Saab Press Trip 2019 – parte 2
Entrega do primeiro Gripen E brasileiro
Por Guilherme Poggio
Linköping é uma cidade pequena para os padrões brasileiros (possui cerca de 150 mil habitantes), mas está entre as dez maiores cidades de toda a Suécia. Sua economia está fortemente ligada à fabrica da Saab (perto de 20% da população local trabalha ali) e boa parte dos empregos são de alto nível intelectual.
Nós, jornalistas brasileiros, chegamos à cidade no final da tarde do dia 9 de setembro após uma viagem de trem de aproximadamente duas horas desde Estocolmo. O hotel não era muito distante da estação e seguimos para o mesmo a pé. Após jantarmos num excelente restaurante português retornamos para o hotel. O dia seguinte prometia ser bastante agitado.
Museu da Força Aérea Sueca – Logo pela manhã do dia 10 de setembro partimos para o Museu da Força Aérea Sueca. Fomos muito bem recebidos por um oficial da reserva da Força Aérea apaixonado pela história da aviação de seu país. Ele foi nosso guia pelo museu. O local já foi motivo de matérias diversas no Poder Aéreo em tempos passados (veja, por exemplo, esta aqui e esta aqui).
Após a visita tivemos o privilégio de almoçar no próprio museu. Em seguida, no auditório, assistimos a uma interessante palestra proferida pela vice-presidente e CTO (Chief Technology Officer) Lisa Abom, sobre o futuro da aviação de combate do ponto de vista industrial. Um dos temas abordados por ela já virou matéria aqui no Poder Aéreo. Em breve teremos mais novidades.
A apresentação do Gripen E da FAB – O ponto alto do dia estava chegando. Partimos do museu e fomos para o lado oposto do aeroporto de Linköping, num hangar conhecido como H146. Este hangar é famoso entre a equipe do Poder Aéreo. Foi lá que vimos o primeiro Gripen E em 2016. Mas antes de entrarmos no hangar, um Globaleye preparava-se para decolar na pista. Uma verdadeira “ave rara” no mundo da aviação.
Dentro do hangar H146 recebemos nossas credenciais e ficamos instalados na área dedicada à imprensa (nacional e internacional). Estávamos num grupo de jornalistas brasileiros, conversando, quando se aproximou de nós nada menos que o Ministro da Defesa da Suécia. Ele veio falar diretamente com um conhecido jornalista sueco. Aproveitando a oportunidade, fomos entrevistá-lo também. A entrevista foi interrompida brevemente por um sonoro rugido de motor F414. Daqui a pouco isso será respondido.
Citei esse curioso fato do Ministro da Defesa sueco se dirigir a um jornalista (e não o contrário) para mostrar como o modo de vida lá é diferente do nosso. Fato curioso para nós, brasileiros, porque na Suécia as autoridades não se escondem da população em veículos oficiais blindados ou em áreas reservadas. As autoridades de lá sabem que o cargo que ocupam está vinculado diretamente a uma decisão popular, e que têm o dever de prestar contas à população. A imprensa funciona muitas vezes de ponte entre ambos.
Mas, voltando ao evento, por volta das 14h00 ele começou oficialmente. Autoridades brasileiras e suecas se revezaram no palco montado dentro do hangar e fizeram seus discursos. Ministros da Defesa dos dois países, executivos e representantes das empresas envolvidas no projeto (Saab, Embraer, Akaer, AEL, SAM) falaram sobre o programa e a cooperação entre os dois países.
Após os discursos formais fomos todos convidados para a área externa do hangar. Por sorte aquela chuva chata do começo da manhã havia dado uma trégua (em Linköping as quatro estações do ano podem dar as caras no mesmo dia). Recebemos instruções para não fotografar os prédios da fábrica da Saab no lado oposto da pista.
Repentinamente surge um Gripen no céu. Parece ser um Gripen E (os trilhos para lançamento de mísseis nas pontas das asas são maiores do que o a versão C). Assim que ele passa por nós a pintura na deriva na parte superior das asas o denuncia. Era o FAB 4100!
A passagem foi seguida de uma apertada curva e, pouco depois, o caça já veio para o pouso. Enquanto o 4100 taxiava em direção ao hangar do setor de ensaios em voo da Saab, um Gripen D da Força Aérea Sueca começava a sua corrida de decolagem (bastante curta, por sinal, demonstrando sua capacidade de decolar usando pouca pista).
A apresentação do Gripen D foi muito mais longa e contou com passagens rápidas e lentas (com alto ângulo de ataque), acionamento do pós-combustor, curvas apertadas, subidas verticais e voo invertido. Assim que o caça pousou voltamos para o hangar, porém numa área lateral àquela onde ocorreram os discursos.
A iluminação era mínima. Dava para ver apenas um palco ao centro do hangar e um telão logo acima dele. Efeitos de luz (acompanhados de efeitos sonoros) desenhavam a planta superior de um Gripen E no chão ao lado do palco. Flashes de luz refletiam nas asas e na fuselagem de uma aeronave. Subitamente o hangar clareou e o primeiro Gripen E da FAB foi revelado, de perto, para o público.
Seguiram-se mais discursos no palco e o recebimento da Permissão Especial de Voo do Gripen Brasileiro pelo Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Bermudez. Pegando todo mundo de surpresa, o canopi do caça se abriu (sempre para o lado direito, como em todos os caças Gripen) e do seu interior sai o piloto de provas da Saab, Richard Ljungberg. Após a apresentação formal as autoridades se aproximaram da aeronave para as fotografias de praxe. Nós não tivemos a oportunidade de examinar a aeronave de perto naquele momento, mas a paciência é uma virtude…
Saímos do hangar e seguimos para uma sala reservada para entrevistas coletivas. Lá estavam, representando o FAB, o brigadeiro Malta (presidente da COPAC), o coronel Paulo e o coronel Leite. Pelo lado da Saab estavam o diretor e head da unidade de negócios Gripen Brasil, Mikael Franzén, o piloto de provas, Richard Ljungberg e o Senior VP e head de Aerunáutica, Jonas Hjelm. Já demos algumas informações colhidas nessa coletiva em matéria anterior. No futuro traremos mais.
A melhor parte veio após a entrevista coletiva. Tivemos a oportunidade de olhar de perto o 4100 sem aquelas dezenas de pessoas. Pudemos ver e apreciar cada detalhe da aeronave. Uma obra prima da tecnologia moderna. Tenho a certeza de que o futuro “escritório” da caça brasileira agradará muito aos seus pilotos.
O editor Guilherme Poggio viajou à Suécia a convite da Saab.
VEJA TAMBÉM:
” …Fato curioso para nós, brasileiros, porque na Suécia as autoridades não se escondem da população…” Até quando iremos tolerar isto? Queda da bastilha já (literalmente). …”(em Linköping as quatro estações do ano podem dar as caras no mesmo dia)…” aqui em Curitiba também… Tomara que não cortem ainda mais a verba de 2020, seja para a Aeronáutica, seja para a Marinha Brasileira. Bom domingo a todos e ansioso por vê-lo voar e rasgar nosso céu.
Complementando… “em veículos oficiais blindados ou em áreas reservadas.”
Não restrinja a idéia da escrita do blog colega, ali não teve presidente esfaqueado nem varios politicos asassinados no nordeste ao ano. É lamentável essa nossa realidade, mas temos que asumi-la para acabar com ela é um detalhe criminoso e feio na nossa politica.
Meu caro, de forma alguma restringi a escrita do blog, apenas pincei pequenas partes da mesma, que aliás a reportagem merece nossos parabéns pela qualidade, mas acho que vc não entendeu o que eu quis tentar mostrar, que 90% dos nossos problemas estão na forma privilegiada que os 3 poderes concedem aos seus funcionários e até mais o que ocorreu na revolução francesa em 1879 e que por causa de um brioche declarado por Maria Antonieta originou a revolta, imagina o que ocorre aqui hoje, fosse naquele tempo?
Olhe Saldanha da Gama, esta confuso… o que tem a ver a França na época da queda da Bastilha com a atual Suécia e os nossos funcionários públicos dos tres poderes na atualidade? Não tem a minima comparação, são épocas distintas com problemas distintos. No Brasil suponho que você é um dos que escolhe os seus candidatos nas urnas, quem escolhia nas urnas os reis da França ? Ninguém, ser Rei na Europa era até uma “profissão”, ao ponto de, se uma dinastia não tinha herdeiro para o trono, iam buscar na dinastia de outro pais!
NOVO AVIÃO DA F.A.B. C-295 S.A.R.-
JÁ ESTÁ PRONTO ** https://www.pictame.com/user/abrasar_oficial/5016491411
Meu caro, a comparação é que lá os políticos são funcionários do povo e aqui o inverso, aliás, os 3 poderes montaram uma casta monárquica com mais poderes e benesses que um rei e sua família, o que tentei dizer e vc não entendeu é que as benesses, as mordomias, os vinhos e caviar, os auxílios moradia, dentista,creche, as ações criando leis para se beneficiarem, escaparem da justiça, manterem o corporativismo, sentenças esdrúxulas que não seguem a constituição, os desvios, a corrupção, os roubos etc, só irão minimizar se houver aqui no BRASIL, o que ocorreu na revolução francesa. E… Read more »
Revolução francesa = 1789
Obrigado, inverti os números
Saldanha, existe mesmo um problema grave de privilégios no setor público. Nas forças armadas o pior problema é essa estupidez de aposentadoria paga pela pasta. É uma burrice sem tamanho. É de um corporativismo cego que destrói todas as chances do Brasil ter forças armadas bem equipadas. Isso não existe nos EUA, nem na maioria dos países europeus, que eu saiba. Os militares na Europa são cidadãos Comuns, sem privilégios, e os orçamentos militares são livres de pensões e aposentadorias, desta forma uma boa porcentagem é destinada à aquisições. O dia que alguém importante me ouvir e mudar essa bagunça,… Read more »
Meu caro, exatamente e vc entendeu o que tentei postar e não somente no setor militar ocorre o descalabro, este ocorre ns 3 poderes e temos que estancar isto, enquanto o Brasil ainda suporta. ABRAÇÃO
Só no Nordeste, no Sudeste e no Sul?
Também, mas em número maior no nordeste em nivel municipal principalmente.
Teve sim. Estás mal informado.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Olof_Palme#targetText=Sven%20Olof%20Joachim%20Palme%20(Estocolmo,de%20um%20cinema%20em%20Estocolmo.
Certo Marcelo, infelizmente esse morreu, mas em 2017 e os primeiros meses de 2018 nós tivemos só a nivel municipal mais de 40 assasinatos de politicos.
https://portalcm7.com/noticias/brasil/mais-de-40-prefeitos-e-vereadores-foram-assassinados-desde-2017
Correção: eles já tiveram um primeiro-ministro assassinado no meio da rua, saindo de um cinema com a esposa. Era Olof Palme e o ano foi 1986.
Em 1986 Olaf Palme foi morto por um maluco numa fila de cinema, ninguém sabe quem realmente o matou. Teve um viciado em álcool e drogas que foi acusado mas inocentado. Em 2003 uma ministra foi esfaqueada e morta em uma loja de departamento (estava sem seguranças porque estava comprando roupas, ou seja, um ato particular, sem vinculação alguma com a sua atividade como ministra). Mesmo que os jornalistas não tenham visto, os agentes da SÄPO estavam dando segurança a todas as autoridades no ato em Linköping. Apesar da violência que dois membros importantes de governos suecos tenham sofreram nos… Read more »
Com certeza deve ter sido uma experiência marcante parabéns pela sua competência
O forte está offline
Já voltou.
Mais um detalhe sobre o FORTE. Amanhã teremos matéria surpresa lá.
Não percam!
?
Por que chamar apenas Gripen E se será chamado no Brasil de F39 Gripen
Porque é o nome q pegou.
Carlos, não é preciso dar nome e sobrenome toda vez que se escreve sobre o caça.
Gripen E = modelo monoposto, cuja designação é F-39E na Força Aérea Brasileira e JAS 39E na Força Aérea Sueca.
Da mesma forma pode se chamar o A-29 Super Tucano apenas de A-29, ou apenas de Super Tucano, ou de A-29A quando se trata do monoposto, ou A-29B quando é o biposto, ou ainda Embraer EMB-314 quando se fala da designação de fábrica.
Carlos. Na FAB o Mirage III era designado F-103. Quem é que chamava o avião assim?
Belíssimo gavião de caça, gavião mesmo, gracioso, leve, muito manobravel e um excelente caçador noturno ou diurno. Parabéns a SAAB parabéns e FAB.
Um destaque do texto: “A imprensa funciona muitas vezes de ponte entre ambos (autoridades e população).
A afirmação explica porque o caso não se aplica no Brasil, em grande parte da situações.
No Brasil uma parte significativa da imprensa está preocupada apenas em participar ativamente da “guerra de torcidas” e não em fazer a “ponte”.
Muito bem colocado, Gabriel. É uma infeliz realidade. Ao invés de servir de virtual quarto poder, a imprensa em geral quer assumir todos os poderes, contanto que ganhe dinheiro ao mesmo tempo.
Olá Poggio, você consegue nos informar qual é o alcance do radar? Se por acaso souber é claro rs…
Abraço!
Meireles,
Aguarde a publicação de todas as matérias, porque muitas das perguntas já feitas sobre o caça têm respostas nelas. No final, provavelmente ainda será publicada uma matéria compilando todas as respostas que foi possível apurar a partir das feitas (tanto as perguntas que os editores e colaboradores da Trilogia sugeriram ao Poggio quanto as que os leitores sugeriram). Talvez essa do radar esteja entre elas, caso tenha sido respondida, talvez seja informação sensível demais para uma resposta detalhada ou precisa. Veremos.
Até o momento, 120 km. Enquanto funciona, pois desativa quando a temperatura torna-se excessiva.
Cesar, poderia compartilhar de onde tirou esses 120 km? Nunca vi essa referência para o Raven.
Já vi essa referência para o PS-05 (radar mecânico) do Gripen C.
Os russos é que ainda são a válvula.
Meirelles, essas informações precisas são classificadas. Mas da para ter uma ideia com base em algumas declarações oficiais. Os franceses já deixaram escapar que o RBE PESA tinha alcance equivalente aos RDY, porém com algumas vantagens por ser eletrônico Passivo em vez de mecânico. Mais tarde quando partiram para o RBE2 AESA informaram que o alcance foi aumentado em cerca de 50%. Os dados dos RDY mostravam um alcance de 130 à 140 km de alcance. Portanto o alcance do RBE2 AESA do Rafale deve ficar em torno de 200 km. O APG-80 com 1070 módulos t/r também tem alcance… Read more »
Belo texto, mas sem nenhuma informação útil…
Leonardo, há diversos outros textos com “informações úteis” dessa cobertura, tanto já publicados quanto a caminho.
Este, especificamente, assim como a parte 1 dele, tiveram como objetivo principal fazer os leitores se sentirem como se estivessem lá, na ocasião da apresentação da aeronave.
Agradeço pelo empenho? dedicação e a paciência de vocês editores. Texto maravilhoso, tive a idéia da emoção descrita pelo editor Guilherme Poggio. Que sensação maravilhoso ver concretizado o FX2.
Obrigado por todos as caracteres digitalizada rs
I
As matérias estão ótimas, parte dos comentários, deprimentes, como de costume…
Pois é, eu queria é saber se já se constatou se ele consegue mesmo operar em super cruzeiro e se para atingí-lo é necessário mergulhar ou acionar o pós-combustor
Teropode, o Rafale também foi entregue apenas com funções ar-ar no início, em seguida foram homologados outros armamentos para entregar todas as capacidades, alguns anos depois.
O mesmo ocorrerá com o Gripen E. As primeiras aeronaves entregues estarão em IOC, e capazes de prover defesa aérea, alguns anos depois as aeronaves atingirão FOC e terão todas as capacidades.
Isso é normal, mas para quem não conhece é estranho. É só pesquisar e verá que é normal em todos os caças.
Como em geral são as matérias de cobertura dos eventos de apresentação.
O Sr. Pode prestar concurso publico para a FAB e, se passar, tentar emplacar este pensamento torpe la pois, pelo jeito, a COPAC nao deve servir para nada mesmo.
E incrível como no Brasil, a velocidade enorme como viajamos do topo da montanha para os mais profundos rincões do inferno. Os projetos do GRIPEN, do KC-390, dos novos submarinos (convencionais ou não) nos davam a certeza que nossas FA retomariam seus respectivos papéis à altura das dimensões continentais do Brasil. Aqueles projetos foram apenas sonhos infantis de alguns, inclusive meus, que algo tinha mudado. Porém a realidade se abateu como um porrete e ja estamos voltando à realidade de um favelado que sonha com algum poder. O mais surpreendente é que os contingenciamentos só se aplicam às forças armadas,… Read more »
Parabéns pela matéria, gostei de ler “obra prima da tecnologia moderna” é um grande prazer viver para ver a FAB equipada com um caça que está no topo da tecnologia, nossos pilotos farão miséria com essa máquina
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