MiG-35 da Força Aérea Russa ganha novo display panorâmico
O mais novo caça MiG-35UB recebido pela Força Aérea Russa tem o novo display panorâmico MFI-25Sh, semelhante aos displays do Lockheed Martin F-35 e do Saab Gripen E.
O MiG-35 é um avião de combate multifuncional de 4++, desenvolvido com base nas aeronaves MiG-29K/KUB e MiG-29M/M2 produzidas em série.
Entre as características do novo MiG-35, destacam-se o maior alcance, maior carga de armas e assinatura de radar reduzida. O avião emprega tecnologia que reduz a Seção Reta Radar (RCS) frontal de 5m2 para 1m2.
O fabricante espera ganhar mais interesse internacional para o MiG-35, com países vizinhos do antigo bloco soviético, bem como a América Latina, Sul da Ásia e Ásia Oriental.
COLABOROU: Rustam Bogaudinov
Máquina espetacular.
O bicho é enorme.
Compra uns… Pq segundo umas notícias que vi, seu fabricante está precisando e desesperado pra vende-lo. Ja a anos o oferendo para diversas forças aereas.
Quem está precisando vender desesperadamente é a LM com seu F-35.
Mais conhecido como Guaraná Kuat.
Se o país ‘amigo’ não comprar, não receber ajuda do Tio Sam.
Mais conhecida como ‘venda casada’.
O Gripen foi feito pra derrotar SU e Mig
Me poupe! Nunca foi testado em combate!
Comentário completamente fora da realidade.
Mais de 2000 deles foram encomendados. Acho que a LM não tem essa preocupação.
Quem tem essa preocupação é o contribuinte americano.
Afinal, cerca de 80% são para o Governo deles.
Top demais !!
Adoro o Mig29 e agora o Mig 35 xD
Interessante as configurações que as telas tem (6 modos intercambiáveis em 3 display que mudam de tamanho)
A foto do display mostra que as letras são latinas. Versão de exportação?
Vão vender pro Paraguai,kkkkkk
Que coisa mais linda esse painel e radar!
Gripen é bem melhor
Eu não apostaria meu traseiro nisso!
Toma… vocês vão precisar de referências:
Diferença de um bmw para um fusca..o mig e bem superior…
Gripen faz com 1 tripulante o que este Mig29/35 faz com 2. Menor RCS, bem menor. Motor anos luz a frente, os Klimov D33 alem de fumacentos tem um Tempo Entre Revisões incomparavelmente menor do que os GE F414. Nao estou, com isso, dizendo que o Mig35 seja ruim, não é de forma alguma.
Enquanto isso o Gripen-E tem um RCS de 0,1m2, igual ao de um missil Harpoon ou Exocet.
Adriano, cada um acredita no que quer….
Essa é a estimativa da RCS frontal do Gripen E.
A RCS média é bem maior que isso.
Em qual configuração? Acho que com um monte de coisas penduradas nos cabides deve ser bem mais que isso.
Mesmo com tanque de combustivel externo, que ele sempre vai ter que levar (ao contrario das aeronaves russas que não levam)?
Não digo que o Gripen seja “brm melhor”. Ao mesmo tempo, poderia nos explicar por que o Mig é “bem superior”??
Cara, não viaja na maionese, MIG29 é um conceito dos anos 60, um RCS gigante, raio de combate ridículo 600km, seu rastro de fumaça praticamente direciona o míssil para o alvo, não há nem como comparar a tecnologia no estado da arte do Gripen com essa banheirona, mas uma coisa você acertou é comparar um BMW com um fusca, só errou na identificação do fusca. pelamor, é cada uma.
Kaleu, assim como o Gripen E evoluiu muito e é bem mais capaz que o Gripen que voou em 1988, o MiG-35 também apresenta uma grande evolução entre o MiG-29 que voou em 1977. Principalmente os itens que você colocou, foram os mais alterados, a RCS, o raio de combate, o motor também foi melhorado com redução da fumaça, etc. É, sem dúvidas, uma opção competitiva e moderna, com um bom radar AESA, baixo RCS, alcance compatível com caças de seu porte atuais e manutenção simplificada com aumento do tempo entre revisões, etc. A MiG divulga que ele é 2,5… Read more »
Gostaria de entender como reduziu tanto o RCS mantendo o mesmo design, só tinta não faz milagre.
Não reduziu tanto assim de 5 pra 1 m² não chega a ser um milagre. É bem similar a redução do Su-35 de 15 pra 3m².
Pra você ter uma ideia do impacto do design, uma placa plana girada ao redor de um eixo diminui o RCS da ordem de 100 vezes, girando em dois eixos 1000 vezes….
Carcará, lembre-se que os russos costumam divulgar RCS Média e os ocidentais divulgam a RCS frontal no melhor ângulo possível.
Não é justo dizer que a RCS do Gripen E é de 0,1 e a do Su-35 é de 3 m2.
Aliás, se puder compartilhar de onde tirou esse 3m?
Não é só tinta. São várias modificações, materiais compósitos, materiais RAM, mudanças estruturais específicas, etc. Da mesma forma o SH possui design bem parecido com o Hornet, porém reduziu muito a RCS. O Rafale e o Eurofighter também não possuem formas geométricas para garantir furtividade, etc.
Para ser furtivo, de 5a geração é preciso um design + materiais, mas para ter uma RCS reduzida como os caças de 4a geração Plus, o design não precisa mudar radicalmente, apenas mudanças em pontos chave e uso de materiais que absorvem ondas radar.
Luís são alguns anos discutindo estas coisas, felei de cabeça. fazendo uma pesquisa rápida aqui achei uma fonte que informa: “A Sukhoi reivindica a redução de 5-6 vezes do RCS do Su-35 sobre o Su-27, isso provavelmente coloca o Su-35, juntamente com Dassault Rafale, na faixa de 1-3m².” (digita o trexo no google que vc acha de onde eu tirei a inf.) Na mesma fonte outra matéria chegam a falar em 0,5m² e eu realmente não duvido. O que o pessoal não entende é que existem alguns pontos quentes para o radar que acabam a elevar em muito o RCS,a… Read more »
bom não sei quanto TR Modules esse radar tem, nem se ele tem algo comparável ao Arexis como sistema EW, então acredito que o Gripen é superior.
Se vier com o FGA-35 ele tem 1.016 módulos T/R. No início era previsto alcance de detecção de 200 km, depois o número subiu para 250-260 km.
Os russos desenvolveram também p FGA-50, maior que o FGA-35.
Não sei se esse alcance que subiu se é com o mesmo radar, o fga35 ou se trocaram para o fga50.
Mas deve ter um desempenho bem próximo ao radar do Gripen E possivelmente um pouco mais alcance, ficando mais próximo do apg-79 do Super Hornet.
quero ver quem vai ter paciencia de contar quantos modulos T/R tem esse radar AESA !
841
Tu integra a area que descobre rapidinho
se for isso mesmo o Gripen tem mais 900 e alguma coisa. sabe quanto a frequencia de guerra eletrônica ele pode agir, que eu lembre o gripen vai de 0,5 a 40 giga hertz que é mais que os ALQ99 dos Growlers, fazendo que o Gripen só perca para o F35 em questão de guerra eletrônica.
E a antena é fixa. No Gripen E/F, pelo que sei, o radar possui antena giratória.
Gostaria de vê-lo na Fuerza Aérea Peruana, umas 36 unidades.
Acho difícil se atingir essa quantidade pelo histórico peruano das últimas décadas.
Afinal, a quantidade de MiG-29 (irmão mais velho do MiG-35) da frota do Peru é muito menor do que 36 aviões, e ainda por cima foram comprados usados, por uma fração do valor de jatos novos.
Nem juntando com a dúzia de Mirage 2000 peruanos (que passaram por atualizações bem modestas por falta de verbas) a quantidade de caças supersônicos do Peru chega perto de 36 caças operacionais.
Isso, Nunão. O Peru tem 19 Mig-29, em 3 versões, incluindo a versão biplace. Possui também 12 Mirage 2000. Somando, temos 31 aeronaves. Saber quantas estão operacionais ou em condições de serem colocadas operacionais, já não é tão fácil. Complementa-se esses caças supersônicos com 18 Su-25 Frogfoot…
FLANKER.
Em uma viagem de carro entre Cusco e Arequipa eu passei em frente a base destas máquinas lindas.
Você é peruano?
Isso tem importância ?
Lindo!
Estou na dúvida se hoje eles já desenvolveram o AESA (Zhuk AE) o ainda usaria o PESA (Zhuk RP 35). A arquitetura é muito bonita.
Muita informação desencontrada. Parece que sim, mas seria um radar AESA bastante diferente do que foi apresentado há alguns anos.
Houve devolução dos Mig-29 pela Argélia há uns 10 anos atrás, por suposta falta de qualidade? Lembro-me da algo assim…
Adriano RA
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No, it will not, since Algeria at MAKS -2019 signed a new contract for the supply of MiG-29M / M2 for the Algerian Air Force
Surprise)))
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Não, pois a Argélia na MAKS -2019 assinou um novo contrato para o fornecimento de MiG-29M / M2 para a Força Aérea da Argélia
Surpresa)))
Acho que o Adriano RA perguntou se a Argélia havia devolvido Mig’s por problemas nas aeronaves. E a resposta é sim! Foram devolvidos.
Agora, conforme você mostrou, foram encomendadas novas aeronaves.
São situações distintas: a Argélia devolveu as aeronaves porque não estavam de acordo com o que se esperava. Agora, comprou novas porque acha que irão satisfazer suas especificações e necessidades. A compra atual não apaga a devolução, por baixa qualidade, feita lá atrás.
f15 ex vem ai….
Nem precisa.
Não vi nada que acrescente algo em relação as WADs da AEL, a FAB saiu na frente nesse quesito.
Bem isso mesmo. Agora achei o WAD russo mais “clean” que o da AEL. Talvez essa aparência tenha uma interface mais, digamos, imediata na hora de apresentar as informações em tela. Mas isso é apenas detalhe mesmo
Desculpem, pelas imagens parece TV led colocada sobre painel, as fotos são ruins ou arquitetura painel náo esta funcional.
Será qui é melhor do que o nosso gripen ??
Obs: sou leigo.
Pelo que li o radar é menos potente, e o Gripen tem um radar melhor assim como sistema de guerra eletrônica superior, fazendo com que o MIG seja somente mais bonito e leva mais armas.
https://aviatia.net/gripen-vs-mig-35/ . A informação não tem em conta as actualizações à data de hoje, mas dá uma ideia.
Carlos, já foi citado em outro post que essa tabela está cheia de dados equivocados.
Marcos, obrigado pela atenção!
E este AESA não tem problema de aquecimento excessivo…
Aquecimento é um problema que todos tem que resolver.
E alguns não conseguem…
Eh espetacular sim, mas a assinatura radar nem chega perto do NG. O Gripen foi concebido para.topar com esses cacas, a necessidade Sueca e exatamente dar conta dos Russos enquanto a cavalaria nao chega. Defesa em rede usando data Link a decadas. Partindo de estradas, escondidos em florestas, vale tudo para brotar atras da forca atacante. Nao deve ter mudado muito o conceito pois no BVR contra as novas iscas eletronicas ativas deve ficar bem mais dificil, o negocio deve ser nao emitir chegar por tras e disparar uma saraivada de misseis via data link de imageamento IR e sumir… Read more »
Chegar por trás em bvr?
Só de lembrar que o programa fx 2, o Su 35 ganhou disparado de todos os outros caças. E O GOVERNO compra um caça de laboratório, ja estão com problemas.
“Só de lembrar que o programa fx 2, o Su 35 ganhou disparado de todos os outros caças.”
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O tio, acho que tu passou da conta na dose…
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O Su-35 nunca ganhou nada por aqui.
Acho que sequer participou.
Pelo menos não estava na short list.
José só se for em uma realidade paralela, os melhores foram Gripen, Rafale, FA18SH, sendo depois sabido que o Gripen era o melhor pontuado, por causa do ToT. problemas de que?
Carlos, na verdade esses foram os únicos avaliados. O Su-35 era tido como um dos finalistas por 11 de 10 especialistas, simplesmente porque era o único Pesado que era cogitado. Os outros caças eram leves e médios. Porém a FAB avaliou somente um papel com dados e Antecipou a decisão do shortlist, coincidentemente logo depois foi assinado um acordo com a Rússia para eles poderem compartilhar tecnologias conosco. Mas a decisão do shortlist saiu Antes desse acordo. A FAB nunca voou o Su-35. Nunca ligou o radar. Foi uma decisão preconceituosa a eliminação do Su-35 no processo FX2. E isso… Read more »
LH essa desculpa emplacada por um “jornalista” que os russos não ofereceram ToT por falta de acordo não cola, o mesmo aconteceu com todos os concorrentes, além do fato que no RPF (request for proposal) nenhum dos concorrentes compartilha tecnologia, o somente acontece após assinatura do contrato definitivo. SU-35 ficou fora por causa dos custos de manutenção, manutenção sofrível, HV estratosférica, total ausência e disposição de ToT, entre outros fatores … estou dizendo que o caça russo seja ruím ? não, estou dizendo que é totalmente inadequado para a FAB e que as outras opções eram mais viáveis não somente… Read more »
Rapaz, fim de semana começando. Aceito uma dose dessa boa aí!
Pede duas, por favor hehehehe
Jose,
O Su-35, independentemente de suas inegáveis qualidades, não chegou nem à short list…
Significa que em muitos quesitos da concorrência ele não ganhou.
Não ganhou no quesito principal, o alinhamento político. O resto é só desculpa esfarrapada ou argumentos técnicos fabricados.
100nick-Elâ.
Se “alinhamento político” ou coisa assemelhada fosse fator determinante para vencer ou deixar de vencer o F-X2 o ganhador seria o Rafale – que aliás chegou a ser anunciado no já folclórico 7 de setembro de 2009, quando Brasil e França estavam no auge de alinhamentos de parcerias estratégicas.
Assim como eventual alinhamento político de Brasil e Suécia, país da empresa vencedora da disputa, nunca foi destaque historicamente, e não obstante o Gripen venceu.
O argumento não cola.
O “alinhamento político” que existia era tão somente entre o governo Lula e o governo Sarkozy, mas o “estado profundo” brasileiro não tinha esse alinhamento. A alta cúpula da FAB queria o Gripen, por isso se abalizaram em argumentos técnicos, nos quais deveria vencer o mais adequado, desde fosse o Gripen. Você, como editor da Trilogia, sabe muito bem como a coisa funciona melhor do que eu.
Nunao, a avaliação foi em cima de um RFI. Ninguém da FAB voou no Su-35. Ainda deram uma desculpa esfarrapada que o Su-35 decepcionou em Alcance e que os russos não aceitaram transferir tecnologias. Piada. Uma semana depois foi assinado o acordo sobre confidencialidade com os russos. A partir daí eles poderiam melhorar a proposta de TOT. A FAB antecipou a shortlist para antes da assinatura desse acordo. A impressão que deu é que fizeram de propósito com medo do governo querer o Su-35. Analise pela lógica: falaram de alcance, de pesadelo na manutenção e em falta de TOT e… Read more »
“Analise pela lógica: falaram de alcance, de pesadelo na manutenção e em falta de TOT e levaram para o shortlist o Gripen que era tido como um dos menores em Alcance”
Só para o pessoal sem conhecimento dos números ou com preguiça (ou do contra) existia essa noção sobre alcance para o Gripen. O raio de combate dos três que foram para a short list é muito semelhante, o que muda é a carga de armamentos para esse alcance.
Sim. Mas a FAB ‘enganou’ os políticos e a opinião publica quando disse que o Gripen foi melhor dos 3 em Alcance Alpha. Sem entrar em detalhes.
Nós sabemos que foi no alcance de translado. SEM armas e lotado de tanques. Para que serve um caça nessas condições?
Pareceu para os leigos que o Gripen era o melhor em Alcance.
Agora, você não concorda que apelaram quando disseram que o Su-35 foi eliminado porque Decepcionou no Alcance???
“Mas a FAB ‘enganou’ os políticos e a opinião publica quando disse que o Gripen foi melhor dos 3 em Alcance Alpha. Sem entrar em detalhes.” A FAB disse que foi o melhor? Não lembro. O que me lembro é do comandante Saito, em 2013, responder a uma pergunta da imprensa dizendo que o raio de ação era igual, não maior ou melhor: Há críticas de que o Gripen não tem capacidade para fazer a cobertura do País, porque ele foi projetado para voar em países pequenos, como a Suécia, e não tem autonomia para voar em país continental como… Read more »
É, eu imagino aquele Su-35 na FAB. Lindo, imponente, capaz de carregar uma carga de armamentos incrível.
E parado apodrecendo nos Hangares (especialmente construídos para uma aeronave daquele tamanho, claro), porque ele simplesmente gasta combustível demais, encarecendo ainda mais a hora de vôo.
Será que alguém já fez algum comparativo de quanto combustível cada aeronave concorrente do FX-2 gasta? Se o Rafale era chamado de a ‘rainha de hangar,’ o Su-35 poderia ser o rei.
Não estou desmerecendo a aeronave, mas não é para qualquer um.
Leandro, esse pensamento é comum, principalmente no Brasil onde o custo de abastecer nossos automóveis realmente incomoda, mas na verdade o custo de hora de vôo de um caça é bem mais que combustível. Um estudo da RAND vale a pena ler, vou colocar algumas informações de la… O primeiro número se refere aos caças da força aérea americana e o segundo aos caças da marinha: Custo de hora de vôo Unit Personnel = 30% e 27% Unit Operations = 26% e 17% Maintenance = 33% e 40% Sustaining Support = 2% e 2% Continuing System Improvememts = 9% e… Read more »
Problemas?⁉️ Que problemas José Iran?❓
Iran deixe de fake news, acompanhei todo o processo e SU-35 não ficou nem no short list e pasme, Saito além de criticar a ausência de ToT disse que o raio de combate não é essas coisas …
Sempre os produtos MIG se tornam ÍCONES!
Mig-29 e Mig-35 são é ícones em quê?
Mig-29 teve uma história bem fraca e muitas críticas enquanto Mig-35, que até deve ser um avião muito bom, nem entrou em serviço ainda.
E, só pra complementar, o MiG-35 está sendo oferecido ao mercado desde 2007…
Já deve ter batido o recorde do Rafale de tempo de espera para conquistar uma primeira venda ao exterior.
O Mig-35 de 2007 também chamado de “MMRCA” é diferente deste MiG-35 atual, aquele parece ter sido exclusivo para o concurso Indiano, depois disso houve muita mudança no aparelho, o Egito seria o primeiro cliente com 50 unidades, depois de ter comprado 24 unidades do M/M2..
https://ww.dailynewssegypt.com/2019/09/02/egypt-aims-to-enhance-its-air-forces-capabilities-by-acquiring-new-russian-jets/
Essa é a salada que os russos fazem com todos seus equipamentos no que se refere à denominações e nomenclaturas…..tem Mig-29 seguido de praticamente todas as letras do alfabeto. Mig-29A, UB, S, SE, M, M2, MT, UBT,…..e o Mig-35 vai pelo mesmo caminho….variantes demais e vendas de menos….
Pois é, o de 2007 ainda precisava de muitos ajustes. Esse de agora parece que foi bastante melhorado.
Talvez na Índia tenha chance de novo, porém, parece que os indianos querem tecnologia ocidental principalmente o Meteor.
Fernando “Nunão” De Martini
Já deve ter batido o recorde do Rafale de tempo de espera para conquistar uma primeira venda ao exterior.
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MiG-35 foi introduzido oficialmente há apenas 2 anos! Concurso indiano era apenas um nome bonito!
Sim, em comparação com o Gripen, as vendas da Mig são muito melhores
E quem falou em Gripen, Rustam?
Eu comparei com o Rafale, leia meu comentário de novo.
Rustam, voce podia fazer uma matéria para entendermos porque a Sukhoi “passou à frente” da MiG em termos de tecnologia/vendas/importância.
paddy mayne
Rustam, voce podia fazer uma matéria para entendermos porque a Sukhoi “passou à frente” da MiG em termos de tecnologia/vendas/importância.
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Bem, eu não sou Rustam, mas Su, os gerentes eram melhores e, há 25 anos, em alguns países, havia uma grande necessidade de um lutador pesado. O que levou a contratos bem conhecidos com a China e a Índia.
obrigado!
E do ponto de vista da tecnologia, também um ponto discutível. No MiG-35, há um radar com o AFAR, ao contrário do Su-35. Isto é por exemplo.
Já entrou na força aérea russa início do ano.
PC3
Mig-29 e Mig-35 são é ícones em quê?
Mig-29 teve uma história bem fraca e muitas críticas enquanto Mig-35,
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Sério? )) Bem, diga-me, esta é a Força Aérea Egípcia que atualmente está recebendo 50 novos MiG-29M / M2
OK. Rustsm.
Mas ainda não tem história para podermos chamar de ícone.
JPC3, isso está um tanto errado. Você é brasileiro, como eu, e é normal ouvir críticas aos caças russos, afinal estamos no Ocidente e sobre influência militar e midiática pró-Ocidente. Mas na verdade o MiG-29 tem um histórico de somente 18 derrotas em combate e 6 vitórias. Não foi destruído as pencas como muitos imaginam. E se analisarmos um pouco mais fundo, percebemos que 6 foram destruídos na guerra do Kosovo, ou seja a minúscula Sérvia contra a poderosa Otan. Outros 5 foram na guerra do Golfo, ou seja, o Iraque embargado contra os EUA e a poderosa Otan. 2… Read more »
Não discordo totalmente do que você diz e se reparar nem mesmo disse que o Mig-29 é um caça ruim. Porém, não é um avião que marcou a história como o Mig-21 ou Mig-17, esses sim podem ser considerados ícones, pois, ,mesmo não vencendo a maioria das guerras, deram trabalho e impuseram respeito aos inimigos. Tudo bem que estamos no ocidente, mas muitas críticas vieram de países que utilizam o Fulcrum e se reparar não ouvimos tantas opiniões negativas sobre a série Flanker, por exemplo. Na minha opinião, a maioria das versões do Mig-29 eram muito maiores no papel do… Read more »
O Sukhoi sim seria um Ícone, são raras as críticas e frequentes os elogios dos operadores e dos adversários.
MIGs são alvos! Os caças mais abatidos do mundo!
São ícones…
mas os MIG também abateu um monte, é aquela coisa, dá que eu te dou outra! kkkkkkkk
Carlos, as estatísticas (ou melhor dizendo, a realidade) dizem o oposto:
Avião: numero de vitorias / numero de derrotas (tudo ar-ar)
Mig 21: 240/501
Mig 23: 25/102
Mig 25: 8/8
Mig 29: 6/18
não falei que ele venceu mais, mas que bateu também.
e nenhum destes era operado pelo força aerea russa, só versões de exportação …
Desculpe Otto, mas a MiG perdeu o protagonismo já faz um tempo razoável. Só o Mig-29 foi derrubado 8 vezes pelo F-15. Aliás, seria interessante uma matéria para entendermos porque a MiG ficou para tras da Sukhoi.
Ícones como alvos.
acho esse MIG-35 um caça lindo e a nata da aviação Da Russia …
Para mim tive os Mig’s eram superiores aos Sukhois e mais bonitos, mas com o SU-27 e a família dele a Sukhoi passou os MIG’s, este será a volta por cima?
Também tenho a impressão de que antigamente só dava mig.
Aí o SU 27 ganhou importância.
Quanto ao mig 29 parece ser um avião importante, mas não tão bem sucedido quanto o SU 27.
Mas não sei quais as quantidades do mig 29.
Parece muito antiquado internamente.
Um avião que exige muito esforço do piloto ao ter que manusear uma alavanca física e pesada.
Diferente de controles mais eletrônicos atuais.
talvez, ele tá pelo visto tão bem equipado quanto um SU35 S, então pode ser a volta por cima, prefiro mais um fabricante de caça no mundo, a Mig anos atrás quase faliu.
Quem contou os módulos dá um joinha aí.
Na minha humilde opinião, uma das aeronaves à jato mais bonitas jamais projetadas, assim como toda a família do MiG-29.
Mas claro que ‘beleza não põe mesa’ e só o tempo dirá o quão eficientes realmente são.
Sem querer desmerecer a FAB e Gripen nem as pessoas empolgadas com o Gripen, mas o Gripen ainda não isso tudo… Quase quinta geração como alguns mais empolgados. Não vi sistemas de defesa ópticos LWR e MAWS dos Tipos UV/IR, algo já em uso nós SU-35S/Rafale/MiG-35* “já nasceram” mais os F-22/35*/SU-57*/J-20. Ser centrado em rede é algo que desde 58 com os russos SU-9/SU-15/21PF-PFM/MIG-25/MIG-23 assim como os americanos F-94-98/ F-102/3/6/f-14 fazem desde os anos 58.** Não possui DIRCM ou similar. * No momento só SU-57 e MIG-35 e F-35*** Não possuem TVC. Radar possui menor módulos que os Zhuk-AM/AME**** em… Read more »
quanto ao RBE vs RAVEN ES 05 pelo que já li vc está errado.
quanto ao RBE vs RAVEN ES 05 pelo que já li vc está errado. bom a superioridade em relação para mim, se dá que o Radar Gripen é Bom, e pode ser alterado no futuro para de GaN, seu sistem de guerra eletrônica é um dos melhores que existem, seu RCS é baixo o que faz com que o inimigo se aproxime mais para poder ver ele, nesse caso o Gripen poderia saturar o radar do inimigo, quanto DIRCM é uma pena o Gripen ainda não ter e o Brasil produzir, o sistema MAW o que o Gripen já tem… Read more »
Possíveis compradores.
Expectativa:China, Índia, Turquia e Arábia Saudita.
Realidade: Burkina Faso, Laos, Mongólia e Azerbaijão.
Agora faz uma comparação semelhante com o GRIPEN NG.
Li em outro site que o MIG-35 vai ter só nove pontos fixos de armas e que só vai levar 6,5 toneladas de armas! Se for isso vai ter capacidade inferior até aos Gripens que são menores que tem 10 pontos fixos de armas e mais de 7 toneladas de carga! Se estes dados estão corretos é um ponto negativo destes caças!
se isso for verdade vai ser uma vergonha pois ele tem duas turbinas.
Depende. Não sei detalhes sobre os números do MiG-35 que o Fabio mencionou, mas posso falar dos números do Gripen: – São 10 pilones, 9 para armas (alguns deles podendo também levar tanques externos) e um exclusivo para pod designador de alvos. – As 7,2 toneladas de carga externa são a capacidade máxima nominal dos pilones, para garantir flexibilidade na ocupação deles, mas essa carga externa é limitada pelo peso máximo de decolagem com combustível interno completo. Aí a carga externa máxima cai para 5 toneladas, pelos números divulgados até o momento. Só lembrando que essa diferença entre capacidade nominal… Read more »
Então se precisar de carga máxima de armamento você pode decolar com uma quantidade menor de combustível e fazer revo para complementar o combustível necessário para a missão?
O MiG-35 é um caça médio que carrega 13,5 toneladas de armamentos e combustível. O Gripen E é Leve e carrega 8,5 toneladas de armamentos e combustível. O MiG-35 tem peso máximo de 24,5 T igual ao Rafale. Mas leva mais combustível interno (6,5 T aprox.) e menos carga de armas (7 toneladas contra 9,5 do Rafale). Já o Gripen leva 3,4 T de combustível e 5 T de armas. A capacidade de carregar 7,2 T de armas só é possível se reduzir o combustível interno. O MiG-35 também possui 10 pontos duros para armas, assim como o Gripen E.… Read more »
Toda melhoria que possa ser introduzida vai auxiliar a carga de trabalho no cokpit, provavelmente vai ser utilizado no PAK-DP.
MÁQUINA MAGNÍFICA . . .LINDA . . .!!! . . .