F-16C

A Força Aérea dos EUA selecionou a Northrop Grumman, através do Consórcio SOSSEC, para demonstrar protótipo de sistemas para proteger a frota de F-16 contra ameaças de radiofrequência

ROLLING MEADOWS, Ill. 14 de novembro de 2019 – A Northrop Grumman Corporation (NYSE: NOC) foi selecionada pela Força Aérea dos EUA para um projeto de protótipo para demonstrar um conjunto de guerra eletrônica montado internamente e um receptor de alerta de radar digital para o avião de combate F-16. O contrato foi emitido sob o Acordo de Outras Transações (OTA) da Iniciativa de Aquisição da Força Aérea (OSAI) do Consórcio SOSSEC para prototipagem.

“O fornecimento de recursos avançados de guerra eletrônica à comunidade F-16 é extremamente importante para a capacidade de sobrevivência futura da plataforma, especialmente à medida que o espectro eletromagnético se torna cada vez mais contestado”, disse Brent Toland, vice-presidente de C4ISR terrestre e aviônicos da Northrop Grumman. “Nosso sistema baseia-se em nossa longa experiência com o F-16 e outras aeronaves militares para fornecer ao combatente a capacidade de operar sem problemas contra as ameaças que continuam a crescer em sofisticação.”

O objetivo do projeto de protótipo é fornecer alerta de radar esférico, identificação de ameaças e recursos de contramedidas para proteger as tripulações das ameaças modernas do espectro eletromagnético. A solução de protótipo da Northrop Grumman se baseia na arquitetura avançada do sistema de guerra eletrônica da empresa que está em produção para vários programas, oferecendo proteção contra ameaças atuais e emergentes e um caminho de crescimento para recursos de autoproteção ainda maiores.

A Northrop Grumman se uniu a empreiteiros de defesa não tradicionais para a execução deste projeto de protótipo OTA.

A Northrop Grumman é uma empresa líder em segurança global que fornece sistemas, produtos e soluções inovadores em sistemas autônomos, cyber, C4ISR, espaço, ataque, logística e modernização para clientes em todo o mundo.

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nonato

Sistema interno?
Ou seja, não é pod.
Mas vao furar a fuselagem e/ou asas para colocar sensores?
Me admira o F 16, um dos caças mais númerosos nas forças ocidentais não ter ainda um bom sistema de proteção.

Fernando "Nunão" De Martini

Sempre teve, e foi evoluindo com o tempo. Vão fazer o protótipo com nova versão de suíte de guerra eletrônica e autoproteção, de acordo com novas ameaças.

Provavelmente não vão furar a aeronave, mas tirar painéis removíveis, carenagens etc par instalar os equipamentose e colocar as coberturas de volta no lugar. Eventualmente um MAWS necessitaria de substituição do painel original. Cabeamentos também poderão mudar.

Luiz Trindade

Fernando Nunão De Martini, você e os demais blogueiros, mas tenho uma pergunta que para quem já sabe vai parecer absurda, mas como não sei ae vai:

O F-16 Block C/D tem contra-medidas eletrônicas neh? Não caberia então aproveitar aqueles espaços que já existem nesses caças?

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente é o que vai acontecer com boa parte do equipamento, Luiz. Por exemplo, as melhores posições para receptores de alerta radar já estão consolidadas há anos, décadas. Porém, no caso de algum equipamento realmente novo, jammers mais potentes e maiores, MAWS, ou o que mais vier nesse pacote, o qual não foi detalhado, pode ser preciso alguma intervenção maior, mudança de algum painel externo para antenas maiores de sistemas instalados no interior da fuselagem etc. Só quis explicar ao Nonato que isso não significa exatamente “furar” a fuselagem ou asas, como se fosse um casco de navio, fechado. Estas… Read more »

Peter nine nine

Nonato… Por amor de deus, abstenho me, o Fernando já lhe respondeu ;