SEATTLE – A Boeing teve um choque inesperado em setembro, quando os engenheiros de Everett colocaram a nova aeronave 777X em um teste extremo de sua força estrutural. No momento em que o teste se aproximava do nível de estresse desejado, uma despressurização explosiva rompeu a fuselagem.

A Boeing manteve os detalhes em segredo, mas fotos obtidas pelo Seattle Times mostram que a extensão do dano foi maior do que o divulgado anteriormente e que relatórios anteriores estavam errados sobre detalhes cruciais.

O avião de teste teve uma perda total, com a superfície da fuselagem rasgada bem atrás da asa. Uma porta de passageiro que explodiu e caiu no chão de fábrica foi um impacto secundário da ruptura inicial, localizada muito abaixo da porta.

A notícia relativamente boa para a Boeing é que, como o teste falhou de maneira explosiva com apenas 1% a menos de atender aos requisitos federais, quase certamente não será necessário fazer um novo teste. Os reguladores provavelmente permitirão provar por análise que é suficiente reforçar a fuselagem na área localizada onde falhou.

Pedida para comentar, a Boeing disse em comunicado na terça-feira que, embora ainda não tenha concluído uma análise detalhada do incidente, “o que vimos até agora reforça nossa avaliação prévia de que isso não terá um impacto significativo no projeto ou em nossos preparativos para o primeiro voo.”

FONTE: Seattle Times

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments