F-39 Gripen: Ala 2 realiza parceria para treinamento físico de pilotos
Objetivo é que os futuros pilotos da aeronave possam ter um treinamento diferenciado a fim de conseguir a melhor performance possível
A Ala 2, localizada em Anápolis (GO), assinou, nessa quarta-feira (30), uma parceria com a Faculdade UniEvangélica para apoiar o treinamento físico dos pilotos do F-39 Gripen. A iniciativa parte de uma demanda da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e da própria SAAB – fabricante do avião – para que os futuros pilotos possam ter um treinamento físico diferenciado a fim de conseguir a melhor performance possível.
“Essa preparação é um marco para a nossa operacionalidade. Com o KC-390 e a chegada do F-39, teremos o que há de mais moderno na aviação de transporte e de caça aqui em Anápolis e esse momento é a consagração do apoio irrevogável da cidade de Anápolis para com a Força Aérea”, ressaltou o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.
O Reitor da UniEvangélica, Carlos Hassel, destacou a importância do estreitamento das relações da Ala com a instituição de ensino. “Nós nos alegramos muito com essas parcerias, pois as vantagens vão para a sala de aula e além dela também”, enfatizou.
A possibilidade de auxilio multidisciplinar aos pilotos foi enfatizada pelo Diretor do Curso de Educação Física da universidade, Iransé Oliveira Silva. “Estamos alinhados com as determinações da CDA. Por meio dessa primeira ação concreta, outras ações poderão ser desenvolvidas. Nós sabemos o que a força da gravidade faz com o piloto e entendemos que a preparação física pode minimizar os efeitos da força gravitacional no corpo dele. As experiências que temos em outras áreas aqui na instituição serão de máxima contribuição para a preparação física dos pilotos”, explicou.
Após a assinatura da parceria, uma visita foi realizada a alguns laboratórios que poderão ser utilizados no auxilio à preparação dos pilotos, como o Laboratório de Análise de Movimento e Laboratório de Fisiologia respiratória e do sono.
A primeira aeronave F-39 Gripen foi apresentada ao Comando da Aeronáutica no dia 10 de setembro.
FONTE: Força Aérea Brasileira
É de graça essa parceria? Se for eu concordo. Se não for, se tivermos que pagar por isso, então eu pergunto para que servem todos os profissionais com formação em Educação Física, medicina aeroespacial e fisiologia que fazem parte do efetivo do Comando da Aeronáutica?
Ah, e antes que venham criticar, sou um dos maiores defensores das FFAA …..
Não existe almoço de graça e nem tudo gira em torno do dinheiro meu caro. Se eu entendi bem, é uma parceria entre uma instituição de ensino superior e a FAB. Onde a meu ver ambos saem ganhando: A FAB ganha uma mãozinha especializada na preparação física dos futuros pilotos do gripen ng, a universidade angaria prestígio e novos conhecimentos acadêmicos com isso. Simples assim, nada de mais…
Sério……………?..nada mais…como foi dito..não existe almoço gratis..nem aqui e nem em nenhum lugar do mundo.
Se não concordar, tanto faz!
Com certeza….é apenas minha opinião. Não tem importância pra ti? Ok…respeito. A tua, pra mim, também não tem. E ambas, para o MD, tb não tem.
Concordo com você Flanker.
Acho um absurdo contratar profissionais da área e terceirizar os serviços inerentes.
Assim como você, ao contrário do colega de cima, também dou valor a minha contribuição ao Estado e quero que seja empregada da melhor maneira possível.
Essa questao de “terceirizar profissionais”, se deve a nao haver tantos prof. De Educacao Física na FAB e/ou nao estarem disponiveis 24h somente p isso! Esses alunos serao como “medicos/Enfermeiros”: os Medicos dao o diagnostico e o tratamento a seguir… Os Enfermeiros dao a continuidade. Os profissionais de Ec fisica da FAB, ja deram o caminho a trilhar(vide materia anterior aq medmo), agora, os alunos terao a chance de dar continuidade e aprender. Vcs realmente “acham” q tem tantis ptof de Ed Física assim na FAB e/ou q nao ha mais o q fazer na forca? Agradeco imensamente ao “meu… Read more »
É de graça. Parem de lamuriar, marretas. Críticas vazias.
Rinaldo, eu apoio e defendo sempre que acho que deve ser feito…..mas, quando acho que tem que criticar, eu critico. Sinples assim. Ninguém está acima do bem e do mal.
Gostaria de saber quantos médicos especialistas em medicina aeroespacial existem na FAB…..quantos fisiologistas…ortopedistas…..educadores físicos……
Se para você é lamúria, sinto muito…mas, vou continuar reclamando sempre que julgar necessário…..
E o piloto ainda leva uma benção para casa. 🙂
Talvez o amigo devesse atentar para o que fazem as forças armadas dos EUA e de outros países mais desenvolvidos. Nos projetos, pesquisas, treinamentos, etc., outros atores fora das forças armadas estão igualmente envolvidos, como forma de promover efeito multiplicador do conhecimento, ter acesso a novas ideias e gerar riqueza. Assim, também universidades, centro de pesquisas e empresas participam de projetos militares que, teoricamente, deveriam ficar restritos às forças armadas.
Ah, claro, inclusive porque a Unievangélica é uma referência mundial em preparação física
É porque está sediada em Anápolis. Conhece a Universidade? Mora em Anápolis? Cursou lá?
Precisa tudo isso pra conhecer a Universidade?
Rinaldo, sou um defensor das FFAA…podem procurar todas as vezes que defendi as FFAA. Mas, por acaso mil8tar nâo faz besteira? Claro que faz!! E são tão sujeitos à críticas como qualqier outro.
Qual é a diferença…??
F-5 exige menos??
Sem duvidas o f-5 exige menos,a começar pela velocidade do gripen que é muito maior
Será um salto em termos de performance. Nossos pilotos não estão acostumados com tanto. Todo cuidado é pouco.
Pelo que sei, o problema é a aceleração. Não a velocidade.
Carvalho, o F-5 puxa menos g que o Gripen, que pode puxar bem mais que 9 g em emergências. O fator de carga do F-5E é +7,3 / -3,9 g e, ao contrário do F-39, ele não tem tem fly-by-wire.
Gripen puxa 12 g fácil
Pra vc ter uma ideia… Tem um video, bastante “famoso”, de combate aereo entre um Rafale e um F22… Assiste pra vc ter uma ideia!
Não sei como alguém pode criticar uma parceria entre uma instituição acadêmica e a Força Aérea … será que é preconceito com o nome ? … pelamor …
Não critico a parceria. Onde eu escrevi isso? Um pouquinho dei interpretação de texto seria bom. Aliás, esse é um dos parâmetros para medir a qualidade da educação de um país…e a média do brasileiro é terrível. Eu falei que se o Comaer, tendo dezenas de profissionais que trabalham exatamente com isso, for PAGAR para ter esse serviço, então questiono justamente o trabalho desses profissionais do Comaer. Não falo nada sobre o trabalho da Instituição de Ensino Superior porque não a conheço. Parcerias com Universidades e Centros Acadêmicos devem ocorrer, sempre que possível. Desde que não haja redundância. E quanto… Read more »
Geralmente é.
Não me parece preconceito com o nome não, é que a tal Unievangélica é bem mal ranqueada, vejam só: Cursos de Educação Física ofertados no estado de Goiás: (ranking nacional – índice RUF-Folha 2019) Universidade Federal de Goiás – 31º Universidade Estadual de Goiás – 51º PUC-Goiás – 104º Unievangélica – 121º Cursos de Educação Física ofertados em Brasília (DF), ali pertinho de Anápolis: UNB – Universidade de Brasília – 9º UNIP – 29º Universidade Católica de Brasília – 46º Centro Universitário de Brasília – 84º Centro Universitário Euro-Americano – 112º Ou seja, a FAB escolheu a que oferece o… Read more »
Como sou acadêmico desta unidade, vejo que o fator distância ajudou, a UniEvangélica fica a 6km da Ala 2.
O “pertinho” de Brasília dá algo em torno de 150km.
Não tinha uma instituição com um pouquinho mais de prestígio acadêmico disponível para apoiar a FAB nessa parceria?
Morei em Anápolis por um tempo, a UniEvangélica é a melhor da cidade. Existe a UFG em Goiânia e a UNB em Brasília, mas acho que a distância inviabiliza a ideia. No mais a UniEvangélica tem uma estrutura excelente.
Prestígio é consequência dos resultados. Espero que publiquem muito e se os artigos passarem da análise dos pares espero que a Universidade ganhe o merecido prestígio.
Ótimo!