F-35 em voo de teste com armas externas

F-35 em voo de teste com armas externas e baias de armas abertas

F-35 em voo de teste com armas externas
F-35 em voo de teste com armas internas e externas

Parlamentares seniores dos EUA disseram na quarta-feira que é improvável que autorizem o Pentágono a celebrar um contrato plurianual para a produção do F-35, a menos que o programa resolva problemas como a escassez crônica de peças de reposição, que geralmente se desgastam mais rápido do que o previsto, informou ontem o USNI News.

Falando durante uma audiência conjunta de dois subcomitês dos Serviços Armados da Câmara, o deputado John Garamendi (D-Califórnia), presidente do subcomitê de prontidão, disse que o programa F-35 ainda é atormentado por altos custos operacionais, capacidade inadequada de reparo e falta de peças sobressalentes e baixa confiabilidade das peças de reposição. Além disso, a falha do ALIS (Autonomic Logistics Information System) em funcionar como planejado está agravando os problemas de peças de reposição.

Paralelamente, o chefe de teste e avaliação operacional do Pentágono revelou ontem pela primeira vez que o Initial Operational Test and Evaluation do F-35 (IOT&E) foi suspenso e não será retomado antes de meados de 2020.

O verão de 2020 também é o momento em que o Pentágono e a Lockheed Martin esperam apresentar uma versão modernizada e atualizada do Sistema de Informação Logística Autonômica (ALIS) do F-35, informou o Defense Daily em 13 de novembro.

Embora a subsecretária de Defesa do Pentágono, Ellen M. Lord tenha dito aos repórteres no mês passado que o final do IOT&E seria adiado, ela não disse que havia sido suspenso, o que coloca a falha em uma escala diferente.

O motivo da suspensão é que o Joint Simulation Environment (JSE), necessário para testar completamente as capacidades da aeronave, não está pronto e não estará por mais nove meses.

O JSE não estará pronto para iniciar a fase final dos testes operacionais até julho de 2020, disse Robert Behler, diretor de testes e avaliações operacionais do Pentágono, durante uma audiência conjunta de 13 de novembro de dois subcomitês do Comitê de Serviços Armados da Câmara, disse. Por sua vez, isso significa que a decisão de mudar o programa para a produção em larga escala não será tomada até o início do ano fiscal de 2021. “Existem enormes desafios e ainda há muitas incógnitas desconhecidas por aí”.

“O ambiente de simulação conjunta é essencial”, explicou Behler. “O JSE é um ambiente sintético man-in-the-loop que usa software da aeronave F-35 real. Ele foi projetado para fornecer simulação escalável, de alta fidelidade e operacionalmente realista. Eu gostaria de enfatizar que o JSE será o único local disponível que não seja o combate real contra adversários similares. Para avaliar adequadamente o F-35, devido às limitações inerentes aos testes ao ar livre, essas limitações não permitem um teste completo e adequado da aeronave contra os tipos e a densidade exigidos dos modernos sistemas de ameaças, incluindo armas, aeronaves e sistemas de guerra eletrônica atualmente empregados por nossos adversários de nível similar. A integração do F-35 ao JSE é um desafio muito complexo, mas é necessário para concluir o IOT&E, o que levará ao meu relatório final do IOT&E.”

Militar da USAF executa inspeção pré-voo em um F-35

 

“Até agora, a JOTT [Joint Operational Test Team] conduziu 91% das missões de teste ao ar livre, emprego real de armas, testes de segurança cibernética, implantações e testes de comparação com caças de quarta geração, incluindo o teste de comparação dirigido pelo Congresso do F-35A e o A-10C ”, acrescentou Behler.

“A adequação operacional da frota do F-35 permanece abaixo das expectativas de serviço”, disse Behler. “Em particular, nenhuma variante do F-35 atende às métricas de confiabilidade ou manutenção especificadas. Em resumo, para todas as variantes, a aeronave está sofrendo avarias com mais frequência e está demorando mais para consertar”, embora várias métricas de adequação estejam mostrando sinais de melhoria este ano.

“Há duas fases do IOT&E restantes”, disse Behler. “O primeiro é o teste de guerra eletrônica contra ameaças robustas superfície-ar no Point Mugu [Califórnia] Sea Range. O outro testará contra densas ameaças aéreas e de superfície no Ambiente de Simulação Conjunta [JSE] no Naval Air Station Patuxent River [Maryland]. Eu aprovarei o início desses testes quando a infraestrutura de teste necessária estiver pronta.”

FONTE: Defense-Aerospace.com

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