Embraer A-29 Super Tucano
Embraer A-29 Super Tucano

No novo capítulo do embate A-29 versus AT-6, USAF vai comprar até três aeronaves de cada tipo

WASHINGTON – A Força Aérea dos EUA está oficialmente depositando seu dinheiro na compra de dois modelos diferentes de aeronaves de ataque leve.

O serviço comprará de duas a três unidades, das aeronaves Textron Aviation AT-6 e Sierra Nevada Corporation/Embraer Defense & Security A-29. Os poucos aviões serão usados ​​para apoiar “aliados e capacidade de parceiros, capacidade e interoperabilidade por meio de treinamento e experimentação”, de acordo com um anúncio da Força Aérea.

O contrato do A-29 Super Tucano deve ser concedido antes do final do ano, com o contrato do AT-6 Wolverine chegando no início de 2020.

O plano de compra de alguns aviões foi divulgado no início deste ano por oficiais da Força Aérea, mas as empresas provavelmente respirarão aliviadas agora que o acordo está fechado. A compra fornece uma demonstração muito necessária de confiança no projeto. As duas empresas investiram fundos internos no experimento de ataque leve da Força Aérea nos últimos dois anos e continuam esperançosas de que o serviço avance com uma compra maior de aeronaves de ataque leve no futuro.

As missões e bases para os aviões serão diferentes.

Os AT-6 irão para o Comando de Combate Aéreo da Base Aérea de Nellis, Nevada, para “testes e desenvolvimento contínuos de táticas e padrões operacionais para redes táticas e exportáveis ​​que melhoram a interoperabilidade com parceiros internacionais”, de acordo com o anúncio da Força Aérea. Os A-29 irão para o Comando de Operações Especiais da Força Aérea em Hurlburt Field, na Flórida, e serão usados ​​para “desenvolver um programa piloto de instrutores para a missão de Combat Aviation Advisory, para atender a crescentes solicitações de assistência de ataques leves em nações parceiras”, diz o release.

A-29 versus AT-6

“Nosso foco é como uma aeronave de ataque leve pode ajudar nossos aliados e parceiros quando enfrentam extremismos violentos e realizam operações dentro de suas fronteiras”, afirmou o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, David Goldfein. “A continuação desse experimento, usando as autorizações fornecidas pelo Congresso, nos dá a oportunidade de colocar um pequeno número de aeronaves no ritmo e trabalhar com as nações parceiras em maneiras pelas quais aeronaves menores e acessíveis como essas podem apoiar suas forças aéreas.”

As experiências continuarão com o foco na criação de uma arquitetura conjunta e compartilhamento de informações.

A Força Aérea dos EUA disse que o financiamento para as compras iniciais do AT-6 e A-29 sairá dos estimados US$ 160 milhões em fundos não gastos que o Congresso destinou ao trabalho em orçamentos anteriores. O Congresso destinou US$ 200 milhões no total para o projeto desde que foi anunciado no final de 2016.

Beechcraft AT-6 Wolverine
Textron Aviation AT-6 Wolverine

FONTE: Defense News

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