Na Conferência Internacional de Caças de Berlim, a Airbus e seus parceiros revelaram detalhes do novo conceito Eurofighter ‘Electronic Combat Role’ (ECR)

A empresa diz que esse novo papel aumentará as capacidades multifuncionais do Eurofighter e aumentará ainda mais a capacidade de sobrevivência das forças da coalizão em ambientes hostis.

“Os recursos de guerra eletrônica colaborativa são essenciais para futuras operações aéreas combinadas”, afirma a empresa em um comunicado.

Prevê-se que a capacidade inicial do Eurofighter ECR esteja disponível até 2026, seguida de mais etapas de desenvolvimento e integração total nos futuros ecossistemas do sistema aéreo de combate (FCAS).

“O Eurofighter ECR poderá fornecer a localização passiva do emissor, além de interferência ativa de ameaças, e oferecerá uma variedade de configurações modulares para ataque eletrônico (EA) e supressão/destruição da defesa aérea inimiga (SEAD/DEAD).

A mais recente tecnologia nacional de tecnologia “escort jammer” garantirá o controle nacional sobre recursos como dados de missão e análise de dados. O conceito também apresenta uma nova configuração do cockpit de dois lugares com uma tela de toque panorâmica multifuncional e um cockpit de missão dedicado para o assento traseiro.”

A Airbus diz que o conceito é impulsionado pelas principais empresas aeroespaciais Airbus, Hensoldt, MBDA, MTU, Premium Aerotec, Rolls-Royce e apoiado pelos organismos industriais alemães BDSV e BDLI. Ele visa especificamente os requisitos da Força Aérea Alemã para uma capacidade de ataque eletrônico aéreo.

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