Você é de São Paulo ou está na cidade? Tem Portões Abertos neste domingo
É neste domingo, 20 de outubro, o tradicional Portões Abertos do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), também conhecido como o tradicional Domingo Aéreo no Campo de Marte.
Clique na imagem para ampliar e ver todos os detalhes, incluindo as letras miúdas no rodapé do cartaz, pra depois não dizer que ninguém avisou!
A entrada do público é no portão da avenida Santos Dumont, a meio caminho das estações Santana e Carandiru do metrô. O transporte público geralmente é a melhor opção pra chegar, sem se preocupar com interdições em ruas nem com estacionamento. O evento costuma ficar bem cheio, mesmo em caso de tempo ruim, mas a parte da manhã normalmente é menos lotada.
A apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA Esquadrilha da Fumaça) será de tempo reduzido, segundo o próprio EDA, pelas restrições do espaço aéreo da própria cidade, o que tem sido a regra nas últimas edições, infelizmente, pra quem tem saudades das exibições completas feitas sobre o Campo de Marte por anos a fio. Para saber mais sobre a agenda da Fumaça e dos tipos de exibições, clique aqui para ver notícia recente do esquadrão sobre os eventos deste final de semana.
Além das aeronaves em exposição estática e exibições aéreas programadas (veja o cartaz), o Domingo Aéreo é uma oportunidade de conhecer por dentro o hangar onde são feitas as revisões de 1.200 horas de voo dos caças F-5M da FAB. Para ver fotos e matérias falando disso, digite PAMA-SP no campo busca do blog.
E também é uma oportunidade de ver ou rever, do lado de fora (junto ao portão principal da avenida Braz Leme, que não é a entrada do público), as belas linhas do caça Mirage III exposto como monumento, da imagem abaixo:
Alguem sabe quais aeronaves estarão expostas?
Ferreras, isso pode mudar (e às vezes sugem algumas surpresas ou raridades), mas as aeronaves presentes não costumam variar muito dessa lista: T-25 e T-27 da AFA, C-95 Bandeirante, P-95 Bandeirulha, SC-105 Amazonas, Helicópteros variados, desde R-22 de instrução a Esquilo da PM e Caracal da FAB, e também alguns aviões do Aeroclube de S. Paulo, eventualmente algum experimental ou planador motorizado, sem falar nos A-29 Super Tucano da Fumaça. Também colocam em exposição e organizam a entrada na cabine de um C-115 Buffalo desativado e de um F-5 E ex-Jordânia que foi preservado pra isso e que recebeu pintura… Read more »
O KC-390 foi no ano retrasado mesmo, estive lá. Amanhã estarei lá novamente.
Abraço.
Um dos F-5EM acabou de fazer pelo menos uma dúzia de passagens sobre a pista.
Ainda não fui lá, mas deu pra ver todas as passagens aqui da janela de casa.
As 10:10 ele chegou e fez muito bonito. A tarde, as 14:30 acredito que tenha sido outro aviador que estava no comando, já que foi bem morna a apresentação.
Nuñao,
A-29 Super Tucano na Esquadrilha da Fumaça???
Tadeu, é sério que vc não sabe disso?
Digite fumaça no campo busca do blog e boa leitura. Você tem alguns anos de matérias pra se atualizar a respeito.
Nunão,
Sinceramente, eu não sabia que o Super Tucano fazia parte da Esquadrilha da Fumaça.
Essa pegou mal. Melhor eu desaparecer até a poeira baixar. Rsrsrsrs.
Hahahahaha, da próxima, sugiro realmente o campo busca do blog. Resolve as suas dúvidas rapidamente e não arranha a sua imagem!
Mas fique à vontade para perguntar sempre que tiver dúvidas. Um “bullyingzinho” ou outro são só pedrinhas nesse caminho do conhecimento.
Nunão,
Valeu. Obrigado.
O bullying é um velho conhecido meu…..rsrsrs.
Sobreviví a muitos bullyings. Rsrsrsrsrs.
Praticamente as mesmas dos últimos 30 ou 40 anos. As vezes eu vou em algum evento, mas quase nunca tem algo novo. Menti?
Não mentiu não, MFB, mas ainda assim o interesse do público em geral é enorme, mesmo que a diversidade das aeronaves e das exibições seja muito menor do que há 20 anos, quando o evento do Campo de Marte voltou a acontecer depois de um período sem o Domingo Aéreo. Eu fui em quase todas as edições desses 20 anos, às vezes como público comum, às vezes como Imprensa. E quase sempre está bem cheio. Hoje eu passei em frente mas, como só pude vir por volta do meio dia, desisti, pois a fila está gigantesca. Espero que todo esse… Read more »
Não sei como foi a fila nos outros anos mas estava bem grande e nao era claro se era preferencial ou não. Nesse ponto acheio meio desorganizado. Fora isso esta cheio mesmo.
Ia dizer o mesmo. Foi tudo quase igual aos anos anteriores, mas ainda sim foi muito emocionante. Parabéns à FAB por manter essa tradição.
Não que seja da minha conta pois cada um pensa o que quiser, mas como é que alguem negativa uma pergunta totalmente pertinente e útil como esta?
Simples. Quem faz isso são os canhotos para tentar banalizar o ¨deslike¨ já que eles tomam sempre trocentos desses sempre que comentam.
Verdade…. Deve ser aquele tipo de pessoa que critica a tudo e a todos, independentemente do conmentário ser pertinente ou não… lamentável
Esse evento é show!!
Não conssegui ir no de pirassununga mais esse eu vou com certeza…?
Sou de São Paulo, mas sem o KC-390 não vale a pena. Só vale ir pelos A-29, só o ruído dos motores já vale meus oito reais de metrô, moro pertinho da linha azul, então super tranquilo. Iria só pelo KC-390.
Saudades da época em que havia Lynx, Seaking, passagem de A-4… a diversidade já foi muito maior.. o evento já foi muito mais empolgante… uma pena…
Verdade, Leonardo, mas ainda assim o interesse do público é enorme. A fila deste ano, agora ao meio dia, está gigantesca.
Quem foi pela manhã viu uma das mais longas apresentações de F-5 em passagens baixas, deve ter passado uma dúzia de vezes pelo menos.
Esse ano eu vi da minha janela, já tá bom, depois de 20 anos vendo ao lado da pista.
ta ele ai nunao …
https://www.youtube.com/watch?v=Xf2H4jwJdGE
Privilégio ver da Janela em Nunão.. dá pra sentir o cheiro do fuel dai?
É bom o interesse do público permanecer acho que que esse é um dos raros momentos de integração da FAB com a população em geral….
abs
Não Leonardo, o cheiro do combustível não chega até a janela, apesar do caça curvar algumas vezes exatamente em cima do meu prédio a caminho de uma nova passagem.
Não sei se da para postar vídeo aqui, senão eu colocava umas duas.
Ah nao veio o KC-390 pelo menos nao encontrei ele 🙂
Se não encontrou é porque não veio rsrsrs não é um avião difícil de encontrar!
Deve ser um espetáculo para os entusiastas, mas infelizmente, é uma exibição de aeronaves que já
deveriam estar em museus.
Eu não sei se o público brasileiro tem ideia de quão obsoleta e defasada está a FAB.
O Gripen vem quando mesmo? 2029?
E a tal fábrica de peças que seria construída em Gavião Peixoto? Será que ficará pronta antes de 2035?
Fui irônico.
Lamentável.
“ E a tal fábrica de peças que seria construída em Gavião Peixoto?“
Ironias à parte, você errou de cidade. A fábrica de aeroestruturas é em São Bernardo do Campo, já foi inaugurada e está em implantação, com a mão de obra treinando na Suécia.
Nunão,
Lord Jesus.
Vou enfiar em uma toca e ficar quieto.
Duas gafes em um mesmo dia, não é para qualquer um. rsrsrsrs.
Parabéns! kkkkk
Ontem fui aos portões abertos do DCTA… mais uma vez nada nos ares além da fumaça. No solo, não muita coisa, mas tivemos um trio de helicópteros do exército, 4 Super tucanos, cada um numa configuração de cargas externas, o KC390, e da parte da Embraer um Legacy 450 e um Embraer 175 (United Airlines)… Ao fundo dava para ver o E195E2 Tech Lion.
A edição desse ano foi muito sem graça, principalmente pelas poucas aeronaves expostas, senti falta do C-130, KC-390, Sabre e não tinha nenhum representando a Marinha. O H-1h tinha uns três expostos mas o BlackHawk só tinha um semi-desmontado dentro do hangar. Quem já teve a oportunidade de ver eventos aéreos no exterior fica muito desapontado com algo nesse nível em uma cidade como São Paulo. E olha que público não faltou. Mas no fundo compreendo que essa contenção em trazer aeronaves de outras partes do país e o reduzido número de passagens no evento se dá pelo reduzido orçamento… Read more »
O GTE pra passeio políticos esta a todo vapor, lá náo falta verba nem jatos novos. FAB 70 mil homens, força aérea Israel 30 mil homens. Orçamento em dólares equivalentes. Da vergonha aceitar isto.
Salim, Israel cabe dentro do Estado do RJ e tem um monte de inimigos há 5 min de voo de Tel Aviv, não compare abacaxi com laranjas, tudo é fruta só que muito diferentes!!
Caro Marcelo. Se vc comparar o nr de aviões de ponta, o nr de horas voadas por cada piloto e levar em conta que o orçamento das forças defesa de Israel e equivalente em dólares ao nosso, veja que além do treinamento eles tem situações reais de guerra onde usam milhares de munição de ponta. Treinamento, equipamentos e profissionalização de forças armadas independem de tamanho. Força aerea trabalha com equipamento de ponta, munição capaz e treinamento o nr homens e diretamente proporcional ao nr vetores e o nr horas treinadas. Sinceramente, vc acredita que nossa força aerea aplica bem os… Read more »
Desculpe erro, conforme Wikipédia Brasil gasta 22,8 bi usd e Israel 17,8 bi usd, números de 2016/2017. E pior do que imaginava.
Acho que sim, dentro de nosso TO que é a AL. Israel está em estado de guerra constante. Não estou dizendo que estamos ótimos e que se pode melhorar, como o Plano FAB 100, onde estão tentando diminuir efetivos, criar quadros de oficiais temporários e focar na atividade fim ( Controlar, Integrar e Defender), mas isso demanda tempo.
Caro Marcelo, se levar em conta America Latina os nossos vetores guerra e suporte, gastamos muito mal nosso dinheiro( põe mal nisso, sem falar na especialidade de parte do serviço publico em nosso pais). Náo defendo redução de dotação verbas para nossas FAs, porem como Brasileiro exijo gasto responsável com meios capazes, armados e em quantidade para defender nossa pátria e nosso povo. Alerto que a ameaça náo vira da America Latina ( pode ser ate por um fantoche daqui, mais o suporte e interesse náo e da America Latina). Detesto Ira e Coréia do norte, porem ninguém se mete… Read more »
Participo de eventos como esse há uns 30 anos….já asssiti muita coisa, desde eventos sem uma apresentação áerea sequer até alguns com muita, mas muita coisa. Lembro de uma apresentação, acho que foi em 2004, de um A-1A do Centauro, na Expoaer da BASM, pilotado pelo Tenente-coronel Quintiliano. A melhor representação de um A-1 que já assisti. Curvas de alta percormance em baixa altitude, Tuneaux, looping, passagens em grande velocidade e baixíssima altitude, etc…um shoe, mesmo! Sempre havia, todos os anos, participação dos F-5 de Canoas, om passagens baixíssimas e a Mach 0.8…o.9….muitas vezes participação F-103 de Anápolis , com… Read more »
Ah, esqueci de comentar que no evento da Ala 4 haviam 2 A-1A e 1 A-1B, cobertos com capas, todos sem as asas, estabilizadores horizontais, verticais, motores, canopis…em resumo , praticamente só as fuselagem e os trens de pouso, armazenados em um hangar que fica ao lado do hangar de manutenção. Pela aparência, estão ali há bastante tempo.
Infelizmente não pude participar pois não estava na cidade. Mas tive a grata surpresa que um F5 ( 4820 ) estava no estacionamento da ALESP e agora no final da tarde voltando por lá pude vê-lo de perto. Só tinha minha família lá. Espero que mais pessoas tiveram está oportunidade durante o dia.
Boa noite, acabei de chegar de lá. Realmente muito bom o evento, muitas passagens dos F5, cheguei as 14h e ainda fizeram mais umas 8 passagens.
Uma pena foi a falta do KC-390, que ano retrasado estava lá. Esse ano foi muito bom mesmo.
Muito bom,senti falta dos rádios transmissores,ano passado 2018 tinha bastante,ficaria muito satisfeito se em 2020 tiver um espaço só para essa modalidade.
Parabéns a todos que colaboraram para que esse evento acontecesse.
Saí de Indaiatuba às 13:00h, estacionei meu carro dentro do Parque, e não vi nenhuma fila. Fiquei no quiosque VIP. Só estava muito frio (estava calor em Indaiatuba quando saí de casa). Apesar do chororô da falta de aeronaves voando, o povo gosta do evento e sempre prestigia. Não há como colocar aeronaves voando com um contingenciamento de 40% no orçamento do MD. Quando comandei o 2°/6° (2007/2008) enviei E/R-99 para TODOS os Portões Abertos nos quais fomos convidados. Eu mesmo fui em vários, com direito a algumas passagens baixas. Mas eram outros tempos, e o esforço aéreo era generoso.
Cmte, fui testemunha de um evento no MUSAL aqui no RJ por essas datas e vi, ao vivo e a cores um E-99!!!
Uma pergunta que estou em dúvida.
Estava no Brás e da sacada do apartamento que estava deu pra ver o F-5, nas passagens pela manha e pela tarde.
Ocorre que ao final, ele tomou o rumo para o extremo leste da cidade de São Paulo, como que se dirigisse para a região do Vale do Paraíba.
Achei que a aeronave estava situada, momentaneamente, em Guarulhos (BASP).
Alguém poderia confirmar se a mesma estava situada em outra base aérea diferente da BASP?
Daniel,
Provavelmente seguiu em direção ao circuito de tráfego para pouso em Cumbica / BASP, para reabastecer, almoço etc, pois mais tarde fez mais passagens baixas sobre o Campo de Marte.
Se isso foi na ultima passagem ele realmente pode ter ido embora para o esquadrao de origem .Se foi pela manha é normal ele seguir em sentido leste e alinhar com a pista 09 de GRU
Isso, acho que não fui totalmente claro quanto ao que deve ter sido a programação do caça no dia todo: provavelmente veio manhã proveniente direto da Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro), fez as passagens sobre o Campo de Marte e depois seguiu na direção Noroeste para pouso em Cumbica (BASP). Reabasteceu, almoçou etc, decolou, fez mais passagens sobre o Campo de Marte e depois seguiu no rumo Leste, de volta à Ala 12. É o mais provável.
Tive a impressão que as duas vezes ele regressou pra Santa Cruz (manhã e tarde), pois após as últimas passagens em cada turno, tomou uma grande altura e velocidade e sumiu no horizonte a extremo leste.
Se tivesse alinhado na pista 09 teria visto afinal a sacada do apartamento que eu estava é face leste e bem alto.
Vale lembrar que o vento não estava favorável para pouso na pista 09, pois olhei no Flightradar24 e as aeronaves estavam descendo pela cabeceira da Afonso Schmidt.
*Avenida Helio Smidt.
Fazia e um tempinho que não comparecia e acabei indo, levando meu filho pela primeira vez a um evento destes, imaginava que seria fraco em termos de demonstrações aéreas e quebrei a cara ao chegar no parque por volta das 14:30 , fomos brindados com uma bela exibição de um F-5, varias passagens, algumas baixas ….havia tempos que não via algo parecido no Campo de Marte…. Chegando lá, altos e baixos, poucas aeronaves da ativa das nossas FA´s em exposição estática , haviam alguns Sapões, Super Puma e um Bufalo fazendo a alegria da galera… A exibição do EDA foi… Read more »
Na hora que o F-5 fez o apareceu fazendo rasante do nada, sem nenhum aviso prévio, foi um tremendo e agradável susto.
Creio que o evento se saiu bem pelas belas e várias passagens do F-5M, a apresentação da Eda foi muito bem comparada com anos anteriores porém reduzida.. não por culpa deles acredito que foi clima ou limitações ao trafego aéreo..coisa que parece que não atrapalhava antes, percebo que a cada ano o Pama faz e evento quase que só, eventos passados havia mais participação da aviação civil/comercial..já vi rasante de 737,Fokker F-27, Fokker 100 nestes eventos …fizeram o excelente evento com as devidas limitações..parabéns a Fab e ao PAMA-Sp!!
Aproveitando que vários foram ao evento e eu acabei desistindo, pergunto:
Como estava o hangar de manutenção dos F-5? Alguém contou quantos caças estavam na linha de montagem, sendo preparados ao final da revisão de 1200 horas?
Nunão, se não me engano eram dois F5 em manutenção. Conversei com o Militar que estava dando as informações ao publico, muito bom por sinal, ele disse que um deles sairia em alguns dias, o outro iria demorar mais.
Só dois mesmo? É a menor quantidade em muitos anos, a não ser que parte estivesse fora de vista no hangar. É mais uma pista de que a frota não irá mesmo muito além de 2025, caso essa quantidade em manutenção não aumente novamente para dar mais uma esticada na vida útil de uma parte da frota. Isso porque, em média, leva cerca de 6 anos para cada F-5 atingir as 1200 horas de voo e ir para a manutenção nível parque. E, também em média, 8 estão por lá, entre as entradas e as saídas. Mantidas essas médias, aeronaves… Read more »
Precisamos dos gripen urgentemente, contando baixas AMX , estaremos com nr bem baixo de caças aptos a fazer defesa aerea em nosso país. Acredito que bom senso vai triunfar e seja colocado novo pedido g ripens junto a Embraer Defesa após validação das capacidades gripen.
Eu contei 3 deles. O 4806 que pousou de barriga na grana estava lá, sem equipamentos, canopi, asa , trem. Também estava o 4874 e outro do primeiro lote que nao me recordo o número. O 4806 biplace está com as marcas do mato na fuselagem que amorteceu a sua queda. Pra mim, a asa foi pro saco e como não tem outra, ele foi canibalizado, afinal, há se passaram 3 anos do acidente. O 74 tem esta com cara que não voará mais .
Grato, Ricardo!
O que houve com o 4874?
Estava encostado no canto bem depenado, diferente do outro, 4834 (lembrei do número dele agora)
Aqui no RJ, haverá o Show Aéreo do MUSAL, dias 26 e 27/10 com a Esquadrilha fechando os dois dias!!Pena que tenho compromissos no fim de semana, fica para 2020!!!
Eu fui no Domingo no MUSAL /RJ, e foi bem legal, a Esq. Fumaça ficou pra parte da tarde não pude esperar, vi a Esq Céu. Foi bem legal com alguma aeronaves que fazem parte do Museu, poderiam caprichar mais pro ano que vem, dando uns rasantes de F5 ou AMX e levando o KC390. Abraços.