O Swedish Air Force Historic Flight (abreviado em sueco como SwAFHF) é uma associação que voa ex-aeronaves da Força Aérea Sueca e as mantém em condições de aeronavegabilidade.

O SwAFHF está ativo desde 1998 e está alojado nas instalações da Ala da Força Aérea de Skaraborg (F7).

O SwAFHF é autorizado pela Administração Sueca de Aviação Civil e as aeronaves possuem registro civil.

As aeronaves operadas pelo SwAFHF são:

  • Sk 16 Noorduyn Harvard
  • J 28 de Havilland Vampire
  • J 29 Saab 29 Tunnan
  • J 34 Hawker Hunter
  • SK 35C Saab 35 Draken
  • AJS 37 Saab 37 Viggen
  • Sk 50 Saab 91 Safir
  • Sk 60 Saab 105
  • Sk 61 Scottish Aviation Bulldog

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

O mais bonito de todos o Saab 37 Viggen.

Denis

Se eu acho o Typhoon o delta-canard mais feio já construído, o Viggen, por outro lado, é o mais fodasticamente lindo.

Rene Dos Reis

Não eu também , principalmente no chão.

Alexandre Esteves

Concordo. Parece brinquedo de camelô “xing-ling”.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Que fotos bacanas. Esse Viggen é muito bonito. Nunca teve batismo de fogo? E em exercícios contra outras aeronaves, como se saia?

RENAN

Lindo
Parabéns a está associação, um exemplo de aeronaves lindas. Imagina a dificuldade de manter operacional estas aeronaves.
E o prazer do piloto em voar com tantos modelos.
Resumindo

Lindo

João Bosco

Para mim, o mais bonito é o Draken… aquela asa em duplo delta é demais!!!

Denis

Também é muito bonito. Pessoalmente, prefiro o Viggen, mas o Draken é o segundo da minha lista de deltas. Foram designs inovadores; pouco se fala desse pioneirismo da Saab, acho que o destaque que se dá a isso está aquém do merecido.

Rene Dos Reis

concordo com você mas aquele gordinho aff

Denis

Nem sempre acertamos o alvo. 😀

Pangloss

Eu acho o Draken muito bonito, mas lamento as entradas de ar, sem qualquer harmonia estética com o restante da aeronave.

Nilton

Também acho o Draken absurdamente lindo, verdadeira nave espacial! Os suecos sabem fazer aviões bonitos e efetivos!

ednardo curisco

Como é bonito ver um avião concebido uns 50 anos atrás ainda voando!

Tipo nossos F-orever! 🙂

Que eles tenham sua merecida aposentadoria e bem vindos os Gripen!

anderson

Como eu queria houvesse o mesmo aqui no Brasil!

ednardo curisco

mas tem! todos os dias! 🙂 olha nossa frota de F5! 🙂

Alex Silva Mendonça

Seria magnífico, um sonho que poderia se tornar realidade…

Rico Zoho

Mais F-5, B-25, A-1.

GUPPY

B-26 também

Bille

O MUSAL poderia ter essas máquinas…

Bequer

Bille, o Musal tem todos os aparelhos descritos. Agora no Musal vira e mexe tem evento, e nesses eventos somente alguns hangares ficam disponiveis. Vá em um dia qualquer e voce poderá apreciar a visita tranquilamente. Inclusive tem um belo F-103 Starfighter da Força Aérea Italiana. Abraços!

Alexandre Esteves

Bequer, permita-me uma correção: o Strarfight é F-104. F-103 é o nosso Mirage III E.
E realmente, é um exemplar muito bonito e conservado. Só não sei se está em condição de voo.

Kemen

O Mirage 2000 já foi retirado, hoje seria histórico, os outros ainda estão operando. Vale a pena lembrar os aviões de treinamento utilizados para formar esses pilotos, em especial o T-37C apesar da FAB utiliza-los para treinamento por ter cabine dupla (lado a lado), o modêlo comprado podia ser armado caso fosse necessario.

Alexandre Esteves

Há uma foto histórica, tirada no dia 22 de abril de 1973/74, em que há um T-33, F-80, F-103E e… um F-8 camuflado.
Nos anos 90, o MUSAL deixou um P-47 em condição de voo, a FAB enviou um piloto para voar o tipo nos Estados Unidos, mas quando chegou a hora… Uma autoridade vetou a decolagem. Teria sido uma imagem muito bonita, ver novamente no ar um P-47 (D-4, B-6, ou 1), com a insígnia do GAvCa, liderando uma formação de A-1, F-5E/F, AT-26, T-33, F-80 e F-8.

Bequer

Seria demais ver os P-47 do MUSAL voando, junto com os demais que você disse. Acompanho o site sempre, abraços.

Rico Zoho

Não tem o Saab 32 Lansen, ou ele é o Hawker Hunter? São caças muito parecidos, para mim. Por isto eu fico sempre com esta dúvida. O Lansen é um caça sueco, ou é o Hunter construído pela Saab sobre licença.

LucianoSR71

Na verdade há uma divergência: na 1ª foto a aeronave mais abaixo é um Lansen ( projeto e fabricação Saab ), no texto não consta seu nome e sim do Hunter ( que também foi operado pela Suécia ), pois ele não pertence a SwAFHF e sim o Hunter.
Para não restar dúvidas basta ver que as entradas de ar são diferentes, no Lansen é uma reentrância escavada na fuselagem, já no Hunter é triangular e fica na junção asa/fuselagem.

Tomcat

O Lansen é o último caça da fila, na primeira foto. Lansen e Hunter, apesar de levemente parecidos, são dois aviões de projetos distintos

Marco

Essa foto do Draken está linda. Virou meu papel de parede.

Kemen

A experiência faz a excelência.

EduardoSP

Esse Draken verde escuro está demais.

JT8D

Agora passa os números da megasena

Marcos10

Gosto do J29 Tunnan (Barril)
É de se notar sua inspiração no Messerschmidt P-1101, cujo projeto os suecos tiveram acesso. E o nome Barril, por óbvio, é de sua forma, cujo projeto previa o uso de motores ingleses, eficientes, mas necessitando mais espaço.

Alexandre Esteves

O SAAB 35 parece ter saído de filme sci-fi. É lindo.
Desculpem-me os experts, mas o DRAKEN, com motor mais moderno, eficiente e potente; uma aviônica do F-39E… Seria um excelente interceptador.
Mas isto é pitaco de entusiasta.

Mauricio R.

O vizinho espaçoso manda lembranças!!!!

Mikoyan-Guverich (MiG), 80 anos:

(https://www.youtube.com/watch?v=hraQjPAKOD0)