Confirmada busca de brasileiros na China para quarentena na Base Aérea de Anápolis
O governo federal confirmou agora à noite que vai trazer para o país 29 pessoas que estão na China. Elas serão levadas para a Base Aérea de Anápolis, no Interior de Goiás, a 60 quilômetros de Goiânia.
O objetivo é que eles cumpram de 14 a 21 dias de quarentena lá e, se for necessário, fique mais fácil transportá-los para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Anápolis fica a 150 quilômetros da capital do país.
A previsão é que o grupo retorne ao Brasil no sábado, dia 8. O transporte será feito em dois aviões reservas da Presidência da República, do modelo VC-2, da Embraer, que partem nesta quarta-feira (05) para a China. Das 29 pessoas que serão resgatadas, 25 são brasileiras e 4 são chinesas, parentes dos brasileiros.
Antes de embarcar de volta, na sexta-feira (07), cada uma dessas pessoas passará por exames médicos. Se alguma delas tiver sintomas de contaminação, não poderá vir para o Brasil.
FONTE: RadioagênciaNacional
O que houve com o 767 ?
Acabou o contrato de arrendamento.
Mas não havia outro processo de concorrência em curso, para qdo esse contrato acabasse entraria o outro?
Que contrato perna curta.
E qual foi a avaliação do uso do 767? Porque não uma extensão de emergência até um novo vencedor.
Na minha opinião vale uma matéria aqui sobre o 767 na FAB, com os prós e os contras.
Olha, é lamentável dizer isso, mas é uma vergonha o Brasil uma das dez maiores economias do mundo não possuir no inventário da sua força aérea ao menos meia dúzia de aeronaves com capacidade de transporte estratégico.
Não tem como não ficar envergonhado com o fato!
O vencedor Praefectus foi a IAI para converter duas aeronaves 767 mas a Tia Dilma cancelou. Agora fez falta!! Quem sabe o meu Presidente não ajude a FAB a ressucitar o projeto diante do ocorrido?
O dinheiro que sobrou para comprar isso aí, depois de retirado a ineficiência, foi aplicado pela turma vermelha em bunkers, carros e casas de luxo e em paraísos fiscais.
Com os Embraer, a quarentena pode ser feita no próprio avião, durante o voo de retorno ao Brasil. De Wuhan a Anápolis, a viagem vai demorar uns 37 dias.
:):):)
Piada. Se a FAB tem capacidade estratégia a Gol tem capacidade intergaláctica. Vergonha alheia com o mico Fabiano…
Carlos, infelizmente a culpa é jogada em cima de quem tem menos culpa, a FAB! Ela não emite papel moeda, ela determina suas diretrizes estratégicas mas depende dos políticos. Pesquise Projeto KC-X2 e você vai descobrir a falta dos aviões que ela iria ter mas o contrato com a IAI foi cancelado!!
Cadê o KC-767 ??
Na gaveta a anos aguardando melhores momentos econômicos para a compra.
O C-767 encerrou o leasing. Não renovaram e não comentaram mais.
Não temos mais aquele 767 de lesing? Foi devolvido?
Por enquanto tudo quieto aguardando recursos.
A FAB se contenta em atuar como companhia aérea de político, mas não tem competência para ter uma aeronave com capacidade global.
A culpa é da FAB pela não renovação do contrato do C-767, ou do engavetamento da compra dos KC-767 convertidos em Israel, ambos por falta de recursos do GF?
Quer dizer que é só chegar lá em Brasília e exigir o dinheiro? Você devia dar essa dica para eles bixo!
O dinheiro tá sobrando na FAB e no GF.
É que o Congresso não conseguiu dividir o leasing 2x mais caro entre eles e a FAB aceitar.
Clésio, a ingenuidade e desconhecimento de muitos aqui é impressionante, viramos um país de analfabetos funcionais, seguidores de uma mídia irresponsáve!!! Como caiu o nível desse blog, uma pena. Você como eu somo antigos aqui e já notou como sumiu tanta gente boa e esclarecedora?
A fab tem jatinhos particulares para político, e a Marinha, tem iate? O exército tem limousine? Tudo tem corte, porque não deixam somente um desses jatinhos a disposição das “autoridades” e eles que se virem!? E na terra da burocracia, coloquem torcentos papéis a serem assinados reconhecidos em cartório para a “autoridade” ter q solicitar o Uber da FAB…
JClaudio, o Presidente falou sobre o que você comento. Veja lá:
https://www.youtube.com/watch?v=1Lcy6vc0mxg
JOÃO, assisti o vídeo que você recomendou, e o presidente falou basicamente o que eu comentei, porém, atribuindo a responsabilidade aos antecessores, quando na verdade a responsabilidade por não ter, pelo menos, duas aeronaves com capacidades globais, só pode ser atribuída a FAB. A nossa FAB atua mais como uma companhia aérea de voos regionais para políticos do que como uma força aérea (e se contenta cm isso). Eu acompanho o site há decadas, às vezes comento e o comentário é publicado outras vezes não. Militar brasileiro não suporta críticas. Críticas fazem-nos evoluir. Veja o caso dos voos da FAB… Read more »
Cara, entre no site da sua Força Aérea e a conheça antes de falar m…..!
Tenho alguns contatos na região da Grande Goiânia, que envolve também a cidade de Anapolis, e todos estão pasmos com essa notícia, ninguém aceita. Agora, logo essa região que circulam 4,5 milhões de pessoas e bem no meio do país. Até eu fiquei contrariado.
Sou de Goiânia e por aqui ta tudo normal rsrs
O coronavírus não é transmitido pelo ar. Apenas com o contato físico do infectado com uma outra pessoa ou um objeto e uma outra pessoa tocar nesse objeto ou através de gotículas de água. Portanto a chance de contaminação na cidade é praticamente zero se tudo correr bem e os pacientes ficarem devidamente em quarentena. Lembrando que todos os evacuados serão testados antes de embarcar. Quem apresentar algum sintoma não vai embarcar, o que já elimina uma boa chance de algum evacuado estar infectado nos aviões, embora ainda haja possibilidade já que o período de incubação do vírus é de… Read more »
O nCOV19 (corona vírus) é transmitido pelo ar. Airborne pathogen.
A Gripen suína H1N1 matou mais duzentas mil pessôas em 11 mêses.
Nunca a China colocou 60 milhões de habitantes em quarentena.
A situação lá é bastante grave. A epidemia está descontrolada.
Cinco milhões de pessôas saíram de Wuhan, antes da quarentena sêr imposta.
Essa situação vai durar mêses.
A China está escondendo do mundo inteiro, as estatísticas da calamidade.
Tadeu, pesquise quantas pessoas uma simples gripe mata por ano no mundo? Sai dessa cara, a dengue mata mais gente aqui do que esse Ducha Corona Virus no mundo!!!
Marcelo,
650 mil mortes no ano passado no mundo inteiro.
Mas a vacina contra a gripe existe.
A vacina contra Coronavirus aind está sendo pesquisada.
Mais mal notícias: o Coronavirus, segundo o, CDC é bastante contagioso.
Como qualquer doença causada por vírus!
Marcelo,
Nem todos os tipos de virus tem o mesmo nivel de contagio.
Os niveis de de contagio e letalidade sao classificados em BL1, BL2, BL3 e BL4.
BMike, Acho que os goianos vão ficar lisonjeados com o tamanho dessa grande Goiás. Anápolis está a uns 60km de Goiânia Se ainda fosse Aparecida de Goiania vá lá… 🙂 —- Eduardo, Como é comum em doenças respiratórias, a situação foi agravada por ser período de inverno na China. Convenhamos, cidade grande e poluída nunca foi um ambiente muito saudável, ainda mais com a densidade populacional deles. Já no ambiente quente e seco do planalto central imagino que as probabilidades de infecção vão ser muito menores. E, pelo que entendi, pessoas em quarentena vão ficar isoladas num hotel de trânsito… Read more »
Qual o problema? As pessoas vão ficar isoladas, em ambiente completamente isolado, por 18 dias! E nenhuma qie apresente sintoma será trazida para o Brasil. Isso tá virando neurose….
Eu acho que rola um pouco de wishful thinking apocalíptico, como a galera que torce para o meteoro. Claro que a questão deve ser tratada com cautela mas isso não é o vírus zumbi.
Se não traz reclamam.
Se traz, reclamam.
Realmente poderia ser em algum lugar mais isolado.
Tipo na Amazônia.
Poderia passar o virus para os animais da região amazônica. Melhor não.
Engano seu. Por exemplo, Manaus tem dois milhões de habitantes. E grande trânsito nacional e internacional de brasileiros e estrangeiros. E muito comum o seu porto receber navios Cruzeiros.
Sou de Anápolis o prefeito aqui tranquilizou a população informando que o pessoal vai ficar restrito à base. Se precisar de atendimento médico vai para o DF. Agora pergunto por que já não deixou eles na Ala 01 (Brasília)
Fabio,
Anápolis tem os hotéis de trânsito na própria base, que é bem mais isolada que a de Brasília (não é uma base contígua ao aeroporto civil), e esses hotéis de trânsito serão usados para a quarentena. Acho que isso seria inviável com os hotéis de trânsito de Brasília, apesar destes ficarem no setor militar do aeroporto.
Lembrando que ficarão na quarentena não só os cidadãos trazidos de Wuhan, mas também as tripulações dos aviões usados nesse resgate e a equipe médica que também vai embarcar.
Anápolis é grande Goiânia ?? KKK Então Brasilia é arrebaldes da capital do piqui…cada uma !
Isso, tanto Brasília, quanto Goiânia e Anápolis ficam na Grande Pirenópolis.
Buenas,
Querem quarentena? Cachimbo! Melhor lugar. Ninguém sai e ninguém chega, nem sinal de celular.
Risco quase zero mesmo se alguém sair da quarentena.
O Congresso se comprometeu em aprovar a lei com urgência para que exista uma segurança jurídica da quarentena, mas a bronca é que a nossa justiça é imprevisível.
Votaram em tempo recorde.
https://www.defesa.gov.br/noticias/65567-avioes-decolam-nesta-quarta-feira-para-buscar-brasileiros-na-china
Sou de Anapolis, não aceitamos essa imposição de exposição a esse corona vírus. A grande imprensa passa pano na real situação, falta transparência. Na China eles contabiliza 500 mortes nos últimos 10 dias por esse vírus e 3400 mortes por ‘pneumonia geral ‘…. estão achando que os brasileiros são analfabetos funcional.
Também acho que a Anápolis não é o melhor lugar..
O melhor lugar seria na sede do sindicato dos metalúrgicos em SBC.
“… estão achando que os brasileiros são analfabetos funcional.”
acho!
Ou o texto não está claro ou por que dois aviões?
Cada aeronave dessa podem levar 32 pessoas, eles vão buscar 29, ficaria muito apertado, geralmente em transportes como esses você tem que colocam os passageiros com alguma distância para evitar um possível contágio, por isso dois aviões, 15 em um e 14 no outro.
Verdade Tutu. Acabou de ser divulgado no noticiário da noite. Eles falaram em 30 passageiros.
O texto está correto, sim. Serão enviados os 2 VC-2 do GTE.
E tem que colocar na conta dos passageiros a equipe médica que acompanhará os resgatados e pelo menos uma tripulação reserva.
As aeronaves estão “extremamente equipadas” para transporte desse tipo kkkk, igual o ETA6 quando transportou para Brasília o cara com suspeita de EBOLA, uns 2 anos atrás. Quem quiser procura as fotos na internet.
Dizem que a tripulação (ou a FAB) só descobriu que o caso era suspeita de EBOLA quando entregaram o paciente no avião. O Min Saúde disse que era um “EVAM”…
Porque em nome de Deus não fretaram um avião da Gol ou outra? São cinco escalas daqui até la de E190, jesus…
Pra fazer milhagem.
Pra poder ir no banheiro dos aeroportos.
A Embraer precisa fazer propaganda, de algo…
Por mim mandava o protótipo remanescente do “+ um”, o avião não é o ó do borogodó????
Então, ótima oportunidade de avalia-lo na prática, em uma evacuação aeromédica na vertigem.
Aproveitem e mandem junto a Petra, herdeira da Andrade Gutierrez, pra filmar tudo.
Olá Mauricio. Depois a Boeing vai ter que desinfetar o avião… pelo andar das coisas, essa operação pode dar tudo errado.
São Lineage 1000, que tem uns 8000 km de autonomia.
Consta que foi tentado o frete de uma aeronave com maior e com mais autonomia de voo entre as cias. aéreas, mas elas recusaram justamente por causa da quarentena a que suas tripulações seriam submetidas.
Bastava falar com a companhia Portuguesa Hifly, que ainda há uns dias enviou um A380 a Wuhan para repatriar 200 cidadãos Europeus. Neste grupo vinham 18 Portugueses e duas cidadãs Brasileiras, estando as 20 pessoas de quarentena num hospital Português.
Verdade, e os Brasileiros não querendo possíveis cidadãos Brasileiros, na sua zona, com medo que estejam infectados, e os ´´nossos inimigos
Europeus, como eles dizem, tão malvados, trouxeram no A380, duas Brasileiras, junto dos restantes passageiros Europeus, sendo que estão a ser observadas na Europa, neste caso Portugal, junto com os cidadãos Europeus, sem polémica nenhuma, aliás como tem que ser.
Sem falar que o Sindicato dos Aeronáutas que não tem nada pra fazer iria encher a p… do saco!
Um 737 tem a mesma autonomia e outra, o sindicato dos aeronáutas iria reclamar da exposição! E ainda dizem que o militar não pode ter aposentadoria especial!
Em 2018, uma matéria do Poder Aéreo, a última sobre esse modelo de aeronave na FAB, mostrava a abertura de licitação para obtenção de uma aeronave 767-200ER para substituir o outro 767 que operava, naquele momento, no 2⁰/2⁰ GT. Pelo qie se vê, isso não foi em frente ou pelo menos ainda não foi finalizado o processo, visto que a FAB não possui aeronave com essa capacidade no momento. Isso serve também para mostrar àqueles que dizem que os KC-137 terão, na figura do KC-390, seu substituto. Viram agora como é necessário possuir uma aeronave com capacidade de transportar passageiros… Read more »
Aí vem zé mané falar que a FAB vai estar muito do bem servida só com os futuros KC-390 e que não precisamos dos KC-767…
.
Show!
Bardini, tudo bem? Estava sumido. Então, a FAB tinha fechado com a IAI para converter 2 com opção de mais 1 767-200 Combi e reabastecedor mas o governo do “Pais de Todos” cancelou tudo e hoje está fazendo falta. Aposto que a FAB vai conseguir ressucitar o projeto diante de tanta repercussão!
Buenas
Então, os KC-46 (versão 767 Tanker) estão cheios de problemas na USAF. Tá em algum lugar aqui no Blog… os imediatos que teriam autonomia, tanker e pronta entrega são os A330MRTT da RAF, mas tem que se investigar bem as condições dos aviões pra não virar um abacaxi logístico caro (comprar e não conseguir pagar).
Enfim, sinuca de bico.
A FAB poderia ter alugado o avião da azul e voado com a tripulação dela, piloto de 190 já tem kkkkk
Um 767 convertido pela IAI em KC-757 nada tem a ver com o KC-46. O KC-46 é baseado no 767, mas são as especificações e modificações na aeronave, solicitadas pela USAF, que estão dando problema…em conjunto com falhas da própria Boeing. Então, se pegar um 767 civil e convertê-lo em KC, não terá nenhum dos problemas do KC-46.
Nossa… uma viagem de 17.000 km em um avião com autonomia de 4.000 km, imagine a viagem do corvo que vai ser isso, igual ônibus de linha rural, balança o capim o motorista para. Aparentemente parece que seria mais barato alugar um avião descente para fazer isso.
Mas obvio, um ufanista de plantão vai encontrar 20 razões para justificar as decisões da FAB.
Esse avião deve ser equivalente ao Leneage 1000, autonomia de 8.334 Km.
O problema é o trajeto, não faz em linha reta, e voa desbordando pela Europa. Linha reta seria sobrevoando a África, tem outros fatores para fazer escalas também, não é apenas uma questão de distância.
No trajeto tem trechos curtos, e outros bem longos.
De grátis só faltavam reclamar.
Uma dúvida:
Essas pessoas não têm condições financeiras de voltar?
Ou não há vôos saindo da cidade, que está fechada para deslocamento interno?
Falo isso porque o resgate governamental costuma ocorrer em casos de impossibilidade de vir pelas vias convencionais.
Nonato, quais são os voos saindo de Wuhan? Ninguém sai ou entra lá! No caso de aviões enviados por governos, para buscar seus cidadãos, é permitido.
Nonato não está havendo voos saindo ou entrando nos locais isolados na China devido ao virus. Até pra os governos retirarem seus compatriotas tem que ser tudo acertado antes e bem executada a logística.
Sério cara? Na boa, você está perdendo o BBB!
E por que as pessoas não fretaram um avião?
Foram 4 aviões pra buscar o pessoal.
Reclamaram do substituto da casa cívil, que foi para a China, que o vôo teria custado 700 mil que dava para construir muitos hospitais…
4 aviões? Não são 2 VC-2? Quais são os outros 2??
Mais dois ERJ 145 que foram para a Polônia para levar pilotos.
Precisa trocar pilotos e não podem ir dormindo dentro do avião.
Foram esperar na Polônia, fazer o revezamento.
Que pergunta! Mesmo que fosse possível vim por meios próprios…vc quer um passageiro possivelmente infectado vindo pro Brasil interagindo normalmente com todo mundo?
Deus abençoe que tudo ocorra bem, e que passem tranquilamente pela quarentena. Em tempo, moro do lado do trevo da ALA 2, a 3,5km do hospital onde ficarão.
Ninguém te perguntou.
Tu tens algum problema ou é só um mal educado, mesmo? Que ignorância!
Falta de educação desnecessária e gratuita Juvenal(se é este mesmo seu nome, parece mais adolescente brincando no computador).
Vou rir, porque sinceramente não vejo necessidade de discutir grosseria.
Olá Juliano. Fique tranquilo. Gostaria que os editores suprimissem esse comentário.
Não ria ou simplesmente desconsidere Juliano pois conforme Edmund Burke ,”para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados” .
Tem razão, mas pessoalmente é mais fácil tomar alguma atitude, mas aqui, responder só iria gerar um bate-boca desnecessário. Para o bem do site, melhor ignorar, venho aqui por causa da aviação e não pra perder tempo com discussões.
Para que essa grosseria Juvenal ?
Caro Juvenal. comentário desnecessário e inoportuno.
Se ele transporta apenas 36 passageiros, presumo que sua autonomia seja de mais de 8.000 Km, se for isso mesmo, deve ser equivalente ao Leneage 1000, ou seja, 8.334 km. A autonomia do 737-800 é na média de 5.500 Km. Esse E-190 ainda que não seja adaptado como o Leneage 1000, é provável que faça mais que os 5.500 Km do 737-800 ou 737-700 da Gol. Mas acredito que seja estilo E-190 Leneage 1000. A questão aí não é autonomia, o problema é que ele deve evitar a África, todas as escalas são em países da Europa, ou seja, países… Read more »
Mauro, só um comentário sobre o alcance dessas aeronaves:
Os valores de alcance divulgados são uma média baseada em valores hipotéticos, como tal número de passageiros em tais condições climáticas. Um 767 com, digamos, 50 almas a bordo voará mais longe que um com 250, pois o peso trasportado é bem menor. Outro detalhe é a configuração de um tanqueiro, que geralmente possui combustível extra nos porões de carga. Isso por si só já aumenta muito o alcance da aeronave, caso seja possível consumir esse combustível..
Dúvida sincera:
Não seria mais econômico o estado brasileiro alugar uma aeronave de longo alcance como um A330, 767 para fazer esse jogo midiático? Pelo número de escalas, duas aeronaves com comitivas a bordo, penso que seria mais razoável locar um único avião para menos escalas, sem falar a prontidão, tempo de percurso.
Acho que os brasileiros de bom senso na china recusaram a proposta de tão absurda, somada a uma quarentena forçada.
Qual empresa alugaria aeronaves para ficarem vários dias paradas depois da viagem, sendo desinfectadas? Elas obviamente iriam cobrar muito dinheiro por isso. Resgate de cidadão brasileiros no exterior é missão da FAB, tendo ela meios de executar a missão, não faz sentido meios externos para tal. E como já foi comentado acima, os VC-2 são na verdade Embraer Lineage 1000 com mais de 8.000 km de alcance, portanto perfeitamente adequados para a missão. Halley não sei se vc comentou isso influenciada por sua visão do atual presidente, mas não tem nada de midiático no ocorrido. Não é a primeira vez… Read more »
O presidente nem parecia muito animado em resgatar esse povo, tanto que demorou para se organizar. Mas o que há de tão complexo no processo de limpeza? Porque seriam necessários vários dias? Há algum protocolo sanitário que exija isso?
Renato, não vou dizer quanto tempo leva nem quanto custa, mas duvido que seja rápido e barato. Quem aluga aeronaves quer ver elas voando e gerando dinheiro.
Imagine agora uma empresa alugar um enorme 767 como querem aqui e depois de terminado o contrato, alugar de novo sabendo que foi utilizado para levar passageiros suspeitos de estarem com o Corona Vírus? Vai mofar no pátio por um bom tempo. E isso só acontece se pagarem, porque prejuízo ninguém quer levar.
Outros países estão tirando gente de Wuhan, muitos com vôos fretados. Certamente deve haver um protocolo de limpeza, mas sinceramente não vejo nada que uma boa dose de desinfetante não resolva.
Renato ,
O avião pode sêr desinfectado rápidamente com químicos, incluindo peróxido de Hidrogênio.
Também se pode irradiar a aeronave com raios ultraviolêta.
Meu ponto é esse: não há muito mistério nesse processo.
Renato, te garanto que a operação já estava sendo idealizada pois não é só protocolos sanitários e logística, planos de voos tem que ser autorizados, sobrevoos de paises, escalas, envio de tripulação extra, etc. Operação de Guerra cara! A FAB mostra mais uma vez, que tira leite de pedra e não deixa ninguém para trás!
Eu concordo que a FAB está fazendo o seu trabalho, com os recursos que tem e não com os que merece.
Porém, adoraria ver a planilha de custos e ter certeza que a FAB está fazendo isso porque oferece a melhor relação custo x benefício com o dinheiro do contribuinte e não porque alguém da SECOM do governo acha que assim eles ficam melhores na fita.
Fizeram um auê com o substituto de Onyx devido a viagem.
Nesse caso, foram 4 aviões ao todo, incluindo 2 ERJ 145 para levar pilotos para a Polônia.
Planilha de custos, bora lá: Calcule custos das companhias aéreas indo com um avião 767 para resgatar 30 pessoas “apenas”. Lembre-se, para tal viagem são necessárias ao menos duas tripulações, afinal são 17mil km e ao menos uma escala em algum lugar no meio do caminho. As taxas a serem cobradas de uma empresa qualquer que fizesse esse trajeto, inclusive taxa de utilização de comunicação e de aeroporto(s) para ao menos uma escala, a empresa a ser contratada também teria que pagar pelo combustível que comumente usa. Depois de tal viagem TODOS os tripulantes teriam que passar por um período… Read more »
Calcule a mesma coisa que antes, só que agora multiplique por 2. Afinal, 2 são aviões que a FAB está enviando para lá. As tripulações da FAB também comem, dormem, ficam de quarentena e recebem dinheiro. Seguindo essa ideia da FAB ser isenta de taxa de aeroporto internacional. Quem garante que os chineses estão fazendo isso? Quem garante que não estão fazendo para qualquer vôo. Esse vôo, com 2 aviões ,sairia mais barato que fretar só 1 avião, como os Europeus, que tem mais dinheiro que a gente, estão fazendo? Tenho lá minhas dúvidas. Para mostrar precedente, o Leandro logo… Read more »
Clésio, lembro-me de uma histórica que me foi contada algumas vezes por fontes diferentes, sobre Angola, quando de uma ofensiva de uma das facções beligerantes, pegou brasileiros de surpresa. Haviam funcionários de Furnas, e salvo engano da Odebrecht por lá, que tiveram que ser evacuados até um aeroporto (não lembro qual), escoltados por fuzileiros da embaixada. A FAB não tinha, na época, uma aeronave pronta para ir até lá buscá-los diretamente, então uma aeronave da VARIG foi fretada, e enviada para lá. Após o pouso, a aeronave taxiou até perto da cabeceira, onde estavam mantidos seguros os brasileiros, que correram… Read more »
Os VC-2 não são Lineage… São E-190 modificados, e ficam com a autonomia de voo em MTOW entre um E-190 comercial e um Lineage (em torno de uns 6mil km) lembremos que SEMPRE por segurança um avião deve percorrer menos distância, por isso tantas escalas em um viagem de 17mil km. Exemplo do que não se fazer com uso de autonomia inteira foi o que aconteceu com o “avião da Chapecoense”.
A FAB precisa de uns dois KC ou C-767 com maior alcance para utilizações assim e para ontem!
Deveriam vir de navio. Fariam a quarentena durante a viagem.
Realmente a ideia tem lógica, mas Wuhan está longe dos portos. Fica na região central da China.
Pergunte às famílias desses brasileiros o que elas acham? Meu, eu sairia até de ônibus da Itapemirim de la!
Ao menos pelo que li, na Europa estão sendo utilizadas aeronaves fretadas para buscar os europeus na China. Mas como gostamos de inovar nas bizarrices, não perdemos a oportunidade.
O que tem de bizarro no ocorrido?
Se fretarem aviões privados, os donos vão exigir que sejam descontaminados depois. Ficaria muito mais caro.
Para quem não queria fazer a remoção, disponibilizar os dois aviões presidenciais reservas para tal, é uma ótima medida com certeza! Quanto as aeronaves que farão esse translado: 1. Acredito que o KC-390 não é o avião recomendado para esse tipo de viagem de longa duração, pouco conforto para os passageiros, e o avião ainda não está totalmente operacional, possuindo apenas duas unidades em operação na FAB, em tais condições deveriam os passageiros virem em assentos táticos e não em poltronas por 17mil km? 2. Provavelmente nenhuma empresa aérea forneceria capacidade técnica que a FAB precisaria para fazer tal translado,… Read more »
Um exemplo de feito nessa área foi a evacuação de cidadãos indianos durante a invasão do Kuwait. Foi a maior evacuação aérea da história ao repatriarem 170 mil pessoas em 1990, transporte do oriente médio para a India. Guiness Book para o governo indiano e a Air India.
Para mostrar o que uma empresa privada pode fazer com um desafio dentro do seu expertise e um governo com noção do que pode e não pode fazer.
Essa história foi base para o filme indiano “Airlift”.
Assisti um vídeo sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=VXNs2vUSHhs A questão do coronavírus é algo diferente de uma evacuação por conflito/guerra, requer outros cuidados, não dá para simplesmente colocar todos ali como se fossem carga, e se já teve gente reclamando da falta de atenção e da demora do socorro, imagina depois se chegassem o que iriam reclamar de como fossem transportados. Outra, a aviação brasileira carece de mais empresas com aeronaves maiores, talvez a LATAM Brasil e a AZUL poderiam fazer tal translado com A350, 767 ou A330, já a GOL só poderia fornecer 737 (seria o mesmo ou até pior que… Read more »
A Aier India é estatal ok?
Você tem razão, digamos então que empresas fazem o que está na sua especialidade, assim como militares fazem as deles, sem juízo de valor.
Houve uma evacuação onde levaram mais de mil passageiros num 747.
Chegaram mais passageiros do que saíram. .
Gente chata dos infernos. Se busca reclama. Se não busca reclama. Se usa avião da Fab, alguma empresa faria melhor. Se usa avião privado, pq a Fab não usa aquele monte de avião executivo?
Onde trabalho é a mesma coisa. Do faxineiro ao presidente, todo mundo se acha analista de logística…
Não é especialista em logística, mas cara, 5 paradas… isso é coisa dos anos 50, 60. Se a FAB tivesse capacidade real, faria no máximo 2 escalas com um C-17.
Sem contar que precisaram de 2 aviões…
SE a Terra for plana vai ser mais rápido Nicolas!
Quanto custa ter essa capacidade? E manter? Quantas vezes e em que será usada? É um bom custo benefício? Há verba? É prioridade em comparação com as demais necessidades?
São essas e muitas outras perguntas para as quais a FAB tem pessoal suficientemente qualificado para responder.
Quanto custa adquirir , manter e operar aeronaves de transporte e reabastecimento estratégicos é de conhecimento da FAB….tanto que a mesma, em duas oportunidades, tentou adquirir aviões assim…só não conseguiu por falta de verbas. Mas, a demanda operacional existe.
São 4 aviões ao todo.
A FAB está usando os aviões que tem.
Traçaram a melhor rota considerando o alcance do E 190.
Parece que não dava para sair do Rio para a África do Sul.
Ninguém ia querer fazer escala no Sudão cheio de terroristas ou no Irã.
Fez escala em Fortaleza pra conseguir fazer a perna de 4 000 km pra las palmas.
Polônia é um país amigo e permite mais uma perna pra a China, mas não até Wuhan.
Portanto há uma escala no Brasil e outra na China e mais duas em país que ficam na rota.
Pois é cara! É F….!!!
Estas aeronaves não são exatamente como os Lineage, e muito menos com os E190 regulares.
O Lineage possui tanques auxiliares na fuselagens, nos dois bagageiros… Os E190 presidencias tem tanques auxiliares apenas em um dos bagageiros.
JOÃO MORO,
Eu respondi ao seu comentario, mas o dono do site só publica se elogiar as força armadas, se falar a verdade ele nao publica.
JClaudio, só encaminhei o link para você saber a opinião dele diretamente, sem intermediários.
Pelo contrário, de uns anos pra cá está dificil alguém aqui apoiar as FFAA, a maioria é de esquerda ou ficou sem a verbinha!!1
Que vergonha para o Brasil não ter nenhuma aeronave adequada para essa missão. E pensar que ainda ontem a Etihad Airways vendeu 38 aeronaves por US$ 1 bilhão. https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/etihad-airways-vende-38-aeronaves-por-us-1-bilhao_4961.html
Dinheiro pro fundão não falta. 2 Bi
Não os achei no Flightradar24.
Também não.
Alguém mais aí viu no jornal hoje de 05/02?
Lá citaram que serão feita 4 escalas pelos E-190 da FAB, mas a nota disse que isso reforça a necessidade da FAB dispor de aviões maiores para essas ocasiões e que isso ESTÁ SENDO DISCUTIDO.
Foi uma nota lida pela emissora de algum oficial, mas não me recordo qual.
Ou seja, em breve teremos noticias sobre o próximo meio de transporte especial da FAB…
É… porque meios de transporte especiais geralmente tem um processo de aquisição bem rápido. A quantas anda o AeroLula?
Está operacional.
Um avião que está barato no mercado é o A340. Os da série 500 são aviões com enorme autonomia.
Não são os mais econômicos, em termos de consumo de combustível e a manutenção não deve ser baratinha, afinal é um quadrimotor.
Por outro lado, para quem voa pouco, como a FAB, o custo de combustível pesa menos, o quadrimotor não tem restrições ETOPS e o custo de aquisição é baixo. Um A340-500 com máximo de passageiros tem um alcance de 9.000 milhas náuticas e com poucos passageiros o alcance aumenta muito.
Seria uma ótima opção para um avião presidencial.
Mas é aí que está o problema, o maior custo do avião se dá no seu ciclo operacional, o A-340 gosta de beber euros e dólares. Eu acho que o ideal seria um A-350. o A-350, que nas versões padrões, já atinge 9500 mi e é relativamente econômico no seu ciclo de vida. E claro, bem maior que a autonomia do A-319CJ do FAB 01, que é de 5200 mi.
O A350 utiliza muito material composto. A manutenção é cara. Um dos motivos pelos quais a Azul desistiu do A350, além do valor do leasing,
Dia desses o Cel. Rinaldo Nery falou que o A350 não era muito barato de operar não, tanto que a Azul acabou indo de A330neo.
Embora possa ser viagem minha, talvez um acordo com a LATAM se e quando eles quiserem se desfazer dos 767 deles. Ou com a Azul e os A330-200. Sempre tem ex-FAB nas companhias aéreas, tanto pilotos quanto pessoal de manutenção. Usando esses contatos seria fácil escolher as unidades em melhor estado.
Então, vou falar mais uma vez! Ressucitem o Projeto KC-X2 e vamos de 3 767 reabastecedores e cargueiros/passageiros quick-changer para o 2/2 GT. Os trabalhos seriam feitos em Israle e aqui , na TAP em Porto Alegre. Tudo certo mas a Tia Dilma enterrou o contrato!
Até que enfim nossa diplomacia está se valendo.
Não é de hoje que nacionais estão a mercer mundo a fora desamparados.
Quando buscam as embaixadas recém um belo e sonoro, “não podemos fazer nada”.
Acho que ações como essas já deveriam ser responsabilidade das FAAs nacionais há anos.
Funções como resgate em áreas de conflitos, ações emergenciais, traslado de corpos etc.
Coisa que as nações desenvolvidas fazem por seus cidadãos há anos!
Foxtrot, use a internet em seu favor e pesquise na nossa História quantas vezes a FAB foi buscar nossos cidadãos mundo a fora: Suez, Nicarágua, Honduras, Bolívia, Timor Leste, África, etc.. inclusive com direito à aeronave (no caso um C-130) levar bala e não conseguir se pressurizar!
Sério mesmo caro Marcelo ?
Deve ter sido em uma realidade paralela, pois em meus quase 55 anos de existência nunca li, assisti ou mesmo ouvi falar disso.
Devem ter sido missões secretas ao estilo Argo rsrs.
Pois atualmente os meios executivos da FAB só servem para transportar a família Trololó e os eternos “caroneiros” do senado.
Foxtrot, não é por que tu não tenha conhecimento que essas missões não tenham ocorrido. Procura na internet e vc vai achar. O que o Marcelo falou é verdade. No presente caso, a falta de uma arronave de maior capacidade edtá fazendo muita falta.
Como eu disse caro Flanker, devem ter sido missões secretas tipo Argo etc.
O que estou tentando passar é que precisamos relegar missões de resgate a nossos militares.
Incluindo forças especiais, Recon etc.
Além de demonstrar aos nacionais que o país se preocupa com eles e que o dinheiro dos impostos está sendo aplicado até mesmo para segurança dos mesmos além das fronteiras nacionais.
Também há o ganho doutrinário militar em operações de resgate, forças especiais, Recon , operações conjuntas etc etc etc .
As missões ocorreram, algumas com companheiros meus tripulando. Vá pesquisar, marreta.
Esse Foxtrot só fala m…. Credibilidade zero!!! Bem feito, perdeu a oportunidade de ficar calado.
Obrigado coronel Nery, Flanker e Marcelo.
Isso vocês não bloqueiam né editores?
Complicado.
Não entendo porquê fica lendo meus posts Fernando.
Os seus lixos de comentários nem perco tempo de ler.
Isso também não?
Muito unilateralismo nesse fórum.
Marreta e foice para seu terror caro Rinaldo.
Eu fiquei com vergonha alheia depois que vi a quantidade de escalas…literalmente uma viagem no tempo direto para os anos 50 e 60.
Lembrando que não da para usar algum avião da Gol, Tam, Azul, pois na verdade não sao brasileiras, quem realmente manda é da gringa.
Isso só demonstra a real FALTA de capacidade da FAB, já passou da hora, quer dizer da década, da FAB COMPRAR algum avião grande como o C-17. Isso é só um punhado de gente, imagina se fosse o triplo…
E queria saber, a FAB desmontou o avião?
Cara, você está totalmente desinformado: A Gol é brasileira, mas só usa 737, ou seja, faria tantas escalas quanto, fora o problema trabalhista!; A TAM não existe mais!; Azul é brasileira e teria o A330, mas tb teria problemas trabalhistas além de ficar sem uma aeronave por um tempo; A FAB não pode imprimir dinheiro(Quem dera!). Ela é a única que não tem culpa. Ela obedece aos políticos eleito por você e eu. Havia o Projeto KC-X2 que a IAI foi vencedora para conversão de dois 767-200 para o 2/2 GT da Base Aérea do Galeão, Ala 12 acho, e… Read more »
C-17 não é pra isso. Avião para missoes desse ripo é o KC-757, A330MRTT, KC-46, etc….
Qual avião você quer saber se a FAB desmontou?
Pois é, a FAB, que não tem a menor culpa , tinha fechado o negócio com a IAI em 2015 para incorporar dois Boeings 767-200 transformados em cargueiros/passageiros e tanques no Projeto KC-X2. Aí um certo gorverno cancelou o contrato. Agora esta aí . vamos buscar o pessoal com umas dez escalas! Mas ainda prefiro um avião da FAB, com nossas cores pousando na China do que um da LATAM.
Quem sabe a FAB, com este episódio, não consiga ressucitar o Projeto KC-X2 e pegar logo 3 aeronaves para o 2/2 GT do Galeão?
Vídeo sobre a ida dos aviões.
https://m.youtube.com/watch?v=DueYICd0_Xs
Pois é, tinham um alugado, mas venceu o contrato e não renovaram.
Será que o custo do arrendamento compensaria?
Gastar tipo um milhão de dólares por mês?
Alguém sabe os códigos dos aviões no flight radar?.
Onde estão agora?
Quais os horários de saída, chegada etc?
não adianta culpar a FAB pelos vôos com políticos, a tripulação quer mais é hora de vôo, nem que seja transportando merda.
quanto á missão, deu vontade de voltar a pilotar no FS. É uma delícia fazer esses voos longos com aeronaves de pouco alcance. e afinal, são aviões feitos aqui no Brasil