Há 75 anos, bombardeiros britânicos atacaram navios alemães em Nordgulenfjord, Noruega, deixando-nos algumas das imagens mais extraordinárias da Segunda Guerra Mundial.

O de Havilland DH.98 Mosquito é um avião de combate multirole britânico de dois motores e asa alta, introduzido durante a Segunda Guerra Mundial. Incomum, pois sua estrutura é construída principalmente de madeira, foi apelidado de “Maravilha de Madeira”, ou “Mossie”. Lord Beaverbrook, Ministro da Produção de Aeronaves, apelidou-o de “Loucura de Freeman”, aludindo ao marechal-chefe Sir Wilfrid Freeman, que defendeu Geoffrey de Havilland e seu conceito de design contra as ordens de sucateamento do projeto. Em 1941, era uma das aeronaves operacionais mais rápidas do mundo.

Originalmente concebido como um bombardeiro rápido desarmado, o uso do Mosquito evoluiu durante a guerra em muitos papéis, incluindo bombardeiro tático diurno de baixa a média altitude, bombardeiro noturno de alta altitude, pathfinder, caça diurno ou noturno, caça-bombardeiro, intruder, aeronave de ataque marítima e foto-reconhecimento.

Também foi usado pela British Overseas Airways Corporation como um transporte rápido para levar cargas pequenas e de alto valor para e de países neutros através do espaço aéreo controlado pelo inimigo. A tripulação de dois, piloto e navegador, sentava-se lado a lado. Um único passageiro podia ser levado no compartimento de bombas da aeronave, quando necessário.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments