Força Aérea Francesa recebe seu segundo KC-130J de reabastecimento em voo

38

Chegada do avião à Base Aérea de Orléans-Bricy finaliza recebimento de quatro Super Hercules, dois da versão de transporte C-130J-30 e dois da versão de reabastecimento em voo KC-130J, estes últimos importantes para apoiar helicópteros H225M Caracal em missões de maior alcance

Na segunda-feira, 10 de fevereiro, a Força Aérea Francesa informou o recebimento do segundo avião KC-130J, versão do Super Hercules C-130J capaz de realizar missões de reabastecimento em voo (REVO). A aeronave aterrissou no dia 7 de fevereiro na Base Aérea 123, de Orléans-Bricy.

A aeronave, fabricada pela empresa americana Lockheed Martin, é o último de quatro exemplares de Super Hercules encomendados em janeiro de 2016. Os dois primeiros foram do tipo C-130J-30 (versão mais longa do C-130J), recebidos em 2017 e 2018, e os dois últimos do tipo KC-130J de reabastecimento em voo, o primeiro deles recebido em setembro de 2019 e o último agora.

Segundo a Força Aérea Francesa, a aquisição dos quatro Super Hercules, sendo dois deles aptos a realizar REVO, reforça a sua capacidade e transporte tático, numa frota composta de modelos C-130H Hercules, C 160 Transall e de CN-235 Casa. Essa frota vem sendo bastante utilizada em operações no exterior, em especial na zona sahel-saariana da África.

Os dois exemplares de KC-130J oferecem, ainda segundo o informe da Força Aérea Francesa, uma capacidade única na Europa, por permitir o reabastecimento em voo dos helicópteros H225M Caracal.

Por enquanto, a frota de quatro Super Hercules (dois C-130J-30 e dois KC-130J) está sendo implementada no esquadrão de transporte (ET) 2/61 “Franche-Comté” da Base Aérea  123 de Orléans-Bricy. A partir de 2021, essas aeronaves deverão ser transferidas para a Base Aérea 105 de Évreux, onde se juntarão a outros seis Super Hercules da Força Aérea da Alemanha, formando uma unidade binacional franco-alemã.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’Air)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments