F-35a

Lockheed Martin F-35A

F-35a
Lockheed Martin F-35A
  • O relatório anual de testes do Pentágono também encontrou 873 problemas de software
  • Ele cita 13 itens que devem ser corrigidos antes da fase de atualização de US$ 22 bilhões

Por Anthony Capaccio – Bloomberg

Adicione um canhão que não atira direito aos problemas que perseguem o programa F-35 da Lockheed Martin Corp., de US$ 428 bilhões, incluindo mais de 800 falhas de software.

O canhão de 25 mm nos modelos F-35A da Força Aérea do Joint Strike Fighter tem precisão “inaceitável” em atingir alvos terrestres e está montado em um compartimento que está rachando, disse o escritório de testes do Pentágono em sua mais recente avaliação do sistema de armas mais caro dos EUA.

A avaliação anual de Robert Behler, diretor de testes e avaliações operacionais do Departamento de Defesa, não revela nenhuma nova falha importante nas capacidades de voo do avião. Mas sinaliza uma longa lista de questões que seu escritório disse que devem ser resolvidas – incluindo 13 descritas como itens de “correção obrigatória” da Categoria 1 que afetam a segurança ou a capacidade de combate – antes da próxima fase do Bloco 4 de US$ 22 bilhões do F-35.

O número de deficiências de software totalizou 873 a partir de novembro, de acordo com o relatório obtido pela Bloomberg News antes da sua divulgação na sexta-feira. Eram 917 em setembro de 2018, quando o jato entrou nos intensos testes de combate necessários antes da produção total, incluindo 15 itens da Categoria 1. O que seria um ano de testes agora foi estendido por mais um ano, até pelo menos outubro.

“Embora o escritório do programa esteja trabalhando para corrigir deficiências, novas descobertas ainda estão sendo feitas, resultando em apenas uma pequena redução no número geral” e deixando “muitas significativas” para resolver, afirmou a avaliação.

F-35A testando canhão de 25mm em 2015

‘Vulnerabilidades’ de segurança cibernética

Além disso, o escritório de testes disse que as “vulnerabilidades” de cibersegurança identificadas em relatórios anteriores não foram resolvidas. O relatório também cita problemas com confiabilidade, disponibilidade de aeronaves e sistemas de manutenção.

A avaliação não trata das descobertas que estão surgindo na atual rodada de testes de combate, que incluirá 64 exercícios em um simulador de alta fidelidade projetado para replicar as defesas aéreas russas, chinesas, norte-coreanas e iranianas mais desafiadoras.

Apesar dos testes incompletos e das falhas não resolvidas, o Congresso continua a acelerar as compras do F-35, adicionando 11 ao pedido do Pentágono em 2016 e em 2017, 20 no ano fiscal de 2018, 15 no ano passado e 20 neste ano. O F-35 continua a atrair novos clientes internacionais, como Polônia e Singapura. O Japão é o maior cliente estrangeiro, seguido pela Austrália e pelo Reino Unido.

No final de setembro, 490 F-35 haviam sido entregues e exigirão uma ampla adaptação. O escritório de testes disse que esses aviões estavam equipados com seis versões diferentes de software, com outra a caminho quando cerca de 1.000 aviões estarão nas mãos dos militares americanos e estrangeiros.

Um porta-voz do escritório do programa F-35 do Pentágono não comentou imediatamente o relatório do escritório de testes.

Brett Ashworth, porta-voz da Lockheed, em Bethesda, Maryland, disse que “embora não tenhamos visto o relatório, o F-35 continua a amadurecer e é o caça mais letal, sobrevivível e conectado do mundo”. Ele disse que “continua a melhorar, com a frota global média com mais de 65% de taxas de missão e unidades operacionais com desempenho consistente próximo a 75%.”

F-35A

O Teste Mattis

Ainda assim, o escritório de testes disse que “nenhuma parte significativa” da frota de caças F-35 dos EUA “foi capaz de alcançar e sustentar” uma meta de setembro de 2019 exigida pelo então secretário de Defesa Jim Mattis: que a aeronave seja capaz de 80% do tempo necessário para realizar pelo menos um tipo de missão de combate. Essa meta é conhecida como taxa de “capacidade de missão”.

“No entanto, unidades individuais foram capazes de atingir a meta de 80% por curtos períodos durante as operações desdobradas”, afirma o relatório. Todos os modelos de aeronaves ficaram “por uma grande margem” atrás do objetivo mais exigente de “capacidade total da missão”.

O modelo F-35A da Força Aérea tinha a melhor taxa de capacidade para missões, enquanto a frota da Marinha “sofria de uma taxa particularmente ruim”, disse o escritório de testes. A versão do Corpo de Fuzileiros Navais estava “aproximadamente no meio do caminho” entre os outros dois.

As versões da Força Aérea e da Marinha também continuam apresentando rachaduras nos componentes estruturais, de acordo com o relatório, dizendo: “O efeito na vida útil do F-35 e a necessidade de requisitos adicionais de inspeção ainda estão sendo determinados”.

F-35C da Marinha dos EUA

Problemas com o canhão

Os três modelos F-35 estão todos equipados com canhões de 25mm. Nas versões da Marinha e dos Fuzileiros os canhões são montados externamente e possuem precisão aceitável. Mas o canhão do modelo da Força Aérea está montado dentro do avião, e o escritório de teste “considera a precisão, como instalada, inaceitável” devido a “desalinhamentos” no suporte da arma que não atendiam às especificações.

Os suportes também estão rachando, forçando a Força Aérea a restringir o uso da arma. O escritório do programa “progrediu com as alterações na instalação dos canhões” para melhorar a precisão, mas elas ainda não foram testadas, de acordo com o relatório.

No F-35B, assim como no F-35C naval, o canhão é opcional, dependendo da missão o pod é instalado na barriga do avião

FONTE: Bloomberg

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