O notável crescimento e jornada dos Gripen da Hungria
O primeiro contrato de aluguel dos Gripens da Hungria foi assinado entre a Administração de Materiais de Defesa da Suécia (FMV) e o Ministério da Defesa da Hungria em fevereiro de 2003 para o fornecimento de 14 caças Gripen C/D (12 aeronaves monopostos e 2 bipostos). Para a Hungria, o acordo do Saab Gripen foi uma combinação favorável de fatores como faixa de preço, desempenho e longevidade.
Com recursos e capacidades como sonda de reabastecimento ar-ar (AAR), bombas guiadas a laser (LGBs) e sistema de geração de oxigênio a bordo (OBOGS), os Gripen húngaros ficaram totalmente prontos para operações internacionais e para realizar operações aéreas conjuntas e com forças terrestres. O primeiro desdobramento internacional dos Gripens da Força Aérea Húngara (HunAF) ocorreu em maio de 2007, quando voaram para a Itália para participar do Exercício Spring Flag 07.
Com o Gripen, a HunAF efetivamente passou para a ser uma Força Aérea da OTAN. Nas últimas décadas, os caças Gripen húngaros participaram de vários exercícios e missões da OTAN. Eles voaram sua primeira missão no espaço aéreo do Báltico (Estônia, Letônia e Lituânia) no ano de 2015 e depois lideraram novamente a missão no ano passado, em abril.
O contrato de arrendamento entre a FMV e o Ministério da Defesa húngaro foi renovado em 2012. Com o contrato estendido de 10 anos, a Força Aérea Húngara operará o Gripen até 2026. A extensão também exigia que a FMV atualizasse os Gripens da HunAF para a versão MS20, conforme qual a Força Aérea recebe mais horas de voo (de 16.000 a 20.000) agora.
O aprimoramento da capacidade MS20 da série C do Gripen envolve atualizações de hardware e software, oferecendo uma série de melhorias e novas funcionalidades, tanto em termos da própria aeronave quanto dos sistemas auxiliares e de treinamento. O MS20 foi introduzido pela primeira vez com a Força Aérea Sueca em 2016.
A nova versão atualizada do Gripen húngaro inclui o míssil ar-ar MBDA Meteor e pequenas bombas GBU-39 SDB. Ele também oferece um sistema aprimorado de transmissão de dados Link 16 e um canal adicional que permite a comunicação com soldados de controle de aéreo avançado (JTAC/FAC) durante missões de apoio aéreo aproximado (CAS). Além do reconhecimento noturno, existe também a mira no capacete, aprimoramento dos níveis de defesa ABC (atômico, biológico, químico) e os processos de manutenção logística foram simplificados. O MS20, a longo prazo, tornará mais fácil para os caças da HunAF a integração de novas atualizações e capacidades no futuro.
No ano passado, durante um treinamento de duas semanas na Base Aérea de Vidsel, na Suécia, os caças húngaros Gripen foram submetidos a vários exercícios de treinamento para testar os novos recursos que acompanham a atualização MS20.
FONTE: Saab Gripen Blog
No próximo contrato de arrendamento será que vão passar para os Gripens E/F? Se na renovação passaram para a versão mais recente creio que seja bem provável que passem para a nova versão! Essa modalidade bem que poderia ser estendida para países de outras regiões como a América do Sul, seria uma boa atender um demanda deste tipo com os Gripens Made in Brazil.
Nesse caso seríamos beneficiados somente na venda do Gripen-E biplace…
Gripen F, no caso.
Nao e bem assim por que muitos itens dos monopostos Gripen E seriam potencialmente fornecidos por brasileiros tais como WADs, partes da fuselagem, entre outros.
Trilogia, já li muitos comentários falando sobre o Gripen-E , alguns dizem que ele seria superior ao F-16 Viper outros dizem que não, e alguns dizem que seriam equivalentes.
Há alguma matéria sobre o o F-16 Viper aqui?
É quanto uma opinião técnica, qual é a realidade entre as duas aeronaves e seus atributos?❓
https://www.aereo.jor.br/2015/10/21/voa-o-primeiro-caca-f-16v/
https://www.aereo.jor.br/2018/12/17/eslovaquia-compra-14-cacas-f-16v-por-us-18-bilhao/
Adriano Madureira, há diversas matérias aqui. Só digitar “Viper” no campo de buscas.
Acho que no quesito velocidade máxima os gripen sai melhor.
“Velocidade máxima é irrelevante e não se deve dar muita atenção a ela…”
Um Gripen voando alto e rápido pode lançar um Meteor com mais velocidade / energia e, assim, aumentar o alcance do míssil.
Empatam em velocidade máxima, mas o Gripen ganha por voar em supercruise sem usar o pós combustor
Se não me engano a eletrônica embarcada do Gripen E é bem superior o tornando quase que uma aeronave de guerra eletrônica. Já houveram debates sobre essa briga Gripen E/Viper e creio que no fim o Gripen E levou a melhor.
Que imagem linda cara, uma porção de Gripen alinhados… nove deles.. imagina a FAB com o Gripen E, tudo em forma… poder aéreo no estado da arte..
Sobre esse negócio de “aluguel” de caças e navios…
Alguem saberia qual o valor desse empréstimo?
Isso não seria interessante pra países com FA’s fracas e relativamente pouco PIB, como Uruguai ou Paraguai, por exemplo?
Brasil também…
Poderia ser interessante, mas o maior problema seria a capacidade financeira. Aviões com o nível do GRIPEN E são muito caros. Versões anteriores do gripen (tipo o C) poderiam ser interessantes e viáveis financeiramente.
Quanto a questao do leasing, fico imaginando como seriam as clausulas contratuais para casos em que as aeronaves tenham que entrar em combate real. Complexo …
Acredito que na década passada a FAB perdeu uma oportunidade de um contrato de leasing assim com um jato moderno como o Gripen.
Poderíamos muito bem ter arrendado uns 12-18 caças Gripen com um offset da SAAB em investir na infraestrutura de manutenção do caça aqui, principalmente com a Celma podendo fazer as revisões no motor, seria um tremendo custo-benefício para FAB e de quebra ainda geraríamos empregos qualificados no Brasil de maneira mais realista do que a procura incansável pelo ToT.
De onde vc tirou isso???
Que aeronave e que fotos bonitas. Acredito que foi uma decisão acertada esta compra. Vai nos levar a outro patamar.