Força Aérea Francesa recebe seu segundo KC-130J de reabastecimento em voo
Chegada do avião à Base Aérea de Orléans-Bricy finaliza recebimento de quatro Super Hercules, dois da versão de transporte C-130J-30 e dois da versão de reabastecimento em voo KC-130J, estes últimos importantes para apoiar helicópteros H225M Caracal em missões de maior alcance
Na segunda-feira, 10 de fevereiro, a Força Aérea Francesa informou o recebimento do segundo avião KC-130J, versão do Super Hercules C-130J capaz de realizar missões de reabastecimento em voo (REVO). A aeronave aterrissou no dia 7 de fevereiro na Base Aérea 123, de Orléans-Bricy.
A aeronave, fabricada pela empresa americana Lockheed Martin, é o último de quatro exemplares de Super Hercules encomendados em janeiro de 2016. Os dois primeiros foram do tipo C-130J-30 (versão mais longa do C-130J), recebidos em 2017 e 2018, e os dois últimos do tipo KC-130J de reabastecimento em voo, o primeiro deles recebido em setembro de 2019 e o último agora.
Segundo a Força Aérea Francesa, a aquisição dos quatro Super Hercules, sendo dois deles aptos a realizar REVO, reforça a sua capacidade e transporte tático, numa frota composta de modelos C-130H Hercules, C 160 Transall e de CN-235 Casa. Essa frota vem sendo bastante utilizada em operações no exterior, em especial na zona sahel-saariana da África.
Os dois exemplares de KC-130J oferecem, ainda segundo o informe da Força Aérea Francesa, uma capacidade única na Europa, por permitir o reabastecimento em voo dos helicópteros H225M Caracal.
Por enquanto, a frota de quatro Super Hercules (dois C-130J-30 e dois KC-130J) está sendo implementada no esquadrão de transporte (ET) 2/61 “Franche-Comté” da Base Aérea 123 de Orléans-Bricy. A partir de 2021, essas aeronaves deverão ser transferidas para a Base Aérea 105 de Évreux, onde se juntarão a outros seis Super Hercules da Força Aérea da Alemanha, formando uma unidade binacional franco-alemã.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’Air)
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Ainda vendem…
O KC ja fez revo com helicópteros?
É um excelente avião com um longo histórico de bons serviços, não tem como não vender.
Se você disse KC-390, ele já fez o contato seco, acredito. Ao menos isso estava programado para acontecer no ano passado.
Já o KC-130 realizou isso, pela primeira vez em 2018.
Buenas.
O 390 ainda não. O KC130 ainda está na campanha de certificação dos H225M da FAB (só a FAB terá essa capacidade).
O 390 tem muitas certificações ainda pela frente e o calendário está atrasado.
Na verdade, o KC-130 já faz isso a mais de 50 anos.
A Europa não tem um reabastecedor tático de produção local?
o A400 e o C-295 podem abastecer helis.
Será que o KC conseguirá se infiltrar neste nicho?
O A400M, um avião francês, não faz operação de REVO?
Com helicópteros ainda não. E ele não é apenas francês, é resultado de uma parceria internacional.
O sistema de reabastecimento do A-400 é relativamente novo, foi certificado no começo do ano passado e em Setembro começaram os testes de contato seco com helicópteros , não sei se já foi certificado para isso.
Não vi a sua pergunta, acabei de perguntar o mesmo…
Ano passado foi certificado o sistema de reabastecimento, inclusive nos testes que foram feitos em conjunto com a Força Aérea Espanhola e o A-400 reabasteceu caças F-18 espanhóis e um outro A-400, mas como é uma coisa recente talvez o sistema de reabastecimento não tenha ficado pronto a tempo dele entrar no processo de licitação.
https://www.cavok.com.br/blog/airbus-a400m-realiza-primeiro-contato-revo-com-helicoptero/
Com essas rusgas entre o Macron e o pai do 01, 02 e 03 nunca irão comprar equipamento brasileiro.
Mesmo que seja a melhor opção, mesmo que seja a única opção…
Essa compra francesa precede em três anos o governo atual. A encomenda desses C-130J-30 e KC-130J foi assinada em janeiro de 2016, quando a presidência, no Brasil, era ocupada por Dilma Rousseff. Havia rusgas entre Dilma e François Hollande, então presidente francês? E em 2009, quando aventou-se a possibilidade da Força Aérea Francesa encomendar o KC-390, um ministro da Defesa da França chamou o avião (ainda em proketo) de “carrinho de mão” para minimizar o impacto de uma possível aquisição francesa como compensação a uma possível venda do Rafale ao Brasil. Na época, o presidente era Lula, e o da… Read more »
Sim, franceses nunca nos levaram a sério, vide De Gaulle…
Porém com o atual governante as coisas não melhoraram, ao contrário, certo?
A relação com a França é bem mais longa, complexa e variada do que rusgas de um ano e pouco para cá, procurei apenas mostrar que essa encomenda de C-130J-30 e KC-130J não tem nada a ver com os atuais governantes de ambos os países.
Mas, respondendo à sua pergunta, Bolsonaro e Macron não estão colaborando nem um pouco para melhorar essa relação. A diplomacia de ambos os países também não tem ajudado. Aparentam muito mais disposição em lacrar no Twitter do que em fazer diplomacia.
Fernando “Nunão” De Martini, e qual a sua sugestão para Bolsonaro melhorar a relação com Macron?? entregar a soberania da Amazônia a França por exemplo, como ele prega em todo lugar?
Eu não vou te falar sugestão nenhuma, Mauro, muito menos depois dessa ideia estapafúrdia que você levantou.
Aprenda a debater com educação e bom senso, sem provocações bestas como essa.
Leia meu comentário de novo e entenda que a crítica é para os dois lados.
A França já tem 4 aviões diferentes de transporte: A400, C-130, C-160 e CN235. Não teria sentido do ponto de vista prático operacional adquirir um quinto avião diferente.
Eles foram “obrigados” a comprar os KC-130 devido aos atrasos no programa do A400 que já deveria estar fazendo esta função, mas somente estarão certificados em 2021.
Esqueceu do 04 o motorista laranja que esta desaparecido, o comércio de armas não tem ideologia de classe tem ideologia de grana
Esqueceu que a maior quadrilha que destruiu o país foi desbaratada, mas levará décadas para trazer o país de voltas aos brasileiros.
Isso tudo que você falou não dá carta branca para o 01 o 02 e o 03 quererem fazer suas cagad@s, saírem ilesos e ainda darem pitaco na condução do país ….. tb não torna a relação com o 04 uma coisa normal e isenta de ilegalidade.
Isso tudo que você falou não torna Lula e seus cúmplices, inocentes.
Comentário sem sentido algum, sem base nenhuma. Que tal falar sobre a matéria?
Porque não o A 400 na mesma função?
Já viu o tamanho do A400? Quase cabe um Hércules com as asas dobradas dentro do bichinho da Airbus…
Devido ao atraso do A400 e a obsolescência do C-160, a França foi obrigada a comprar os KC-130.
Os A400 irão assumir esta função somente a partir de 2021.
Tem mais só foi certificado ano passado, não deve ter dado tempo de entrar na concorrência.
Não houve concorrência. França e Alemanha resolveram comprar o KC-130 e ponto final.
Vítor,
O contrato de compra dos C-130J-30 e KC-130J é de 2016, quando o A400M estava apresentando sérios problemas em homologar a capacidade de reabastecer helicópteros.
https://www.flightglobal.com/helicopters/airbus-to-test-solution-for-a400m-helicopter-refuelling/120911.article
A solução só ficou pronta no ano passado, mas ainda tem que ser demonstrada completamente.
https://www.aereo.jor.br/2019/09/25/airbus-a400m-realiza-o-primeiro-contato-ar-ar-seco-com-helicoptero/
?
Obrigado pelo esclarecimento, Fernando ?
O carrinho de mão francês.
Nilton L. Junior e Silvano, vocês estão fazendo o mesmo que milhões pelo país afora estão fazendo também…..discutindo de forma dicotômica e querendo justificar os erros dos “seus” pelos erros dos “outros”.
Bonito camuflado desses C-130.
Eles não precisam de tanto investimento. Nunca se defenderam.