Saab Press Trip: Gripen E Q&A
Vai começar uma série de matérias com perguntas e respostas sobre o Gripen
A convite da Saab o Poder Aéreo participou da “Press Trip do Gripen brasileiro” que culminou com a entrega oficial do primeiro caça multifunção Gripen E à Força Aérea Brasileira.
Eu trouxe na bagagem um caminhão de informações e novidades que estamos agora processando. E, graças às perguntas feitas pelos nossos leitores no post “Press trip do Gripen brasileiro: faça sua pergunta”, em breve o Poder Aéreo publicará uma sequência de posts com o título principal “Gripen E Q&A” (Questions and Answers – Perguntas e Respostas).
Não foi possível fazer todos os questionamentos por total falta de tempo (volume enorme de perguntas para um tempo tão curto), mas garanto que aquelas que conseguimos fazer tirarão muitas dúvidas dos nossos leitores.
Gostaria de destacar o trabalho feito pelo nosso colaborador e ex-editor dos sites da Trilogia, Fernando “Nunão” De Martini, que copilou os principais questionamentos dos leitores e permitiu que eu me organizasse melhor para o evento. De outra forma o gasto com tempo para selecionar e organizar as perguntas, ainda durante o evento, seria enorme.
A cada palestra, a cada conversa com executivos, funcionários e pilotos da Saab, militares da Força Aérea Sueca e funcionários da FMV, brasileiros em treinamento no exterior, eles foram bombardeados por inúmeras perguntas. Em diversas oportunidades a sessão de perguntas era aberta com a seguinte frase: “Any Questions?”. Eu dava uma rápida olhada em volta e lá estava o braço levantado, pronto para atuar como “a voz” dos nossos leitores.
Aguardem, pois traremos muitas informações.
Atenciosamente,
Guilherme Poggio
Veja abaixo a lista de matérias publicadas até o momento
Obrigado, Poggio! Finalmente saberei quando as aeronaves serão entregues e se virão com ou sem o IRST!!1! 😀
E qual o prazo de entrega e quando chegará o 1° Gripen ao Brasil. Kkkkkk
Claro que virão com IRST instalado Leandro, até teco-teco chinês já saí da linha com IRST instalado…rsrsrs
Acho que a pergunta que mais se ajustaria ao IRST do Gripen seria assim, apesar da resposta ser dificil.
-Qual o alcance estimativo do IRST do Gripen para deteção de um F-16 block50 em vôo normal?
-Qual o alcance estimativo do IRST do Gripen para deteção de um SU-30 em vôo normal?
-Em quanto tempo estimativo o Gripen se reabasteceria em vôo restando apenas 10% de seu combustivel interno, desde o encaixe do supridor até o desencaixe ?
Tô aguardando pra ver o IRST !!!
Tá demorando pra instalar!!
Parabéns ao pessoal da trilogia, vocês são demais.
Minha pergunta foi sobre a possibilidade do biplace ter uma versão dedicada a guerra eletrônica e quais seriam os equipamentos adicionados p/ essa missão.
E a Pintura?? Não esqueçam da Pintura. Excelente trabalho. Parabéns a todos.
Essa já está no forno. Aguarde um pouco mais.
Aguardamos ansiosos!
Autonomia?
Me pareceu muito baixa e característica para países de dimensões reduzidas. Para o Brasil não é um ponto fraco?
Desculpe a intromissão colega, mas a versão Gripen E feita para a FAB aumentou o alcance e também tem o reabastecimento em vôo, que também aumenta o alcance.
Ferry range: 4.000 Km
Combat range: 1.300 Km
Adicionalmente o custo publicado pelo site da jane.
https://www.quora.com/Is-the-Gripen-E-better-than-the-F-35
Alcance.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2010/07/alcance-gripenNG.jpg
Ivan, a autonomia do Gripen E é semelhante à de caças que foram finalistas do programa F-X2, o Super Hornet e o Rafale. A diferença principal é a carga de armamentos destes outros dois, maior.
http://tecnodefesa.com.br/td-entrevista-cinco-perguntas-para-o-major-general-mats-helgesson-comandante-da-forca-aerea-da-suecia/