Gripen na fila para uma série de testes na Finlândia
O caça Gripen, juntamente com outros quatro candidatos, passará por uma série de testes que vão de 9 de janeiro a 26 de fevereiro de 2020 como parte do Programa HX da Finlândia para encontrar o próximo avião de combate do país, relata a ES&T.
O Desafio HX do programa finlandês é a primeira fase da avaliação de capacidade realizada pela Força Aérea Finlandesa (FAF). Por meio de testes e avaliações projetados na Finlândia, o Desafio procurará verificar os dados dos caças, conforme relatados por seus respectivos fabricantes. O HX Challenge será realizado sob condições finlandesas, a fim de garantir uma avaliação justa e equilibrada dos competidores.
“O objetivo do HX Challenge não é classificar os candidatos, mas garantir que os valores de desempenho relatados nas respostas à chamada de propostas sejam realmente aplicáveis no ambiente operacional finlandês”, disse o coronel Juha-Pekka Keränen, diretor do Programa HX. “Utilizaremos os dados coletados na segunda e terceira fases da avaliação de capacidade”, acrescentou.
Após a conclusão do HX Challenge, a segunda fase testará o desempenho do voo através de simuladores virtuais e, durante a terceira fase, a eficiência operacional dos caças será verificada. Os testes e a avaliação do HX Challenge serão realizados na Base Aérea de Pirkkala, em Tampere, Finlândia.
O HX Fighter Program faz parte do desenvolvimento do sistema de defesa da Finlândia, criado para substituir a atual frota de F/A-18 Hornets por novos caças modernos.
De acordo com o cronograma do programa, o contrato de caça será concedido em 2021 a um dos candidatos para a compra de 64 caças, seguido pelas entregas a partir de 2025.
FONTE: Saab Gripen Blog
Este caça tem que vender mais, ter mais linha de produção. Fazendo Figa para o nórdicos comprarem.
A Finlândia até 1917 era um Grão Ducado dentro do Império Russo e conseguiu a independência 1917, e teve no começo da Segunda Guerra duas guerras com União Soviética, e eles devam sempre ficar de olho no vizinho, e é bom que possa ter algum meio de defesa para segurar o primeiro ataque até a União Européia a socorrer já que é um membro da UE!
Quando estive lá na Saab o pessoal da companhia disse que a chances são grandes neste contrato. Mas pode acontecer de tudo. O diferencial é o interesse dos finlandeses no Gripen biposto (a ser produzido aqui) e sua utilização como aeronave de guerra eletrônica.
https://www.aereo.jor.br/2019/09/20/gripen/
Até hoje eu não entendi essa saída da SAAB do concurso suíço, teoricamente ela era uma das favoritas, tanto pelo preço como por já ter ganho a primeira vez, o que será que mudou tanto assim de um concurso para o outro em um espaço tão curto de tempo
A SAAB não tinha os aviões plenamente operacionais para a data dos testes.
Pode ser um jogo de “cartas marcadas”.
Na época dos testes suíços ainda não havia Gripen NG disponível, só havia protótipos.
Bem feito para a Suíça, a SAAB ganhou mas não levou, acho mais uma forma de protesto dos Suecos.
Não puderam entrar com o Gripen E, por detalhes estabelecidos pelos suiços. Ali é confuso, um estado plurilingue, tem região com origem alemã, francesa, italiana e suiça (propriamente dito).
Tenho a impressão de que suecos e finlandeses possuem uma boa sinergia na área de defesa, até porque, como vizinhos, enfrentam cenários e ameaças comuns. O Gripen, projetado para o cenário sueco se adapta perfeitamente aos requisitos finlandeses. Agora é torcer que os dois exemplares do Gripen E que seguirão para os testes na Finlândia estejam com todos os seus sistemas instalados e plenamente operacionais para poderem competir em pé de igualdade com os demais concorrentes. Ao meu ver, se o Gripen E/F vier a obter novas exportações, parte considerável do mérito será da FAB que fez questão do WAD… Read more »
Se tem esta “sinergia” pq n compraram o Gripen C no lugar do Hornet ?
Uma possível resposta é que em 1992, quando os finlandeses compraram o Hornet, o Gripen ainda não tinha entrado em serviço nem na Suécia.
Se o Gripen vencer essa concorrência nesses moldes, isso seria maravilhoso para a continuidade das atividades de nossa linha de produção, pois esse é o maior assassino de projetos no Brasil, a tal da continuidade e escala de produção. Abraço
Poggio, sabe especificar qual foi o Gripen enviado?
Augusto, acho que teremos mais detalhes oficiais em breve. Acredito que tenha sido um dos protótipos com WAD.
Cara, na boa… algo me diz que o Gripen leva essa… Finlândia faz fronteira com a Suécia, país pequeno, 5,5 milhões de habitantes… pra eles o Gripen dá e sobra.
Sem duvidas o Gripen e a melhor opçao para os finlandeses em basicamente todos os requisitos especificados.
Máquina fantástica viu. Esta pintura é linda, tomara que a FAB adote uma similar mas nas cores dela. Ahhh quando o Gripen F voar, vai ser show, será a quantas anda o projeto ???
Essa pintura destaca bem as linhas do Gripen NG.
A nossa já foi apresentada, e pra variar, ficou muito esquisita.
Que pintura linda!
Tomara que a FAB use esse estilo de pintura nos Gripen que virão. Lembra um pouco o modelo de pintura dos caças russos, sobretudo o SU-57. Se bem que o estilo de pintura dos antigos F-14 tbm ficaria bom.
Essa pintura destaca bem as linhas do Gripen NG.
A nossa já foi apresentada, e pra variar, ficou muito esquisita.
Leonardo
Obrigado pelo esclarecimento, nao sabia que a FAB ja tinha escolhido a pintura.
Alguém sabe me informar quando é que vai chegar os primeiros lotes desse famigerado Gripen, está virando novela mexicana a entrega desses aviões….
Paulo,
Tem muitas matérias aqui sobre isso, assunto já bastante discutido há anos. Digite Gripen no campo busca e boa leitura!
Disso eu sei, mais até quando vai ficar esse novela da entrega desse caça, já tem anos que está no papel……..
Não existe novela nenhuma, o cronograma está sendo seguido a risca e sem atrasos. Se vc buscar as informações do cronograma oficial assinado após a adequação do financiamento, que estendeu o pagamento e diminuiu a cadência de entregas, verá que ele não mudou em nenhum momento.
Fato importante para Finlandia adotar o Gripen NG, seria a capacidade de atuar junto a Suécia com uma mesma plataforma que tem como diferencial o trabalho em equipe.
Já que o inimigo mais provavel e comum seria mais a Russia que os paises da OTAN.
Podem ter os olhos sobre o Super Hornet por terem experiência com os F-18, entretanto o custo dos Gripen e seu desempenho pode surpreende-los.