F-16D+ de Singapura. Foto: Alexandre Galante

Singapura espera que seu primeiro jato F-16 multifuncional atualizado seja lançado no próximo ano, com seu chefe da força aérea confirmando que o trabalho será realizado localmente.

Respondendo a perguntas escritas feitas a ele pelo Defense News antes do Singapore Airshow, o major-general Kelvin Khong escreveu que o trabalho de prototipagem nos Estados Unidos, liderado pelo fabricante de F-16 Lockheed Martin, está em andamento.

Ele também confirmou que a produção em série foi iniciada localmente no projeto, com a ST Engineering Aerospace realizando o esforço com a primeira aeronave atualizada “que deverá ser lançada em 2021”.

Khong não disse quando o projeto de atualização será concluído. O ministro da Defesa de Singapura havia dito em 2015 que a data final planejada era 2022, embora isso agora pareça improvável.

Singapura foi liberada pelo Departamento de Estado para atualizar sua frota de 40 aeronaves F-16C/D Block 52 e 40 F-16D Advanced Block 52 em janeiro de 2014. O pacote de atualização de US$ 2,43 bilhões inclui o radar Northrop Grumman AN/APG-83 de varredura eletrônica ativa, computadores de missão, miras montadas no capacete e integração de novas armas, como a Joint Direct Attack Munition GBU-38 (JDAM), as bombas guiadas de modo duplo GBU-49/50 Enhanced Paveway II e as bombas CBU-105 Sensor-Fuzed Weapon.

F-16D+ de Singapura. Foto: Alexandre Galante
F-16D+ de Singapura. Foto: Alexandre Galante

O pedido também incluiu a integração do míssil ágil AIM-9X Sidewinder, de dogfight, e do Joint Helmet Mounted-Cueing System (JHMCS). Este último substituirá o israelense Elbit DASH (Display and Sight Helmet) atualmente em uso pelos Vipers da RSAF e, como o AIM-9X, permitirá compatibilidade com os 40 Boeing F-15SG Eagles da RSAF.

Uma solicitação subsequente do FMS no valor de US$ 130 milhões foi emitida para complementar a solicitação anterior; desta vez para conexões de dados avançadas e integração da bomba de pequeno diâmetro com danos colaterais baixos.

A Lockheed-Martin recebeu um contrato de DoD de US$ 914 milhões em dezembro de 2015 para executar a atualização do F-16 de Singapura e um contrato suplementar de US$ 27 milhões foi emitido em novembro de 2016 para a Lockheed-Martin exercer “quatro opções” em apoio ao programa de atualização do F-16 de Singapura, juntamente com outra modificação de preço fixo de US$ 67,6 milhões no contrato original que foi concedido em 11 de fevereiro.

Os 60 F-16 de Singapura foram entregues entre 1998 e 2003 e estão divididos em três esquadrões locais e um destacamento de treinamento na Luke Air Force Base em Phoenix, Arizona. A frota passou por uma série de atualizações incrementais ao longo de suas vidas úteis, que incluíram a integração com o pod de designação de alvos Lockheed-Martin Sniper por volta de 2008.

Eles também estão equipados com um conjunto de guerra eletrônica israelense, embora isso nunca tenha sido oficialmente reconhecido. Singapura foi o segundo cliente de exportação depois de Israel a ter a “espinha” dorsal montada em seus F-16Ds, e suas 20 aeronaves Advanced Block 52, também conhecidas como F-16D+, são externamente quase idênticas às aeronaves F-16I de Israel.

Singapura é um dos três países asiáticos atualmente atualizando sua frota de F-16 para um padrão aproximadamente semelhante, os outros dois são Taiwan e Coreia do Sul. Taiwan teve problemas para atualizar sua frota de aproximadamente 144 aeronaves F-16A/B Block 20, com atrasos causados ​​por problemas de integração de aviônicos e escassez de mão-de-obra em Taiwan, embora insista que o programa será concluído como planejado em 2022, apesar dos atrasos.

FONTE: Defense News

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