Novas fotos do Saab JAS 39E Gripen 6002
Novos fotos do caça Saab JAS39E Gripen matrícula 6002 da Força Aérea Sueca.
Este é o primeiro Gripen E sueco com o display panorâmico, os dois primeiros voaram com os três displays antigos.
Agora são cinco caças Gripen E no programa de testes de voo, incluindo um avião da Força Aérea Brasileira.
A aeronave 6002 apresenta uma nova camuflagem splinter, em três tons de cinza.
Que máquina linda!
Só a FAB que tem que fazer mistério com a camuflagem…
Boa Noite Jadson Cabral, é porque a pintura dos nossos caças vai ser aquela pintura horrível pintura dos caças F-5M,não vai ter pintura nova dos caças da FAB só isso!!!
Essa camuflagem dos F-5 é feiazinha por demais da conta
Fabio, eu acho que a FAB só utiliza o padrão camuflado de verde no F-5 porque na prática ele opera basicamente como um avião de ataque, ele não é um caça de superioridade aérea(não na prática), e com o número reduzido de AMX, mais a falta de um vetor de superioridade aérea, o F-5 virou um caça de ataque que tem uma capacidade reduzida na arena BVR mas uma “boa” capacidade no dogfight, por isso o tom camuflado, que é bom para quem voa baixo como o F-5 da FAB. Acho muito difícil o gripen ter a mesma pintura do… Read more »
Bom Dia Maurício, não é difícil o Gripen E da FAB ter a mesma pintura dos nossos caças F-5M e dos AMX-A1 não,veja a pintura do C-390 MILENIUM é a mesma pintura dos caças F-5M e dos AMX-A1 é a pintura padrão da FAB,a pintura que o primeiro Gripen E da FAB voou foi a pixelada foi experimental e nada mais que isso,por isso é que eu insisto em dizer que a pintura de camuflagem será a verde e cinza a de padrão da FAB
A camuflagem não serve somente pra voo, ela tambpem serve para ser disruptiva no solo. Nenhum vetor de superioridade aérea da FAB teve a cor verde dos A-1, que por sinal é muito bonita, todos sempre foram cinza.
Ronaldo, o KC-390 é uma aeronave de transporte, que em caso de conflito também pode se utilizar da pintura camuflada para voar baixo, é uma defesa passiva, já que estará voando em seu próprio território.
A FAB sabe utilizar bem as aeronaves que tem, ela tenta tirar o máximo de performance das aeronaves, mesmo aeronaves limitadas como o F-5, o padrão camuflado da FAB é bem efetivo para vôos baixos e tem um porque.
Mas eu posso estar errado e você certo, vai que seja camuflado mesmo, nunca se sabe, mas acho difícil.
Perfeito!!!
Boa Noite Maurício,olha não quero e nem posso ser melhor do que ninguém,mas basta olhar a pintura dos helicópteros da FAB que você vai ver é uma pintura padrão da FAB a camuflagem verde e cinza veja o helicóptero EC-725 da FAB e depois tu me fala,boa noite mais uma vez e obrigado pela tua atenção!!!
Todas as aeronaves de combate, ou de apoio ao combate, da FAB tem a pintura tática verde e cinza. Por que? Porque todas vão voar em niveis baixos ou médios. Ta e daí? Daí que a possibilidade deles serem interceptados, abordados por outra aerobave em comvate, é axpartir de caças inimigos que, invariavelmente, os atacará a partir de um nivel superior. …portanto, as aeronaves da FAB , com essa camulagem, se fundem bem contra o padrão do solo. Não acredita? Procura na web….tem um monte de fotos e informações sobre isso. Podem discordar…..entretwjto, isso não muda os fatos. Camuflagem é… Read more »
Então tá….já que insiste, tá decidido! Que neura da maioria aqui com a camuflagem das aeronaves…..
(Tá, eu sei que é post antigo, mas lá vai:) O engraçado é que no KC-390 ela fica simplesmente linda, ao contrário do F-5.
Só lembrando que os mirrage em Anápolis usavam uma pintura cinza
Cara, se não me engano, temos a mesma quantidade de caças F-5 e AMX operando. E a definição dos dois caças e a mesma, caça de ataque/bombardeiro.
Só os mirage que eram interceptadores, por tanto nada impedia da FAB mudar a camuflagem e padronizar.
Não Cristiano. Caças A-1 (AMX) em operação, atualmente, são menos da metade dos F-5,e apenas uma parcela deles modernizada.
Tomara que não,até o raptor ficaria feio com aquela pintura de mau gosto.
Para mim da na mesma que falar para um trilheiro que a pintura do monstro off road é “feia”… Mas enfim, novos tempos esses em que vivemos, que façam um com pintura rosa logo para a galera aplaudir
Perfeito! Coisa mais chata isso de camuflagem….parece que tão falando de carro….
Essa é a segunda camuflagem que aparece em um Gripen E Sueco mas é so a FAB que ta fazendo mistério…
Boa Noite Daniel Anderson,foi o que eu disse anteriormente é porque não vai ter outra pintura vai ser a pintura padrão da FAB,aquela camuflagem verde e cinza que é horrível por sinal!!!
Eu já escrevi dezenas de posts sobre camuflagem de aeronaves da FAB. A pintura não é feita pra ser bonita e sim, funcional. Entretanto, a FAB já informou que o F-39 terá uma camuflagem em dois tons de cinza, muito srmelhante àqiela utilizada nos Gripen suecos. Particularmente, eu acho a camuflagem verde e cinza da FAB bem bonita. Mas, se for pra ser em dois tons de cinza, usa o mesmo padrão da verde e cinza, só substituindo o verde pelo cinza mais escuro. O Gripen desse tópico ficou, na primeira foto, em que aparece atrás do piloto, com uma… Read more »
Pra mim lembrou a camuflagem da familia de Sukhois da Rússia.
A FAB vai de verdão.
Vem… Vem… coisa linda!!!
OFF – Força Aérea participará de desenvolvimento conceitual de novo vetor de transporte leve com a EMBRAER
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/35184/TRANSPORTE%20-%20FAB%20apoia%20Embraer%20no%20desenvolvimento%20conceitual%20de%20nova%20aeronave
Desenvolvimento “conceitual”!
Como diz o próprio nome, é apenas o desenvolvimento de uma ideia.
Aeronave com capacidade de decolar com 3000 kg em uma pista de 1200m, com motor turboélice e elétrico.
ATL 100 da DESAER vai subir no telhado depois dessa.
Efeito ATL-100
Pode ser. Mas para mim é efeito Shorts Skyvan(Sherpa) do Exercito Brasileiro.
Varias Forças Aéreas no mundo vão trocar seus Transportadores peso penas nas próximas 3 décadas, e será um importante nicho. C-17 e C-295 são os expoentes do Ocidente. Porém, eu iria no ATL-100 para substituir os Bandecos, Caravans, Sherpa, Turbo Trader e etc, deixaria o outro nicho para substituir os Amazonas com essa nova aeronave da Embraer.
Caro Bezerra (FN) O C-17 é um quadrirreator já tirado de linha pela Boeing. Você não estaria se referindo ao C-27 Spartan? Por enquanto a Embraer fará um estudo de mercado, para ver a demanda por um transporte pequeno. E eu aposto num avião pequeno mesmo, pelo histórico dos produtos da Empresa. Ela nunca bate de frente com as grandes do setor. Preferiu um modelo (família E-190) menor do que os 737 e A-320. O C-390 evitou o C-17 e similares e preferiu disputar com o vovô Hércules, assim como o E-190 estraçalhou com o equivalente da Bombardier. Aguardemos os… Read more »
C-295 peso pena? E C-17???? Você deve ter se enganado. C-17 é peso pesado. C- 295, médio ( ou meio-méfio).
Peso pena é C-98 Caravan e um pouquinho mais pesado é o Twin Otter e o Bandeirante.
Pelo visto será maior que um EMB-110 Bandeirante, a intensão é 3 toneladas de carga útil.
Mas o ATL-100 é para 2.500kg, então eles vão bater de frente e, infelizmente, a DESAER vai levar a pior nessa, já que a Embraer é uma empresa consolidada no mercado e já conseguiu laçar a FAB.
Eu preferiria uma concorrência, tal como nos USA. Se a EMBRAER vencer, subcontrata a DESAER para talvez, dar conta de 35% do trabalho de desenvolvimento.
Lindo Caça!!!! Que venha logo, demorou!!!!
Que caca lindo mas o Gripen NG da FAB e mais lindo.
Boa noite ! Que lindo caca mas o Gripen NG da FAB e mais linda com a pintura e maravilhoso.
Sueco é prevenido, pode-se observar que o piloto leva o CRLV e o DPVAT do avião pendurados no joelho.
Oséias, já os pilotos franceses utilizam um tablet com windows para acessar o YouTube em pleno vôo rsrsrs.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcRIZtV2Me1-kaflAXKjUB2c0gNBie56L1be1dV3xU-WWpGW4i_J
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, boa!
Vai que o golzinho da PM manda encostar… Hahahaha
KKKKKKKKKKKKKKKKK…
Agora sim ta bunitão.
Sueco com esse bico branco é muito bonito???
Vou dizer uma coisa aos que acham feia a pintura dos f-5 e acham que a FAB vai usar roupagem antiga em aeronave nova:
O Gripen é um caça tão bonito que até com aquela camuflagem do Tiger ficaria show, pior do que a camuflagem dos Mike meus caros, só a da força aérea de Myanmar! Não ficaria bela nem se fosse pintada num f22 raptor…
https://fighterjetsworld.com/latest-news/defence-deals/myanmar-air-force-receives-first-two-jf-17b-thunder-fighter-trainer-aircraft/19624/attachment/myanmar-air-force-receives-first-two-jf-17b-thunder-fighter-trainer-aircraft/
O Gripen-E ficaria bonito até com a camuflagem do helicóptero do exército sueco ???
Essa camuflgem, com adição de pequenas partes de marrom, foi usada nos J-37 Viggen deles.
Sim flanker,e o viggen era lindo com essa pintura…
Com certeza ficaria bonito no Gripen.
Gripen camuflagem ucraniana…
Bonita camuflagem sueca…, más acho às do Su-57 mais bonita ainda…, tomara que os gripens venham com uma camuflagem bonita e agressiva, para dar uma nova cara e novos ares a FAB…
Abraço a todos…, fiquem com DEUS….
Mais 1 e chega no número de unidades produzidas do su57
Meu caro André… Aí é sacanagem… kkk kkk kkk foi ótima esta… Abraços
Espero que a transferência de tecnologia envolva a metodologia sueca para desenvolvimento de camuflagens legais. Temos muito a ganhar.
Que “bichinho” retado SÔ!!!!!!
Forças aéreas não pintam aeronaves operacionais para ficar “lindão”, mas para camuflá-las. Eles não estão nem aí para o que eu ou você acha do padrão de pintura.
“Mais vale uma aeronave feia e suja, mas que retorna da sua missão, do que um exemplar limpo e reluzente que ficou atrás das linhas inimigas”.
Se não pintam para ficar “lindão”, mas sim para camuflar, então nossa Força Aérea está falhando miseravelmente não apenas na questão tecnológica mas também na camuflagem que é horrível. Quer dizer, a nossa FAB não se preocupa nem mesmo com a pintura, nem mesmo tenta. Lamentável! Um elemento não aniquila outro necessariamente. Uma aeronave pode ser eficaz no campo de batalha e ao mesmo tempo ter uma pintura camuflada satisfatória como as aeronaves da Suécia, da Inglaterra, do Japão e dos Estados Unidos. Ademais, é dever dos militares levarem em consideração o que queremos já que somos nós que pagamos… Read more »
Seria o Gripen o caça mais moderno/atualizado que já adquirimos, considerando a história? O F-5 também era um caça moderno quando foi adquirido? E o Mirage III?
O Gripen E é hoje muito mais competitivo do que os F-5E e F-103E em suas épocas. Mas aconteceu novamente: Estamos recebendo um vetor de uma geração atrás do estado da arte. É um belo 4G+, mas vários países já possuem ou irão possuir no início dessa década, aviões de 5G em suas fileiras. Como não acredito que os 5G virão para a américa latina tão cedo, estaremos bem na fita. Logo após colocarmos em nossas fileiras o F-103 e F-5 outros países começaram a receber exemplares de aviões avançados de 3G e 4G (MirageF-1;Mirage3/50;F-16A e mais tarde Mirage2000 e… Read more »
Eu ainda acho que o mais interessante seria cancelar este programa e comprar F-16 usados, seja de algum país amigo ou os estocados no AMARG no Arizona e depois modernizar, sai mais barato e tem o mesmo efeito. E o F-16 mesmo usado e antigo é um baita avião, nosso armamento seria assegurado pelas empresas norte americanas.
Sou contra essa coisa de fabricar localmente e esses contratos de transferência de tecnologia que não levam a nada.
Não há nada errado com o programa. Teremos, ao menos por um tempo, o melhor vetor da AL. O diferencial são sempre os equipamentos de suporte e armamentos, e não a plataforma! Só como exemplo: O que poderia ter sido o nosso AMX? Um formidável vetor de ataque, um verdadeiro Mini-Tornado. Mas ficou relegado a ataques com bombas não guiadas e foguetes por dois terços da sua vida útil, e nesse terço final só foi adicionado bombas do tipo LGB. O vetor em si tinha potencial para ter recebido um radar e pods muito lá atrás, e trabalhado com armamentos… Read more »
Comprar do AMARG, reformar e modernizar…
No fim continuará sendo um avião velho que em um futuro próximo precisará ser trocado meu caro amigo,simples assim.
Não precisamos adquirir aeronaves velhas e gastar o dinheiro que mal temos para reformá-los, vamos seguir com o programa como está.
É mesmo que comprassemos via FMS, teríamos que nós submeter ao tio Sam e suas imposições estúpidas.
Chega de tampão!
O Mirage 3/50 era da mesma geração do Mirage 3 da FAB. Ele só tinha um motor mais potente (Atar 9K-50), o mesmo do Mirage F-1, e uma aviônica pouco melhorada e um radar Cyrano IV de geração mais moderna que o Cyrano II dos Mirage 3 da FAB. Mas, essas melhorias não o colocaramxem uma geração mais nova que nossos F-103.
Linda camuflagem. Quanto a questão dos displays, acho bastante mico para os suecos já estrearem com “duas versões”. Implicações em treinamento, doutrina, utilização, manutenção, etc…
Corsario,
Haverá uma só versão “estreando”do Gripen E sueco, não duas, este é o primeiro de série. Os jatos Gripen E suecos anteriores são protótipos.
Obrigado pelo esclarecimento Nunão. Salvou a imagem que eu tinha dos caras 😉
Acredito que os nossos vão seguir o padrão de pintura que já foi apresentado, pixelizado para superioridade aérea. Não há muito o que inventar… Talvez, se tivermos esquadrões desdobrados futuramente por exemplo na base aérea de Manaus, tenhamos uns camuflados em verde, e olhe lá.
O céu sobre Manaus também é azul e as nuvens lá também são brancas. E o Gripen é um caçador por excelência
Sim, eu sei que o céu por lá é o mesmo… E justamente por isso, ponderei a situação… Torço mesmo é para que venham com a pintura de superioridade aérea.
Vendo a série E chegando à sua 5ª aeronave, me vêm à cabeça uma dúvida:
Onde será que se enfiou o pessoal “especializado” que tanto criticou a escolha do “caça de papel”?
Efeito de overdose de Doril ou vergonha própria apenas? 🙂
Sds.
Pois é, sumiram do mapa… rs
Ronaldo,
Você está confundindo protótipos com aviões de série.
Os aviões Gripen E entregues anteriormente, com as cores da Suécia, são protótipos.
Quanto a aviões de série, há agora um da Suécia e um do Brasil.
Essa pintura é muito bonita!
https://images.app.goo.gl/JRE3ta34xGNE2ReD7
Nem se compara aos “BIGs” dos made USA-CHINA-RUSSOS, mas, serve aqui na amériquinha.
entendo debate sobre padrões de camuflagem como um tema perfeitamente relevante. supostamente os gripen serão usados como interceptadores pela fab qdo houver necessidade e nos treinamentos destas missões… em não se cogitando usar eles para ataques no exterior, interceptação a outros caças é o cenário em q o gripen da fab mais precisa de camuflagem para tentar sobreviver. interceptações eficientes não são feitas a baixas altitudes, de modo q não vejo motivo para o verde e me parece bem evidente o porque dos dois tons de cinza geralmente com algum efeito de contrasombreamento se tornarem o padrão para esse tipo… Read more »
Luis,
A “camuflagem vietnã”, ou padrão Southeast Asia, com três tons, já não é usada há um certo tempo, desde que terminou a modernização das aeronaves F-5, C-130, C-95 e o AT-26 Xavante foi aposentado. Desde então o padrão dos aviões de emprego tático é em dois tons, verde e cinza médio, pensado para funcionar principalmente em missões de ataque mas também de superioridade aérea, e que é bem diferente do padrão anterior.