Primeiro caça F-35A holandês recebe banho de espuma por engano e fica impedido de voar
Quando a Koninklijke Luchtmacht, a Força Aérea Holandesa, estava recebendo seu primeiro caça F-35A operacional na Base Aérea de Leeuwarden, em 31 de outubro, todo o país estava de olho na nova aeronave. No entanto, nem tudo correu como esperado.
A chegada do primeiro avião de caça F-35A operacional na Holanda foi descrita como “histórica” pelo Ministério da Defesa holandês em um comunicado. Mais de 2.000 pessoas foram convidadas para a cerimônia de boas-vindas. A aeronave decolou de Cameri, Itália, onde foi montada.
Antes do pouso, Ian Knight, comandante do Esquadrão de Teste e Avaliação 323, saudou a plateia em uma passagem acompanhado por três antecessores: um F-16, um Hawker Hunter e um Spitfire.
Mas quando o avião de caça F-35A pousou na pista de Leeuwarden, a cerimônia deu uma guinada inesperada. A aeronave foi recebida pela tradicional “saudação de água” de dois caminhões de bombeiros. No entanto, um deles não pulverizou água, mas encharcou a aeronave com espuma de combate a incêndios.
Esse erro deve fazer a aeronave ficar impedida de voar por duas semanas, pois agora será inspecionada quanto a danos. “A espuma extintora pode ter um efeito corrosivo, por isso estamos em consulta com o fabricante sobre o que devemos verificar, por exemplo, certas aberturas ou o motor”, disse um porta-voz do ministro da Defesa à mídia holandesa NOS. O revestimento especial do F-35A, que supostamente absorve as ondas de radar, pode ter sido danificado, além disso, os técnicos precisarão verificar se há espuma no motor.
Vários meios de comunicação holandeses relataram que um F-16 da Base Aérea de Volkel teve que pousar em Leeuwarden devido a fumaça no cockpit, pouco antes da chegada de seu sucessor. Os bombeiros da base podem ter simplesmente esquecido de voltar ao modo de água para a saudação, pois os dois interruptores estão próximos um do outro, de acordo com o porta-voz da Defesa.
Até o momento, oito caças Lockheed Martin F-35A foram entregues à Holanda, dos 46 que o país encomendou para substituir sua velha frota de F-16. Atualmente, eles permanecem nos Estados Unidos para fins de treinamento. Um segundo avião de caça deve chegar em três semanas.
FONTE: AeroTime Hub
Meu deus… F-22 não pode molhar e o F35 não pode passar sabão que enferruja.
Uma martelada e esses aviões trincam por inteiro.
Nada disso.
Só ler o texto antes de comentar.
Só pode banho de Shampoo especial da Lockheed Martin nos F-35, nem sabão pode. kkkkkkkk
Van Didisken, o trapalhão holandês.
Tudo bem, Kemem.
Quando você entender a diferença entre caça leve e caça pesado eu prometo que rio das suas piadas….
Caça leve e caça pesado, interesante essa nova classificação, é sua não? Qual o limite de peso entre um leve e um pesado?
Sério que perdeu tempo fazendo isso só para me responder?
A classificação não é minha.
Só olhar a USAF com Hi low F-15 e F-16…
A Força Aérea russa com Mig-31, Su-27 e Mig-29…
Não é difícil de entender.
JPC3 – ainda não respondeu a minha pergunta anterior, tipico de sua parte. O que mais vale num caça com eletrônica semelhante é o Thrust to Weight Ratio, a capacidade das armas que pode levar e as missões que pode fazer, não é só o seu peso. A furtividade não define por si só a total superioridade de uma aeronave, ela agrega uma vantagem relativa a mais, mas precisa manter também um desempenho compativel com os outros caças, sem mencionar preços e custos pois isso resulta na nalise do custo/beneficio.
Eu respondi mas você não quer entender. No lugar de performance, preferiram alcance, furtividade e eletrônica. Sendo que os dois últimos você nega com informações erradas que eu já desmenti com links. Não vou perder tempo procurando links para quem não quer entender mesmo depois ter sido corrigido por três pessoas. Já disse, aviões são diferentes porque tem requisitos diferentes. Se discorda escreva cartas para 13 países e diga a eles que estão escolhendo errado. Se quer dizer que o F-35 só tem furtividade lamento mas está enganado. Se não acredita em mim olhe os outros comentaristas que dizem a… Read more »
Não adianta, seu caça (que eu nunca disse que era ruim) não atende os requisitos de diversas forças armadas pelo mundo. Não sou eu quem escolhe, pode ficar passando pano dizendo que é política, lobby e outras desculpas. Não é supertrunfo.
Os fatos não vão mudar
JPC3 – Especifique no seu entender o que o Gripen E não atende, ou não atendeu, escrever de forma generica é facil, não é?
Ai vai — O F-35 também não atende os requisitos de diversas forças aéreas, todas aquelas que não participaram do programa e não compram F-35, compram outros, não é?
JPC3 – Colega va ler de novo esse Hi / Low ao qual se refere, porque você esta confundindo as coisas.
Hi level Fly / Low level Fly, simplesmente se referem ao vôo que os caças estão executando, não tem nenhuma categorização de “caça Leve” ou “caça pesado”.
Mais uma vez pergunto qual é o limite de peso para uma categoria ou outra e, por favor, se não lhe der trabalho, acrescente aqui o endereço onde esta diferenciação de categorias de caças existe. Obrigado.
? ? ? ? ? ?
Só pode mesmo de Shampoo especial da Lockheed Martin. Precinho camarada de US$ 350.000 por litro… ???
? ? ? ? ? ? ?
Toda substância que cria espuma tem certo teor corrosivo de baixa or alta intensidade, então a piada dele no está errada se olhar de uma forma mais ampla.
O F35 odeia que passem sabão nele
Já vimos muito isso na história militar. Pessoas ignorando novas ideias e armamentos, dizendo que é tudo besteira, frescura, que bom mesmo é o tradicional, etc. “Carros de combate só servem para apoiar a infantaria”, “só força aérea não vence guerra”, “stealth é besteira”, “bom mesmo é um exército grande, com milhões de tropas”, e outras pérolas. Mas vem a hora da verdade e os tradicionais (leia-se preguiça de inovar) são massacrados pelos novos conceitos.
Inovar como? O conceito já existia desde Santos Dummond e o conceito stealth não é novo também, não é um disco voador, ainda tem duas asas e voa pelo mesmo princípio… Quanto à vulnerabilidade com a espuma não posso dizer pois não sei se existem ou existiram casos semelhantes com outras aeronaves, aceito ajuda, aliás.
Todos os caças trazem inovações, russos, americanos, europeus. Uma coisa é o conceito existir outra é colocar ele na prática.
A maioria dos que estão criticando estão fazendo ideologia, nem leva a sério.
Caro JPC3. A maioria dos comentários estão fazendo piada.. relaxa e não leve a nada a serio.
Eu sei, amigo.
Valeu.
Você tem certeza que leu? Ou é mais um comentarista de títulos?
Quem te disse que essa espuma é de sabão????
PauloR, voce leu o texto? Ou leu e não conseguiu entender? Não é difícil. Tente mais uma vez. Duas to make sure.
Apagaram o incêndio do F 35 kkkkkkk, essa barata de água não vale a pena mesmo , o melhor até hoje ainda e o F 22 .
Falou tudo!
Parabéns, bombeiro, seu animal.
Olá Fernando… suspeito que seja um agente da K.A.O.S
Ora pois ……
https://www.youtube.com/watch?v=1OBx_hcXcJk
Sou da velha guarda.
https://www.youtube.com/watch?v=_Fb-_fc4Lg8
Teria ele usado o Cone do Silêncio no briefing ?
1) Tenho certeza disso! 2) O que? 1) Tenho certeza. 2) Eu preciso saber se você tem certeza. 1) Se eu vi a Tereza? 2) Acho melhor desligar o cone. 1) Eu não estou ouvindo. Acho melhor desligar o cone 2) A Ivone? 1) Sim, estou com o sapatofone. 2) Isso vai dar chabu. 1) Shampoo? 2) Já autorizei o bombeiro a jogar shampoo
? ? ? ? ? ? ?
Kkkkkkkkkkkkk
cabeças devem rolar
Alguém levou um puxao de orelha
Caros. Alguém poderá sugerir que foi proposital, um agente ideologicamente comprometido, com o objetivo criar um desconforto midiático. Uma bomba semiótica. Um evento da guerra-híbrida. Um ataque terrorista. “Quem irá nos salvar?” pode ter sido repetido diversas vezes….
O bombeiro foi subornado pelo governo chines. Rsrsrsrsrs.
Foi um bombeiro comunista! kkkkkkkk
? ? ? ? ? ? ?
Erroooou ! dá zero pra ele.
06/11/19 – quarta-feira, btarde, parece piada, haverá muitas punições por este erro, além de um gasto a mais.
Não haverá punição alguma, desde que ressarça os danos.
Maior punição é ler determinados comentários..
Esse projeto, realmente, tem algo diferenciado.
Sim, está a frente de todos.
“Sim, está a frente de todos.”
Sim.
Principalmente nos quesitos problemas e defeitos.
E vendas.
“E vendas.”
O contribuinte norte-americano está ciente disso.
F35 só pode usar sabonetes Dove com ph neutro.
Ola Thiago. Boa. Lembrei das propagandas do Vinólia, “sensível diferença”.
Esse comentário prova que você não entende nada sobre o assunto. Ao menos leu o que ocorreu?
Seu comentário prova que vc não entende nada de ironia.
Seria algo como: ‘Urubu quando está com azar……’
KKSJSJSJSJKSKSLSLSALKASKKJSKDKSKDKSDKSLKDKSDKSDKSJD i don’t believe, fico imaginando, o que passo na cabeça dos bombeiros dps desse erro? Com toda certeza vai sobra pra eles…
Lucas,
Se a LM mandar a conta para o bombeiro, o cara vai se suicidar. Corre o risco de perder o emprego.
Lucas, dá uma olhada na cara do piloto na terceira foto, ele deve estar pensando: “Que porra é essa?!”
Exatamente!!!!. ??????
Faltou presença de espírito para esse bombeiro… Metia a mão no botão da água, tirava a espuma e “vida que segue”. Ninguém viu…
Exato. Acho que podería ter lavado a espuma jogando água.
Talvez reduzisse eventuais danos…
Meu camarada… Uma detenção vai ser pouca… Com certeza… Se fosse no Reino Unido, no momento seguinte estava na rua!
Apesar do escárnio que acomete alguns “colegas” da Trilogia em relação ao F-35 (não os culpo tendo em vista o nível de analfabetismo funcional e a incapacidade de interpretação de texto de grande parte de nossa população dita “alfabetizada”) o artigo diz que não há nenhuma relação do caça ter que passar por uma revisão com sua capacidade stealth. Qualquer caça do mundo em sendo “alvo” de jatos de espuma antifogo teria que passar pelo mesmo processo. Num outro ponto o artigo cita que possivelmente possa ter havido algum prejuízo também na cobertura de material RAM, mas não é isso… Read more »
Bosco, você anda muito (C)amargo:
https://www.youtube.com/watch?v=MqjjWhfpED0
Obrigado Carlos. Considerando o respeito e admiração que tenho pelo Bosco (algo que já manifestei aqui outras vezes), recebo como elogio. Obrigado amigo.
Camarada Carlos Alberto Soares,
Bonito video da nossa querida motherland. Rossiya
Saudacoes leninistas.
Muitos russos e chineses falando (escrevendo) perfeitamente o português….
Bosco, mais uma vez leio a respeito de problemas…
“Vários meios de comunicação holandeses relataram que um F-16 da Base Aérea de Volkel teve que pousar em Leeuwarden devido a fumaça no cockpit”
De fato, caças F-16 entre os primeiros produzidos, já bem voados, ainda que tenham passado por MLU, podem dar problemas como esse da fumaça da cabine.
Devem ter fumado muita maconha…
Devem???
Muito normal fazer a revisao, porque o F-35 estava taxeando, ou seja, com turbofan ainda girando, o que fez com que o a presssado negativa do ar provasse uma ingestao da espuma para dentro do motor.
O produto quimico aspirado pelo motor poderia causar danos nos sensors e outros componentes eletronicos internos.
Bizonho, animal paga 1000/00
Culpa da “Lava Jato”!
Tomo banho de espuma tchumtchumtchumtchumtchum
Fico branca como a neve tchumtchumtchumtchumtchum
Se o bombeiro eh meu amigo tchumtchumtchumtchumtchum
Me voar ninguem se atreve tchumtchumtchumtchumtchum
Eu nao vou voar contigo
Oh! Efe trinteicinco
Sukhoooooooooooooi!!!!!!! Se fosse o Su-35 e naum essa porcaria de F-35 era soh dar uma xacoalhada pra soltar esse monte de espuma e sair voando!!!
Isso jamais teria acontecido com o SU-57.
Esta frescura de banho de espuma é coisa de país mimi.
Na Rússia eles batizam as aeronaves jogando garrafas de vodca!
aha ha ha ha Russos sendo Russos ate no batismo
Antunes,
Garrafas de Vodka com o pavio aceso….rsrsrs
Tadeu, vodka é o combustível principal deles kkk.
Fabiano,
Combustível dos pilotos ou das aeronaves? Rsrsrs
Estou brincando. Rsrsrsrs
Mas será que o SU-57 também é alcólatra?
Os Russia’s ainda usam a Vodka como combustível?
Você fala da revisão? Tipo, lá eles deixariam pra ver o que deu errado depois de cair?
Enfim. O F35 tem 1600 problemas e o programa foi mal executado do ponto de vista orçamentário, mas especificamente nesse caso não tem nada além de um azar pontual e o necessário protocolo de segurança.
Já descobriram o que aconteceu com o F-35 que sumiu no mar no Japão, acho que o piloto não foi nunca mais encontrado coitado.
Eta aeronave complicada…até espuma tira o bicho de combate. Esse é danado a dar problemas… qual será o próximo problema?
Se fosse em Portugal o caso ia virar piada de português!
Porrisso que fizemos uma boa escolha… o F-39 foi concebido em um país gelado, que usa sal para derreter gelo em estradas e pistas de pouso, e usa motor do F-18SH que é um caça naval, ou seja, já é marinizado.
Também foi concebido para uso em bases improvisadas e suas tomadas de ar elevadas evitam a ingestão de FOD.
Os suecos, assim como os alemães, fazem coisas rijas e feitas para durar. Basta ver o que tem de Scanias e Volvos antigos nas estradas, fora as bicicletas Monark e eletrodomésticos Eletrolux. Tudo sueco e rijo.
Esqueceu de mencionar as suecas.
Segundo fontes do serviço de inteligência chinês, eles, já desenvolveram um potente míssil com detergente e sabão em pó para dar cabo ao F-35…
O pessoal fala muita coisa sobre a “delicadeza ” do F35 mas não percebem que ele não é um F16 ou Mig29 e como querer que um pen drive suporte o mesmo atrito de uma fita VHS , sua capacidade e infinitamente maior porém exije muito mais cuidado no manuseio.
Ninguém sabe os efeitos da espuma nos motores das aeronaves e o texto não apontou nenhum problema ocorrido, fala que é só para inspeção.
Um F-35 já engoliu parte de uma sexta de reabastecimento e continuou voando, enquanto tem caça russo bimotor (super resistente) caindo por causa de passarinho.
Fazem piada porque tem memória curta.
Bom….os extintores de espuma, normalmente possuem em sua composição sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio.
Algo pode dar errado nos eletrônicos devido a este alumínio ou pode oxidar devido a este sódio.
Simples!
Daqui pra frente este bombeiro vai cuidar só da papelada!!
Alguém irá perder o emprego pobre operador de canhão de espuma
Pô… mas era só jogar água depois !! kkkk
Tudo bem q teria q fazer os “checks” assim mesmo… Mas da pra reparar q o piloto sai do avião, com o mesmo, ainda, encharcado de espuma. Podiam ter enxaguado depois do sabão.. rs
Não sei se esse artigo é claro o suficientes.
Já tinha lido em outra fonte.
Os caminhões dos bombeiros já estavam posicionados.
Ocorreu o incidente com o F 16. Foram lá jogar espuma e voltaram.
Não sei se foi resto de espuma da tubulação ou espuma mesmo.
Esse caminhão esqueceu de mudar a torneira.
Foi muito azar. Justamente na hora ocorreu esse incidente com o F16.
Kkk pode ser cópia chines pirata kkkk , nem pode molhar, enferruza kk
O F36 será perfeito, o F35 foi,
Ou seja, lições aprendidas, kkkk
E foto dele, em formação com o F-16, Hunter e Spitfire não apareceu.
olha a cara do piloto vendo a espuma escorrendo sem acreditar kkkkkkkk
os caras são uns raros kkkkkkkk
Baita vacilo hein. Sem querer sabotou o avião já na chegada e jogou areia na farofa do piloto de testes que domaria a fera !!!
KKK, Se fosse em Portugual isso seria uma bela piada …..
Assim como se fosse no Brasil, também seria uma piada top.
Tanta gente a comentar e eu diria que a maior parte nem leu o texto muito menos sabe que tipo de espuma foi usada acidentalmente contra o avião
alguém passou no RH
errar e humano espero que naum perca o emprego que vacilo mermao
Essa foi demais. Nem só a nossa FA faz besteiras … se bem que não me lembro de nossa FA errar com algo tão besta como este.
E bom lembrar que 1/5 de nossos AMXs simplesmente apodreceram porque alguém se esqueceu de fazer inspeções periódicas no material que deveria proteger da umidade as aeronaves estocadas.
Aviãozinho nutella!!
PELO AMOR DE DEUS!!!! Quando chegar o Gripen desliguem a porr… do sabão! Já demorou o suficiente.
Já sabemos o ponto fraco dele.. em vez de míssil, jogar água com sabão kkkkkk
Rede globo apresentou… “Os Trapalhões”
Imagine uma coisa dessa acontecendo no Brasil.
Ola Antonio. Caso acontecesse no Brasil, valeria a velha piada: “culpa do Jean Wyllys”.
Galera, não questão de entender do assunto… é uma máquina de guerra! Projetada pra aguentar tudo, projeto multibilionário, e simplesmente fica no chão porque tomou um banho? A tinta danificou?
Pronto, basta apenas Russos e Chineses criarem hyper canhões de espuma em vez de radares alienigenas para acabarem a “invisibilidade” no menino.
Segue o jogo…
Ichhhh … Essa notícia vai ser uma festa nos fóruns e blogs de esquerda …
Caro Kaleu. Acho que essa noticia é uma festa nos blogs de entusiastas apenas. Acho que blogs políticos (de esquerda e de centro) estão atentos a outras questões mais prosaicas que ficam voando e pousando em Brasilia.
Li e re-li o paragrafo abaixo e pude entender que existem muitas “suposições”. Manchete é mais sensacionalista do que realista: “Esse erro deve fazer a aeronave ficar impedida de voar por duas semanas, pois agora será inspecionada quanto a danos. “A espuma extintora pode ter um efeito corrosivo, por isso estamos em consulta com o fabricante sobre o que devemos verificar, por exemplo, certas aberturas ou o motor”, disse um porta-voz do ministro da Defesa à mídia holandesa NOS. O revestimento especial do F-35A, que supostamente absorve as ondas de radar, pode ter sido danificado, além disso, os técnicos precisarão… Read more »
Mas vamos e convenhamos, o caça é stealth, um baita avião … mas é “sensível” demais … como será o comportamento desse revestimento com a maresia ? … penso que essa tecnologia está em fase de amadurecimento e a invisibilidade tem cobrado seu preço … a questão passa a ser o bom e velho custo/benefício … diante da avançada tecnologia dos sensores atuais que visam se contrapor a invisibilidade como o IRST por exemplo, será que vale a pena ancorar a defesa aérea com tão alto custo de manutenção ? … cada vez mais acredito que a decisão da FAB… Read more »
Quando em combate se estiver atras de um rival, basta o rival fazer um xixi de espuma..adeus F35…
Não apareceu ninguém que mandasse para antes do avião esta todo coberto de espuma? Que prejuízo!
Qualquer equipamento que receber essa espuma química extintora terá problemas, pois, esse agente extintor serve para quebrar a reação química e evitar o incêndio, com isso mudando a composição química do equipamento alvo, assim, descaracterizando-o em seu objeto. Seja qual for o equipamento energizado que for alvo de espuma extintora ou mesmo o ABC terá grande risco de não funcionar mais. Foi falha grave dos Bombeiros envolvidos, com riscos a prejuízo de milhões de dólares.
Mestre Boscão, desculpa aí…não deu para segurar….
Sei que a espuma anti incendio é a causadora…mas….kkk
Olá Carvalho. Talvez o problema foi esquecerem de jogar o condicionador depois. O Huggns baby não dói os olhinhos
Kkk para derrubar os jatos não precisa de mísseis caros é só jogar espuma de bombeiros kkkl. A Rússia vai ameçar os EUA com dois caminhões de bombeiros e cinco mangueiras cada. Nem precisa mais de sistemas de defesa anti aérea.
Lembrei daquela apresentação de um avião da Embraer que os ecochatos criticaram por desperdício de água. Aqui não estariam nem aí para o avião, mas reclamariam que a espuma foi jogada no meio ambiente.