Primeiro Gripen E da FAB

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) recebeu ontem explanação a respeito do atual estágio dos Projetos Estratégicos da Aeronáutica, com ênfase nos FX-2  e KC-390.

Os expositores foram o tenente-brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, chefe do Estado-Maior da Aeronáutica – EMAER; e o brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, presidente da Comissão Coordenadora do Projeto Aeronave de Combate – COPAC.

A apresentação mostra que a disponibilidade financeira para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2020 está aquém das necessidades do Comando da Aeronáutica para tocar os programas ora em curso.

Os programas Gripen (F-X2) e KC-390 são dois dos programas afetados pelo contingenciamento de recursos e cuja entrega das aeronaves foi atrasada para se ajustar à nova realidade orçamentária.

O Gripen da FAB necessitaria do aporte de R$ 1,5 bilhão em 2020, mas terá menos da metade desse valor (ver gráfico abaixo).

F-X2 Gripen – Desembolso contratual por ano

Por conta dos contingenciamentos, a entrega dos Gripen será esticada até 2026, um atraso de dois anos.

O KC-390 também sofreu atrasos por conta dos desembolsos menores que os previstos. O Programa precisaria de R$ 1 bilhão em 2020, mas terá menos da metade desse valor.

Subscribe
Notify of
guest

177 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RENAN

No infográfico em 2021 original diz 11 aeronave mas tem 12 desenhadas.

Caio

Uma está posicionada diferente, talvez seja uma incerteza da entrega da 12ª?

RENAN

Que mundo a FAB está só em 2020 com o kc e com o gripen está pedindo 2,6 bilhões de reais.
Eu duvido que os dois projetos sigam conforme o atual planejamento. Para 2024 é impossível se ter o dinheiro planejado.

RENAN

Orçamento solicitado em 2020 pela FAB dos projetos estratégicos: Gripen 1,6 Kc390 1,1 E99. 0,15 HxBR 0,7 Arponis 0,1 14x 0,02 Só a FAB 3,62 bilhões de reais. Uma ilusão sem tamanho, jamais um deputado irá cortar previlégios, reduzir fundo eleitoral para isso. E jamais um militar irá recusar um aumento de privilégios e remuneração para isso, jamais a FAB irá cortar militares, vender ou doar instalações para reduzir custos, jamais será feita uma investigação séria para ver se pensionista militares não tem união estável. Resumindo 14x não irá andar, apornis esquece, HxBR toda a transferência de tecnologia será perdida… Read more »

Diogo Luiz Bizatto

Falou tudo.
Privilégios ninguém quer perder!
Soberania nacional? Que se f…. quero minha pensão e meus benefícios!

Amauri

O que é Arponis?

sergio ribamar ferreira

Concordo com o sr. Renan e demais comentaristas revoltados. Só tem notícia ruim. Eu já disse: só terá 36 unidades. Uma vergonha, infelizmente.

Mfs

Cara tem até 2026 2026

RENAN

3,6 bilhões para 2020 impossível

Chris

Sabe o que é mais triste ?

Não se surpreender com a notícia ! Voltamos para a nossa realidade!

E o pior… A compra está na justiça, com Lula sendo acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e de organização criminosa nas negociações para a aquisição dos caças. heheh

Talvez tivesse sido melhor baixar a bola mais ainda… E ir de F-16 mesmo, onde o custo de aquisição seria muito menor !

André

A cia se infiltra nas justiças dos outros países pra isso mesmo, e de quebra em alguns casos o agente deles se torna ministro da justiça do país atacado! Ainda mais no Brasil que a 5 coluna sempre foi forte, a guerra híbrida se torna muito mais fácil, infelizmente.

Mortadela Fail

Garçom, por gentileza, o mesmo que o André bebeu!

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr.Chris. Acabou! Apague a luz e feche a porta.

Caio
João Rodrigues Dos Santos

Citando a maior fonte de fake news do mundo? Em que quer que acreditemos, no poste ou no cachorro?
Putz, por isso esse país está esse mar de M%$#@ com notícias de desinformação…
Triste por esse país ser ainda tão pobre, o povo ainda continua consumindo lixo!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Ontem estava conversando com o Galante sobre essa apresentação na CREDN. Como desde meados de 2016 as necessidades acadêmicas me obrigaram a sair da edição dos blogs, parei praticamente de acompanhar o assunto de perto (exceto uma ou outra cobertura de evento), eu ainda tinha na mente a proposta original de pagamento, feita pela empresa antes da assinatura do contrato, que dava carência de vários anos e que teria o primeiro pagamento só depois da última entrega. Pelo que entendo dos gráficos e da fala do chefe da COPAC, o que efetivamente negociaram foi pagamentos durante o desenvolvimento e até… Read more »

Guilherme Poggio

Nunão, uma das possibilidades comentadas lá na Suécia semana passada foi a possibilidade de aproveitar o momento dos juros negativos na Suécia para a aquisição do segundo lote. Sendo assim teríamos condições de juros muito melhores quando comparado à negociação do primeiro lote.

Marcelo Danton

Engraçado! Mas para o Funda Eleitoral tem 4 bilhoes ANO. Ou seja…essa ladainha de falta de dinheiro é FAKE.

Antonio Palhares

O Brasil precisa de alguem com estatura para conversar com os bandidos do congresso. Para acabar com estes feudos corporativistas.

Farroupilha

Na mosca Marcelo Danton. Dinheiro tem sim. Afinal a Ancine foi fechada? Os militares ainda não se acordaram que a maioria de nossos políticos jogam sujo. Não adianta falar manso com eles. A obtençao de maiores verbas para armamento tem que ser dirigida à população, com o argumento de que determinados politicos e partidos sao traidores da nossa soberania e nos causam fraqueza comercial, ao não apoiarem FFAA brasileiras de respeito. Nomes precisam ser ventilados, caso contrário, os parlamentares vão eternamente fazer ouvidos moucos. Assisti, ontem, parte dessa apresentação da Força Aérea no Congresso. Simplesmente uma vergonha o descaso dos… Read more »

sergio ribamar ferreira

Concordo em tudo com o Sr. Farroupilha. Muito bem resumido. Se os próprios militares não demonstram interesse? Não generalizando. Mas o comando????

João Rodrigues Dos Santos

Sr. Farroupilha, Perfeito comentário!! Perfeito!! Uma salva de palmas de milhares de pessoas!! Estou falando sério! Foi o mais lúcido dos comentários até agora!! Perfeito, Perfeito!!!

Matheus Santiago

Está desconsiderando a desvalorização cambial. O contrato original era de R$13,4 bilhões quando o dólar estava a R$2,50; hoje está acima de R$20 bilhões e o dólar custando hoje R$4,15; isto porque o real se desvalorizou perante as outras moedas. Não posso ter certeza disso, mas os juros pode ser o menor dos nossos problemas, a questão cambial na minha opinião é o que terá efeito no valor final do contrato. Pegue a diferença do dólar em 2014(quando foi incluído a venda) com a cotação de hoje, depois compare o valor do contrato inicial da compra com o valor do… Read more »

GFC_RJ

Caro Nunão, A questão ali na apresentação não é nem contingenciamento. Explicando de forma mais fácil, o contingenciamento é a verba já aprovada na LDO na qual o governo segura a liberação que estava prevista inicialmente naquele exercício, por não contar com o montante naquele momento. Aqui no caso, ainda é o Projeto de LDO. No caso, a FAB mandou suas demandas de 2020 ao MD e o MD consolidou todas as demandas do ministério para a Fazenda. A Fazenda devolveu um valor muito mais baixo para o MD, que devolveu uma parte à FAB, distribuindo entre os projetos desta… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, GFC_RJ. Quando falei de contingenciamento, me referi ao estrago causado nos anos anteriores (que levou à renegociação dos contratos mostrados), opinando que os próximos não podem passar pelo mesmo processo, pois a própria LOA de 2020 já não comporta os pagamentos que tiveram que ser reduzidos nos anos anteriores. E também não descarto a possibilidade dessa LOA de 2020, já extremamente enxugada, ter que passar por novo contingenciamento para atender a alguma demanda emergencial em alguma outra área – sabendo que a Defesa, por ter um orçamento global grande, acaba sendo contingenciada de forma proporcionalmente grande em diversos anos… Read more »

Zorann

E a reestruturação da FAB? O fechamento de bases? E a diminuição do efetivo? E a reforma da previdência dos militares?… É disso que deveríamos estar tratando

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, Zorann, vão ter que cortar bastante itens de custeio pra conseguir arcar com a diferença entre o renegociado no contrato e o que a LOA está autorizando – sem levar em conta eventuais contingenciamentos desse valor já insuficiente. A reestruturação da FAB está em curso. Algumas desativações / reduções em bases já foram feitas, mas terão que fazer muito mais, reduzindo pessoal, extinguindo mais esquadrões, reunindo alguns outros numa mesma ala etc, aprofundando o processo já apresentado de reestruturação. E semana que vem será a vez de assistirmos a apresentação da Marinha, que promete trazer mais problemas ainda. Como… Read more »

Willber Rodrigues

“E semana que vem será a vez de assistirmos a apresentação da Marinha, que promete trazer mais problemas ainda.”

Meu Deus do céu….

Space Jockey

Uhum essa eu vou comprar até pipoca, pois é a mais quente.

Tadeu Mendes

Restruturação da FAB, para mim significa acabar com os poucos recursos que possuem.

Porquê não obrigam a Venezuela e Cuba a pagarem o que devem ao Brasil?

Deveriam sim, é restruturar congresso e extinguir êsse inútil zoológico multi partidário.

PACRF

Não só Cuba e Venezuela. O que não falta são devedores contumazes do Governo Federal, principalmente sonegadores de impostos e da previdência social, passando pelo perdão de dívidas de empresários dos mais diversos matizes, incluindo, é claro, as eternas renegociações de dívidas do agronegócio, que são de pai para filho.

Leandro Costa

Eu não confio nos políticos. Nenhum deles. Não gosto do congresso.

Mas extinguir o congresso? Qual será a próxima?

comment image

Tadeu Mendes

A próxima: The Reich.

Ein land, ein volk, ein fuhrer. Kkkkkkkkkkk.

Melhor um parlamento do que um congresso de inúteis e lesa pátria.

Leandro Costa

O problema não é apenas o sistema, Tadeu. O problema são as pessoas, e isso inclui aquelas que irão montar esse sistema hehehehe

Defensor da liberdade

Até parece que com um parlamento iria impedir que figuras grotescas como Eduardo Bolsonaro, que vota projetos sem ler, façam parte.

Acabar querem que o “garoto” seja embaixador. Embaixador deveria ser eu, que tenho 30 anos de experiencia em negociação. Dudu tem 30 anos de mamata estatal.

Helio Eduardo

Meu caro, esquece Cuba e Venezuela, exija que os devedores e sonegadores internos paguem suas dívidas, que o governo pague a dele (por exemplo, é o maior devedor da previdência, deve mais de 2 trilhões em recursos utilizados fora do sistema para obras, pagamento de dívidas, negociatas).
Reforme TODAS as Previdências e não apenas do regime geral, acabe com as mamatas de milhares de parlamentares e tudo se resolve.
Agora, num país no qual todos querem garantir e seu e contribuir apenas com o alheio, nada dará certo!

João Rodrigues Dos Santos

Então vc quer uma ditadura? Trabalhe para isso e escolha o sistema político e ideológico dessa ditadura!!! Simples!!
Porém, o socialismo já provou que não dar certo em lugar algum do mundo!!
E ai, vc aceita voltar ao idos de 1964? Com uma ditadura capitalista, livre mercado, porém, como vc mesmo sabe, apenas um e seu grupo manda em todos? E isso mesmo que vc quer?
Trabalhe para isso então!!

ADRIANO LUCHIARI

O 1ºGAvCa, por razões históricas, deveria ser transferido para Anápolis no lugar do GDA, que seria extinto. Concentraria todos os F-5EM/FM (os seus, os que estão no próprio GDA e os do Pampa e do Pacau), que operariam em rodizio reduzindo seu desgaste até a chegada do último Gripen. Para redução de custos, poderia dar baixa dos A-1A/B e vender os poucos modernizados para algum país amigo. Os esquadrões Pacau e Pampa receberiam A-29A/B que guarnecem o Escorpião, Grifo e Flecha, além do 2º/5º GAv. Para o futuro, mais um lote (de 24 ou 36) F-39 e mais A-29A/B.

Saldanha da Gama

Então… O cronograma não será cumprido…. Mas talvez, um dos 3 poderes use esta diferença para comprar o essencial (vinhos, caviar, criar um auxilio pet ou de implante de cabelo….) Realmente não levamos nada a sério, principalmente no que tange a segurança, mas…. como não temos inimigos…. para que se preocupar, quando podemos torrar por congressista mais de 150 mil reais por mês fora as “bolas” . Tá difícil…

GFC_RJ

A equipe econômica mandou um proposta MUITO agressiva de orçamento com foco em diminuir o risco de contingências ao longo do ano que vem. Na parte de defesa, que é o que nos interessa, isso está afetando demais os programas estratégicos que podem gerar muitos retornos futuros. Segurar $$$ do KCtão significa adiar as certificações militares do avião e, com isso, diminuir muito as chances de ganhar novas concorrências internacionais, exportações, emprego etc. O satélite óptco Carponis tem R$0,00 na proposta do ano que vem. Isto é, continuaremos pagando por imagens de fora por muito tempo. Quarta que vem tem… Read more »

PACRF

Com relação à Marinha, temos que rezar para que o Macron não fique com muita raiva do Brasil e rasgue o acordo de cooperação técnica para a construção dos submarinos, de tanto ouvir chamarem sua mulher de “feia”.

DOUGLAS TARGINO

Se isso acontecesse, conseguiríamos manter a construção dos convencionais só?

PACRF

Acho pouco provável. Talvez o Scorpène convencional. Há mais de 45 anos eu ouço a conversa do “submarino nuclear” brasileiro. Infelizmente, somos um País que tem forças armadas incapazes de vigiar adequadamente suas fronteiras (aéreas, marítimas, terrestres, fluviais e lacustres), cuja tarefa necessita apenas de equipamento convencional, imagine construir submarinos nucleares. Senão me engano, essa tecnologia se restringe à Rússia, EUA, Reino Unido e França.

Fico Só Observando

Faltou China.

GFC_RJ

O orçamento pode ainda aumentar um pouco, pois pode ser que haja uma re-expectativa de crescimento econômico em 2020. Especula-se que nos números do próximo trimestre, poderemos ter crescimento anualizado em 2% e há sérias expectivas dos investimentos aumentarem.

Mais uma vez, rezemos por um bom ágio no leilão da seção onerosa de Dezembro. Esse imbróglio Irã-A.S. pode ajudar.

Abs.

GFC_RJ

O interessante desses slides é que eles respondem várias curiosidades que surgiram dos cronogramas de entrega do Gripen, do KC-390 e do E-99M. Ao menos as expectativas previstas na FAB…

Douglas Rodrigues

E ontem mesmo, o congresso aprovou aumento do fundo eleitoral!
Uma vergonha sem tamanho! A diferença entre o que era para o que propuseram dava para cobrir os custos das aquisições, e olha que financiamento público de campanha já é uma coisa ridícula que não deveria existir jamais!

RENAN
Flanker

Eu sempre imaginei e trabalhei com a ideia de que o Gripen só começaria ser pago depois da entrega do último, conforme bastante comentado à época do contrato. Porém, vemos que optaram por pagamento parcelado desde o início da contratação. Menores juros? Com certeza….mas, parece que quem negociou não conhece os contingenciamentos que ocorrem TODOS os anos…..seria melhor se tivessem optado por começar os pagamentos a partir da entrega do ultimo exemplar…..assim, teríamos todos os exemplares entregues dentro do cronograma original e, se tivesse contingenciamentos posteriores, pelo menos as aeronaves já seriam da FAB….

Flanker

Pelo que se vê no gráfico, desculpem minha ignorância financeira, mas os pagamentos coincidem com os prazos de entregas das aeronaves….tanto no contrato inicial como no atual. Logo, pergunto: para que foi feito financiamento?? Se a coisa funciona na modalidade de dinheiro pra lá e caça pra cá, para que precisa de financiamento?? As aeronaves são pagas e entregues, nessa ordem, e as entregas seguem a proporção dos pagamentos….paga mais, recebe mais e paga menos, recebe menos….pra que financiamento? Quando eu financio um carro, eu recebo o carro e depois pago….sei que caças e carros são bem diferentes em matéria… Read more »

GFC_RJ

Caro Flanker,

Sou economista, com mestrado, e tenho vários projetos de implantação de sistemas para controle de orçamento empresarial no currículo…
Dentro do que já estudei e vivi eu te respondo: Também gostaria de saber! Não faço ideia de como ocorrem esses desembolsos bilionários nos contratos de defesa! Sua dúvida é mesma que a minha e não vejo a menor lógica na explicação deste processo.

Espero ter ajudado… rs.

Leandro Costa

Ajudou à nos sentirmos menos pior por não entendermos lhufas desses processos hehehehe

Flanker

Pois é, GFC…aí é que mora o problema! Não se vê lógica nisso! Se você, que é profissional da área, não entende, o que sobra para nós, que somos leigos no assunto?

Matheus Santiago

O financiamento é a chave para a viabilização dos projetos da área. A falta de previsão orçamentária de longo prazo é incompatível com o desenvolvimento de projetos de defesa. O tempo de projetos de defesa envolve vários anos ou até décadas, mas o orçamento governamental pode variar anualmente. Outro fator que também gera impacto no desenvolvimento é o valor, e Defesa só envolve valores muito alto. A Suécia detém uma agência própria de fomento a exportação e isso permite oferecer taxas mais competitivas e o custo de financiamento mais baixo, isto porque o modelo sueco é definido e integralizado entre… Read more »

Flanker

Ah….agora ficou bem mais compreensível…..não concordo dessa maneira que foi feita, mas entendi sua explicação. Obrigado!

Augusto

Eu já desconfiava que esses desembolsos do governo para o Gripen estavam altos demais para serem apenas para preparo das instalações de produção dos aviões no Brasil. Lado outro, já que não existe dinheiro agora e que os juros de fato estão negativos na Suécia, o presente momento é o ideal para se negociar um segundo lote, justamente nas condições que seriam as do primeiro: início do pagamento após a entrega do último exemplar. Em troca, o Brasil poderia forçar a Suécia a fazer a compra de alguns KC-390 como acordo de compensação “offset”, além de exigir aprofundamento da transferência… Read more »

Luís Henrique

O problema dos militares em suas reivindicações salariais é que como são ligados ao governo federal, eles comparam seus salários com outros servidores federais. Com os políticos, com os juízes, com os auditores fiscais. E concluem que ganham pouco. Mas se eles comparassem com a iniciativa privada e com a média do brasileiro, eles veriam que ganham Muito Bem. Existem milhares e milhares de brasileiros com curso superior ganhando menos que sargento do exército. Milhares e dezenas de milhares. Nem vou citar os salários dos oficiais, que aí é covardia. Somente em multinacionais, em cargos de gerência para cima que… Read more »

Rinaldo Nery

¨Bom e bem acima da média nacional…¨. Eu, como cmte de A320 na Azul, ganho BEM MAIS que um 4 estrelas com 40 anos de serviço, com milhares de subordinados e milhões de reais para gerenciar. Não, não imaginamos uma guerra: o F-39 e o KC-390 são só nossos brinquedos novos, para pura diversão. Militar não consegue nem adquirir patrimônio, a não ser que vá para o exterior. Quanto às demais carreiras do funcionalismo federal, sim, TEM QUE HAVER ISONOMIA, gostem ou não. Sorry se seu salário é baixo. Voar F-39 devendo cheque especial… Ótimo. Eu cansei de voar E/R-99… Read more »

Gabriel

Infelizmente, o entusiasta comum desconhece completamente a carreira militar, particularmente os gastos envolvidos na manutenção de uma estrutura necessária para os contínuos anos de formação, especialização, aperfeiçoamento, etc necessários para que o militar possa desempenhar a sua função de maneira razoavelmente satisfatória. De maneira contraditória, “defende” armamentos e equipamentos “modernos”, mas é contrário aos enormes gastos que envolvem, entre outras coisas, a manutenção e logística necessária para que sejam operados de maneira eficiente. E para piorar, acredita que o militar que ira operar com equipamentos, com valor agregado de “milhões”, deve receber salário igual ou menor do que um civil… Read more »

Rinaldo Nery

Obrigado, Gabriel. Infelizmente, tenho uma reação ¨figadal¨ com comentários imbecis acerca da remuneração dos militares, que, há anos, são postados aqui, diuturnamente, por civis que NADA entendem da atividade militar. NUNCA cruzaram o portão de um quartel ou Base Aérea.

francisco Farias

E nenhum militar entende a pressão que os trabalhadores civis sofrem para cumprir as metas exigidas pelas empresas. Só para exemplificar: Minha cunhada trabalha em uma revenda de automóveis (em uma cidade do interior do Ceará) e cada um dos vendedores tem que vender 25 carros por mês. Aquele que não consegue cumprir esta meta é demitido. Ela vive na corda bamba, estressada e com medo de ser demitida. Vários de seus colegas já foram pra rua. Esta é a vida dos trabalhadores civis. Agora o militar que estiver insatisfeito, basta pedir a baixa e tentar a sorte nas empresas… Read more »

Carvalho2008

Sei e quando tivermos 220 milhões vendedoras de automóveis , quem vai dormir na base aérea esperando o dia de levar um míssil na rabeta???!!!

ELTON R

so para registrar ninguem foi obrigado a pagar o boleto de inscrição para a prova da ESA,AMAN OU AFA

Klesson Nascimento

Olá Francisco, eu sou de Fortaleza/Ce. Bem se sua cunhada está se sujeitando a esta situação ou é por extrema necessidade, acomodação ou gosta de viver em constante tensão (adrenalina vicia). Sugiro ela mudar de revenda de carros. É um absurdo a comparação de formação de um militar de carreira com a de um civil. É como se diz: Coisa boa, é a dos outros…..

Art

Ainda tem as transferências que impossibilitam a esposa (o) a trabalhar.

francisco Farias

Qualquer gerente e comissionado da CEF e Banco do Brasil só podem passa no máximo dois anos em uma agência. No fim deste período são transferidos ou perdem o cargo.

francisco Farias

Militar no Brasil não é carreira é empreguismo. O cara vai ser militar visando só o que vai ganhar. Quer ser militar para morar nas capitais e ganhar muito com estabilidade e segurança.
Eles (militares) dizem que não podem fixar residência e que com isso a família sofre. Entretanto, gerentes e comissionados de qualquer banco estatal só podem passar 02 (dois) anos em uma agência. São realocados sumariamente no fim deste período e, nem por isso vivem reclamando.

Carvalho2008

Não confunda desemprego com empreguismo!

Existem desempregados em que uma das opções é carreira militar.

Mas o investimento é alto e se de fato profissionalizou, é porque então sua formação ficou robusta. Se o valor desta formação é mais reconhecido em remuneração no meio civil, então é besteira dizer que militar é bem remunerado. Se o sujeito sai, é porque onde está se paga menos.

Salim

Lembrando que, estabilidade, aposentadoria integral com promoção, assistência medica full ate fim vida, alem de outras e mais 50% efetivo esta rio e Brasília. Todos são importantes na construção e manutenção Brasil, por que privilégios para alguns, qual diferençá: gari, motorista ônibus, caminhão, portuário, vigilante, empresário. Sofre mais acidente e morre motorista uber/taxi que funcionario faas no Brasil.

Rinaldo Nery

Morar nas capitais? Conhece Humaitá, Boca do Acre, Guajará Mirim, Tabatinga? Vai se ferrar!

Leandro Costa

Ô Coronel, a Azul não vai abrir vaga para ‘peões’ aqui no RJ não? Só abre vaga para VCP 😛 Mas sério, existe sim uma necessidade de deixar o militar tranquilo em relação à grana, que na verdade é a tranquilidade mental para que se possa concentrar no trabalho. Por mais incrível que seja uma afirmação dessas, militares lidam não apenas com equipamentos caros, mas lidam com armamento. Eu já acho um absurdo certas polícias estaduais Brasil afora não pagarem decentemente seus integrantes. Mas enfim, eu geralmente fico quieto em relação à essas coisas justamente por conhecer alguns jovens oficiais… Read more »

Space Jockey

Quantos brasileiros são comandantes de A320 num universo de 210 milhões ? Não tem cabimento fazer essa comparação. E se todos os militares efetivos tiverem que ser nivelados com os salários de altos servidores federais ficaremos sem FAs, pois a defesa exige grande quantidade de efetivos, diferente de auditores fiscais e magistrados que são em bem menor número. O que muitos entusiastas cobram é o mínimo para que num (bem possível) futuro não sejamos violados por hordas invasoras. Conheço muita gente que voaria o F-39 por metade do que pagam hoje, possivelmente eu. Que o diga a concorrência que é… Read more »

Augusto L

Qualquer oficial ja ganha mais de 5 mil reais em qualquer força é dinheiro suficiente para viver sem dividas, nem vou contar os benefícios, só não da viver na maionese de num sonho americano.
A maior parte da população não ganha nem 3 salários mínimos, ou seja, os militares reclamão de boca cheia.

Gabriel

A maior parte da população não sabe escrever uma frase direito e quer comentar assunto que não tem conhecimento, simplesmente porque “acha” que sabe.

Astenolvaldo

Sim… ouvimos o mesmo papo em 64: “o povo não sabe nada, quem sabe somos nós, os militares”. O resultado? O poder, que deveria ser devolvido ao povo depois de eleições, manteve-se no colo dos militares por 20 anos! Essa arrogância misturada com positivismo formam uma sopa fétida e asquerosa que faz parte da alma do oficial militar brasileiro médio. Que ousadia a sua de dizer que a maior parte da população brasileira não sabe escrever uma frase direito! O senhor não é melhor do que ninguém e, se é militar, recebe dinheiro desta mesma população que zomba! Vocês não… Read more »

Gabriel

Desculpa, me enganei, a maioria da população brasileira é culta e alfabetizada.
Todos estudos, estatísticas, informações, pesquisas, documentos, documentários, reportagens, etc a respeito do tema estão errados.

Astenolvaldo, você quer ser “politicamente correto”?, problema é seu! acha que é feio dizer que o Brasil é formado por uma maioria de analfabetos “funcionais”?, o problema é seu!
Eu não sou assim! não tenho nenhum problema em escrever verdades.

francisco Farias

Por outro lado os militares são super preparados. PHDs em tudo, só tem gênio.
Vá estudar e deixe de escrever besteiras.

Rinaldo Nery

Eu tenho Mestrado e MBA. Meu primo, Cel EB, tem doutorado.

Johnny

É, esse “reclamão” foi de doer.

Carvalho2008

R$ 5 mil eh remuneração de analista pleno em grandes empresas…nem coordenador é…aí vem o sr. O especialista, o coordenador, o gerente em varios níveis, o diretor, o superintendente e finalmente o presidente….

Um General com benefícios e complementos, está na faixa de um Gerente…

Rinaldo Nery

Nem de longe, amigo!

Gabriel

“Conheço muita gente que voaria o F-39 por metade do que pagam hoje”.

Eu conheço muitos que até pagariam para voar.

A questão não é “querer”, é ter capacidade e formação para “tal”.

Um profissional assim, que demora anos para formar e aperfeiçoar, você paga e paga muito bem sim!

E desculpa a sinceridade, só fala esse tipo de bobagem quem não entende do “riscado”.

sergio ribamar ferreira

Realmente Sr. Gabriel para pilotar um caça necessita-se de instrução, formação enfim , uma ótima aprendizagem. Porém quem paga os impostos que são realocados para as Forças armadas, para seu salário são da maioria que não sabe escrever uma frase, não tem um Hospital da Aeronáutica ou HCE a disposição. não possuem uma educação adequada, visto o dinheiro ser desviado para outros fins. Quem paga seu salário(caso seja oficial ou praça) sou eu e mais milhões que lutam todos os dias com o inimigo impiedoso, a vida. Lembrando, você ficará até os cinquenta e três anos , sem guerra, dizendo… Read more »

Gabriel

Meu camarada, está escrevendo linhas endereçada a categoria de Agentes Públicos errada.
Não gaste tempo escrevendo esse monte de bobagens (o bota capacidade para escrever bobagens juntas), de quem desconhece completamente as Leis e normas referentes a profissão militar.

Space Jockey

Gabriel Realmente eu não entendo mesmo do ‘riscado’ de ser oficial ganhando 10 salários, pois quando eu fui recruta eu ganhava somente 1 salário mínimo que com vários descontos perdia metade; eu nunca pude operar equipamentos de milhões, a mim me foi dado apenas um FAL com o qual nas muitas e muitas guardas tinha que ficar grudado 24 horas somente podendo ir pro colchão a partir das 22h pra dormir no máximo 4 horas, eu nunca pude comer em refeitório próprio com uma comida diferenciada; nunca o Estado me deu uma casa pra morar enquanto servia, ou dormia na… Read more »

francisco Farias

Qual a contribuição que um piloto F-39 dá para o pais? nenhuma, só dá despesas. Esse piloto passa anos se formando às custas dos trabalhadores civis. Eles comem, bebem e estudam às custas dos civis e no final das contas eles se aposentam sem nenhuma contribuição ter dado para a Nação.

Rinaldo Nery

E o que você está fazendo aqui, postando nesta matéria?

Carvalho2008

Porque acham que as companhias aéreas adoram, adoram e adoram contratar ex pilotos militares???

Porque na mão de um militar, as chances do voo airfrance 447 não cair no mar são muito, muito maiores….não voam videogame de simuladores 100% do tempo, e o dito cujo sabe se está subindo ou descendo mesmo sem painel de instrumento no escuro…

Rinaldo Nery

Exato. Quantos brasileiros são cirurgiões plásticos, ganhando horrores? Eu também gostaria, mas não cursei medicina. Fui pra AFA. Ralei, e MEREÇO estar na posição de comandante de A320. Passei na seleção, onde muitos tombaram.

Mazzeo

Cel Nery, essa visão, totalmente equivocada, que uma força aérea é feita só de pilotos vem de quem não tem ideia do que é a vida militar. Até hoje ouço isso mesmo na minha familia que, tento, esclarecer a respeito dos percalços da caserna. Pilotos são apenas a ponta da cadeia, mas sem intendentes, sem mecânicos, sem controladores de voo, sem quem cuide da pista e do hangar, todos os anos de formação e de investimento no piloto e na aeronave são apenas dinheiro jogado fora. Ainda tenho a visão que as forças deveriam extinguir esse sumidouro de dinheiro que… Read more »

Rinaldo Nery

Não entendi o comentário. Fui cmt de UAE. Acha que eu não sei que a FAB é bem maior que os aviadores? Nunca mudei de cidade junto com a família? Matricular filhos na escola? A FAB, com a reestruturação, não está se adequando aos novos tempos? Mas, ninguém esqueça: quem MANDA em QUALQUER Força Aérea são os aviadores.

kornet

Não ganham pouco,ganham muito pouco,um policial do CN inicial ganha 15 mil,um capinha do STF tb,fora motoristas,assessores,garçons e etc.
Os militares são muito mal pagos.

Colombelli

Parabens pela cobertura. Informação essencial. A da marinha sera um show de horrores. Tem muito mais coisa. Base Itaguai, tamandaré, sub convencional, sub nuclear, renovação de escoltas, patrulha.
E todas ainda penam por causa dos helicopteros.
So pra lembrar MB 76.000. FAB 67.000.
Ai está o que cortar.
E o EB deve suspender o sisfton e focar no guarani, na defesa AA, modernização dos helicopteros e IA2 e cortar parte dos 44.000 efetivos concentrados no RJ.

Augusto L

“E o EB deve suspender o sisfton e focar no guarani, na defesa AA, modernização dos helicopteros e IA2 ”
Péssima escolha e falta de visão, troca de projeto para lidar com ameaças atuais para outros que nunca serão empregados.

Colombelli

Augusto o EB não é policia de fronteira. Leia a CF.

Space Jockey

Haha eu também estou ansioso pelo da Marinha, promete. Quanto ao sisfron pelo Guarani não estou de todo convencido. Mas o melhor que podemos fazer é imaginar cenários reais de invasão e como se opor a eles.

GFC_RJ

Caro, Colombelli, Parece que o Exercito está contigo… Na semana passada, o choro na CREDN foi para pedir mais $$$ na LDO para o Guarani. Segue o Link: https://www.youtube.com/watch?v=GuQllsmT7JI Para complementar, Essa questão de contingente é polêmica demais! As FAs (as 3) fazem muitas funções secundárias no Brasil! Especificamente na FAB, vai de transporte de órgãos humanos e de autoridades (muitas autoridades)… até o controle de todo espaço aéreo civil que usa muito recurso humano. Aliás, isso é uma dúvida que eu tenho… é comum em outros países que o controle do espaço aéreo civil seja feito exclusivamente pela respectiva… Read more »

Rinaldo Nery

Sim, é comum nalguns países. Dilma queria ¨apaisanar¨ o DECEA, até quando os controladores espanhóis entraram em greve. Daí mudou de idéia. Imaginou uma greve de controladores no Brasil? Viaja de avião?

Bruno

Os deputados também tem os seus “projetos estratégicos”, aumento de salário, benefícios e fundo partidário, desculpem milicos, passem amanhã!

FERNANDO

Ai, aiiiiiiiiiii
como sonham,
esqueçam,
nossos políticos preferem gastar com prostitutas!
Vamos jogador GAMES OF WAR, que é melhor.

Marcos

Queria o que em um país de ladrões? Da casta mais baixa a casta mais alta, ladrões. Brasileiro e o seu jeitinho que tanto lhe orgulha. Tudo e todos, todos e tudo.

Não falta dinheiro para as eleições. Fundos bilionários para pagar santinhos, comícios, publicidade, advogados e toda a farra necessária para assegurar o “espetáculo da democracia” que é a eleição.

Parabéns

#SomosTodosOtários

Tadeu Mendes

Interessante notar o desinterêsse e o desrespeito do plenário para com a exposição de temas importantes para a defesa nacional.

O pessoal usando celulares, batendo papo com outros parlamentares. Parecendo um encontro para o cafezinho.

Ninguém liga para a defesa.

Tadeu Mendes

Desculpem o que eu vou dizer:

O Brasil vai precisar de ser invadido, sofrêr danos na infraestrutura e perder milhares de vidas, e só assim acordar para as prioridades geopolíticas e militares.

Quando chegar a guerra, manda congresso para o campo de batalha.

Zorann

Você realmente acha que em caso hipotético de invasão perderemos milhares de vidas ou danos na infraestrutura? Não temos forças armadas capazes de nos defender. Vamos ter rendições em massa…. deserções em massa. No fim, tomam isto aqui fácil, com perdas mínimas, com dano colateral zero, e sem precisar de causar danos a nossa infraestrutura.

Tadeu Mendes

Vamos fazer guerra ao Tio Sam. Depois êle bombardea, invade, e por fim; transforma o Brasil em um Japão ou Coreia do Sul.

Just kidding…..

Welder

Somente se o espirito francês baixa-se sobre nos. kkkkkk

Leandro Costa

Tadeu, a História corrobora o que você fala nesse sentido. Se não me falha a memória, de todos os conflitos em que o Brasil se meteu, em todos fomos pegos despreparados. Realmente não me lembro de houve alguma exceção.

Fernando "Nunão" De Martini

Leandro, Considero uma das exceções a Marinha no início da Guerra do Paraguai. Ela vinha se reequipando desde a década de 1850 com navios a vapor, e também buscava capacitar o Arsenal para manter e (depois de alguns anos) construir navios do tipo. Aliás, a própria atuação desses novos navios da Marinha, intervindo no Uruguai em 1864, foi um dos fatores que ajudaram Solano Lopez a desencadear o conflito (outras causas vieram dele mesmo, evidentemente). E se não houvesse uma esquadra suficientemente forte, pensada justamente para agir no Prata e contribuir para aumentar a influência do Império ali, não creio… Read more »

SardaukaR

Nunão, apenas um reparo: acredito que os encouraçados BR pré I GM foram encomendados a estaleiros ingleses. Abs

Fernando "Nunão" De Martini

SardaukaR, Talvez você tenha se confundido com os grandes encouraçados (em suas épocas) comprados na penúltima década do Século XIX, Riachuelo e Aquidabã, e na primeira do XX, o Minas Gerais e o São Paulo, que de fato foram construídos em estaleiros ingleses. Mas no comentário eu me referi ao primeiro dos encouraçados brasileiros, incorporado muito antes: a corveta encouraçada Brasil, encomendada a um estaleiro francês e entregue em 1865. Era um navio relativamente pequeno, mais adequado a operações fluviais, mas que não fazia feio em mar aberto. Ainda durante a Guerra do Paraguai, além de 9 encouraçados e monitores… Read more »

Rommelqe

Prezado Nunão: é incrível alguem negativar o seu abalizado comentário de pesquizador e profissional qualificado na área.
Grande abraço

Fernando "Nunão" De Martini

Kkkkkkk, valeu Rommelqe.

Mas na real não estou nem aí com negativação de comentários, apesar de achar uma atitude, no mínimo, curiosa. Algo que precisa ser estudado, mas definitivamente não por mim, rsrsrs

LucianoSR71

Aproveitando o gancho sobre despreparo p/ a guerra, me lembrei de um filme ( April 9th ) sobre a invasão da Dinamarca em 9 de Abril – daí o título – de 1940 e mostra uma cia de infantaria equipada com … bicicletas! Existia uma outra equipada c/ motos, mas essa era no pedal mesmo. As bicicletas tinham até suporte p/ levar metralhadoras mais pesadas c/ tripés, em partes. Isso contra a Blitzkrieg. Outra curiosidade: o capacete deles parecia uma versão em metal do chapéu do Napoleão, rs
Esse é um dos muitos capítulos pouco conhecidos da 2ªGM.

marcelo baptista

Ou fazer como Primeiro-Ministro Rupert “Bobo” Mountjoy de Fenwick e atacar os EUA, e esperar retaliação, perder e pedir financiamento para a “recuperação pós-guerra”, hehehhe

Antonio Palhares

Enquanto isso tem dinheiro para os partidos politicos gastarem sem necessidade de fiscalização. E tem gente que defende esta democracia cleptocrática.

Leandro Costa

Nosso sistema de votos funciona perfeitamente. O congresso é um espelho do povo.

E boa sorte com essa frase, porque deprime mesmo.

Adriano Madureira

Falta dinheiro para projetos militares, mas dinheiro para fundo partidário, para dar uma gorda vida boa a parlamentares e magistrados sobram bastante, dinheiro para emendas parlamentares e alguns luxos desses senhores do Olimpo. Tem que se rever muita coisa, inclusive aposentadoria e pensão para filhas gordas de militares, que não se casam para não perder a boca das mas muitas tem família constituída. Vendo a CRE&DN, é nesses momentos que acho que o Brasil deveria ser atacado por um safado como Maduro, para quem sabe abrir a cabeça dessas múmias velhas e de beiço caído do nosso parlamento… Um que… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Um que eu gostei, que até tentou ou pareceu estar preocupado com a situação, foi o Eduardo bolsonaro, que focaram muito na imagem dele, apesar que acho que só estavam tentando pintar uma imagem dele como parlamentar ativo.”

Adriano,

Nesse caso específico, não há nada a se estranhar com o fato do Eduardo Bolsonaro ter aparecido mais: ele é o presidente da CREDN. Apareceu principalmente porque tomou a palavra para pedir aos colegas que diminuíssem o volume da conversa para respeitar a exposição do chefe da COPAC. E depois passou às deliberações – enfim, é o papel dele.

Farroupilha

Adriano, iam acabar com a Ancine mas deram para trás. Dinheiro paratermos FFAA de respeito temos sim.

DOUGLAS TARGINO

Ainda acho que não vamos passar de 60 aeronaves, e olha que estou sendo bem otimista.

DOUGLAS TARGINO

E em relação ao KC-390, acho que não passamos das 20 unidades.

Salim

Senhores, acertar gastos vai demorar e redução efetivo por temporário também, todo funcionalismo chora, porem ganha muitas vezes mais e tem estabilidade do que um de nos, não adianta a casta pública pensa assim. Em outros países e ao contrario, talvez explique o nosso atraso. Poderiam , no caso kc390, antecipar entrega para outros compradores e fazer esforço de vendas do mesmo. Portugal será grande vitrine e se conseguirmos homologar todas as possíveis capacidades o kc e fazer propaganda e esforço político eficiente resolveriamos em parte a indisponibilidade atual recursos. Temos nesta linha adarter, Msnsup , astros, napa500, subs, ia2,… Read more »

Farroupilha

Colega pesquise quantos auxiliares cada ministro do STF possui. Irá ficar de queixo caído.
Antes de diminuir o efetivo de nossas FFAA (ideia aparentemente boa, mas que é um tiro no pé) precisariam é de mais armamentos e bases pelo país. Sem falar em mais presença brasileira na Antártica e África.
Entretanto a malícia é dexar nossas forças mais fracas inclusive no seu número de tropas.
Abram seus olhos! O inimigo é ardiloso.

Salim

Farroupilha, náo preconizo nem redução efetivo nem redução gastos faas. Comento, com base em experiencias e gastos de outros paises que tem desempenho muito superior ao nosso com gasto menor ou equivante, lembrando que os custos e salários são bem maiores que os nossos, náo só para uma parcela da sociedade mais para todos. Serviço de 8 anos para maioria tropa, treinados e pagos como profissionais. Ressalto que Israel possuem efetivo na forca aerea de 34000 homens e cerca de 700 aeronaves de ponta.

Space Jockey

Acho que está faltando aos militares fazer um convencimento dos políticos (Congresso) do que pode resultar o descaso com a defesa, e o momento é esse em que alguns atores estrangeiros deram com a língua nos dentes e revelaram um antigo desejo deles para com o Brazil.

Marcos

Os políticos brasileiros são uma das raças mais safadas que já pisaram aqui nesta terra de zé ninguém. Quando explodir uma guerra eles vão ser os primeiro a fazer as malas e se mandar do país

Antunes 1980

Devido aos altos custos dos caças e o baixíssimo nível de ameaças contra nosso país, deveríamos pensar em utilizar este vetor. Alguns canhões modulares e mísseis de fabricação nacional.
Valeria para ter uma redução de mais de 50% de Investimento total.

comment image?resize=768%2C512&ssl=1

Farroupilha

Enquanto isso os parlamentares rindo a toa com mais regalias ainda. Vai sobrar dinheiro para eles.
Nosso problema esta no Congresso vampiresco e não nas FFAA.

Foxtrot

Nossa quando recebermos e se recebermos as 36 unidades do Gripen em 2026 ele será o mais moderno das velharias existentes.
Pelo jeito sempre teremos uma aeronáutica Brasileira e nunca uma verdadeira Força Aérea.
Deveriam mudar as siglas da FAB para AEB (Aeronáutica Brasileira).
Quanto ao “avião de papel” seguirá o mesmo caminho de seus antecessores.
Em 2026 comprarão novo projeto mirabolante para torrar o dinheiro nacional.
Quanto aos políticos nacionais e o filho metido a Base boy do bobo da corte, não vou nem gastar saliva para contar.

Nilson2017

Os gráficos demonstram o quanto os contratos dos militares são feitos em bases ilusionistas. Vejam que os contratos têm uma curva ascendente de gastos, crescimento muito superior do que a inflação, que deveria ser o limite do crescimento do gasto. Fazem o contrato jogando o grosso da despesa para a frente e decerto começam a rezar para a economia melhorar ou para entrar um presidente que priorize a defesa. Assim não funciona, é um péssimo planejamento, o certo é ter despesas em fluxo constante, compatível com o crescimento possível do orçamento, e não esse fluxo ascendente, que claramente é impossível… Read more »

A C

Alguem jah cantou a pedra aqui e faco coro: em tempos de aperto, se nao houver pesados impedimentos contratuais, cancela-se a versao biplace do Gripen e substitua pela mesma quantidade de monoplaces.

Entra ano, sai ano e a historia eh sempre a mesma: verbas para as Forcas serao sempre contingenciadas dadas outras prioridades que competem pelo mesmo bolso (e oferecem melhores resultados eleitorais).

Pragmatismo economico parace ser um conceito pouco aplicado em projetos que requerem compromissos financeiros de longo-prazo. “Querer” e “poder” sao verbos diferentes e no Brasil a distancia entre eles eh abismal.

Carlos

#Reforma política já… se todos devem reduzir o orçamento incluindo setores estratégicos de defesa que é de grande importância então meros parlamentares não são uma exceção, reforma política já cortes no número de deputados e cargos corte nas regalias redução dos gastos já…
Eu apoio e vocês também devem apoiar…

Farroupilha

Correto Carlos.

india-mike

Senhores, muitos de nós sonhamos com um segundo (e terceiro) lotes de Gripen. 108 aeronaves. Sei que o assunto aqui é aéreo, mas no naval é a mesma coisa, 2º e 3º lote de S-BR, mais um (ou dois ou 3) submarino nu-cle-ar! Mas agora a realidade começa a bater, e bater com força. Historicamente o Brasil não cumpre os seus programas de reequipamento militar. Foram raríssimos os casos que um programa prolongado foi mantido. Adquirimos muito menos AMX do que o inicialmente contratado, planejamos 16 Inhaúmas, completamos 4. Vão dizer que estou sendo pessimista, mas se até 2026 tivermos… Read more »

sergio ribamar ferreira

India-mike o Sr. está sendo realista quanto ao número de aeronaves. aposto que serão só 36 caças. Grande abraço.

samuka

“Nenhum órgão público quer fazer a reestruturação necessária pra se tornar eficiente” – pra que isso, o importante é a ISONOMIA no salários dos servidores públicos e oficiais militares, sorry se nós somos uns ferrados meros trabalhadores de segundo escalão…

Mfs

No mínimo teremos mais 36 Gripen, muita histeria velho, tem até tem até 2026 para assinar o segundo lote, os F-5 começam a dar baixa em 2025

OSEIAS

Só não quero ver choro de politico, quando nosso país for invadido e Brasília for destruída.
ai será tarde para nossa população que só se preocupa com futebol e cerveja.

André Sávio Craveiro Bueno

1. Quem, hipoteticamente, invadiria?

2. Possivelmente, “Brasilia” seria uma linha auxiliar da invasão. Basta ver o comportamento dos políticos em geral, que pensam mais em si e seu grupo político do que no país e sua população.

Space Jockey

André – 1 – Uma coalizão liderada por potências européias com apoio velado dos EUA, mas não é pra amanhã, é uns 20-30 anos ou mais. Eles esperarão o momento oportuno que serão as crises ambientais e climáticas, pois este cenário dá um ar de legalidade a operação, e a guerra híbrida ja começou, o objetivo dela é nos enfraquecer, nos tornar párias preparando o futuro. Desembarcando aqui fatiariam tudo em novas capitanias hereditárias entre eles, o espólio de guerra. Hoje não é viável, mas nas futuras décadas com o agravamento das crises ambientais e humanitárias vai haver apoio suficiente.… Read more »

Salim

Contra coalizão paises, náo teríamos muitas chances, a náo ser que parem gastar mais 80% com pessoal e passem a investir em equipamentos ponta, nacionalização itens consumo/armas ponta em quantidade e profissionalização da tropa.

OSEIAS

Bom, já estamos vendo movimentos descarados da França e seus aliados discutindo sobre a soberania brasileiro em relação a Amazônia. Água mole em pedra dura…… Isso não seria do dia para noite, mas nossos inimigos estão esperando nossos vacilos, e o que não falta e o monte de motivos que estamos dando. Você crer seria mente que o mundo gosta mesmo do nosso povo, você crer que se na hora “H” esses caras não nos invadiriam para garantir sua sobrevivência. Americanos eram amigos do Saddan contra o Iran, eram amigos do grupo do bin laden na guerra contra a URSS.… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

3. A invasão não precisa necessariamente usar meios militares, certo?

Space Jockey

3- Errado, precisa sim.

OSEIAS

quando você quer deixar um povo de joelhos não precisa de uma invasão militar. Mas quando você quer os recursos, você acho um pretexto bem idiota como “estão destruindo a Amazônia” ai forma uma coalizão (uma divisão dos espólios) ai invade faz o que quer e ninguém te impede. Quer paz, se prepare para a guerra com simulação contra qualquer um. Esteja preparado.

ALEXANDRE

Nossa,Brasil é uma piada de mal gosto

Rommelqe

Um aspecto básico a respeito do qual gostaria de ter maior clareza consiste no fato de que o planejamento demonstrado contempla básicamente os desenbolsos a serem realizados no âmbito da FAB Entendo que ali estejam considerados todos os custos diretos. Por exemplo, no caso do KC390, os montantes declarados são utilizados para remunerar a EMBRAER e todos os subforencedores, tais como as turbinas que, em particular, devem responder por algo em torno de 30 a 40% dos custos! Se estendermos o mesmo raciocínio para o programa do GRIPEN, nos recursos contemplados certamente estão parcelas a serem pagas não somente à… Read more »

luiz antonio

Todas essa baboseira para dizerem que esses dois programas vão para o beleléu (aliás já tinham dito isso aqui e somente os inocentes, incluído eu não acreditaram). F39 somente primeiro lote a duras penas (em 10 anos vem a canibalização). KC 390? A FAB ficará com uns 10 e olha lá e o resto do pedido vão empurrar para alguém, tentando reduzir o prejú!
Brasil é a eterna piada pronta.

Farroupilha

Nossos militares (principalmente eles na nossa sociedade) têm que pararem em suas declarações e estudos estratégicos de afirmarem que o Brasil não possui inimigos e que estamos numa região sem ameaças… Ora! Depois que inventaram o ICBM não existe esta hipótese de lugar seguro no planeta. Que parem de vez com isto. É uma total patetice essa mensagem de paz que passam para o público e políticos. E pior que ainda tem coisa pior… É falarem, proporem em seus estudos, que com guerrilha podemos defender o país e a amazônia. O que esperam com isto? Que sejam dados a tropa… Read more »

Farroupilha

O que deve ser insistentemente repetido nas FFAA para seu pessoal e à sociedade… ….O Brasil vive num mundo extremamente perigoso. Várias guerras foram feitas com alianças. Uma aliança pode surgir contra nós a qualquer momento. Possuímos território sem invernos rigorosos, apto a ser atacado e ficar sob ataque o ano todo. Nosso território é passível de ataque tanto via oceano como por terra, não possuímos nenhuma cordilheira verdadeira para nos proteger, ou para servir de guarita. Todo nosso território possui riquezas, acima ou dentro do solo. Nosso litoral é amplamente favorável a desembarques. Nosso tamanho territorial ajuda na nossa… Read more »

Farroupilha

É isso que tem que ser dito no Congresso e na imprensa, nossos militares do Brasil.

Space Jockey

Farroupilha, perfeita colocação. Se você é um país pequeno e de poucos recursos, uma Nova Zelandia da vida não há muito com o que se preocupar, a Austrália é um, país gigante, mas ao contrário de nós eles não tem tantos recursos, a maior parte do país é deserto. Somente existe no mundo um único país rico em recursos naturais e indefeso: Brazil ! Eu não acredito que potências militares com território insignificante vão se contentar no futuro com isso, temos que antever potenciais agressores. E o agravamento de crises ambientais é um pano de fundo perfeito para aventuras além-mar.

Juvenal

Semana passada eu disse que “No money no fighter” e fui execrado aqui. Talvez o primeiro caça ainda vem em 2022. Quem viver verá. Beijos

luiz antonio

Não sou militar, apesar de querer ter sido, especificamente na Força Aérea Brasileira e acho uma tremenda injustiça, desconhecimento e parcialidade quando justificam a falta de recursos pelos salários dos militares. Tenho parentes militares e não estão rasgando dinheiro. Falam dos salários de militares que ganham muito, porém, esquecem que estes são oficiais superiores e já quase no final de suas carreiras. Porque não justificam a falta de recursos causadas pelo inchaço da máquina pública nos tres níveis? Porque não falam dos US$ 200 milhões anuais (se não for mais) para pagar as farras apenas dos políticos de Brasilia, sem… Read more »

luiz antonio

….municipais, estaduais e federais….

Salim

Luiz, o site e para discutir assuntos relativos a nossas faas, portanto cobramos e comparamos desempenho das mesmas. A discrepância dos salários e regalia dos funcionários públicos Brasil e vergonhosa, em paises com IDH muito superior ao nosso os salários e benefícios são equivalentes, talvez explique em parte nosso atrasos.Ressalto que temos mais 80000 militares marinha e pouquíssimos meios operacionais ( números de 2017).

Mfs

74.000 tem hj na marinh

Salim

Então de 2017 para hj mandaram embora 6000 praças, alem de falta meios aumentamos a NR de oficiais sem meios e comandados. Triste cabide ineficaz.
Deveria ser 60% salários e benefícios e 40% para custeio e investimento, acredito que o valor hj gasto e suficiente, falta gerenciamento eficaz e foco na defesa do Brasil

Michel Moreira

Aqueles 8 dos 88bi estão fazendo falta agora..

Bueno

Alguém poderia propor uma PL reduzindo o GTE VIP Vender as aeronaves e os parlamentares contratar a Lider taxi

Gabriel

Boa! gostei!

Salim

Brigadeiros zelosos pela defesa nacional e com foco nas suas atribuições constitucionais náo aceitariam a sua proposta.

Rinaldo Nery

Engano seu.

Saldanha da Gama

Queda da Bastilha já… já…. jáaaaaa

Augusto L

O mais decepcionante não é nem a falta de $$$, mais sim, os militares que não conseguem ter uma visão moderna de como modernizar as forcas, as mudanças de conceitos na força são extremamente demoradas e só acontecem por forcas extrema dos fatos e não por um planejamento a longo prazo. Resumindo os militares apesarem de se acharem o último biscoito do pacote, os salvadores do cenário político nacional, não são nadas diferentes da classe política brasileira, quando há uma economia em crescimento traçam planos mirabolantes, ai ciclo econômico se inverte, os planos vão por água abaixo são obrigados a… Read more »

Rinaldo Nery

Qual seria essa ¨visão moderna de como modernizar a Força¨? Brinde-nos com o seu conhecimento de planejamento estratégico de alto nível. Fiquei curioso. Quem sabe a Sexta Subchefia do EMAER aprenda alguma coisa. E o TB Amaral, CEMAER e 01 de turma.

nonato

Mas o pagamento pelo gripen não começaria apenas depois da entrega da última aeronave?
E aquele pessoal que foi fazer treinamento lá por volta de 2015, 2016, serviu para quê?

Fernando "Nunão" De Martini

“Mas o pagamento pelo gripen não começaria apenas depois da entrega da última aeronave?” Pelo jeito, essa proposta inicial oferecida pela Saab foi renegociada. Há vários comentários lá em cima discutindo o assunto, você pode ler e, se ainda achar que vale a pena, levantar mais questões a respeito. “E aquele pessoal que foi fazer treinamento lá por volta de 2015, 2016, serviu para quê?” Nonato, se você se refere a dois pilotos da FAB que se tornaram pilotos de Gripen, alguém tem que começar a voar os aviões das primeiras entregas, certo? Veja o gráfico da mudança nas entregas:… Read more »

Salim

Vendem para nação uma coisa, depois nos corredores e gabinetes fazem negociatas escassas.

Carlos Alberto Soares

Vai piorar.

LucianoSR71

Sobre gastos públicos, soube há pouco sobre um ‘ótimo’ exemplo: projeto da Funai p/ criação de criptomoeda p/ os índios, custo 44 milhões!
Gostaria de conhecer o autor do projeto e quem o aprovou.

FANTASMA
Gil

Saudade dos governos militares, época em que os bandidos do congresso não freiavam o Brasil, por algo o BR crescia muito naquelas décadas, ia sem freio de mão puxado.

Luiz Floriano Alves

Nas guerras do Prata que mais impactaram o Brasil, a Coroa mandava oficiais e armas e os gaúchos faziam a guerra por formação e patriotismo. Até Canudos teve a intervenção decisiva da cavalaria gaucha. Mas, os tempos mudaram. O cavalo não é mais arma de guerra. Serve apenas como efeito decorativo e de pretexto para que cavaleiros ganhem verba de alimentação do rocinante, superfaturada, claro. Incrível, mas é verdade. As forças armadas precisam de um choque de realidade para receberem a devida atenção.

Carvalho2008

A única coisa que acho dos militares, não só no Brasil, como no mundo inteiro como um enorme problema, é que o mundo moderno trouxe uma inflexão galopante na expectativa de vida e assim, a medida que o trabalho intelectual avança e o braçal reduz, a faixa de aposentadoria aumenta no civil pela própria expectativa de vida produtiva. Pois bem, no meio militar, tirando exceções de função, um militar de 50 anos não tem condições de exigências físicas a que lhe é inerente. No entanto, o dito cujo está no auge de sua formação técnica e intelectual. A verdade é… Read more »

Kemen

Caraca, desse jeito vamos mal, sempre atrasando tudo, mas não tem outra saida enquanto não regularizarmos e dinamizarmos a nossa economia. Eu não acho que criar um imposto tipo CPMF vá resolver os nossos problemas de gastos maiores que a arrecadação, antes quando foi criada a CPMF para uma finalidade especifica, a arrecadação foi utilizada em sua maioria em outras coisas, não há garantia que o fato não se repetisse.

Denis

“Projetos estratégicos da Aeronáutica na CREDN”.
Roteiro: “-Boa noite, senhoras e senhores. Estamos sem dinheiro, e mais uma vez atrasaremos as nossas metas. Obrigado.”