Embraer anuncia ‘recall’ de jatos executivos Phenom 300
Foram relatados casos de corrosão na parte traseira da aeronaves que pode provocar perda de controle. 166 jatos terão de fazer a manutenção
O Estadão noticiou que a Embraer, em carta aos clientes, anunciou na quarta-feira (13) uma espécie de “recall” dos jatos executivos Phenom 300.
Assinado pelo presidente da unidade de serviço e suportes da empresa, Johann Bordais, o documento destaca que foram relatados à Embraer casos de corrosão nas massas de balanceamento dos profundores (parte traseira da aeronaves) que podem provocar perda de controle da aeronave.
A reportagem do jornal apurou que a chamada para revisão dos jatos envolve um terço da frota de 500 aviões.
Ou seja, 166 aeronaves, terão de passar por essa manutenção preventiva. Um grupo terá de fazer a revisão nos próximos três dias. Os demais ao longo de 60 dias, conforme a carta.
Segundo o presidente da Embraer Serviços, os relatos apontam para o fato de que a região de operação da aeronave tem uma contribuição relevante para as corrosões das massas.
Com base nessas conclusões, a empresa decidiu propor um tempo de cumprimento de revisão das aeronaves de 3 dias ou cinco horas de voo, o que vier primeiro.
Poxa, a Embraer já está padrão Boeing mesmo, kkkkk
O nome disso é AD, Airworthness Directive. É rotineiro em aviação. A imprensa brasileira é um tédio, só ignorância e desinformação
Isto chama-se Empresa Que Respeita o Consumidor.
Parabéns a EMB.
CM
Bem, ao contrário de uma “certa” empresa norte-americana, a Embraer não deixou o problema evoluir para 2 acidentes fatais com centenas de mortos, e agiu antes disso.
Parabens a Embraer.
Problema vai ser quando sairem os primeiros projetos da nova empresa.
O nome da Embraer tá no meio, tem que tomar cuidado pra não se queimarem junto como a Boeing se queimou
Um potencial problema fatal em 166 células, não é de jeito e maneira, respeito algum pelo consumidor.
É somente a empresa se precavendo de possíveis ações judiciais.
É a empresa dizendo: “Eu avisei…”
Santa ignorância batman,
Quando a AD for implementada não haverá mais o potencial problema fatal nas 166 células. E a AD foi lançada porque a desrespeitosa empresa segue os regulamentos aeronáuticos e provê um amplo plano de manutenção preventiva.
Será que o Maurício fez nova seleção na EMBRAER e não foi aprovado de novo?
A manchete da noticia não condiz que a normalidade do procedimento.
Muito sensacionalismo
esses jatos são embraer , agora , fabricados nos estados unidos.
inclusive a fab comprou recentemente alguns jatos phenom embraer made in U.S.
OFF: já viram o novo trailer do Microsoft Flight Simulator?
Está lindão!
https://youtu.be/BCBgO6St9ug
Show
Notícia nada a ver!! Boletins de serviço, AD’s e coisas assim são normais na aviação. Trabalhei com sobre Boeing 737-200 e Airbus A300, e mesmo sendo aeronaves já “maduras”, tinham muitos boletins de serviço e AD’s.
Pelos aviões que você citou, você deve ter trabalhado na Vasp
Apenas um Phenom 300 caiu, matando o piloto e 3 familiares do… Osama bin Laden, em 2015, o que dá certa margem de especulações sobre a casualidade do acidente, se os Srs. me entendem.
O inquérito concluiu que o piloto fez uma aproximação não estabilizada e com excesso de velocidade, não conseguindo parar ao final da pista.
E só para lembrar… O Phenom 300 tem sido o não executivo mais vendido do mundo por vários anos …
Alem de tudo, trata-se de um peça que prove estabilidade nas superfícies de controle, apenas uma massa adcional com pequeno problema de corrosão.!!!
Não diga isso. O problema é muito sério. Pode derrubar o avião ao diminuir as margens de flutter. Leia aqui: https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/DA/Textos/1452emd.pdf
Como o pessoal vem dizendo, as diretrizes de aeronavegabilidade são para corrigir condições inseguras ligadas ao projeto do avião.
Para consultar as diretrizes brasileiras: https://sistemas.anac.gov.br/certificacao/DA/DA.asp
Como funciona o sistema de diretrizes de aeronavegabilidade: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-039