A versão mais recente e potente do caça JF-17 supostamente apresenta tecnologias do jato de caça J-20 de primeira linha da China e fez seu primeiro voo em dezembro, quando o avião de combate sino-paquistanês viu grandes atualizações em eletrônicos dispositivos que aumentarão significativamente sua eficiência em combate, disseram especialistas.

Com o número de série “3000”, o primeiro protótipo do JF-17 Block III foi levado ao céu pela primeira vez em meados de dezembro em Chengdu, província de Sichuan, sudoeste da China, informou a revista Aerospace Knowledge em sua conta Sina Weibo.

De acordo com fotos divulgadas na plataforma social chinesa, a aeronave é equipada com muitas tecnologias comerciais prontas da estatal Aviation Industry Corporation da China, segundo a reportagem.

Isso inclui um novo e maior head up display holográfico de grande angular e um cockpit integrado semelhante ao usado pelo J-20, além de um avançado sistema de alerta de aproximação por mísseis infravermelhos usado pelos caças J-10C, J-16 e J-20, informou a revista.

Wang Ya’nan, editor-chefe da revista Aerospace Knowledge, disse ao Global Times que o desempenho em voo e o design da estrutura do JF-17 foram comprovados em seu serviço passado, mas pode melhorar rapidamente se equipado com dispositivos eletrônicos avançados.

“A China alcançou uma grande quantidade de conquistas no desenvolvimento de modelos como o J-10 e J-20, resultando em muitas tecnologias e equipamentos maduros … se eles puderem ser usados ​​no JF-17, o piloto poderá desfrutar de uma significativa aumento da eficiência no voo, o que também aumentará sua eficiência no combate”, disse Wang.

Analistas disseram que as novas adições ao JF-17 podem dar aos pilotos maior consciência situacional, permitindo que eles se concentrem mais no combate, em vez de pilotar a aeronave.

Outra vantagem do uso de tecnologias comerciais maduras prontas para uso é a sua relação custo-benefício, disse Wang.

Inovações no JF-17 Block III

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments