O “Projeto Azm” do Paquistão, cuja peça central envolve o desenvolvimento de seu próprio caça de quinta geração, acelerou-se, com a conclusão do primeiro dos quatro ciclos da “fase de projeto conceitual”.

O anuário do MoDP afirmou que o Secretariado da AvRID concluiu o primeiro ciclo do projeto conceitual. Ele declarou: “O primeiro ciclo da fase de projeto conceitual foi concluído. A primeira configuração que foi projetada com base nos exigentes requisitos de desempenho da Força Aérea do Paquistão (PAF) passará por mais três ciclos dentro do projeto conceitual, usando ferramentas e códigos de análise de fidelidade mais alta.”

O avião de caça de quinta geração (FGFA) é o destaque do tão esperado Projeto Azm, que descreve a ambição da PAF de desenvolver uma base industrial de aviação de ponta no país. Esse complexo industrial de aviação apoiará as capacidades de defesa do país, além de atender às necessidades de aviação civil e comercial.

A PAF iniciou formalmente o Projeto Azm em julho de 2017, com o objetivo de desenvolver um FGFA, um veículo aéreo não tripulado (UAV) de altitude média e longa autonomia (MALE), novas munições e outros projetos.

Quando anunciou o Projeto Azm, o então Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (CAS), Sohail Aman, Air Chief Marshal (ACM), havia declarado que o trabalho de design do UAV MALE estava em seus “estágios finais”. O anuário do MoDP 2017-2018 declarou que o prazo previsto para o voo inaugural do UAV MALE era junho de 2019.

Com relação ao FGFA, em uma entrevista recente com o Chefe do Estado-Maior da PAF (CAS), o Air Chief Marshal Mujahid Anwar Khan, afirmou que não espera que o FGFA entre em operação por “mais uma década”.

FONTE: Air Recognition

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments