FOTOS: P-3AM da FAB voa ao Chile para ajudar nas buscas do C-130 da FACh
Fotos postadas no Twitter mostram avião sendo preparado para o voo e, depois, em Punta Arenas, no Chile. Força Aérea Chilena (FACh) também postou na rede social sobre o envio da aeronave da FAB, agradecendo o apoio
Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou fotos de aeronave P-3AM de patrulha marítima sendo preparada para o deslocamento ao Chile e após o pouso naquele país. As imagens foram divulgadas pelo Twitter.
O P-3AM, aeronave de Patrulha Marítima que também está equipada para missões de Busca e Salvamento, vai apoiar as buscas ao avião de transporte C-130 da Força Aérea Chilena (FACh) desaparecido durante voo para a Antártida.
Segundo as duas publicações feitas pela FAB, com quatro imagens no total, o avião decolou da Ala 11, no Galeão (RJ), na madrugada desta quarta-feira (11/12), e já está em solo chileno, no local onde será a base de apoio das buscas.
Em seu site, a FAB também informou que o P-3AM Orion pousou em Punta Arenas, no Chile, às 12h40. A aeronave P-3AM, dotada de quatro motores, é operada pelo Esquadrão Orungan (1º/7º Grupo de Aviação), sediado na Ala 12. O avião também utiliza diversos recursos eletrônicos, como sistema radar e FLIR (do inglês, Forward-Looking Infrared), que proporciona visão noturna, sendo possível localizar o objeto por meio do calor emitido por ele.
Ainda segundo a FAB o P-3AM tem grande autonomia, podendo permanecer em voo durante 16 horas e opera sensores eletrônicos embarcados altamente modernos, características que conferem ao P-3AM a capacidade estratégica de vigilância marítima de longo alcance.
A FACh, em sua conta do Twitter, divulgou agradecimento à FAB pelo apoio enviado para as buscas:
Que a tripulação seja encontrada bem. Parabéns a FAB pela ajuda.
P3AM gastando suas poucas horas de vôo que lhe resta. Espero que encontre os desaparecidos. Agora, bem que a FAB já poderia costurar com a EMBRAER uma versão do E2 para patrulha naval de longo alcance. Plataforma de ponta já temos, só precisa selecionar o recheio!
Meu caro,é para isso que ele serve,não somente para afundar submarinos ou navios inimigos…
Vale a pena mandar um P-3 Orion para lá,mesmo que ele gastasse todas suas poucas horas de voo que lhe resta.
É melhor chorar por uma aeronave velha mas que pode ajudar em muito em um acidente,e se encontrasse ao menos cinco tripulantes de 38,já seria uma vitória,um dia ganho.
Quanto a aeronaves:
Vale a pena mandar alguma aeronave do esquadrão guardião? Eles tiveram exito no desastre da Air france…
Hoje a aviônica do P-3AM é superior a dos R-99… Ademais os Casas não tem condições de voar no círculo polar antártico. Acho inclusive que os ERJ-145 também não foram concebidos para tal.
Qualquer avião pode voar lá, respeitadas suas limitações técnicas.
Embora improvável, se somente um sobrevivente for localizado, todas as horas de vôo do P-3AM terão valido a pena.
Aviões foram feitos para voar e não para ficarem angarados. A missão é de SAR e para tanto não se poupam esforços nem recursos.
https://www.flightradar24.com/2328cd35
Mais meios da FAB foram enviados ou coincidência,
um C99A – FAB2520 Vindo da Argentina fronteira com Chile…
Coincidência
Esse avião transportou o pessoal de apoio e a tripulação de revezamento do P-3
Orgulho da FAB….
Alguém tem informação sobre aquela projeto de trocar as asas dos P-3, para extender sua vida útil? Ou parou por falta de verbas?
Está em curso no PAMAGL com a empresa contratada. Esqueci o nome!!! Passo pela Linha Vermelha ao lado do Aeroporto do Galeão e dá pra ver dois P-3 estacionados na Base Aérea do Galeão, próximo ao Parque de Material Aeronáutico que sustenta o Projeto P-3AM
AKAER.
Bonito esse Electra.
Qual seria a razão de não mandar o SC-105 ? Não é essa exatamente a missão para a qual ele foi criado e adquirido?
A autonomia do P-3AM é maior para essas missões no mar e é a primeira opção. O SC-105 também pode realizar as missões no mar, mas como se percebe pelo fato de ser baseado em Campo Grande, sua principal área de atuação esperada é sobre terra. Então nesse caso o P-3AM é mais indicado.
Obrigado!
O Chileno não quis colocar aeronaves desse tipo em risco no círculo polar antártico. Abaixo do paralelo 42 as coisas se complicam.
Jorge,
Os chilenos colocaram até caças F-16 e F-5 nas buscas, assim como versão de patrulha marítima do C-295 que eles possuem, além de outros aviões menores e helicópteros. Cada um atuando conforme suas capacidades e limitações, em setores específicos.
Pelo que entendi, a pergunta do colega acima foi relacionada ao Brasil, por ter enviado o P-3AM e não o SC-105.
E vale lembrar que o envio de SC-105 foi também oferecido.
Fugindo do tópico: Eu acho que esses P-3AM deveriam ser operados pela Marinha, livrando a FAB para gastar na sua aviação de Combate.