). Jaguar eu acho que só restam na Índia.
Como so dispunhamos de 12 a 16 mirage, a 2a linha tinha de ser um supersonico para complementar esta pouca quantidade
Olá Carvalho. Os EUA negaram a venda de caças supersonicos para a FAB. Quando o Brasil comprou os MirageIII eles cederam o F5. Caso contrário, a FAB poderia ter adquirido outros dois ou três esquadrões de Mirage III EBR
Depende da combinação.
Veja que o F5 era o complemento dos Mach 2 Mirage III. Eram focados para o combate aereo. Aqui quem fazia o papel do faz tudo A4 era o Xavante…entao, a Fab adotava um perfil de 16 Mirage III como superioridade aerea, 36 F5E para combate aereo e 126 xavantes para o ataque…
Da sua lista, so o Jaguar faria o mesmo papel do F5 satisfatoriamente, mas a cadeia produtiva de um e outro era incomparável a epoca.
A última foto é realmente rara.
Caça fenomenal pelo preço, disponibilidade, simplicidade, que se adaptou às mudanças do tempo e ainda é nossa espinha dorsal de defesa. Por mais obsoleto que esteja, creio que é o tipo de aeronave polivalente a qual podemos operar de verdade. Tivéssemos uma mentalidade mais desenvolvida poderíamos ter evoluído este caça e construído outro de baixo preço para complementar uma aviação de primeira linha. A fab nunca mais terá a quantidade de caças como foi o conjunto de mirages III, f-5 e a1. Caças modernos como o gripen não cabem no nosso bolso até uma quantidade crítica, que imagino ser o… Read more »
Acho que teremos que aceitar a redução. A FAB vai ter que investir o que puder no Gripen, desviar recursos para outro projeto será difícil. É o tudo que puder ainda representará 36 Gripen mais alguns a conta gotas, está tudo muito caro. Por isso, melhor não acelerar a aposentadoria dos F5.
Tenho boas lembranças do F5. Lembro de quando menor, vê-los passando sobre o Rio Grande na altura de Itutinga/MG, vindos provavelmente de Barbacena/MG.
Era fenomenal, escutava o barulho e já corria pra janela, eram frames de segundos, sua visualização, passavam baixíssimos. Infelizmente o tempo passou.
Espero poder conhecer os novos Gripens, e mostrá-los aos meus filhos. Talvez para tentar fazer com que eles tenham o mesmo amor pelos Gripens que eu tive pelos F5’s.
saudações
Um belo avião e um excelente projeto, e a prova disto é o tempo de vida dele!
ThankYou Forevis 5, todo seu trabalho aqui foi muito proveitoso até o momento
Alguém sabe informar quantos F-5 de fato passaram/voaram pela FAB? B, E e F?
Essa é fácil: – 6 F-5B novos de fábrica, recebidos em 1975. 1 perdido em acidente e os 5 restantes foram desativados no final da década de 1990. Matrículas 4800 a 4805 – 36 F-5E novos de fábrica recebidos em 1975/76. 13 perdidos em acidentes até hoje. Os outros 23 foram modernizados. Matrículas 4820 a 4855. – 4 F-5F recebidos de 2a mão da USAF em 1989. 1 perdido em acidente. 3 modernizados. Matrículas 4806 a 4809. – 22 F-5E recebidos de 2a mão da USAF em 1989/90. 2 perdidos em acidentes. 20 modernizados. Matrículas 4856 a 4877. – 3… Read more »
O F-5 é lindo e cumpriu seu papel, mas realmente já passou da hora de ser substituído… pouca capacidade de carga de mísseis ar-ar, pouca autonomia e certamente a idade já pesa, acho lamentável ver que até agora só temos a encomenda de 1 lote de gripen. Se não tem $$ para comprar mais dois lotes para substituir as baixas doando mirage e dos F-5 então aproveita a camaradagem aí com o trump e compra uns F-15E usados armazenados no deserto para substituir a lacuna dos mirage e aumenta um pouco a encomenda dos gripen para garantir a substituição de… Read more »
O segundo lote de Gripen virá. Pode ter certeza disso. Tanto que oi comandante da FAB e o Ministro da Defesa confirmaram isso na apresentação do primeiro F-39E da FAB, em setembro de 2019. Acredito que a encomenda deste lote saia antes do final do atual mandato de Jair Bolsonaro.
Ainda acho que o F-5 tem um lugar válido para missões em tempo de paz como exercícios e alerta aéreo, dada a estabilidade de nossa região. Li alhures que sua hora de voo custa US$ 7000,00, valor irrisório frente a suas capacidades. Tenho dúvidas se o F-39, mesmo mais capaz, vai ficar abaixo de US$ 10.000,00 como dizem. A Celma cuida do motor, a Embraer da fuselagem e aviônicos. Temos certa independência para operá-lo. Pode servir até 2035. O P-40 ficou em ordem se batalha na FAB até 1953. E o F-5 tem seus “sucessores espirituais” como os FA-50, JF-17… Read more »
Tá na hora de aposentar os mesmo neh?!?
Vcs do poder aéreo são 10 nas notícias, sempre os acompanho!
O F-5 foi um excelente projeto e chegou a possuir varios pensamentos de versões ou atualizações, bem como bancada de testes
Esta era uma tentantiva da Northrop de emplacar um caça leve naval nos anos 60.
De todas estas versões, acho a mais interessante a Super Tiger de 1978, ela conferia 9 pontos duros para um caça levissimo.
O F-20 foi o abandono do airframe do F-5 por considerar que apesar das melhorias que seriam obtidas, seria melhor abandonar o modelo porém manter o conceito.
O F-20 era asa e fuselagens totalmente novas, sem compartilhar peças.
Ássim como o F-20 está para o F-5, o JF-17 está para o Mig-21…
mantiveram o conceito do caça leve mas projeto totalmente novo, de asas, fuselagem, empenagens e motor…tudo…
Hummmm certeza mestre? Achava que não..
Existia uma empresa com proposta de comercializar KIt´s da seção dianteira convertendo o F-5E em F5-F.
http://tigercenturyaircraft.com/turnkey-aircraft/tf-5-agile-talon/
Os F-5 da FAB também já foram utilizados para missões, digamos, menos nobres, como interceptar um King Air da Polícia Militar de Minas Gerais, que estava utilizando um aeródromo irregular: https://defesaweb.blogspot.com/2020/03/o-dia-em-que-fab-interceptou-pm-de.html