VÍDEO: Airbus A380 luta contra o vento em Londres
Um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, teve de aterrissar de lado, no sábado, no aeroporto de Heathrow, em Londres, na sequência dos fortes ventos provocados pela tempestade Dennis, que atingiu o Reino Unido nos últimos dias.
O talento dos dois pilotos, registrado em vídeo, não passou despercebido.
A tempestade Dennis, que atingiu o Reino Unido já provocou dois mortos.
O vento forte e a chuva intensa levaram ao adiamento de voos e causaram centenas de inundações, deixando algumas localidades parcialmente submersas.
O avião, que partiu de Abu Dhabi, chegou à capital inglesa e, face às fortes rajadas, viu-se obrigado a fazer uma aterrissagem lateral. Veja o vídeo:
Video captures impressive Etihad A380 crosswind landing at London Heathrow during Storm Dennis today (Video: speedbirdtv). https://t.co/5JO5x17wSE pic.twitter.com/wxVkhSkxP0
— Breaking Aviation News (@breakingavnews) February 15, 2020
FONTE: Jornal de Notícias – Portugal
Vixi, que medo. Fico imaginando os passageiros batendo palma depois.
todos cagados! kkk
Cara, o pessoal das últimas fileiras da direira viram a pista de frente!!! A rabeada que ele deu deve ter jogado muita coisa da galley longe!!!
Muito daora cara… por isso eu amo tanto aviação 8)
Amigo vc falou de B 52, que tem um comando que gira o trem de pouso, para pousar, C 5 Galaxi que vc acredita que tenha o mesmo comando do B 52 e B 47, esse B 47 que vc cita deve ser o stratojet que vou pela primeira em 1947, um dos aviões mais difíceis de pousar da história, mas não citou o AIRBUS 380, se ele tem ou não os mesmos comando dos aviões que vc falou até porque a matéria não fala de aviões da USAF, e sim um AIRBUS 380 da Etihad.
Ia comentar, mas deixa quieto, você não vai entender…
Pessoas com mais de um neurônio entenderam… que o que o Roberto fez, foi aproveitar o gancho da matéria para compartilhar uma curiosidade a respeito de um assunto relacionado ao foco da matéria…
Eu mesmo leio sobre o assunto a mais de dez anos… e nunca ouvi falar em trem de pouso “controlável lateralmente” pelos pilotos.
Obrigado Roberto ! rs
Eu não vi risco, se não to enganado e uma das manobras que primeiro se aprende a colocar o avião na direção do vento, para melhor sustentação, simplificando para não polemizar.
Tu tens algum problema contra conhecimento? Tu sabias das coisas que o Santana escreveu no comentário dele? Se és tão arrogante e mal educado, procure você a informação sobre o A380!! Grosseria estúpida e gratuita. …
Borraram vários assentos…….
O pessoal da limpeza vai trabalhar muito depois disto…..
Particularmente acho que os dois vão “levar uma catracada” por pousar nessas condições.
Eu faria uma arremetida e tentaria novamente.
Não tem limite de vento de través na Etihad?
E se está bingo fuel ? Pousa assim mesmo ?
Comentaram das roupas de baixo em post´s acima, acho que não foram apenas os dos passageiros que molharam …
Se um avião desses chega no Bingo Fuel algum cmte fez merda. E das grandes!
Havia visto o vídeo aqui mas não comentei. Depois estava pensando. O comandante é um herói ou um irresponsável? E lembrei justamente de você, Neri. Parece que você já deu a resposta. Mas em geral, qual é o limite da velocidade do vento? O vídeo é muito frontal, mas passa a impressão de que parou rapidamente, como se tivesse pousado em baixa velocidade. Pode nos falar um pouco das características desse pouso? Pousou na diagonal? Quais os riscos envolvidos? A uns 200 km/h poderia ter saído da pista, feito um cavalo de pau? O complicado é que o A 380… Read more »
Amigos,
O limite certificado de componente de vento de través para o A380 parece que é de 40Kt, bem superior à maioria das aeronaves.
Quanto estava naquele momento?
Sem saber isso, não há como julgar se o procedimento foi adequado.
Justin
Pode ter sido uma “tesoura de vento”! Mas, acho temerário um Aeroporto, sabendo que tem um tempestade chegando, manter os pousos e decolagens!
Difícil saber qual componente de través pelo vídeo. Mas uma coisa é claramente visível: o piloto optou por não fazer o “de-crab” antes do toque. O comando total de leme só ocorreu após o toque. As cargas laterais no trem de pouso devem ter sido bem elevadas.
Para fazer o de-crab antes do toque, creio que o ideal seja aproximar para a lateral da pista de onde vem o vento. Ao alinhar, este vento irá trazer o avião para o centro da pista, agora alinhado.
Rolar a asa na direção do vento ajuda a diminuir o drift, mas leva ao toque com um trem antes do outro. No final das contas, é tudo um trade-off. Pelo jeito, esse daí resolveu tocar “torto”.
TORNADO ABATIDO
Um Tornado foi abatido pelos Houths no Iemen, não se sabe que arma foi usada
https://www.snafu-solomon.com/2020/02/saudi-tornado-shot-down-over-yemen.html
Que bom que não aconteceu um sinistro,uma aeronave dessas pode levar de 525 a até 853 almas dependendo da configuração da aeronave…
Caramba…eu estava assistindo o vídeo no PC em tela cheia e minha esposa entrando no escritório perguntou: “ué, esse avião pousa na vertical ?”.
São essas coisa que nos fazem ama-las ainda mais.
Esse eh o famoso windshear?
O vídeo mostra um pouso com vento de través. O windshear é um fenômeno bem diferente.
O seguinte material é bem legal:
https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/meteorologia-aeronautica/condicoes-meteorologicas-adversas-para-o-voo/cortante-de-vento
Divirta-se!
Segundo ele, nada de anormal ou perigoso…
https://youtu.be/uJaT2RzosjU