Fotos postadas no Twitter mostram avião sendo preparado para o voo e, depois, em Punta Arenas, no Chile. Força Aérea Chilena (FACh) também postou na rede social sobre o envio da aeronave da FAB, agradecendo o apoio

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou fotos de aeronave P-3AM de patrulha marítima sendo preparada para o deslocamento ao Chile e após o pouso naquele país. As imagens foram divulgadas pelo Twitter.

O P-3AM, aeronave de Patrulha Marítima que também está equipada para missões de Busca e Salvamento, vai apoiar as buscas ao avião de transporte C-130 da Força Aérea Chilena (FACh) desaparecido durante voo para a Antártida.

Segundo as duas publicações feitas pela FAB, com quatro imagens no total, o avião decolou da Ala 11, no Galeão (RJ), na madrugada desta quarta-feira (11/12), e já está em solo chileno, no local onde será a base de apoio das buscas.

Em seu site, a FAB também informou que o P-3AM Orion pousou em Punta Arenas, no Chile, às 12h40. A aeronave P-3AM, dotada de quatro motores, é operada pelo Esquadrão Orungan (1º/7º Grupo de Aviação), sediado na Ala 12. O avião também utiliza diversos recursos eletrônicos, como sistema radar e FLIR (do inglês, Forward-Looking Infrared), que proporciona visão noturna, sendo possível localizar o objeto por meio do calor emitido por ele.

Ainda segundo a FAB o P-3AM tem grande autonomia, podendo permanecer em voo durante 16 horas e opera sensores eletrônicos embarcados altamente modernos, características que conferem ao P-3AM a capacidade estratégica de vigilância marítima de longo alcance.

A FACh, em sua conta do Twitter, divulgou agradecimento à FAB pelo apoio enviado para as buscas:

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ferreras

Que a tripulação seja encontrada bem. Parabéns a FAB pela ajuda.

BMIKE

P3AM gastando suas poucas horas de vôo que lhe resta. Espero que encontre os desaparecidos. Agora, bem que a FAB já poderia costurar com a EMBRAER uma versão do E2 para patrulha naval de longo alcance. Plataforma de ponta já temos, só precisa selecionar o recheio!

ADRIANO MADUREIRA

Meu caro,é para isso que ele serve,não somente para afundar submarinos ou navios inimigos…

Vale a pena mandar um P-3 Orion para lá,mesmo que ele gastasse todas suas poucas horas de voo que lhe resta.

É melhor chorar por uma aeronave velha mas que pode ajudar em muito em um acidente,e se encontrasse ao menos cinco tripulantes de 38,já seria uma vitória,um dia ganho.

Quanto a aeronaves:

Vale a pena mandar alguma aeronave do esquadrão guardião? Eles tiveram exito no desastre da Air france…

Jorge F

Hoje a aviônica do P-3AM é superior a dos R-99… Ademais os Casas não tem condições de voar no círculo polar antártico. Acho inclusive que os ERJ-145 também não foram concebidos para tal.

Rinaldo Nery

Qualquer avião pode voar lá, respeitadas suas limitações técnicas.

Marco

Embora improvável, se somente um sobrevivente for localizado, todas as horas de vôo do P-3AM terão valido a pena.

2Hard4U

Aviões foram feitos para voar e não para ficarem angarados. A missão é de SAR e para tanto não se poupam esforços nem recursos.

Bueno

https://www.flightradar24.com/2328cd35
Mais meios da FAB foram enviados ou coincidência,
um C99A – FAB2520 Vindo da Argentina fronteira com Chile…

Jorge F

Coincidência

Marcelo Trope

Esse avião transportou o pessoal de apoio e a tripulação de revezamento do P-3

Sergio

Orgulho da FAB….

JOSE CARLOS RANGEL TOLEDO JUNIOR

Alguém tem informação sobre aquela projeto de trocar as asas dos P-3, para extender sua vida útil? Ou parou por falta de verbas?

Marcelo Andrade

Está em curso no PAMAGL com a empresa contratada. Esqueci o nome!!! Passo pela Linha Vermelha ao lado do Aeroporto do Galeão e dá pra ver dois P-3 estacionados na Base Aérea do Galeão, próximo ao Parque de Material Aeronáutico que sustenta o Projeto P-3AM

Rinaldo Nery

AKAER.

jagderband#44

Bonito esse Electra.

Dr. Telêmaco

Qual seria a razão de não mandar o SC-105 ? Não é essa exatamente a missão para a qual ele foi criado e adquirido?

Dr. Telêmaco

Obrigado!

Jorge F

O Chileno não quis colocar aeronaves desse tipo em risco no círculo polar antártico. Abaixo do paralelo 42 as coisas se complicam.

Giovani

Fugindo do tópico: Eu acho que esses P-3AM deveriam ser operados pela Marinha, livrando a FAB para gastar na sua aviação de Combate.