Jato de treinamento Yasin do Irã voa pela primeira vez
O Irã apresentou e colocou em operação um jato de treinamento fabricado no país, que está entre os melhores do mundo em termos de capacidade de decolagem e aterrissagem.
O jato avançado, apelidado de Yasin (antes era Kosar), foi exibido nesta quinta-feira na presença do brigadeiro-general Amir Hatami, ministro da Defesa, comandante da Brigada da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF), Aziz Nasirzadeh e vice-presidente de Ciência e Tecnologia Sorena Sattari.
O jato de treinamento, que passou por seu teste final, fez seu voo inaugural sobre a Base Aérea de Noje, na província de Hamadan, no oeste do Irã.
A aeronave tem 12 metros de comprimento e quatro metros de altura. Ele pesa 5,5 toneladas e pode voar até 12 quilômetros de altura.
O design da asa permite que o jato pouse e decole a uma velocidade de pelo menos 200 quilômetros por hora.
O design do estabilizador horizontal na cauda da aeronave permite que o piloto realize várias manobras.
O Yasin utiliza dois motores a jato turbo de 7.000 libras de empuxo, usados em caças a jato F-5.
O Irã fez recentemente grandes avanços em seu setor de defesa e alcançou autossuficiência na produção de equipamentos e equipamentos militares, apesar de enfrentar sanções e pressão econômica ocidental.
A República Islâmica diz que seu poder militar é apenas para fins defensivos e não representa nenhuma ameaça para outros países.
FONTE: Agências iranianas
“(…) está entre os melhores do mundo em termos de capacidade de decolagem e aterrissagem.”
Ah, tá. Tá bom…
Argentina enviará delegação para avaliação em 9… 8… 7…
Cade nosso foguete ? o Satélite deles já lançaram ha 10 anos. Aqui no Brasil já fabricamos uma aeronave de combate do zero ? Eles tem ICBM e o nosso Matador nem tá operacional ainda.
ICBM sem ogiva nuclear é a mesma coisa que uma Ferrari com motor de fusca. Minha humilde opinião bopiniao.
Imagina esse ICBM caindo em porta avião.
o difícil é saber o lugar exato que o ´´porta avião´´ vai estar para acertá-lo com um ICMB, uma vez que esse tipo de míssil faz um movimento balístico com o ponto de impacto determinado no seu lançamento.
Acho que estamos no caminho certo em primeiro ter um míssil de cruzeiro esse podendo ser guiado até o alvo desejado, mesmo que com um alcance muito menor o seu emprego é muito mias amplo.
Verdade, a esquadra vai ficar assistindo, as defesas AA estarão tomando picolé e se bronzeando…..
O pessoal no norte de Israel e na fronteira com o Líbano, não pensa assim e você sabe muito bem disso.
O que “cai” é a ogiva, não o míssil inteiro!
Sua humildeopinião é bem humilde mesmo… Zro pra vc em tatica de guerra. ICBM é o que fez os EUAS não atacarem o Irã filhote…
Eu creio que o ICBM é um desafio maior que a bomba em sí, de qualquer maneira foi apenas um dos exemplos de tecnologias que eles estão a nossa frente, é nisso que vc tem de refletir.
Países que não se subjugam aos USA e que são boicotados pelo ocidente, geralmente desenvolvem suas defesas com muita rapidez. Ver Coreia do Norte, Irã, China, Russia e querendo entrar nesse grupo vemos a Turquia.
A ogiva nuclear para utilizar no ICBM já está em andamento. Israel já alarmou que o Irã está bem próximo disso.
Enquanto isso o Brasil continua deitado em berço explêndido. Até quando?
Eles tem ICBM ?
Kkkkkk
se você tem capacidade de lançar um satélite a mais de 10 anos, sim você tem tempo e tecnologia suficiente para desenvolver um ICBM.
tirando essa rápida analise, eles já mostraram algumas imagens de uns possíveis ICBMs.
Tem. Quem não tem somos nós, Austrália, Noruega, México..
O Brasil é líder mundial em uma categoria…
Ficar rindo dos outros quando os mesmos logram avanços e no Brasil quase nada se faz.
Eles poderiam ter dado uma demão de massa plástica uma lixadinha…Comprarem umas latinha de Tintas Spray…Ai sim. Da maneira que apresentaram até lembra os russos.
Exatamente, falta de capricho e acabamento, difícil acreditar que o recheio e bom com a casca ( nova teoricamente) esta em péssimo estado. Lançar ICBM e fácil, difícil e acertar o que foi planejado acertar ( lembram scud, v2….. ) a propaganda aceita tudo.
A Arabia Saudita não concorda com sua opinião. Recebeu nos peitos as armas de “papel obsoletas” do Irã e não teve coragem de revidar.
Arabia saudita, VC poderia dar um exemplo melhor, apanham de todo mundo.
Ainda não é um avião de série, certo? Esse tipo de coisa (falta de “acabamento”) é comum em protótipos. As primeiras versões do SU-57 e alguns da Embraer também estavam assim.
Fewoz, os da Rússia eu náo sei, mas da Embraer náo lembro de nada do nivel das fotos acima.
Caro Salim, segue o exemplo que mencionei:
https://www.aereo.jor.br/2016/10/10/voa-o-primeiro-embraer-legacy-450-montado-nos-eua/
Tem nada a ver esse Legacy, com esse avião de lata feito a facão e martelo! Querer comparar um Legacy com um trambolho desses, é não ter conhecimento algum, sobre o assunto e do que fala!
??
Reparei no texto… Nada como fazer um mescla de aviões antigos parecer atual…
E… Defesa ? Fabricando drones como aqueles da Arabia Saudita ?
Rapaz, tem que ser muito doido para voar em alguma tranqueira iraniana kkkk
A Argentina deve topar. Esperamos os próximos capítulos !
Verdade…Tá parecendo aquele caça de 5° geração steath de uns anos atras
A coroa de flores é polivalente: se o piloto sobreviver, vai pro pescoço dele. Se não, vai pro caixão.
Tem algo estranho nessa estória. Isso daí é uma cópia do AIDC AT-3 taiwanês. Mas não consta que Taiwan tenha vendido unidades para o Irã tirar a tinta e chamar com outro nome, como eles fazem com o F-5:
Devem ter conseguido as informações através de espiões chineses!
Parece menor que o AT-3
Realmente, Clésio! É muito, muito parecido com o AT-3! Até o trem de pouso dianteiro, cópia do trem do F-5, é o mesmo do AT-3. Todas as linhas, quando não são idênticas, são muito parecidas. Só o acabamento geral qué é muito sofrível na aeronave iraniana.
A forma não quer dizer nada o que importa é o conteúdo.
jurava que era a cópia do mig-at de treinamento da Russia
Parece muito com o C-101 Aviojet ….
Me lembra mais o AIDC AT-3…
Nem de longe Rui.
Do radome até as asas lembra mesmo Rui. Foi a minha primeira reação também.
Devagarzinho vão aprendendo através da engenharia reversa e da criatividade para manter os seus aviões americanos voando sem peças originais e estão conseguindo desenvolver sua tecnologia, pode não ser grande coisa hoje, mas a China começou assim!
Eles correm atrás, nós aqui vamos atrás de ToT e quando não transferem ficamos brabinhos e dizemos que somos boicotados.
Excelente Fábio. Isso mesmo. Até a EMBRAER começou assim…..
Podemos notar a falta de expertise na junção dos painéis que é muito ruim. Mas voa. Estão no caminho correto….. Ficaram dependendo de material norte americano durante muito tempo assim como nós também ficamos na mão destes mesmos…
…e além do mais a maioria dos Estados Emergentes que desejam o crescimento de sua capacidade tecnológica recorre a experiências anteriores…. ou mesmo espionagem ou pura e simplesmente cópias……
Olhem para a China e verão o que estou falando….
Israel fez e faz muito isso, basta se lembrar do Kfir.
A parte da frente lembra o C-101.
Para nível de oriente médio até que tá bom e tá melhor que os sauditas que até hoje prescisam de técnicos estrangeiros até para trocar os pneus e óleo de seus aviões .
Parabéns aos engenheiros e coragem aos pilotos vão precisar.
Lembre que o 14 Bis era de madeira e voou. Não menospreze a iniciativa e força de vontade deles.
O piloto ganhou a coroa de flores mesmo sem morrer???rs
Já estava comprada mesmo…
Ta com cara de preocupado mesmo kkk
Jesus…. parece um caça de segunda geração
Para treinamento está ótimo.
E ponto para o Irã que vai mostrando avanços em sua indústria militar.
E em todas áreas.
Terrestre, aérea e naval.
Antônio
Boa noite
Segunda vez que concordo com vc!
Sds
Tbm concordei, coisa rara.
Isso porque estão sob embargos, os Persas deixaram de ser pedra para virar espinho.
E ao que parece, lançaram uma versão local do S-300 russo.
Aguardemos confirmação.
Só se for pra treinar morrer
Qual parte da expressão “jato de treinamento” você não entendeu?
Quando eles apresentaram o Kosar, a aeronave tinha dois assentos, assim como ele está, é melhor usar para ataque leve.
Um jato de treinamento com apenas um assento… Deve ser para reduzir o número de vítimas dessa porcaria, tão fantasticamente boa em “decolar e aterrissar” que sequer recolheu o trem de pouso, no vídeo – certamente por precaução.
Parece mais um aeromodelo gigante e tripulado. Meus cumprimentos ao piloto de provas por entrar numa coisa desta e voar … por isto a coroa de flores que ele ganhou, ainda bem que não será usada com outra finalidade!!!
Esse pessoal não cansa de pagar mico, com essas máquinas de oficina de fundo do quintal???? Eles acham que enganam alguém??? Donald Trump deve ter colocado o Irã no mesmo nível de ameaça da Coréia do Norte depois dessa incrível demonstração de domínio de tecnologias sensíveis….
Concordo plenamente, essa velharia remendada é indigna de ser chamada de avião, é a prova cabal que o Irã ainda vive na idade da pedra, não tem absolutamente nada de moderno, é tudo falso, ou são porcarias com mais de 50 anos ou maquete de madeira como o Qaher F-313, com esse filminho eles só enganam o próprio povo.
Pessoal aqui rindo a toa, mas esquecem que a China começou assim, aos risos do ocidente.
Sou o último a defender o estado Iraniano, ao meu ver essa nação deveria ser contida a ferro e fogo antes que seja tarde demais pois promete ser uma nova Coréia do Norte. De todo modo se fizeram o caça voar eles merecem crédito. Sobra lá o que falta aqui, vergonha na cara e compromisso com a defesa da soberania nacional. Um estado decidido a alcançar independência tecnológica vai conseguir chegar nela, pode não ser um primor de ultima geração mas é sim algo digno de nota. A gente que precisa parar de gozação com tudo porque nada é mais… Read more »
Vou dizer novamente o que já cometei em outra ocasião sobre o Irã: se o regime teocrático parasse com essa picuinha contra EUA e Israel, o país teria tudo para ser uma potência regional econômica e militar no OM. A população é jovem, bem instruída, possui mais liberdades civis que em outros países da área (cof, cof, Arábia Saudita, cof cof), liberdade religiosa é tolerada (são proibidos o proselitismo e conversão, mas cristãos, judeus, budistas e zoroastristas vivem sem problemas por lá) e a economia é diversificada. Arriscava até o país tomar o lugar, junto ao Ocidente, que hoje pertence… Read more »
Se é tolerada não há liberdade religiosa…rs
Ou uma coisa ou outra.
Na verdade o Irã restringi religiões de 2 modos:
1- Proibe pregação e só autoriza o exercício da fé em locais especificos.
2- O Islã simplesmente PROÍBE que alguém deixe a fé nativa sob pena de heresia ou seja você pode ser condenado a morte devido o preceito religioso deles. Mesmo que o estado não cumpra a determinação (e tenho lá minhas dúvidas rs) vc é livre para andar por lá com um alvo nas costas como blasfemador e apóstata do profeta (boa sorte…kkkk)
Eita coisinha feia, a pintura então… maravilhosa! Pensei que não permitisem a importação pelo Iran do J85 turbojet, se for o caso deve ter sido aproveitado dos F-5 que ainda restam. Na minha opinião pessoal, não acho que fabricarão muitos…
Ou então eles aprenderam a construir os turbojets. Não subestime aqueles que tem coragem.
“que está entre os melhores do mundo em termos de capacidade de decolagem e aterrissagem.”
O que faz um avião de treinamento ter uma capacidade de decolagem e de aterrissagem melhor ou pior que outro?
Parabéns
O carnaval está chegando mesmo!
F 5 do Paraguai.
Enquanto Irã avança em tecnologia , tem alguns invejoso que tentam ridicularizar eles. Enquanto isso, o Brasil não faz nada. O Super Tucano é mais (made in Usa) do que made in Brasil.
Go Irã.
Criticar algo no exterior… Não significa isentar o Brasil de críticas.
E essa “tecnologia” deles aí… Certamente até o AMX já nos deu ha muito tempo… Só não compensa fabricar…
E voce acha que qualquer avião no mundo é 100% de algum lugar?
Vá estudar, moleque.
Irã queimando a cara em nível mundial… Imagina a Air force vendo isso !!
Os sauditas montados sobre pilhas de bilhões de dólares em armamento norte americano pra lá de sofisticado, já estão apanhando dos houthis dentro de casa. E a limpa que junto com o Hezbollah e apoiados pelos russos, eles fizeram na Síria???? Somente os curdos, então apoiados pelos EUA escaparam. Agora deserdados pelos EUA, dependem desses mesmos iranianos e também dos sírios, pra não serem massacrados mais uma vez pelos turcos. Os iranianos assaltaram e tomaram um petroleiro com bandeira britânica, nas fuças de um navio da RN e ficou por isso mesmo. O ataque iraniano as refinarias sauditas ficou sem… Read more »
Viu só que vergonha, políticos brasileiros de mer***
Por ai da pra ver que se vc quiser fazer algo, vc pode fazer…mas vcs preferem roubar.
Não tiveram a capacidade de fazer pelo menos uma reforminha na pintura. Olhando rápido me vem aquele aviaunzinhu (SAUDOSO M. O) de Taiwan na cabeça que não lembro o nome, mas pode ser qualquer lift q acharam em algum escombro por aí, dada a condição visual do dito cujo que parece q está a pelo menos 20 anos em operação sem nenhum tipo de manutenção. Se estiver estes 20 anos jogado por aí e ainda voa, e se não for o bichinho taiwanes, ctza q é russo…. Sabe como eh, equipamento russo eh só trocar meia dúzia de filtro e… Read more »
A inveja maltrata.
Inveja de que? De uma ditadura teocrática? Tenha a santa paciência!
Pois R_cordeiro… Tem maluco para tudo nesse mundo…
O design parece de 2ªG.
50 tons de verde.
Cada um faz o que pode, não menosprezo o Irã, os sauditas, os americanos e os israelitas não o fazem, o forte deles não é aeronaves, talvez um dia seja.
A aeronave tem um perfil interessante, parecendo ter inspirações no Super Tucano (Posição de pilotagem, disposição da carlinga e da nacele do piloto na fuselagem), Bae Hawk (Asas, estabilizadores e admissor de ar). Falta um pouco de refino aerodinamico e nos paineis da fuselagem.
Será que só eu fiquei nervoso com aqueles trens de pouso de curso tão curto e tão fininhos?.
É impressionante ver o avanço em que chegaram os iranianos com o embargo, já que parece funcionar e ser básico, hoje em dia, é melhor que ser complexo.
Dois motores de F-5 ? ou seja 2 x turbojatos General Electric J85-GE-21B ?
kkkkkkkkkkkkkkk Que avião mais tosco
Não tenho a menor dúvida que esse avião não tem a menor dificuldade para aterrisar.
kkkkkkkkkk.. rsrsrs kkkk
Voa. Já é um bom sinal.
Avião com design horrível e parece feito a facão. A espessura das asas é absurda para um jato com 2 motores que não seja de passageiros ou cargueiro. Pela posição dos estabilizadores traseiros, manobras em rolagem dever ser desastrosas e acredito que uma curva mais apertada e o avião desmancha.