Saab Gripen E e GlobalEye concluem avaliação de voo na Finlândia
A Saab concluiu, com sucesso, sua participação com o Gripen E e o GlobalEye AEW&C no HX Challenge finlandês, o evento de teste e avaliação da Força Aérea Finlandesa que aconteceu na Base Aérea de Pirkkala, na Finlândia. A avaliação de voo faz parte da verificação de capacidade do Programa HX, que está em andamento para a aquisição de novas aeronaves de combate para equipar a Força Aérea Finlandesa.
O HX Challenge foi realizado na Finlândia e os testes aconteceram nas condições de inverno do país, com o objetivo de verificar os dados informados anteriormente pelos fabricantes de caças. A solução oferecida pela Saab apresenta a mais recente tecnologia disponível para operar em um ambiente operacional em constante mudança e altamente desafiador.
“Na última semana, concluímos, com êxito, os ensaios planejados e demonstramos, portanto, os recursos do Gripen e do GlobalEye, uma solução sólida e altamente capaz de responder às necessidades da Força Aérea Finlandesa”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da área de negócios Aeronautics da Saab.
Além disso, no dia 31 de janeiro, a Saab apresentou uma oferta revisada em resposta à Solicitação de Cotação revisada para o programa finlandês HX. A oferta da Saab para a Finlândia trata-se de uma solução abrangente de poder aéreo e de defesa aérea.
Com os aviões de caça Gripen E/ F projetados para as operações mais desafiadoras e os cenários de ameaças muito semelhantes aos da Finlândia, combinados ao GlobalEye, uma das soluções AEW&C mais avançada do mundo, como multiplicador de forças, a oferta possibilita uma contribuição substancial à capacidade operacional conjunta das Forças de Defesa Finlandesas.
Como parte de sua proposta, a Saab oferece um pacote substancial de armas e sensores, bem como o equipamento necessário e os serviços associados necessários para operar o sistema. A oferta também inclui um programa de cooperação industrial com o objetivo de desenvolver amplas capacidades nacionais de segurança do suprimento na Finlândia. Também estão incluídos na proposta a transferência de recursos de manutenção, reparo e revisão para a indústria local, produção de peças e montagem final de aeronaves, bem como o estabelecimento de um centro de manutenção e desenvolvimento na Finlândia.
De acordo com o planejamento do cliente, a decisão de aquisição está prevista para 2021.
DIVULGAÇÃO: Saab / MSLGROUP Publicis Consultants
Foto bacana do Gripen E. Está bem equipado/municiado .
Ele atua muito bem nesse clima, quando sai o resultado?
2021
Faz alguma diferença pra nós ele atuar nesse gelo?!
nunca se sabe quando começará a próxima era do gelo….
A Saab quer incorporar no pacote um GlobalEye, como atrativo.
Detalhe é que a Finlandia tem a intenção de adquirir um biplace, e o F-35 como fica?
E se for de Gripen NG vamos ajudar muito nesse contrato, já que o F é coisa nossa.
Vamos aguardar mais noticias do HX Challenge e desempenho dos participantes.
OS E-99 e R-99 serão adaptados pra operar com os Gripen ou não será necessário?
Na verdade a FAB vai adaptar tanto o Gripen como o -99 para operarem como ela pretende.
O caminho d as integração sera muito facilitado pois a arwuitdtura do radar já é da sueca Ericsson. E o R-99 já estão passando pelo programa de modernização já tdndo essa integração do data link para o F-39 E/F.
Ele pousando depois de alguns testes
https://www.youtube.com/watch?v=OuTWJdXr-SY
Creio que o Gripen e o GlobalEye tem boas chances nesta competicao. A inclusao dos AEWs por um preco equivalente as outras propostas da uma vantagem a Saab. O unico outro concorrente que pode levar eh o F-35. Os outros nao vejo com grandes chances nao…
Ainda acredito que o JAS 39 Gripen é o favorito, pelo simples fato: Os cinco caças concorrentes são competentes, os cinco são capazes de atender as necessidades da Finlândia, obviamente uns mais que os outros, mas no fim todos são eficientes. Então o Gripen leva vantagem por ser o mais barato. (Apesar que a de levar em consideração que o Gripen deve ser o com a mais demorada entrega, já que tanto a Suécia, quanto o Brasil ainda estão na fila).
Esse fato ao qual se refere depende muito do que cada país e cada força aérea desejam.
Existem muitas forças aéreas que querem o melhor possível, mesmo que o custo fique mais alto.
Acho difícil bater o F-35 nesse quesito.
Mas se os custos forem muito importantes, aí o Gripen tem uma boa chance.
Forte candidato! Tem minha torcida!