F-35A

F-35A

O principal testador de armas do Pentágono disse que o jato F-35 de próxima geração continua aquém dos objetivos completos de prontidão para combate e, apesar de algum progresso em questões de confiabilidade, as três versões do caça estão quebrando “mais frequentemente do que o planejado”.

Nenhuma das variantes da Força Aérea, dos Marines e da Marinha do caça da Lockheed Martin Corp. está cumprindo suas cinco principais “métricas de confiabilidade ou manutenção”, disse Robert Behler, diretor de testes operacionais do Pentágono, em declarações preparadas na quarta-feira diante dos painéis do Comitê de Serviços Armados da Câmara.

As subcomissões da Câmara estão analisando o status do programa de US$ 428 bilhões e o progresso da recuperação de anos de excedentes de custos e atrasos na produção.

“A adequação operacional da frota do F-35 permanece em um nível abaixo das expectativas de serviço”, disse Behler nas observações preparadas. “Em resumo, para todas as variantes, as aeronaves estão quebrando com mais frequência do que o planejado e demorando mais para serem consertadas.”

Sua declaração é uma choque da realidade poucas semanas depois que o Pentágono e a Lockheed Martin anunciaram que eles finalizaram o maior contrato da história do programa, um acordo avaliado em US$ 34 bilhões para 478 aeronaves adicionais. Cerca de US$ 27 bilhões dos F-35 já foram contratados, embora o programa não tenha concluído todos os seus testes de combate e enfrenda dificuldades com relação à confiabilidade.

O gerente do programa Lockheed Martin F-35, Greg Ulmer, disse após a audiência que “não necessariamente concorda” com a caracterização de Behler. “Se você olha lote após lote, a confiabilidade e a manutenção são significativamente melhores para os aviões que saem da linha”, disse ele, embora reconhecendo que existem alguns problemas pendentes “e nós os estamos perseguindo”.

O programa continua em sua fase mais rigorosa de testes de combate, uma etapa que se estenderá até o próximo ano. Até agora, 458 jatos foram distribuídos em cerca de 3.500 compras planejadas pelos EUA e aliados da Austrália à Polônia. A aprovação do Pentágono para a produção plena, adiada a partir de dezembro, ficou para 2020.

Mesmo com a meta para 2020 se aproximando, a análise até o momento mostra que nem os modelos do Corpo de Fuzileiros Navais (F-35B) nem os F-35 da Marinha estão atualmente no “caminho certo” para atender às suas métricas de confiabilidade, mesmo que registrem mais horas, de acordo com a última avaliação.

Entre as principais métricas de atraso citadas por Behler estão as “horas médias de voo entre falhas críticas” – um ponto de dados que se refere ao tempo entre falhas que resulta na perda de capacidade de executar uma tarefa crítica ou no tempo médio entre remoções de peças para substituição da cadeia de suprimentos.

Significativamente, enquanto a frota do F-35 demonstrou, em curtos períodos, taxas de “alta capacidade de missão”, refletindo a porcentagem de tempo em que os jatos são seguros para voar e capazes de executar pelo menos uma missão específica, os jatos “ficaram aquém” por “uma grande margem”, na medida mais completa do status “Full Mission Capable”, ele escreveu.

Isso indica “baixa prontidão” para missões de combate “que exigem aeronaves com capacidade operacional”, disse Behler.

Lockheed Martin F-35B Lightning II
F-35B

“A prontidão cresceu”

No entanto, as autoridades do Pentágono e da Lockheed Martin repetidamente destacam as taxas de “capacidade de missão” das unidades operacionais implantadas no exterior quando discutem o progresso do programa. Em sua declaração aos painéis do Congresso na quarta-feira, a subsecretária de aquisição do Pentágono, Ellen Lord, citou “melhorar os resultados gerais de manutenção do F-35 e a prontidão das aeronaves, apesar dos aumentos dramáticos no tamanho da frota”.

“À medida que a frota cresceu, a prontidão das aeronaves aumentou”, disse Lord. Todos os três serviços militares dos EUA declararam suas respectivas aeronaves como possuindo uma capacidade de combate inicial. Lord acrescentou que as taxas gerais de “capacidade de missão” aumentaram para 73% no mês passado, ante 55% em outubro de 2018.

Nos serviços, no mesmo período, a Força Aérea aumentou sua taxa de capacidade, de 66% para 75%, disse o tenente-general da Força Aérea Eric Fick, gerente de programas do Pentágono F-35, em seu comunicado. A taxa do Corpo de Fuzileiros Navais subiu de 44% para 68%, acrescentou.

Citando uma medida de melhoria da confiabilidade, Fick disse que o percentual de aeronaves classificadas como não capacitadas para missões, porque esperavam por peças de reposição “aumentaram até o início de 2019, mas diminuíram constantemente desde o verão”. No mês passado, a taxa “estava abaixo de 15% para nossas frotas operacionais e 24% para nossas frotas não operacionais, de teste e treinamento”, afirmou.

F-35C

Taxas de “capacidade da missão”

Behler concordou, salientando que “após vários anos de permanência relativamente estável, várias métricas importantes de adequação estão mostrando sinais de melhoria lenta” este ano.

Ainda assim, nenhum F-35, incluindo os enviados para unidades de combate, conseguiu “alcançar e sustentar” a meta de 80% de “Capacidade de Missão” nos 12 meses que terminam em setembro, solicitada pelo então secretário de Defesa James Mattis, Behler disse. “No entanto, unidades individuais foram capazes de atingir a meta de 80% por curtos períodos.”

A versão do F-35 da Força Aérea, que constituirá a maior parte das compras nos EUA, demonstrou o melhor desempenho, enquanto a frota do F-35C da Marinha tem o menor. As melhorias mais recentes foram devidas à “maior disponibilidade de peças de reposição” e aos “esforços de longo prazo para melhorar os processos de manutenção e o suporte ao depósito”, disse Behler.

Em sua declaração preparada, Ulmer disse que “as taxas de prontidão continuam a subir em toda a frota e hoje vemos em média uma taxa de missão capaz de mais de 70% em aeronaves codificadas em combate”. No início deste ano, a Força Aérea anunciou que seus aviadores e a frota de F-35As que participam do Red Flag na Base Aérea de Nellis, em Nevada, “entregou 90% de capacidade de missão durante o exercício”, disse ele.

FONTE: Bloomberg

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