Gripen húngaro: parece kit de plastimodelismo, mas é de verdade
A foto acima parece um kit de plastimodelismo, mas é um caça JAS 39C Gripen da Força Aérea da Hungria, com seus equipamentos, equipe de apoio ao voo e o piloto.
A Saab anunciou em 2012 a assinatura do contrato que estendia por 10 anos o “leasing” dos caças Gripen em operação na Hungria. Essa cooperação da Suécia com a Hungria com o Gripen ficou estendida até 2026. Trata-se de uma parceria onde o contrato é assinado entre os dois governos, e a Saab atua como uma subcontratada.
Em 2001, os dois governos chegaram a um acordo de aquisição por leasing, modificado em 2003, que incluiu 14 caças Gripen (12 monopostos e dois bipostos). Todas as aeronaves foram entregues entre 2006 e 2007, entrando em operação na Força Aérea Húngara no final de 2008.
COLABOROU: Ricardo Nunes Barbosa
Gostei que os pilotos também se colocaram como equipamento, se foi um piada funcionou kkkkkkkkkkkk. Falando sério agora, não falta alguns misseis ai, ou é isso mesmo que vai nos Gripen C/D?
Quanto à mísseis, depende de cada operador.
Tem um míssil Sidewinder ali (sem asas), do lado do tanque externo e uma bomba. Mas os Gripens húngaros também voam armados com o AIM-120 AMRAAM.
Alexandre, já pensou em ter aqui no site uma página onde o usuário pudesse disponibilizar imagens de aeronaves, como essa que tu postou? Acho que seria legal e teria uma maior interação… ou tu mesmo postar pra galera baixar, caso seja viável, disponibilizar imagens com uma boa resolução…
Um eu sei que vai um pilotando, se for monoposto, os outros dois vão onde, presos nos pontos duros das asas Hehehe ????
Os outros apoiam o avião no solo e ajudam o piloto a se preparar para o voo.
Galante, uma dúvida: somente dois para apoio de solo? Eu pensei q a equipe era de no mínimo 4.
Hum, isso é bom. Menor custo com mão de obra.
😉
Eu passei um tempão procurando essa foto para postar aqui 🙂
Toma um joinha ae.
Clésio, eu também heheheheh
Finalmente depois de mil combinações de busca diferentes, achei com ‘Air Force Funny.’ Tem a do A-10 também, mas aquele é de ‘longo alcance’ hehehe
se fosse no Brasil algum brigadeiro ia abrir o maior barraco devido a esta brincadeira que desonraria nossas FA e alguma besteirada dessas.
Concordo. Foi bem humorado, e em nada prejudicou. Pelo contrário esse tipo de coisa deixa sempre uma interface mais soft entre o público civil.
Piada? Não necessariamente, isto é uma nova trend, existem organizações polícias e militares a fazerem isto pelo mundo todo, a ideia é disponibilizar, que nem tetris, todas as “características” de uma determinada valência ou equipamento, à uns dias vi uma de um carro patrulha da PSP e também estavam os agentes deitados no chão ?
Se o país não tem mísseis próprios e também não os compra, derepente ele não está no seu propósito de multi-missão
São os uniformes os equipamentos
Isso tá rolando pela Internet como se fossem parte de uma caixa de Lego, já vi viatura de bombeiros, polícia e até helicóptero usado para resgates.
Esses húngaros são uns pândegos.
Eu iria falar fanfarrões, mas pândegos ficou mais poético.
Brincadeiras à parte, estive em Budapeste há duas semanas e é uma cidade espetacular.
30 anos da queda da cortina… Está tendo bastante repercussão, tanto lá quanto em Praga.
Eative umas semanas atras tambem… queria visitar a base dos gripens mas o itinerario/tempo nao cabia…
Ficou demais!! Se não falassem, eu não perceberia que é real e não plastimodelismo.
Se colocarem lado a lado, em uma foto, um Gripen C e um Gripen E, vocês conseguiram diferenciar rapidamente um modelo do outro? O Poder Aereo poderia fazer (caso não tenha feito) uma postagem assim para os leitores. Algo bem visual, identificando as alterações mais marcantes.
Gripen JAS 39C/D
Gripen JAS 39E
Na dúvida é só olhar o trem de pouso e a ponta das asas. Vai a dica
E a raiz da cauda também, tem uma pequena entrada de ar, ausente nos C/D.
IRST, pilone ventral…
Existe diferença de tamanhos e áreas entre a versão C e a E?
Sim, o Gripen E tem cerca de 30cm a mais no comprimento e uns 20cm a mais na envergadura.
Super Tucano,
Já fizemos algumas matérias comparativas com textos e fotos explicando as diferenças, faz tempo, quando isso ainda era novidade:
https://www.aereo.jor.br/2010/06/17/comparando-o-gripen-c-com-o-ng/
https://www.aereo.jor.br/2011/01/14/o-trem-de-pouso-do-gripen-ng-demo-comparado-a-outras-versoes/
https://www.aereo.jor.br/2016/05/27/conhecemos-de-perto-o-gripen-39-7-aviao-de-testes-de-sistemas-da-nova-geracao-do-caca-sueco/
É como diferenciar os esqueletos de um tigre dos de um leão….
Carvalho,
De fato, o Gripen E é bem mais “patoludo”.
Tá virando moda isso. Pessoal da FAB precisa fazer uma dessa, especialmente com as aeronaves grandes como o P-3 ou o KC-390:
5 Homens para um F-18 Biplace! De fato, a escolha do GRIPEN ajuda inclusive na economia de pessoal.
Essas manchas escuras são sujeira ou faz parte da pintura? Sempre tive essa dúvida, já vi em várias aeronaves, inclusive helicópteros.
Imagino que seja sujeira e desgaste. Do mesmo jeito que automóveis expostos ao sol diariamente danificam a pintura rapidamente, aeronaves tem o mesmo problema, somado às brutais diferenças de temperatura à que a fuselagem é submetida, variando de 30/40° no chão à menos de 0 à grandes altitudes, em um espaço de tempo de minutos, sem falar da chuva e poluição (chuva ácida). Soma-se a isso a necessidade de se subir na aeronave para manutenção, graxas, lubrificantes, ferramentas, em poucos anos o resultado é esse daí. Por outro lado, isso também PODE ser sinal que a aeronave está operando com… Read more »
Sensacional!! Muito bacana!! kkkk
Os militares ao redor do mundo, quando não tem um oficial estraga prazeres por perto, costumam criar algumas imagens sensacionais. Como colecionador de imagens de aeronaves civis e militares, eu tenho que tirar o chapéu para os americanos, pela imagens que variam do bonito, engraçado, até o espetacular:
Aqui nos Estados Unidos essas imagens sao muito usadas e difundidas como propaganda e para incentivar novos recrutas. Eles, (alto comando), incentivam bastante esse tipo de coisa aqui.
^^ fora do contexto de aviação, mas a mesma ideia
https://m.facebook.com/emgfa/photos/pcb.1131707153696692/1131691153698292/?type=3&source=49
Isso mostra o quanto o Gripen foi criado pra ser o mais “prático” e “simples” possivel.
Dá pra carregar todo esse material de apoio num caminhão.
Sei que aeronaves de gerações diferentes, mas imagine se fisesse essa mesma foto com um F-35, ou qualquer outra caça de 5° geração.
Olhando de cima, parece um dragão voador do tipo visto nos filmes, muito bonito, cada vez gosto mais.
Boa tarde pessoal! Tenho uma curiosida. O Brasil vai comprar motores extras ou reservas?
Sim. Além de simuladores e peças de reposição. Tá tudo no contrato.
Me parece que o F35 usa 10 homens hora para manutenção , quero ver se vão ter coragem de colocar os dez deitados pois passaria uma imagem de alto custo de hora vôo que a gente sabe que existe mas é não favorável ao marketing .
E tem de colocar a maletinha do ALIS.
Apesar de acreditar que o ALIS é on line satcom creio que a maletinha tenha suas funções offline.
Mesmo para o cidadão que tem preguiça de ler uma planilha, qualquer grafico visual é matador…..ainda mais se é comparado com outros de benchmarking….se tiver juizo…eles não vão fazer não….
Pergunto aos amigos, se fosse o B52 quantos seriam .
E os caças da ÍNDIA quantos seriam.
Me desculpem pois estou sem o ponto de interrogação aqui no teclado.
Seriam um Mig 21, Mig 29, Su 27, Mirage, Rafael, Jaguar, 300 indianos e uma vaca sagrada.
Nos caças da ÍNDIA não vou aceitar como resposta o piloto automático do filme.
Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu | As Cenas Mais Hilárias #1
https://www.youtube.com/watch?v=a40iP0_7phk
hilario…..Leslie sendo Leslie…..este cara é demais….
Era… infelizmente era…
O mundo se estupidificou de vez.