‘Elephant walk’ com 52 caças F-35A da USAF
A base da Força Aérea dos EUA (USAF) em Utah organizou uma maciça “caminhada de elefantes” que contou com 52 dos jatos de combate F-35.
Os caças F-35A Lightning II faziam parte das alas de caça 388th da ativa e 419th da reserva na Base da Força Aérea de Hill, na parte norte do estado, de acordo com a Air Force Magazine. A base abriga 78 dos caças de quinta geração.
“O exercício de hoje marca a realização de mais de quatro anos de trabalho – há pouco mais de quatro anos, recebemos nosso primeiro F-35”, disse o coronel Michael Ebner, vice-comandante da 388th Wing. “Agora temos todo o nosso conjunto de aeronaves e localmente, transformamos isso em um objetivo de capacidade total de combate”.
Um “elephant walk” refere-se à formação de aeronaves militares no solo antes da decolagem.
A base disse que o exercício está planejado há meses, mas chega em um momento de extrema tensão entre o Irã e os EUA, conforme o presidente Trump ordenou na semana passada a morte de um alto general no Iraque.
A 388th é uma unidade operacional que já enviou um esquadrão de F-35A para o exterior em um desdobramento no Oriente Médio. Desde então, essa unidade retornou e um segundo esquadrão F-35A de Hill está agora desdobrado nessa região.
Estamos falando de qual montante, em dólares, alinhados nesta pista? É mesmo só pra quem pode, não pra quem quer….Abraço camaradas.
mais de 4 bilhões de dólares na pista
Cinquenta e duas aeronaves que, ou custarão mais outra fortuna para serem atualizadas para o padrão definitivo operacional, ou irão para o deserto.
É muito desperdício!
Sempre criticam o F-35, e no entanto o danado continua voando, operando, e numa frequência cada vez maior! Vai ser difícil ser “do contra” com esse avião…
Não estou criticando o avião, estou criticando o programa. É fato que compraram centenas de unidades antes que o bloco final para operação ficasse pronto, com estas aeronaves tendo que passar futuramente por um retrofit caríssimo ou serem usadas apenas para treinamento. Tem várias reportagens à respeito, informe-se.
Se você gosta que o governo torre seu dinheiro sem responsabilidade e não gosta de quem critica isso, bem, sinto lhe informar, mas você é gado.
Pelos próximos 50 anos não haverá um bloco final para o f35, essa aeronave estará sempre em constante evolução e ficará cada vez melhor com o tempo, tal qual o f16, aposto que as últimas versões do f35 lá pra 2060 ou 2070 serão muito diferentes das atuais primeiras versões!!!
Maroco Aontônio, o IRS desconta de meu salário +/- 350 dollars por semana em impostos e sinceramente esse tipo de desperdício não me incomoda. Ficaria realmente chateado se soubesse que ministros da suprema corte americana gastassem meu dinheiro com vinhos premiados e lagosta. Isso sim tiraria meu sono.
É que o poder destrutivo e dissuasório de vinhos finos e lagosta é muito maior que o do F35 – modo irônico ativado.
Como eu queria que o Brasil “desperdiçasse” dinheiro com uns F-35 assim e não com portos em Cuba e aeroportos na Angola…
Exatamente, Astenovaldo! O apedeuta diz que é desperdício, e o que o Brasil faz então, que não tem NADA? Se isso é desperdício eu queria que o Brasil seguisse o mesmo caminho! F-35 é o Peacemaker do século 21.
Que coisa linda!!! 52 alvos, 52 caças.;
Uma foto que tem mais poder de fogo do que 80% das forças aéreas do mundo.
Pode aumentar pra 95%.
Parece ataque de ficção cientifica, bela imagem.
O suficiente para vencer qualquer força aérea do Hemisfério Sul!
Para países do Hemisfério Sul o “pixuleco” é o método que mais traz resultados e eficácia…os “elephant walk” são para nações em que artifícios como estes não funcionam….
Hemisfério sul somente uma esquadra..
Foi o que os generais do Pentágono disseram ao presidente Lyndon Johnson sobre o Vietnã.
Nossa Força Aérea é tão poderosa que em 90 dias ou eles se rendem ou serão totalmente… deu no que deu, amigo..
Treino é treino, jogo é jogo.
O EUA saíram do Vietnã por questões politicas e não militares. Os bombardeios sobre Hanói pelos B-52 foram interrompidos pelo Sr. Richard Nixon. Se fossem continuados, Hanói viraria uma grande praça plana esburacada e a história seria outra. A historia da guerra do Vietnã ainda não foi contada plenamente.
Sua analogia pode não ser aplicável, pois que são tempos históricos e contextos tecnológicos distintos.
Se os políticos americanos tivessem deixado os militares fazerem o que eles sabiam e queriam fazer, não sei se seria em apenas 90 dias, mas não tinha terminado como terminou.
mas ele falou a vdd, qualquer país do hemisfério não tem força para barrar os F35 na quantidade de 52 caças, só a Australia, agora quanto a se render e dominar por completo os F35 teriam que ser milhares voando sem parar, nem os EUA tem dinheiro para isso
Se colocar APENAS esses 52 caças em formação em direção a Caracas contra os S300 que tem um puuuta alcance, os F35 não vão conseguir disparar um míssel sequer antes de serem abatidos.
Dawyson Gomes o F35 deita e rola em cima do S300 kkkkkkkk não se ilude
Quando é que irão se convencer que os EUA não perderam militarmente a guerra do Vietnã? Perderam politicamente, no front interno.
01 aeronave para cada alvo no Iran. Parece ser simbólico mas é a realidade.
Sim.. eh uma referencia aos refens de 79.
Sim! Reféns estes que foram libertos 444 dias depois, com o Acordo de Argel. Já os 290 civis mortos, dentro do A300 que os EUA abateu em 88, estes não tiveram a mesma sorte. ?
Sim… Esse “elephant walk” é a maneira que o Trump arrumou de baixar a cueca e mostrar o tamanho da tromba…
Enfim… Perdão. Não consigo ser tão poético quanto alguns colegas.
Não tenho certeza, mas a força militar dos Boyotolás vai dar vexame se peitar essas máquinas aí. Além desses tem: F-22 Raptor, F-15E Strike Eagles, bombardeiros B-52, B1 Lancer, o avião canhão (A-10 Thunderbolt), Helicópteros AH64 Apache, mísseis Tomahawk, drones MQ-9 Reaper e seus helfires . . . 10 porta aviões nucleares, 72 submarinos com propulsão nuclear, destroyres, corvetas. Seria razoável se as “viúvas” do Soleiman ficássem somente nas lágrimas e nas ameaças.
Gilmar de Paula,
Nao seja ingrato. Voce esqueceu dos B-2s. Rsrsrsrsrs.
Tira os 04 da frente. O resto é o que um Porta Aviões Classe Queen Elizabeth poderia operar. Sim, claro, se fossem todos da versão “B”.
Até que por este angulo nao ficaram tão feiosos.
Beleza é algo muito subjetivo, pois depende do gosto de cada um. Pra mim, o F-35, perto do J-20, é a coisa mais linda do mundo. Eita avião mais feio o stealth chinês! Mas, como eu disse, é apenas o meu gosto.
Tem uma propganda da usaf que tinha uma frase.. “usaf, no one comes close”.
Eles tem razao!!
Quem vai encarar? Seria mais um recado para o Iran?
A proposito: 6 B-52 foram despachados para a base americana em Diego Garcia no Oceno Indico ontem.
Parece que os movimentos do tabuleiro de xadrez geopolitico esta’ configurando pouco a pouco para um ataque.
Ninguem ainda falou dos F-117 “aposentados”
Oops…ja ia me esquecendo, isso ai nao sao mockups.
Prontos para a batalha quando forem convocados.
Sidewinder externo sinônimo de limitação interna!
isso é uma fração dos 65% disponíveis segundo o fabricante.
só esses 52 operando já dá para assustar qualquer um…
não são invencíveis, mas podem fazer um estrago grande.
abraço a todos!
Enquanto fazem este “passeio” de F-35, tem gente passando espanador nos F-117 (isso se ja não foram desdobrados para alguma base saudita. Segue a fita.
Isso daí impõe medo e respeito
Infelizmente começou a guerra!
Agora que o Irã tomou a decisão de atacar ( mordendo a isca pois é isso que os americanos queria). Vai justificar um ataque muito maior vindo do ocidente… Resta saber se a OTAN vai fazer parte desta trama preparada pelos americanos!!!
Deste 52 jatos de combate pelo menos uns 5 voam sem dar problemas ?????