Boeing 737-800 da Ucrânia foi abatido por míssil, dizem fontes
O Boeing 737-800 ucraniano que caiu nos arredores da capital iraniana de Teerã foi atingido por um sistema de mísseis antiaéreos, disseram um oficial do Pentágono, um oficial de Inteligência americano e um oficial de Inteligência do Iraque à revista Newsweek.
O voo 752 da Ukraine International Airlines, saindo do Aeroporto Internacional de Teerã Imam Khomeini para o Aeroporto Internacional Boryspil de Kiev, parou de transmitir dados na terça-feira logo após a decolagem e pouco depois do Irã lançar mísseis balísticos contra bases militares que abrigam forças dos EUA e de aliados no vizinho Iraque.
Acredita-se que a aeronave tenha sido atingida por um sistema de mísseis terra-ar Tor-M1 construído na Rússia, conhecido pela OTAN como Gauntlet, disseram à Newsweek os três oficiais que não estavam autorizados a falar publicamente sobre o assunto.
Um oficial do Pentágono e um oficial sênior de Inteligência disseram à Newsweek que a avaliação do Pentágono é de que o abate foi acidental. Os sistemas antiaéreos do Irã provavelmente estavam ativos após o ataque com mísseis do país, que veio em resposta ao ataque que causou a morte do major general Qassem Soleiman, comandante-geral da Força Revolucionária Quds, disseram fontes.
“Bem, tenho minhas suspeitas”, disse o presidente Donald Trump a repórteres na Casa Branca após a reportagem da Newsweek. “Ele estava voando em um bairro bastante difícil e alguém pode ter cometido um erro.”
O Comando Central dos EUA se recusou a comentar o assunto quando contatado pela Newsweek. O Conselho de Segurança Nacional e o Departamento de Estado ainda não tinham respondido até a publicação da notícia.
contra fatos não há argumentos…mais um crime cometido pelo regime terrorista iraniano…mas em breve serão varridos do mapa e a justiça será feita.
Mas os EUA já fizeram o mesmo e inclusive na guerra contra o Irã.. Seu comentário valeia para os EUA também? kkkkk
Naquele caso o navio americano advertiu o avião que cruzava em zona de exclusão e o avião iraniano não respondeu ao chamado. Casos bem diferentes.
Vc pode me dizer o que um navio americano estava fazendo a milhares de quilômetros de sua casa lançando mísseis em um avião civil?
Na verdade na época os navios civis eram ameaçados pelo Irã o navio militar estava fazendo patrulhamento para defender esses navios e outra o sistema mesmo de ataque independente disparou o início confundindo com avião militar porque direto se tinha mísseis atingindo petroleiros e outros navios então era um momento de guerra agora o sistema iraniano no caso hoje falhou porque é muito antigo não tenho sistema que diferencia avião inimigo de avião amigo era um avião civil que tem o transpoder e o sistema de defesa alguns sistemas de defesa iranianos não possuem tal equipamento.
Talvez o mesmo que os aviões russos foram fazer na Venezuela…
Naquela época os iranianos atacavam os petroleiros usando minas. Por outro lado os iraquianos atingiram a fragata americana Stark por engano. Navios de guerra de vários países passaram a escoltar navios petroleiros. Não há novidade nenhuma nisso. Mas a derrubada do avião iraniano foi o motivo final do fim da guerra, me lembro bem.
Não responderam o chamado pois esse foi feito numa frequência diferente da usada por civis.
João,
Não foi assim não. A US Navy tentou a frequência padrão para a aviação internacional.
E ainda existe a frequência internacional de emergência para aviões civis 121.5 MHz
Os aviões da FAB quando fazem uma interceptação, pelo protocolo da lei do abate devem exibir esta placa antes para os pilotos do alvo.
A aeronave voava em aerovia, em aguas internacionais e a chamada não foi feita na frequencia internacional convencionada para esta situação.
Dois pesos, duas medidas
Richard
Exatamente isso.
Aqui na Trilogia tem acontecido isso com frequencia – dois pesos, duas medidas.
Uso de dois pesos, duas medidas têm ocorrido com muita frequência aqui na trilogia, muita frequência mesmo.
Olha a notícia mega importante publicada, dizendo que um mero funcionário da Boeing… Disse que o MAX foi projetado por palhaços… heheh
Neste caso a companhia da Ucrânia foi avisada, se me lembro bem tem até fontes com o comunicado que ela recebeu avisando e solicitando que no houvesse decolagens e vôos na região naquele horário específico.
E ninguém avisou a Torre de controle que autorizou a decolagem? Avião não decola pq deu na telha do comandante, só mediante autorização do controle de tráfego aéreo!
em um país com um sistema de controle de trafego aéreo bem sofisticado, deve levar uns 5 a 10 minutos para a torre de controle receber uma ordem impedindo qualquer aeronave no espaço aéreo local. em um país com deficiência nisso, pode demorar uns 20 a 30 minutos para isso acontecer, levando em conta que um aeronave decola de 2 em 2 minutos em um aeroporto movimentado, acho que no deu tempo para eles cancelarem a decolagem. mas existe o relato de que a aeronave em vôo fez uma curva acentuada planejando retornar ao aeroporto e por esse motivo que… Read more »
Mas o plano de vôo já havia sido devidamente autorizado.
E ainda autorizaram o plano de vôo…
Americanos, soviéticos, searatisas ucranianos, exemplos de aviões civis que foram atingidos por engano em área de conflitos tem vários casos e infelizmente este caso não vai ser o último!
O USS Vincennes derrubou criminosamente um avião civil iraniano – Voo 655.
Mais um crime de guerra americano.
O navio foi ‘aposentado’ em 2005 e até agora ninguém foi condenado pelo crime.
Depois, os EUA admitiram o abate e pagaram indenizações de mais de 130 milhões de dólares . Agora de noite, 10/01, o Irã anunciou que amanhã irá divulgar a causa da queda do avião da companhia ucraniana. Investigacao5em tempo recorde!!! Ridículo! Mais ridículo ainda é quem defende isso….
Na manhã de 3 de julho, o Montgomery observou sete pequenos barcos (do IRGC – Islamic Revolutionary Guard Corps) se aproximando de um navio paquistanês. O número de barcos pouco depois cresceu para 13 e eles começaram a ameaçar os mercantes próximos. O Vincennes foi mandado para a área para apoiar o Montgomery e lançou um helicóptero para reconhecer a área. No processo, o helicóptero recebeu fogo dos barcos iranianos. O Vincennes e Montgomery fecharam as áreas gerais dos pequenos barcos. Dois dos barcos se voltaram para o Vincennes e Montgomery, enquanto os outros começaram a manobrar erraticamente. Essas ações… Read more »
Ótimo texto, mas vc pode me explicar por que o USS Montgomery estava se metendo em uma disputa entre barcos iranianos e paquistaneses na costa do Irã?
Livre navegação. Já ouviu falar na Tanker War que estava acontecendo durante o conflito Irã x Iraque? Navios de guerra tinham que escoltar petroleiros entrando e saindo do Golfo Pérsico na tentativa de deterem os ataques à esses navios de DIVERSAS bandeiras, inclusive BRASILEIROS e AMERICANOS. Se não consegue entender o que ele estava fazendo lá, então lamento, mas você não serve para debater geopolítica. O comandante americano efetuou uma ação bastante ofensiva e insegura, e deveria ter sido punido por isso, mas o abate não foi, de forma alguma intencional. O fato de que a carreira dele acabou ali… Read more »
NOS DOIS CASOS A CULPA É DO IRÃ, já que eles deixam os aviões comerciais decolando normalmente mesmo estando em estado de guerra.
Nao deve estar sendo fácil é pro governo russo…
Esses sistemas de misseis russos so derrubam aviões civis… Eqto Israel passeia a vontade sobre a Síria.
Pensei a mesma coisa. Ótimos sistemas aa contra aeronaves civis, mas não dão conta nem de proteger o segundo homem mais importante do Irã nem as instalações iranianas na Síria.
Isso tudo é consequência do ataque descabido/inconsequente/covarde dos EUA ao general Iraniano
E do que você sabe amigo? Ninguém sabe os motivos que levaram os EUA atacarem o General, comandante de uma Força Nacional Iraniana que ajuda terroristas, ou isso não é verdade? Uma coisa é certa, prefiro paz a guerra.
Esse cara só não morreu antes porque os EUA seguraram a mão do Mossad, esse cara era um terrorista responsável por inúmeras mortes vítimas de atentados terroristas covardes.
Ele foi vítima de um atentado terrorista covarde perpetrado pelos USA.
E todas as pessoas que morreram por ataques terroristas organizados e ordenados pelo general “salame”, são o que? Não são vítimas tb?
Se em um lugar onde não há polícia, um cara te jura de morte repetidas vezes, já atacou sua família, sua casa, seu comércio, e várias vezes matou diversos outros e você tem a oportunidade de eliminar o cara, você não faria isso? Se os papéis fossem inversos, você acha que o Irã não faria exatamente a mesma coisa?
Descabido, realmente faz sentido, ele se indispor mais ainda internamente perto das eleições porque acordou de madrugada, olhou no celular e decidiu bombardear um general, o Universo não é tão simples assim…
A se aplicar este tipo de argumento, também poderíamos dizer que a culpa é do Santos Dumont (ou irmãos Wright, conforme seus preferências), porque se ele não tivesse inventado o avião, ele não teria sido abatido.
“Vcs americanos malvadões mataram o n°2 do nosso governo. De raiva, vamos derrubar um avião ucraniano. O culpado pela morte desses quase 200 seres humanos foram vocês”.
Pobrezinho do general. Ele tinha por tarefa fomentar rebeliões, fornecer armas e explosivos, matar soldados, organizar milícias para limpeza étnica de não xiitas, sem falar na organização dos dois ataques terroristas na Argentina, um contra a Associação Judaica AMIA e o outro contra a embaixada de Israel.
Bom Dia Felipe,Bom se não tem o que comentar fique de boca fechada e para de dizer sandisses
Sem fazer apologia a nada. Dificil dizer quem esta errado, qual a diferença entre um Predator matar pessoas escolhidas com um misil, um combatente matar pessoas escolhidas com uma arma de fogo? Ou um aluno matar outros alunos dentro de uma escola? Todas são mortes premeditadas.
O cara era militar, o resto não preciso explicar.
Você acha que mataram só ele, não morreu mais ninguém?
Tá de brincadeira? Deve ter iraniano, iraquiano e sei lá quem mais.
Não se informou o número de mortos e suas nacionalidades, algo curioso e intrigante não acha?
O meio pelo qual uma pessoa mata a outra, em geral, é irrelevante. O que é relevante é o motivo pelo qual isso ocorre. Se Fulano mata alguém com um drone porque achou o corte de cabelo dele feio, isso para mim seria inaceitável. Mas se usou o mesmo drone para matar alguém que planejava um ataque isso, para mim, é aceitável. O mesmo método, motivos completamente diferentes.
Tá legal… Provas, não somente informações como justificativa. Vejamos, Kadafi era terrorista ou apoiador, Hussein era terrorista ou apoiador, esse general comandante também era terrorista ou apoiador, é um conluio arabe-persa-terrorismo geral, notadamente em paises produtores de petróleo do Oriente Médio e norte da África, quem sera o próximo? Próxima invasão; Iran.
Por outro lado, esse sim foi mais que provado, Bin Laden terrorista e financiador que se escondia no Paquistão e era saudita.
Erdogan que se quide, logo logo pode entrar na lista de apoiadores do terrorismo, mas ah! a Turquia não é grande produtora de petróleo, dai só tentaram tirar ele do poder com um golpe, mais fácil pois todo governante tem opositores… dai a posição dúbia dele agora. Isso esta muito estranho. Nas Filipinas e na Indonésia os muçulmanos atacam e matam, fazem atentados em outros paises, na India também fazem atentados, mas ah… ali não são grande exportadores de petróleo, e também não devem existir apoiadores do terrorismo… que estranho esse foco no Oriente Médio. E no Yemen, por que… Read more »
A diferença está no contexto, meu caro. E o contexto faz toda a diferença.
Duvido que serão varridos, mais cuidados com noticias assim nunca se sabe se na verdade não é uma contrainformação.
Teve um acidente aéreo em território americano nos anos 90 onde ate hj não foi bem esclarecido. A suspeita é que a aeronave(Boeing) tinha sido abatida por um míssil disparado de um submarino da marinha dos Estados Unidos ou seja disparo acidental.
Nos Estados Unidos tem a Klan lembra??
Cara o governo americano condena as ações da Klan, muitos membros dela foram julgados e condenados. O Governo do Ira nas suas leis mesmo enforca homossexuais e ate cristãos.
Estudar e pesquisar antes de falar abobrinha é sempre bom.
Por favor procure se informar melhor para não fazer comentários absurdos… O Irã é uma sociedade multiétnica e pluriconfessional…
Reportagem na tv esta semana com jornalistas brasileiros lá no Irã mostrou o medo dos homossexuais, a absoluta falta de liberdade, a opressão ao sexo feminino, o moralismo exacerbado, a vigilância sobre todos, o radicalismo, a perseguição aos judeus e cristãos, o militarismo. Tudo tendo que ser mostrado de forma muito discreta pelos jornalistas, pois lá não tem liberdade de imprensa.
Tem, sim! Cometeram crimes raciais terríveis no passado. E hoje? A Ku Klux Klan conrinua enforcando pessoas?
O papel do Irã no presente momento e fomentar a revolta do povo iraquiano contra os americanos e depois expulsá-los de lá.
Depois a gente analisa a situação interna do Irã.
Cada coisa tem sua prioridade
O Congreso e o presidente do Iraque ordenaram a retirada das tropas estrangeiras do Iraque. Alguns paises já providenciaram a sua retirada até antes disso. Ontem o Trump disse que não vai retirar suas tropas do Iraque, Ora vejamos, o Iraque atualmente não é um pais independente?
O Congresso norte americano vai limitar as ações militares que o Trump pode executar sem autorização do Congreso, isso significa que a maioria do Congreso desaprova as ultimas operações militares ordenadas pelo Trump.
Luiz,
Foi um 747 da TWA em 1996, se não me engano. O míssil não foi disparado de um submarino.
Mas há quem diga que foi um ato terrorista. Uma bomba no compartimento de bagagem.
Tem míssil antiaéreo em submarinos??
Eu tinha pensado a mesma coisa kkkkk. E não adianta colocarem projetos e mísseis atuais, gostaria de saber um que estivesse operando em submarinos americanos naquela época
Quanta ignorância. Os EUA e a URSS já derrubaram meia dúzia de aviões de passageiros, por engano; e nem por isso desejamos que fossem varridos do mapa. Por isso que digo: todo radical (seja de esquerda, seja de direita) é ignorante.
Já tem um vídeo circulando com o momento que o míssil atinge o avião e veiculado pelo NY Times que é abertamente anti Trump.
Será que foi barbeiragem?
Quando a coisa tá ruim o cara compra o circo e o anão cresce.
Os corpos dos Canadenses terão que ser repatriados.. algum vestígio vão encontrar
Vai depender de onde os fragmentos do míssil atingiu o avião. No caso do avião da Malásia abatido na região separatista da Ucrânia nos corpos dos pilotos tinham fragmentos do míssil.
Vestígio kkkk
Furos na fuselagem compatível com a ogiva do míssil 9M330, cabeça do mesmo míssil encontrada próximo ao “acidente”, para piorar agora apareceu um vídeo do lançamento do míssil…
Além destes, mas no caso do avião que caiu na Ucrânia os fragmentos que estavam nos pilotos devido ao formato e composição foram decisivos para identificar o tipo de sistema AA utilizado!
Tem vídeo do míssil atingindo o Boeing. Mas desde a primeira filmagem já dava para ver que o avião tinha sido atingido e caia em chamas. Além disso quando foi atingido houve interrupção total do transponder e de comunicação. O avião já estava destruído e os tripulantes estavam mortos ou inconscientes.
Agora nesta noite de sexta para sábado os iranianos se renderam a verdade e admitiram que derrubaram o Boeing, algo que era evidente desde a primeira imagem da madrugada do incidente.
Fake, não escutei isso não! Vamos aguardar a investigação.
Hoje informaram que derrubaram mais um avião. KKKKKKKK
Antes de repatriar precisa identificar, o que significa manipulação dos corpos. Ou seja, se houver vestígios nos corpos, eles serão eliminados antes da repatriação.
O fato é, eles derrubaram. A dúvida é, foi intencionalmente? Havia algum indivíduo prioritário naquele avião? Alguma informação sensível?
Acredito que não. Foi incompetência mesmo. Mas por outro lado, imagino que seria relativamente fácil diferenciar um aviao civil de um militar ao radar, e ainda mais um alvo tão proximo…
Duvido que tenha sido intencional, mas tem um artigo do Guga Chacra no Globo em que ele cita o abate do avião iraniano em 1988 pelos EUA e que o Irã até hoje fala que não foi acidente e sim um atentado terrorista e que na narrativa do Irã um acidente deste tipo não pode ocorrer e o Guga fala que se o Irã admitir que este avião foi derrubado por acidente vai derrubar toda uma narrativa de mais de 30 anos que eles criaram. Existe uma lógica cruel nesta analise, mas se os iranianos fizessem como os americanos e… Read more »
Os EUA não erraram! Cometeram intencionalmente um Crime contra a Humanidade!
Fora financiar grupos terroristas. O Irã vem derrubando drones americanos… Atacando navios petroleiros… Atacando refinarias de outros países…
Os EUA estão deixando é isso barato pra eles.
dedos nervosos.
cadeia de comando ansiosa.
controle de tráfego aéreo que não foi consultado.
Ednardo,
O 737 foi abatido várias horas depois do vale ataque iraniano.
Provavelmente pensaram que era algum avião americano vindo atacar Theran e mandaram bala.
Êsse pessoal deveria estar uma pilha de nêrvos, com mêdo de um contra ataque americano.
Você precisa ter muita coragem para não tomar uma decisão errada num momento de tensão, existe uma história da época da Guerra Fria de um oficial de defesa soviética que apesar de todos os seus radares mostrarem que estava havendo um ataque nuclear dos EUA ele acreditando que era uma falha de instrumentos, que ele sabia que podia ocorrer, não acionou o sistema de defesa soviético e assim evitou a retaliação nuclear dos soviéticos, ele teve que ter muita coragem e segurança no que acreditava para tomar a decisão de não acionar a defesa e isso pode ter faltado na… Read more »
o que me espanta é que um avião desses é enorme em qualquer radar e é muito facilmente identificado e fácil de confirmar com o tráfego civil.
Quando se fala em proibir aeronaves nessas regiões tem gente que não concorda e acha que isso não acontece! Pobre pessoas que morrem de graça!Por isso o Irã não quer entregar as caixas pretas!
Bom, uma fatalidade que não teve volta… Por conta da morte de um general, morrem quase 250 pessoas… Engraçado como é o destino!
Pobre pessoas..mas devido a incompetência e do péssimo treinamento dos iranianos, talvez até dado pelo péssimo pós vendas russo, centenas de pessoas morreram. Esse crime é responsabilidade do estado terrorista, ditstorial, do Irá
Logo serão varridos do mapa.
O que tem haver pós venda com o abate do avião?
Pelo jeito o pós venda é bom, já que o míssil funcionou…Mas é cada um que aparece…
Eu acho que os americanos devem se preocupar com o sistema anti-aéreo iraniano.
A Boeing e a Airbus estão preocupados.
Ahh, o chaff e o flare não estava funcionando no avião civil.
Próxima tecnologia em Airbus e Boeing será um sistema anti-mísseis, rsrsrsrs Principalmente mísseis russos.
Os aviões de passageiros da EL AL de Israel possuem MAWS, chaffs, flares ou outras coisas.
Realmente, kings. Pelo dedo nervoso e pela incapacidade de diferenciar características de radar tão distintas, vê-se que são profissionais de alto nível.
Que coisa sem sentido que você escreveu Rodrigo. Pós venda Russo? O que tem a ver?Temos vários exemplos na história, em FA’s de conhecida qualidade, em que o mesmo ocorreu. Provavelmente foi um disparo por engano. Fruto de incompetência? Péssimo treinamento? Talvez. Talvez o nervosismo da situação tenha influenciado. De todo modo, é uma situação que infelizmente acontece. Pra mim, o erro maior está em permitirem decolagens num momento em que acabia de ocorrer disparos de mísseis e uma possibilidade de retaliação muito grande por parte dos EUA.
“Logo serão varridos do mapa”
Esses são os famosos combatentes de Call of Duty e Battlefield, que do conforto de seus lares clamam por sangue. 😐
Mais uma do Regime criminoso e terrorista de Teerã…o regime dos aiatolás precisa ser destruído e a monarquia restaurada.
Depois de Israel.
Olha a fila!!!!!
Antoniokings, especifique melhor a frase “Depois de Israel. Olha a fila!!!!!” pois dá pra interpretar que você quer a destruição do provo e do estado de Israel …
Claro que eu não quero destruir.
Quero que Israel, de início, cumpra as Resoluções da ONU, pare de atacar civis indiscriminadamente nas áreas ocupadas e que promova eleições limpas de modo que se um árabe muçulmano ganhar, assumae o Governo.
Substitua Israel por Síria ou Irã no seu comentário…..vai ficar bem bom….
A monarquia iraniana era tão tirana e terrorista quanto os aitolás..
Por isto foram depostos.
Rodrigo, no OM a única forma de governo que funciona e algum tipo de ditadura, nossa ocidentais é que não conseguimos aceitar isso.
Pode ver que toda nação que apresenta estabilidade lá e governada por algum tipo de ditadura, seja religiosa, monárquica ou simplesmente um governo com pulso de ferro, toda experiência democrática Lda acaba em conflito.
Israel está no OM e é uma democracia.
Você pode ser uma monarquia e não ser tirana..
A Jordânia está longe de ser uma democracia e nem por isto a família real é déspota.
Idem para os UAE…
Mas como era bonita a Farah Pahlavi, muito linda.
Pesquisa sobre a “Savak”, a polícia secreta da monarquia que sequestrava, torturava e executava pessoas que discordavam do Xa. Povo acha que todo mundo com uma coroa na cabeça é rainha Elisabeth.
Pesquisa sobre a Rainha Elizabeth e os Crimes contra a Humanidade da Monarquia da Inglaterra!
Concordo.
E os crimes da Monarquia Belga no Congo, considerados os maiores da Humanidade,
Maiores até que o Holocausto dos Judeus.
Isso só mostra sua ignorância politica, não faz ideia do q foi a monarquia iraniana.
Nada cara, põe um presidente norte americano lá. E aproveita no Brasil também. kkkkkk
A alguns dias atrás achei que o Irã iria deixar o rojão na mão do Trump e fazer ganho politico com a morte do general, mas aparentemente entraram no jogo de provocações em nome da vingança e optaram bater de frente com algo do porte dos EUA. Vingança não é coisa para se fazer de cabeça quente, exige bem mais ponderação que oração. Como disse Khan para o capitão Kirk,, “conhece o provérbio Klingon que diz que a vingança é um prato que se come frio” (Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan).
O melhor filme de Star Trek.
Os que negativaram esse comentário devem ser fãzocas das aberrações do JJ Abrams 😛
Muito bom mesmo, tenho toda a coleção de cinema e das diversas series….desde kirk (Original) Picard (TNG), Cisco (DS9), Janeway (Voyager), Archer (Star Trek Enterprise a melhor em minha opinião), Discovery (surpreendeu e devolveu a tonica e retorna agora em janeiro), e estou ansioso por Star Trek Picard em lançamento….
Com certeza é o melhor da serie Star Trek original. Gostei muito da regravação que lançaram em 2013 Star Trek Into Darkness (Além da Escuridão).
Achei o ‘Into Darkness’ um insulto. É um filme que não faz qualquer tipo de sentido mesmo dentro da narrativa do Jar Jar Abrams.
Eu gostei de ambos são leituras diferentes. mas claro falta a questão científica tanto explorada nos filmes antigos… O 1 que mostra a voyager no final foi ótimo
Eu também gostei muito do primeiro. O que não gosto nesses novos é que eles tem uma dinâmica diferente. É corrido, sem imaginação, fazem cenas inteiras apenas pela grandiosidade das imagens sem ao menos ter algum sentido para a narrativa. Virou uma tentativa de filme de ação em que elementos clássicos são integrados de forma desconcertada com o objetivo de apelar para os fãs originais. O resultado é que esse apelo barato acabou enfurecendo mais do que encantando. Existem tantos furos naquele filme que são tão ridículos que fica até difícil de listar. Mas basicamente o ‘Into Darkness’ e o… Read more »
Sim, esses novos filmes de Star Trek (como os de Star Wars) são feitos por quem não entende nada do assunto original.
A notícia do dia é que o novo Comandante da Guarda Republicana afirmou que não há como negociar com os EUA e que as ações estão apenas no começo.
E o Aiatolá Khamenei disse que os EUA devem se retirar do O.M.
Aguarde que esta história está só no começo.
Qual é a novidade no que você escreveu??
Gordo meu bisavô já falava isso à mais de cem anos atrás .
Fique tranquilo que os sistemas de armas anti-aéreas iranianas e iraquianas serão muito melhorados.
O Irã certamente receberá novos sistemas com o fim do prazo da proibição de vendas.
Já o Iraque, hoje, anunciou que começou a consultar os russos para aquisição do Sistema S-300.
Alegam as autoridades iraquianas que é para defender, inclusive, as bases da PMU xiita de ataques como ocorreram nesses dias.
Confuso o Iraque, né?
Querer comprar armas russas para abater alvos dos EUA ou OTAN que ocupam o próprio País.
Acho que isso não vai dar boa coisa.
Está mais parecendo que querem derrubar Boeings com essa compra.
Talvez os F-18.
Mas, não creio que os americanos queiram tentar a sorte por lá.
O interessante dessa tragédia, é que não vemos nenhuma dessas hashtag levantada pelos “humanistas” na luta em prol dessas vítimas, quando esse tipo de ação acontece nesse tipo de regime, não é curioso isso??
Não é curioso, é esperado.
Levanta aí vi então.
Então morreram o General Suleiman, mais 40 iranianos no funeral do próprio general, e mais esses 180 tripulantes e passageiros do avião ucraniano, 80 deles iranianos. Já os mísseis balísticos IRANIANOS endereçados a destruir os EUA destruíram um hangar, um gazebo e um guarda-sol.
Olhando as fotos, parece que destruíram dois caixotes, três barracas de lona e uma carriola.
Parece ser o míssil 9M331(9M330).
Com a palavra sr. Bosco!!!
Mas quais são essas fontes?
Tem gente aqui já acusando sem nem sabermos de onde é essa fonte?
PRAGMATISMO MINHA GENTE, PELO AMOR DE DEUS.
A minha fonte é o https://www.aereo.jor.br/. O que você acha desse site? É confiável?
Não, pq ele não acesso a isso, só reproduz de outros, no caso a “inteligência americana”.
Caravaggio, fiquei um pouco confuso com seu comentário. Vc quis dizer que minha fonte não é confiável prq ela só reproduz textos da inteligência americana? É isso?
Então você não confia no que o Poder Aereo publica. Sí eu pergunto ocque você faz aqui, então??
Essa parece ser a primeira “Grande Pérola” do ano.
Putz que merda , nas duas ultimas fotos da pra ver claramente os destroços do míssil
Isso não é fatalidade , isso é barbeiragem e tem culpados sim… e a Ironia maior é que em sua grande maioria os passageiros são iranianos
Os iranianos já limparam o terreno para esconder as evidências do uso do míssil.
São muitas evidências que levam a crer realmente que o avião foi abatido, agora deveriam ter cancelado as decolagens de aviões civis para evitar isso, pois existia a possibilidade de um contra-ataque americano e combates aéreos nos céus do Irã. Alguém estressado e talvez até cansado após horas de prontidão pode ter confundido o avião civil com algum caça ou bombardeiro americano e decidiu agir, as baterias suspeitas fazem parte da defesa aérea de Teerã, eram responsáveis por defender de um ataque eminente as principais autoridades do governo e levando em conta que servem em uma ditadura na dúvida atire… Read more »
Os coitados da bateria AA Tor já devem ter sido enforcados na calada da noite. Sobre a questão de combates aéreos, um F35 enfrentando um teco-teco não é combate aéreo, é massacre.
Moral da história: os grandes ordenam as bobagens e coitados que não tem nada com o caso pagam com suas vidas. Imaginem num clima de tensão altissimo se paises que dispõe de armas nucleares erram acreditando que estão sendo disparadas ogivas contra eles e ordenam contra atacar dispandos contra cidades. E isso vale para todos.
Melhor comentário ate agora , la pra cima ta difícil torcida pra todo lado, investigação vai ter que ter e se for erro do Irã a verdade vai aparecer, muito difícil de esconder. Rapaz imaginei esse cenário de escalada com a Russia acuada cercada de bases oque e realidade , bombardeando duas bases da Otan com armamento nuclear tático,o desfecho de tal ato fica por conta da imaginação de cada um , o mundo esta se tornado um lugar muito perigoso.
Já aconteceu na Ucrania, no Golfo Pérsico e agora no Iran.
Na Ucrânia duas vezes, em 2001 foi um Tu-154M que foi “pego” pelo S-200V.
E na União Soviética. Vôo KAL 007. Um 747 abatido por um caça soviético em 1983.
Cegueira ideológica é um M.
Se os americanos tivessem abatido o avião Civil, os anti-americanos estariam “gritando” em todas redes sociais.
Mas como foi o Irã, simplesmente preferem não ver.
Esse “mesmo povinho” gritou e esperneou com os incêndios na Amazônia (porque o atual governo brasileiro está mais alinhado com os EUA, que o anterior), mas ainda não descobriram os incêndios na Austrália.
Mais uma vez, as vítimas são os inocentes, mas a moral relativa de alguns prefere “não perceber”, porque não lhes convém.
Perfeito.
cegueira ideologica, o fogo não é um elemento natural na floresta amazônica, ela não pega fogo naturalmente ao contrario de outros biomas como o cerrado, coniferas nos Eua, floresta em portugal e austrália onde o fogo é endêmico, natural e até benéfico vide os bombeiros dos eua que são especializados em atear fogo controlado nas florestas coniferas.
Não é cegueira ideológica.
A questão é: O que os EUA estão fazendo lá que não foram chamados?
Voltem para suas casas em paz.
Seria o equivalente a um navio russo derrubar um avião panamenho no Caribe.
Alguns, por aqui, são capazes de afirmar que foram os estadunidenses que derrubaram o avião.
E outros q ele foi derrubado por um missil……….
Ah, ele não foi derrubado? Então todos os vídeos que mostram os impactos e a queda são forjados? Então a velocidade recorde com que o Irã limpou a área dos destroços é sem motivo? O tempo recorde com que o Irã vai anunciar a causa da queda também não quer dizer nada?? Que tipo de droga vocês usam para ficar tão bitolados assim??
Relaxa Gabriel, lá no Oriente eles vivem uma situação de atrito real e bem tensa… aqui é apenas Guerra de torcida… segue o jogo… pena que para os passageiros desse infeliz voo não pode ser chamado o VAR.
Cegueira ideológica, o fogo não é um agente natural na floresta amazônica, a floresta amazônica não pega fogo sozinha, ao contrário de outros biomas, como no cerrado, as florestas coníferas nos EUA, em Portugal, na Austrália etc, nesses biomas o fogo é endêmico, natural e faz parte do desenvolvimento da floresta sendo até necessário. Vide os bombeiros do fogo nos EUA, que trabalham colocando fogo controlado na floresta para evitar os incêndios florestais de grandes proporções. Coisa impensável na Amazônia.
SA-15 Gauntlet. Falei dessa hipótese aqui logo no primeiro dia desta notícia, dos vários furos de fora pra dentro na fuselagem deste avião, e que poderia ter sido derrubado por um míssil. Caiu pegando fogo e é raro que isso ocorra. Serviços de inteligência detectaram sinais de acionamento de uma bateria SA-15 minutos antes do avião cair, seguido de assinatura infra vermelha equivalente ao lançamento de dois mísseis. Citei de maneira específica este furo no leme da aeronave, claramente de fora pra dentro, vi esta imagem em rede social. Agora é a imagem de destaque desta postagem. Resultado: Recebi dezenas… Read more »
É apenas “torcida”, na verdade estão putos dessa besteira indefensável que o “time” deles cometeu, só resta vaiar os outros. Pode ter certeza que que vão abafar o caso.
Agora querem analisar as caixas pretas no aeroporto, dois anos de prazo para divulgarem o resultado, kkkkk, só no Irã mesmo. Sabem o que a as caixas pretas vão mostrar? Comunicação da tripulação e aos três minutos de vôo um forte estrondo e… silêncio total, pane elétrica e hidráulica total, interrupção do transponder. Mas basta verificar os furos na fuselagem e os restos do míssil aa Tor para saberem a resposta.
Agora melhorou… segundo a imprensa, os iranianos vão dar o resultado das análises das caixas pretas amanhã, sábado, 10 de janeiro. Incrível ! Análise em um, dois dias, rsrsrsrsrs. E eu pensava que república bananeira era na América latina…
Mudou tudo de novo, o que era impossível de ter acontecido, segundo eles, se tornou realidade, Admitiram ter derrubado o Boeing.
O problema agora é que devido ao isolamento iraniano, será muito difícil uma investigação imparcial que possa trazer algum tipo de alento às famílias das vítimas. Eu queria poder dizer que precisamos esperar até o resultado das investigações, mas infelizmente não sei se esta investigação realmente vai investigar qualquer coisa.
“Investigação imparcial”… esquece isso… no máximo vão pedir que especialistas estrangeiros da Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, Siria e do Hesbolla façam a analise do acidente para darem o veridito que o avião caiu de causas naturais… apesar que o disparo foi perfeito…
claro que é brincadeira o que escrevi… mas o Irã dá provas a cada dia que não vive os seus melhores dias…
Só lembro do 707 da Varig que por pouco não foi abatido no conflito Falklands/Malvinas, graças à intuição do Comandante britânico que na última hora pediu identificação visual.
.
Não estou invertendo a culpa, mas em situações de conflito voos comerciais devem ser cancelados. Aqui mesmo durante eventos a FAB cria zonas de exclusão e aperta o controle aéreo.
.
Vai acontecer a mesma coisa que houve com o voo Iran Air 655: oferta de indenização. Ninguém vai à guerra por gatilho nervoso contra aeronave civil.
Várias empresas já cancelaram seus voos para Iraque e Irã.
Só que os americanos admitiram o erro..
Acho muito difícil o Irã fazer o mesmo..
Vão negar até não ter mais condiões..
E quando n puder mais negar vão culpar alguém..
Vão dizer que estavam mirando em algum avião americano e todo aquele lixo que só os russófilos acreditam
Assumiram mas se justificaram e o comandante do USS Vincennes acabou condecorado e promovido.
Assim como aconteceu com o voo KAL 007, os soviéticos abateram, assumiram e ficou por isso mesmo.
Uma coisa foi a ação militar e o processo de decisão do evento..
Duvido que este comandante apesar da promoção n relembre isto todo dia.
O Comandante Rogers foi afastado do comando do USS Vincennes em 1989, foi para terra firme e pediu reserva em 1991. O USS Vincennes foi scrapeado em 2011.
Se os artilheiros antiaéreos da Guarda Iraniana dispararam na pressão ou sob ordens é algo ainda a saber, se.
O avião abatido pelos EUA em 1988 foi uma m… igual à essa de agora. Os EUA acabaram reconhecendo o erro e pagaram 130 milhões de dólares em indenizações às famílias das vítimas. O Irã vai reconhecer o erro? Vai pagar indenizações?
Não vão reconhecer nem vão pagar porque seu rico dinheirinho está reservado para construir bombas atômicas com o intuito de destruir Israel, Arábia Saudita, Estados Unidos, Vaticano, etc, etc… O Irã é só paz e amor.
Acabei de ver que eles reconheceram..
Depois daquelas fotos com restos do míssil, não tem muito mais o que esconder..
Parabéns ao Irã e a sua vingança avassaladora.
Vão negar enquanto puderem, mas por outro lado os responsáveis pelo abate vão ser punidos em segredo. Mesmo o que aconteceu tendo sido um erro dificilmente o governo iraniano vai admitir enquanto não surgirem provas irrefutáveis!
Fabio,
A essas alturas, os responsáveis já foram eliminados. Queima de arquivo.
Enforcamento dos operadores do Tor numa salinha qualquer. Padrão iraniano.
Os argentinos estavam usando aviões 707 civis da Aerolíneas Argentinas para praticar inteligência e localizar a frota britânica, voavam baixo inclusive. Os ingleses perceberam e decidiram que não iriam tolerar mais essa prática, a ordem era abater, foi dada autonomia ao comandante da frota inglesa, que alegou já estar ao alcance dos aviões argentinos, tinha ordem de disparar sem necessitar da autorização de Londres. O comandante do avião da Varig que voava a 2 mil Km do Rio de Janeiro acendeu as luzes internas, os passageiros viram um avião cinza escuro ao lado do DC-10, era um Sea Harrier. Não… Read more »
Correção, era um DC-10 da Varig, conforme o Mauro citou. Tks.
Já tem vídeo rolando de fato foi abatido o avião!! No site do NYT tem! Pelo que dá pra ver explodiu junto a cauda do avião!!
Link para o vídeo:
https://youtu.be/Xu81zRh7i68
Link completo: https://youtu.be/Ok43323X_aM
Eu até já sei a desculpa que o Irã vai dar, eles vão dizer que confundiram o 737 com um Super Hornet, os americanos abateram um A300 e disseram que o confundiram com um F-14.
Como tem um pessoal que acreditou na historinha americana, provavelmente vai ter um pessoal que vai acreditar na historinha do Irã.
Segundo o tonho da lua o avião foi abatido por um americano.
Levando-se em conta que os americanos não deveriam estar lá, que estão criando conflito indevidamente e que para serem expulsos poderá haver uma grande guerra na região, SIM, eles têm parte da culpa.
No mundo encantado do faz de conta de Toinha da Lua os americanos não deveriam estar lá. O Ocidente não deveria ter utilizado o petróleo do OM, Ford não deveria ter nascido, o avião não deveria ter sido inventado, o Velho Mundo não deveria ter invadido as Américas, o RU não deveria ter colonizado a Índia, etc. Vive no mundo da Lua. Toinho, o mundo é como é. Não fossem os americanos seriam os chineses ou russos ou franceses. Não tente mudar ou relativizar os eventos históricos que nos levaram até o ponto atual. O que se faz hoje determina… Read more »
Apenas assista os fatos que estão ocorrendo.
Dependendo de sua idade, vc poderá assistir até o final as mudanças históricas que estão acontecendo.
Está sendo tão rápido que acho vc conseguirá.
“Negacionismo histórico em andamento” do Totonho.
O Governo iraquiano pediu a retirada das tropas americanas no País !0/01.
Washington recusou.
Acredito que o próximo passo será o Governo iraquiano comunicar que não pode mais assegurar proteção aos americanos.
As coisas estão ficando interessantes.
E desde quando os iraquianos garantem proteção aos norte-americanos ???
Concordo mesma lógica.. capotei um carro da GM vou lá xingar a GM por estar fabricando o carro.
E mais uma vez os sistemas de defesa aérea russos, mostram a sua extrema letalidade contra aviões civis..
São bons mesmo viu. 🙂
Até Tupolev derrubam.
Provavelmente foi derrubado por um ou mais míssil, mas não com o intuito de derrubar uma aeronave comercial. Foi acidente mesmo.
Agora, em se confirmando isso, que história estranha! O que teria levado os militares que estavam operando a bateria a acreditar que uma aeronave que decolara de Teerã e que ainda deveria estar em trajetória ascendente era uma aeronave americana?
Além de estar próximo ao aeroporto, altitude, velocidade, tamanho do alvo, a aeronave não estava se aproximando mas se afastando para oeste, provavelmente o radar pegou a aeronave desde que levantou vôo…
Já não estou acreditando em “engano”, o radicalismo por aquelas bandas tem matado muito inocentes ultimamente…
Falta de coerência, se fosse “radicalismo” era mais fácil radicalizar no ataque de vingança que num avião sem nenhum alvo com significância, mas vai tentando quem sabe você consegue…
“era mais fácil radicalizar no ataque de vingança que num avião sem nenhum alvo com significância,”
Fala isso para os autores de dezenas de ataques terroristas que aconteceram pelo mundo, afinal as vítimas desses ataques tinha “Significância” né…
Russos e iranianos estão negando que o avião foi derrubado.
Ah, e ru esperava que eles fossem admitir? Se não foi derrubado, por que limparam, em tempo recorde, o terreno da queda dos destroços? E a8nda tem a cara de pau de dizer que amanha5, 11/01, vão anunciar a causa da queda….
Boa pergunta, deviam está numa tensão só, atiraram na primeira mancha que surgiu no radar. Isto demonstra uma certa falta de coordenação dos sistemas antiaéreos, provavelmente trabalham de forma individual, sem integração como nos sistema mais modernos.
Sinal de transpônder não deve valer muita coisa neste tipo de situação porque bastaria um adversário “emular” uma aeronave civil pra atacar. Somente um verdadeiro IFF pra amenizar a situação, coisa que aeronave civil não dispõe.
É a maior vantagem dos EUA, levarem a guerra até o território inimigo, qualquer erro fica por conta dos outros.
dedo nervoso, cadeia de comando suando em bicas e má comunicação entre controle de tráfego aéreo civil e sistemas de defesa e alerta
Falta de comunicação e cadeia de comando desastrosa!
Treinamento fraco, incompetência, medo, comando inábil.
https://youtu.be/yP_Q1pQLOk0
Curioso né?…Um avião Ucrâniano possivelmente abatido depois de partir do Irã!..Isso parece noticia velha não?..E é!…Coincidentemente aquele avião Ucrâniano abatido por estadunidenses após decolar do Irã nos anos 80 e que matou centenas de pessoas sem nem sequer um pedido de “desculpas”, um “foi mal”, e que ainda por cima resultou na condecoração dos envolvidos…. Lembrem-se que os eua já derrubaram um avião comercial iraniano no passado….Foram 290 mortos…Mais de 60 crianças…Não duvido que isso tenha sido orquestrado pelos eua, em retaliação para atingir o governo Iraniano em alusão ao abate de um avião de passageiros iraniano décadas atrás, feito… Read more »
o Irã sabe que foram eles mesmos.
“O Irã não entregara as caixas pretas para os eua, porque eles podem adulterar os dados dessas caixas, para culpar ou colocar a opinião mundial contra o Irã…”
O Irão pode adulterar os dados dessas caixas, para culpar ou colocar a opinião mundial contra os EUA.
Ah, os mísseis que aparecem alvejado o avião foram lançados pelos EUA, de dentro do território iraniano?? Sério, o que é que vocês usam para chegar nesse nível de alienação??
essa tese só reforçaria que os EUA são imbatíveis e os iranianos uns manés.
Ainnn
Os americanos malvados já fizerem isso.
Sim fizeram, por erro há 30 anos atrás. Nos dias atuais é inadmissível tal atitude, ademais não foi erro, foi abate intencional.
Mataram vários cidadãos iranianos.
Quando vc estuda História, percebe que esses são fatos que nem ficam registrados.
Você sabe quantos gauleses morreram na invasão romana? Quantos chineses morreram nas invasões mongóis. Ou quantos poloneses foram dizimados pelos nazistas?
Não sabe e ninguém quer saber,
Só o que fica registrado é que esses povos, outrora grandes impérios, sucumbiram.
E é o que está ocorrendo agora.
É um processo histórico irrefreável que ficará gravado na História.
Pode espernear à vontade que não vai adiantar nada.
Não esqueça dos poloneses mortos outros russos que puseram a culpa nos nazistas…
“são fatos que nem ficam registrados.” Método usual praticado pela União Soviética.
Lembrando que muitos poloneses morreram pelas mãos dos russos e por não ter sido socorridos no Levante de Varsóvia, né ?
Acho que quem está esperneando aqui é você!
Quer dizer que então hj é inadmissível errar, que 30 anos atrás era compreensivo… Que grande besteira. Enquanto tiverem humanos por trás das ações vão existir erros, seja russo, americano, brasileiro, iraniano, enfim. Mundo perfeito não existe, e cometer erros seja ele qual for, vai continuar acontecendo, é da natureza humana. É claro que torcemos para que erros que custam vidas não acontecam, mas nem sempre as coisas estão ao nosso controle.
“Ainnn”, “americanos malvados”. Cara, na moral…estou farto do linguajar e trejeitos infantis na Internet. Isso até desestimula a manter uma conversação.
Bom ..concordo contra fatos não existe argumentos…ainda mais que não querem entregar a caixa preta do avião….infelizmente um imbecil acionou por engano o sistema de missil anti-aereo…e mais 176 seres humanos foram acertar as contas no céu..meus pesames as familias inlutadas…e gira o globo.
Ôpa, pera lá ! O ultra-moderno Irã vai analisar as caixas-pretas no moderníssimo e sofisticado laboratório do aeroporto de Teerã dando resposta em tempo recorde de dois anos.
Agora mudou, em um dia ! rsrsrsrsrs
“Operação Northwoods No início dos anos 1960, quando a Guerra Fria estava no auge e o medo do comunismo era galopante, um plano chamado Operação Northwoods foi proposto dentro da CIA norte-americana. Em suma, ele apelou para o governo que realizasse uma série de ações terroristas violentas nas cidades E.U. incluindo atentados, seqüestros, motins falsos, e de sabotagem, que poderiam então ser atribuídos a Cuba. Isso iria angariar apoio para uma guerra contra os comunistas e levaria a uma eventual operação militar para eliminar Fidel Castro do poder. O plano foi elaborado e assinado pelo Joint Chiefs of Staff e… Read more »
Se fosse na União Soviética seria aprovado facilmente.
E foi colocado em prática??
O que tem de haver é um protocolo internacional severo sobre segurança mínima de aeronaves civis. A área está se tornando crítica ? Ninguém decola ou pousa. Simples. E lembrando que em caso de conflito a tentação de se usar a sombra-radar de aeronaves comerciais é grande.
E adicione-se sistemas de RWR, chaff e flare a aeronaves comerciais. Ah vai custar caro ? Sim vai, mas os passageiros vão gostar. Sem falar de reforçar os sistemas de IFF de aeronaves civis com transponders permanentemente ativados.
Mas aí as companhias aéreas vão arguir aumento de custos. Só por força de normas (como as cabines blindadas) para se impor mudanças.
E de mais a mais, existem indenizações, seguradoras, todo mundo recebe e continua embarcando.
Aeronaves caem por panes, falhas humanas, de projeto, de controle de voo, por abate, terrorismo, condições meteorológicas adversas, pássaros, etc., e continuam sendo o mais seguro meio de transporte.
Os eua já derrubaram um avião com centenas de passageiros inocentes, mas o povo tem memória curta, os EUA e Israel já mataram centenas de crianças, já atiraram bombas em hospitais e até em cerimônias de casamentos, mas o povo tem memória curta…
A capacidade do ser humano de esconder todo maldade possível – e impossível – entre dois dentinhos, no cantinho da boca, dentro dum sorriso, sempre vai me fascinar…
É só lembrar da bomba americana no bunker cheio de crianças e mulheres no Iraque.
O massacre de My Lai no Vietnã.
E por aí vai.
Você vê uma velhinha apanhar. Em qualquer outra geração quem estava batendo na senhora iria tomar uma surra daquelas.Agora essa geração bom: primeiro devo saber o que essa senhora fez, mesmo que custe a vida dela. E por isso mal cada vez tem mais espaço.
Empresas aereas gostam de brincar com fogo! Os ceus no Iran estavam com muitas anvs civis no horario do ataque. Ganancia sempre falando mais alto.
Quem deveria declarar zonas de exclusão aérea era o governo iraniano, as empresas aéreas não sabiam do ataque dos guardiães da revolução as bases americanas.
A empresa deve ter apresentado o plano de voo que foi aprovado e depois o avião recebeu autorização de decolagem das autoridades iranianas que deveriam ter alertado e poderiam até mesmo ter cancelado ou atrasado a decolagem do avião em caso de risco, como não houve reação dos americanos e nenhum sinal por parte das autoridades iranianas de que havia risco é natural que a tripulação achando que era seguro seguir com o voo!
Eu falei isso no outro post, até por parecer ser o óbvio.
A aeronave foi abatida pelos iranianos. Uma lambança. Os russos já fizeram isso duas vezes: um com um B.747 e outro com um B.777. Os americanos abateram Um A.300 iraniano. Não interessa as circunstâncias, o fato é que derrubaram. Israel também já derrubou uma aeronave comercial. O Mossad anos atrás, não sei se na Noruega ou Holanda, fizeram uma lambança das grandes. Mataram um inocente achando que era um terrorista. Na Inglaterra um brasileiro foi morto pela polícia. E embora haja claramente uma torcida organizada dos dois times, não ponho a mão na água, muito menos no fogo, por esses… Read more »
A verdade? O medo do contra ataque americano era (e ainda é) tão grande que os iranianos atiraram na primeira coisa que passou voando logo após o lançamento dos mísseis. Eles sabem que não tem a menor chance. Todo o resto é papo furado.
Devem ter atirado também em morcegos, corujas e curiangos. Pensa num c@gaço.
Jorene, lembrei da Guerra das Toninhas perpetrada pela esquadra brasileira na I GM e dos ingleses atacando bando de pássaros nas Malvinas.
Uma terrível perda em vidas humanas. Poderia ter sido evitada? Talvez….se os EUA não tivessem matado, ou se o Irã não tivesse retalhado, ou se isso…., ou se aquilo…… Serão tantos “SE” que ficarão se resposta. Oque nesse caso chama a atenção, é que novamente, em um período de alta agitação, a aviação civil novamente operando em zona quente. Era fato que algo estava para acontecer. Com toda certeza houve alguma falha na comunicação do lado Iraniano, mas a empresa aérea falhou também, pois deveria ter suspendido os voos ou transferido para outros aeroportos fora da zona quente. É mais… Read more »
Aguardando a opinião do tonho da lua.
Para Toinho foram os americanos que usaram para derrubar o avião o mesmo satélite com laser que destruiu o VLS e fez as Torres Gêmeas desmoronarem.
rsrsrsrsrs vai demorar um pouco…
Jagder, aguarde sentado.
Porque quando os fatos contrariam a narrativa do MAV mor, ele toma chá de sumiço adoçado com amnésia circunstancial.
Sds.
Defesa antiaérea iraniana esperando retaliação após atacar as bases do “Grande Satã” https://youtu.be/TuBSoRRjLSw
Com uma ogiva de 14,5kg do tipo HE-F a cabeça de busca do míssil chegaria ao solo aos pedaços, e não apenas chamuscada.
A ogiva de fragmentação por proximidade normalmente explode de forma anelar e não para frente, então a cabeça do míssil deve ter continuado voando até cair em trajetória balística sem tantos danos.
Não há evidência nenhuma que está foto de resto de míssel seja real. Bem não precisa nem refrescar a memória do que saiu na mídia para invasão do Iraque. Quem montou as fotos podia ao menos mudar o senário, falta de criatividade ou de espaço, colocou os dois restos em canaletas, será que elas tem íman?
Colega, não sei se você percebeu, mas é a mesma canaleta porque é o mesmo objeto, as duas fotos mostram a cabeça do míssil, porém de ângulos distintos.
kkkkkkkkk é visível que é só um objeto com fotos tiradas de dois angulos diferentes. Como passam vergonha esses anti-americanos…
Tem fontes levando em consideração que o míssil veio do Iraque em uma tentativa de interceptar um dos mísseis do irã e acabou travando na aeronave.
são 450 km de distância, na melhor das hipóteses, esqueça essa teoria…
Sim, isso já foi descartado de início, embora o míssil veio da direção da fronteira, aparentemente foi um SA-15, dois mísseis foram lançados alguns segundos depois que a aeronave saiu do solo e levou entre 1-2 minutos para atingir, isso levando em consideração as fontes ocidentais, significa que quem disparou estava longe da aeronave e veio da direção oposta a aeronave.
Bem, agora você já sabe que pode parar de usá-las como fontes de informação.
No uso como fontes, apenas mencionei, são as mesmas fontes que acusaram o disparo pela plataforma Tor-M1.
Sempre questiono: como é que um país dirigido por um líder religioso planta ódio, vingança e apelo à guerra?
Tu respondeu na pergunta…líder religioso… religião acaba sendo sempre um problema.
Antônio, Religião não é sinônimo de paz e amor. Religar ao Criador pressupõe que já estiveram unidos (Criador e criatura) e que tal união se rompeu (pelo pecado). A rigor, apenas as concepções judaico-cristãs são religiões no sentido estrito. A religação ao Criador necessariamente não passa por atitudes vistas aos olhos humanos atuais como nobres e amoras e sim implica em aceitar os dogmas impostos (Cristo é o Salvador no cristianismo; só Alá é Deus e Maomé é seu único profeta no islamismo; Só há um Deus e para se religar a Ele é preciso seguir a lei de Moisés).… Read more »
A religião mulçumana não é dissociada da política. É o contrário da cristã ou budista.
Que operador autoriza a decolagem de um aviao civilem Teeran na msm noite q o pais ataca bases americanas no Iraque? Me lembrou o avião abatido na Ucrania em 2014 quando a Malasia Airlines achou q n havia problemas sobrevoar uma regiao em guerra civil…por favor.
Pega fogo cabaré.
A Boeing divulgou na quinta-feira (9) mensagens internas de funcionários com comentários críticos sobre o desenvolvimento da aeronave 737 MAX.
As mensagens internas sobre o Boeing 737 MAX incluem diálogos que diziam que o avião foi “projetado por palhaços e supervisionado por macacos”. O conteúdo foi reproduzido pela agência Reuters e pelo jornal The New York Times.
99% de chance : derrubaram o avião com míssil !!! 01% de chance de ter se chocado contra um drone . 100% de chance que forças externas agiram para derrubada do avião.
Estou impressionado com a capacidade militar de defesa do Irã. Realmente é um perigo para as forças de ocupação.
Só espero que quando essa fake news nojenta for desmentida o portal também publique com a mesma visibilidade desta notícia.
Já passou lá no post onde os iranianos admitem terem abatido o avião para se redimir?
Aguardando vc assumir sua fala nojenta com a mesma visibilidade com que vc criticou o portal.
Caravaggio,
Mande então um Tweet solicitando um desmentido ao presidente e ao ministro das Relações Exteriores do Irã, que de modo muito mais educado que seu comentário admitiram, via Twitter, que o avião foi abatido.
Não tem como o site publicar um desmentido se não houver um desmentido, concorda?
Na matéria abaixo você encontra os perfis deles no Twitter:
https://www.aereo.jor.br/2020/01/11/ira-admite-ter-derrubado-aviao-ucraniano-com-176-pessoas/
Nunão;
O que é a natureza humana!
Lamentável, incompetência?Mal treinamento? Proposital? Nervosismo? A primeira vítima de uma guerra é a verdade…claro que não estavam em guerra declarada, porém passou perto. Adrelina a mil, o mais provável foi erro por nervosismo.
Precisamos da caixa preta. Agora interessante a polarização no Fórum , pessoal NÃO existe Santo nessa História….
O Irã tinha acabado de atacar base norte-americana. Claro que o Sistema Anti-aéreo deles estava de prontidão para o revide. O país estava em guerra e, na guerra, esses erros acontecem. Foi acidental. Querem um culpado? EUA! Se não tivessem assassinado covardemente o general iraniano, nada disso teria ocorrido. OBS: morreram 80 soldados (entre estadunidenses e traidores iraquianos). Os EUA também utlizaram essa tática de mentir sobre as baixas no Afeganistão, fato denunciado recentemente pelo jornal Washington Post, para parecer que estavam ganhando a guerra. Então, os iranianos dizem 80 baixas, os americanos dizem zero. Como eu não estava lá,… Read more »
Que lógica sem sentido. Os iranianos foram até a base contar os corpos? Por acaso o Irã não mente para mostrar serviço?
Parece mais é que esse ataque foi combinado e não tinha ninguém no local. Pode ser outra coisa, mas é óbvio que as declarações oficiais não estão falando a verdade.
Até agora ninguém citou os sistemas de satélites que monitoram tudo. Na base do Iraque já temos vistas detalhadas dos estragos. Nada significativo. Como previsto a tecnologia de pontaria do Irã é incipiente. Alvos bem mais valiosos ficaram indenes. Mas e a trajetória do míssil? Alguém gravou? Se gravaram não divulgaram. Ainda…