NOVA DELI – Quase duas décadas depois que a Força Aérea Indiana (IAF) solicitou novos caças e acirrou os “dogfights” políticos nos últimos dois anos, a Índia finalmente recebeu o primeiro caça omnirole Rafale que pode superar qualquer rival existente da China ou do Paquistão, além de desempenhar um papel estratégico no lançamento de armas nucleares, se necessário.

“Disseram-me que a palavra francesa Rafale significa ‘rajada de vento’ … tenho certeza que a aeronave fará jus ao seu nome”, disse o ministro da Defesa Rajnath Singh, que realizou a cerimônia “Shastra Puja” no primeiro Rafale depois de ter sido formalmente entregue à IAF em Merignac na Região de Bordeaux, na França, na presença de seu colega francês Florence Parly na terça-feira.

Rajnath realizou um voo no Rafale biposto, que tem o número de cauda “RB-001” para marcar o papel desempenhado na IAF pelo
Air Chief Marshal R K S Bhadauria na finalização do mega acordo.

Mas ainda não dá para comemorar. Os quatro primeiros dos 36 caças Rafale, sob o acordo de Rs 59.000 crore (US$ 8,3 bilhão) assinado em setembro de 2016, aterrissarão na Índia somente em maio do próximo ano, após a equipe de pilotos, engenheiros e técnicos da IAF treinar na França. Todos os 36 jatos chegarão até abril de 2022, com 18 sendo implantados em Ambala e 18 em Hasimara, nas frentes ocidental e oriental respectivamente.

Além disso, as 13 melhorias específicas da Índia (ISEs) ou atualizações nos 36 jatos para melhorar a superioridade tática na região, que inclui a capacidade de “partida a frio” do motor em regiões de alta altitude como Ladakh, ficará totalmente operacional apenas em outubro de 2022, após a “certificação de software”, depois da chegada à Índia.

Mas, como reiterou o marechal Bhadauria, na semana passada, o Rafale bimotor certamente será um “game changer”, junto com o míssil russo S-400 Triumf de superfície-ar que também serão entregues à IAF a partir do próximo ano.

Com um alcance de combate de 780 a 1.650 km, dependendo da missão, os Rafales vêm equipados com armas mortais e sistemas aviônicos avançados, radares e sistemas de guerra eletrônica para evitar interferência de adversários e garantir superior
capacidade de sobrevivência no espaço aéreo contestado hostil.

Por um lado, seus mísseis Meteor além do alcance visual (BVRAAMs), propulsados por motores ramjet para um alcance acima de 120-150 km na velocidade Mach 4, são sem dúvida os melhores do mundo para o combate aéreo. Os jatos Sukhoi-30MKI acionados para interceptar o caças paquistaneses em 27 de fevereiro, junto com o comandante de ala Abhinandan Varthaman e outros pilotos de MiG-21, tiveram dificuldades para engajar os F-16s a longas distâncias durante a escaramuça aérea.

“Os Rafales com seus mísseis Meteor teriam derrubado os F-16 paquistaneses, que estavam armados com mísseis AIM-120C AMRAAM (mísseis ar-ar avançados de médio alcance). Se tivermos de desdobrar dois Sukhois para enfrentar um F-16, que tem mísseis de 80 a 100 km de alcance, eles terão que desdobrar dois F-16 contra cada Rafale”, disse um oficial sênior.

O Rafale também possui mísseis de cruzeiro ar-terra Scalp, que podem atingir alvos fortificados de alto valor a 300 km de distância. Cada caça pode carregar dois mísseis Scalp para ataques de precisão nas profundezas do território inimigo sem cruzar o espaço aéreo rival. “O Paquistão e a China não têm nenhum míssil na classe do Meteor, nem mesmo o Scalp”, disse o oficial.

Equipada em grande parte com caças de origem russa, com baixa disponibilidade, a Índia garantiu que os Rafales chegassem com todos peças de reposição e custos com 75% de disponibilidade da frota e “suporte logístico com base no desempenho” por cinco anos no contrato geral.

“Nossos caças existentes podem realizar três missões por dia. Mas, com um tempo de resposta mais rápido, os Rafales podem fazer cinco surtidas em um dia”, acrescentou.

O governo Modi citou a “necessidade operacional crítica” da IAF, que está com apenas 30 esquadrões de caça quando são necessários pelo menos 42 esquadrões, bem como a necessidade de economizar tempo e custos para a aquisição direta de 36 Rafales em 2016, após o cancelamento do projeto original (que estava em um impasse) de US$ 20 bilhões, para a aquisição de 126 aeronaves de combate de médio porte – MMRCA.

Sistema de Armas do Rafale. Clique na imagem para ampliar
Sistema de Armas do Rafale. Clique na imagem para ampliar

FONTE: Times of India

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Lala Croft

Para mim o caça mais lindo de todos.

João Moro

E caro!

marcus

Caro de manter. Os franceses vendem um rafale. Mas, na realidade o cliente compra 3 devido à manutenção caríssima.

JPC3

Mas o Sukhoi indiano também não é fácil.

Camargoer

Mas continua lindo.

Camargoer

Continua Lindo

Gustavo

perto do F-35 a manutenção dele é igual de um fusca.

JPC3

E quantas horas de manutenção o F-35, Rafale e Su-30MKI precisam por hora de voo?

Mercenário

Usando a mesma analogia, perto do F-35 ele é um fusca!

Coutinho

Nem tanto. O Rafale é um excelente vetor. Só não é stealth.

Camargoer

Mas continua lindo…. (eita)

Denis

Só até o primeiro disparo. Se der errado, Deus salve a orquinha. A única vantagem real do F-35 é o stealth. Esvaído o elemento surpresa, o bicho pega.

JPC3

Muito longe disso, primeiro porque disparar não faz o inimigo travar o radar no F-35 e segundo porque o F-35 tem o sistema de guerra eletrônica mias moderno que se conhec e no ocidente.

Denis

Até o primeiro disparo do F-35, meu caro. Se errar o alvo, vai estar a descoberto, e aí perde toda a vantagem contra qualquer 4++G.

Denis

Uma dúvida. Quem é mais caro de comprar e manter: Rafale ou Eurofighter?

Gabriel BR

O Eurofighter é mais caro

Camargoer

O Rafale é mais bonito.

Denis

Com certeza; o Eurofighter é feio pacas.

Kemen

Com certeza o desenho é britânico. kkkkkkk

Denis

Valeu, Gabriel.

Mauricio R.

Pra cada “Le Jaca” há 2 Typhoons, assim fica claro quem é de fato o mais caro.

Lucianno

Maurício, então de acordo com o teu raciocínio o Gripen seria o caça mais caro de manter, pois é o menos vendido no mundo.

Denis, de acordo com os sites especializados, os dois são caros, porém o Typhoon é mais caro, é só pesquisar na internet.

Heitor

Isso é relativo… caro na linha do Equador pra baixo (com raras exceções).

Jean Jardino

Rafale eh fantastico.

JuggerBR

F-14 e F-16 pra mim ganham entre os jatos… E o P-51 é hours concours…

Defensor da liberdade

BF-109 mil vezes melhor.

Mauricio R.

O “nariz comprido” manda lembranças!!!!

Davi

Sou pró ocidente, mas a família SUKHOI é linda demais. O SU-35 é imponente.

Mateus Lobo

Seu antecessor, o saudoso Mirage 2000 pra mim é referência nesse aspecto. Mas o que rouba meu coração quando vejo voando é o SU-35, ô máquina linda.

Camargoer

Olá Mateus. Concordo com você que o M2000 é o caça mais bonito que já existiu. Dos grandões, eu sou fã do Victor e do Nimrod. Dos novos, o Rafale é o mais bonito.

Marcelo Andrade

Po Camargoer, o Vulcan é mais bonito que o Victor, alíás, nem sei como aquilo voava! Mas concordo com vc que o Rafale é um dos caças mais lindos já construídos!

Camargoer

O Victor parece uma nave espacial do Flash Gordon. É único. E tem aquela pintura cor de areia da RAF, ou pink.. juro que é lindo

Denis

As entradas de ar mais lindas.

JuggerBR

“…primeiro caça omnirole Rafale que pode superar qualquer rival existente da China ou do Paquistão…”
O J-20 manda lembranças ao Rafale…
Fora os Sukhoi que se não são superiores, são bem similares…
Evidente que o discurso era pra consumo interno, pra justificar a fortuna gasta, mas não consegue ser nem perto da realidade…

JPC3

O que se sabe sobre o J-20 para dizer que é de longe superior ao Rafale?

JuggerBR

Se a gente não sabe, o figurão da Índia também não…
Então não deveria falar sobre o que não sabe…
A gente pode, somos apenas trolls da Internet…
O J-20, segundo a propaganda chinesa é melhor que o Tie Fighter e o X-wing, juntos… ahuahuah

Nostra

JuggarBR

You got to understand the difference between an ” official statement ” made by ” bonafide named government sources ” and a sensational article written by a click bait newspaper quoting ” unnamed sources “.

It’s like comparing earth with the sky

Gabriel

O que é um J-20??? é alguma nova versão da família Galxy da Samsung? tipo o J-8?? rapaz, nem sabia que já tinha chegado nessa versão, a falsificação dos “xing-ling” tá indo longe demais kkkkk

JuggerBR

“Se tivermos de desdobrar dois Sukhois para enfrentar um F-16, que tem mísseis de 80 a 100 km de alcance, eles terão que desdobrar dois F-16 contra cada Rafale”, disse um oficial sênior.”
Frase de jogador de SuperTrunfo…

JPC3

Ou o Sukhoi deles não é tudo isso que a gente pensava.

Já vieram várias notícias da mídia indiana afirmando que o Rafale possui umas boas vantagens sobre o Su-30MKI, embora tenha desvantagens também.

JuggerBR

Podemos afirmar que os pilotos indianos é que não são tudo o que pensavam…?
Que a doutrina paquistanesa é superior? Talvez pelo treinamento americano que veio junto dos F-16?
Não é apenas uma questão de Supertrunfo…

JPC3

É, pode ser.

Porém sabemos que os indianos são bem treinados e possuem aeronaves AWACS. Mas certamente as táticas e os números devem ter dito a importância.

JPC3

É isso que estou dizendo, se fosse por supertrunfo era obrigação do Su-30 ter abatido dois ou três F-16 com seus R-77( pois o F-16 possui radar de tecnologia mais antiga e com muito menos alcance, sem contar o AMRAAM que, segundo alguns, é inferior ao R-77).

Felipe

um MiG-21 já fez isto… não precisou do Su-30

JPC3

Se ler as notícias vai ver que precisou e o Sukhoi não conseguiu.

Peter nine nine

Superior porque? Porque abateram um mig21? Mal deles se não o fizessem.
Que eu saiba, o encontro entre flanker e Falcon se deu à distância e não deu em nada. Pelo que se sabe, os indianos de facto tiveram sucesso na empreitada aérea que realizaram….atacaram o alvo, mas no meio das escaramuças perderam um mig 21 pilotado por um louco (louco, que, se estivesse a pilotar algo melhor, sem dúvida armaria a put@) e um helicóptero desavisado.

JPC3

Muitas declarações indianas afirmam que o Rafale é superior a versão MKI em determinados aspectos, principalmente com armas ocidentais como o Meteor.

Mauricio R.

Qntas aeronaves o “Meteor” já abateu, pra ser considerado melhor que qualquer aviãozinho de papel????

Nostra

I won’t blame you lolzzz But nevertheless welcome to the world of ” Times of India ” and their nameless ” sources ” . Their unnamed officials / senior officers could be anybody from the next door tea shop vendor to a love sick 15 year old kid to a retired 60 year old grandma. And I am being dead serious here. You guys won’t believe me but these idiot media and their unnamed official sources cannot differentiate between a transport aircraft and a fighter aircraft . They printed the pic of An32 and labelled it as Mirage-2000. And funnily… Read more »

JPC3

O Su-30 enfrentou o F-16 (obsoletos para os padrões de hoje) e a única coisa que se sabe é que ele teve que desviar de mísseis. Claro que um engajamento é pouco para tirar qualquer conclusão realista, mas não foi aquele show que muitos esperavam.

Mateus Lobo

O que limitou o SU-30mki foi a versão do R-77 empregada, com alcance inferior ao aim-120c. Os F-16 manterem o foco nos Sukhoi que teve que manter distância e quem engajou foi o bom e velho Mig-21.

JPC3

Pois é, um Super Sukhoi e quem vai na frente é um Mig-21 descartável?

É estranho.

Victor Filipe

Mas os AIM-120C deles eram o C-5. que não é la dos mais avançados também.

Peter nine nine

Exacto, o que pecou dos dois lados foi os misseis e a distância a que se engajaram…. Mesmo os misseis mais modernos, a partir do momento em que o piloto sabe que está a ser engajado, torna se bastante difícil abate lo.
Havendo distância, para um caça escapar de um míssil só precisa de ser moderno o suficiente para pelo menos saber que está a ser atacado.

Nostra

@ Matthew wolf What limited was a combination of factors 1. The Pakistanis had the element of surprise since they laid the ambush. 2. The Pakistanis were at higher altitudes , while the SU30 which was scrambled for interception from another sector was coming in at lower altitudes when the AMRAAMs were fired at them from across the border at DMAX-1. 3. After the SU30s had evaded the AMRAAMs , they were still at lower altitudes relative to the F16s and hence there was further reduction in range of R77 and the fire control system could not generate a positive… Read more »

Mauricio R.

O “Bison” tem bem pouco de “o bom e velho Mig-21”.

Peter nine nine

O F16 é obsoleto? Uma porrada de anos depois do primeiro ter sido integrado ao serviço ainda se vendem deles novos, mas é obsoleto. Ok

JPC3

A versão que o Paquistão utiliza seria obsoleta em comparação com os Rafales e Su-30MKI. Não a aeronave, mas sim os seus sistemas embarcados.

Luís Henrique

O Rafale é um caça muito moderno, não há dúvida. E será um ótimo reforço para a IAF.
Mas esse Times of Índia escreveu muita baboseira.
Game changer é muito exagero.
E 2 Su-30 para cada F-16 E 2 F-16 para cada Rafale parece texto de adolescente que gosta de aviação.

Filipe

Tenho certeza se a india pagou caro e quer comprare mais 36 tem alguma razao. Talvez a frança le vendeu os mesmos misseis que ela utiliza sabe-se que o meteor de l’armée de l’air tem alcam-se superior a 300km e o scalp a mais de 1000km sera uma razaô ??? Ou o caça e mesmo bom !!!

Nostra

Some of the possible deciding factors according to me ( allows for plausible deniability lol ) 1. Operational sovereignty , other aircrafts like F16 / Gripen are missions limited as defined in the so called documentation agreement between nations, so cannot be used for nuclear delivery. France has no objection regarding the same. 2. Back door access to codes for Anti hack measures and cyber warfare hardening . Also to check for embedded sleeper codes at sub system level. One cannot trust anybody. Sometime ago Su30 component found with backdoor. 3. Safransied Kaveri that is replacement of kabini core with… Read more »

Nostra

Day before yesterday, one of the slides from the Safran presentation to Indian defence minister.comment image

“Complete transfer of know-how and know-why allowing India to be fully autonomous in the future in aeroengines”

I had said the same yesterday in my earlier comment.

Nostra

AFAIK the INFRA proposal is to co-develop a next generation higher thrust engine 125-132KN which will be used for rafale F4.2 India Specific Enhancements (ISE) and AMCA. It will be absorbed into the DRDO project Ganga which was doing preliminary research into developing 125-132KN thrust engines. And the Kaveri proposal is for replacing the kabini core with the Core of the M-88 which can accept a turbine inlet temperature of 1850 degree, next iteration with the launch of a co-development of a new Core which would be able to accept 2000 degree in a first step and 2100 degree in… Read more »

Mercenário

Filipe,

Meteor com alcance de mais de 300km? Scalp/Storm Shadow com mais de 1000Km de alcance?

Quais as fontes?

O forista Nostra talvez tenha identificado um ponto muito importante na venda gaulesa: eles não se importam em impor restrições ao uso do equipamento. Só querem saber de dinheiro…

JPC3

E é esse o ponto mesmo, somado também ao interesse indiano em tecnologias e mísseis ocidentais. Incluindo o Meteor.

Filipe

Mercenario 150km e o que os ingleses chamaô no scape zone quer dizer quando o aviaô estiver dentro desta zona mesmo que faça meia volta naô escaparà ao meteor e a prova que tem alcançe superior. E os testes foraô feitos a penssar na velocidade do caça mais rapido du mundo o mig russo

Mercenário

Filipe,

Não estou criticando a sua afirmação, porém solicitando, caso tenha disponibilidade, que disponibilize as fontes.

Encontrou informação de fonte segura de que a NEZ estimada do Meteor é de 150 km?
E a respeito do Storm Shadow/Scalp?

Saudações,

Filipe

Mercenario sobre o meteor foi o dite défense news que publicou o artigo quanto ao scalp o alcance oficial e de 560km mas nos testes efectuados em frança o alcance foi muinto superior ao esperado os medias na altura falaraô em perto de 1000km

RENAN

Parabéns ao povo indiano
Pois estão montando uma força militar de respeito mundial.
Que bom que levam a sério a soberania de seu país
Com certeza é um excelente caça e um ganho operacional. Além de lindo avião.
Parabéns índia
E boa sorte pois vão precisar

Hebert

Esse termo “omnirole” é usado por alguma outra aeronave? Parece uma coisa bem comercial 😀

JPC3

Sim, é mais comercial. Omnirole é pelo fato de poder executar vários tipos de missão ao mesmo tempo (em parte por causa do radar de varredura eletrônica que podia intercalar os modos de forma extremamente rápida), na época em que o Rafale foi lançado era praticamente o único a fazer isso.

Nosso Gripen provavelmente também será, assim como outros com radares AESA.

JT8D

É o jeito marketeiro da Dassault de dizer “multimissão”

JPC3

Multimissão seria multirole o que muitos caças modernos são desde o fim dos anos 70, omnirole seria a capacidade de fazer tudo ao mesmo tempo, coisas diferentes uma sem interromper a outra. O que, na prática, fica meio limitado pela capacidade de carga da aeronave. Isso por causa do radar PESA principalmente, que pode executar varredura em diversos modos de forma tão rápida que para o piloto parece que modos ar-ar e ar-terra ocorrem simultaneamente. Uma vez conversei com um analista americano e ele disse que qualquer caça (multirole) com radar AESA pode ser considerado Omnirole ao menos em teoria.… Read more »

Filipe

Omnirole significa que o caça pode fazer au mesmo tempo combate aereo e bombardiamentos e o rafale ja deu provas

Flanker

Falando exclusivamente de beleza, o Rafale é fantástico! Na minha opinião está entre os 5 mais bonitos de todos os tempos, falando-se de caças à jato.
Considero esses 5:
– família Su-27/30/35 (o 34, não)
– F-14
– Rafale
– F-15
– Mirage 2000

Se considerar os 10 mais, eu incluiria:
– Hornet e Super Hornet
– Mig-29
– F-16
– F-5
– Mirage III

JT8D

Cadê o Viggen e o Draken?

Flanker

Não coloquei na minha lista porque eu não os acho bonitos….gosto é gosto….simples assim!

Diego Lima

Gosto não se discute, mas acho o F4 Phantom o mais bonito de todos.

Foxtrot

E nos ainda esperando a Gripe Sueca kkkkkk (Gripen).
Mais uma vez parabéns aos indianos !

Mfs

Que não deve nada para o Rafale, é barato de operar e vamos ter ganhos em tecnologia reais. Discutir com gente como você cansa .

Mauricio R.

Barato de operar onde, se nem na Suécia este ainda está em serviço de esquadrão????
Sem contar que o que é feito e como é feito, lá na Suécia; dificilmente se aplica ao Brasil.

Foxtrot

Não perca seu tempo caro Maurício , esse é mais um doutrinado da seita político ideológica cega que hoje domina o país.

Foxtrot

Cansa mesmo, pois não me iludo com esse ópio ideológico cego que você usa.
Se te cansa para que me responde em meu post?
Sem noção de mais caro MFS !

Fernando "Nunão" De Martini

Crianças, comportem-se.

Mickey

Remember, it was 8 Indian Fighter vs 24 Pakistan’s and result came out 1-1, the F16 were flying much higher, hence longer range for missiles.

Peter nine nine

Yup, there is also that

Denis

“…recebeu o primeiro caça omnirole Rafale que pode superar qualquer rival existente da China ou do Paquistão”.

Como se pode saber isto, oh grande Oráculo, se ninguém conhece de fato as capacidades dos novos vetores chineses? Sem confrontos reais, não há comparações reais. Pode até ser verdade, mas é uma forçação de barra da “borra”.

Bah, tô cansado de ouvir marketing e especulação.

Antonio Palhares

A diferença deste caça caro e de manutenção caríssima com o Gripen é ter uma mais uma turbina.

Luiz Floriano Alves

No combate moderno não tem barato. Caça abatido não tem preço. Se o preço for o fator decisivo no equipamento das forças aéreas vamos de PA-18 armado com uma RPG nos montantes das asas. Fica bem barato e da tiro. Se acertar faz um estrago….

JSilva

Podemos dizer que o preço é relativo para um país que tem vizinhos belicosos, como Paquistão e China. Mas para um país como o Brasil o preço importa sim, ou alguém consegue imaginar a FAB operando 72 Rafales ou Super Hornets em quatro bases espalhadas pelo país?
Já o Gripen, com muito esforço, tem uma chance… Enquanto o orçamento for quase todo para o contingente o Gripen é o céu, e devemos por a mão pra cima por ele ser tão capaz, com radar aesa, meteor, datalink e guerra eletrônica de ponta.

Helio Eduardo

Não sou fã incondicional, mas também não faço críticas por criticar. O Rafale é um excelente vetor, mas é caro ou os franceses cobram muuuito caro, tanto faz. Julgo, como, leigo que sou, que ele teria melhores condições de estar com as cores da FAB se os franceses e, especialmente a Dassault, não fossem tão ambiciosos na negociação e no pós-venda. O que pude perceber nessa matéria é que o Times of India pegou meio pesado na propaganda, desmerecendo todos os demais vetores. Aceito de boa a superioridade do Rafale sobre o F-16, dada a idade dos projetos naquela região… Read more »

Peter nine nine

Eu não tenho dúvidas que o Rafale é consideravelmente superior ao SU 30, F16 e todas as aeronaves da região…
Eventualmente o J20, por ser stealth, e porque não duvido da tecnologia deles, pode ser superior ao avião francês.

JSilva

E é até natural que seja assim, qual a idade do F-16 paquistanês? Quanto tempo já tem essa versão do Flanker MKI? O Rafale está chegando agora, assim como o Meteor… a tendência é que seja superior mesmo.
Teríamos uma dúvida maior se a comparação fosse contra um Su-35S ou Su-57 ou a versão do F-16 oferecida para os indianos…

Heitor

Eita coisa mais linda! Esse caça é artístico, funcional, uma bela máquina de diplomacia. Meu preferido com certeza.

Nelson Lima

Temos o Meteor!

Topol

Na minha opinião a maior vantagem do Rafale está na suíte SPECTRA

Kemen

Chegou o Rafale, acautelem-se os furtivos!

ghutoz

essa sonda estraga qualquer foto…..

Tronnos

Esse bico para reabastecimento no ar tirou a graça do design, ficou tosco.

Ricardo Bigliazzi

Realmente é um game changer:

“os Rafales vêm equipados com armas mortais”

Segue o jogo, se voa pode cair.