O desenvolvimento do FC-31 da China, o segundo caça furtivo do país, está ocorrendo sem problemas e dentro do cronograma, de acordo com seu designer-chefe.

Sun Cong, presidente do Estabelecimento Aeronáutico Chinês da Aviation Industry Corporation of China, disse em entrevista coletiva em julho em Shenyang, província de Liaoning, que as pessoas devem ser pacientes e aguardar boas notícias do projeto.

“Vocês verão seus últimos desenvolvimentos no devido tempo, em um futuro próximo”, disse Sun, que também é o pesquisador-chefe do Shenyang Aircraft Design and Research Institute da AVIC.

Os comentários da Sun indicaram que a China nunca vacilou em suas tentativas de desenvolver e construir uma segunda série de aviões de combate furtivos depois que o J-20 entrou em serviço com a Força Aérea do Exército de Libertação Popular em 2017.

É provável que seus comentários tranquilizem qualquer pessoa preocupada com o destino do FC-31 por causa de seu desaparecimento virtual da opinião pública nos últimos dois anos.

Primeiro protótipo do FC-31, apresentado em 2014

O jato bimotor, que se esquiva do radar, foi inaugurado em outubro de 2012, quando um protótipo fez seu voo inaugural, tornando-se o segundo jato de caça de 5ª geração da China, após o J-20.

O FC-31 possui uma alta taxa de sobrevivência, uma baixa assinatura de radar, contramedidas eletrônicas avançadas, forte capacidade de coleta e manuseio de informações, excelente consciência situacional e capacidade de combate além do alcance visual.

Além do combate aéreo, também pode realizar ataques contra alvos terrestres e marítimos, de acordo com seus projetistas.

A aeronave possui um grande compartimento de armas e pode transportar vários mísseis externamente.

De acordo com as especificações da AVIC, o FC-31 tem um peso máximo de decolagem de 25 toneladas, um alcance de combate de 1.200 quilômetros e uma velocidade máxima de Mach 1,8, ou 2.205 quilômetros por hora. Pode transportar 8 toneladas de armas e tem uma vida útil projetada de até 30 anos.

O FC-31 entrará em serviço como a mais recente conquista do instituto Shenyang e da Shenyang Aircraft Corp, após o jato de caça J-15 e o jato de meio século da série J-8.

Em julho de 2019, em Shenyang, a AVIC marcou o 50º aniversário do voo inaugural do J-8, bem como o 10º aniversário do primeiro voo do caça naval J-15.

O J-8 foi o primeiro avião de combate desenvolvido na China capaz de executar operações de alta altitude e alta velocidade, e a série tem inúmeras variantes ainda em serviço com a PLAAF e a PLA Navy. O J-15 é a ponta de lança do grupo de batalha de porta-aviões e participou de muitos exercícios de combate de longa distância em mar aberto.

ABAIXO, FOTOS DO SEGUNDO PROTÓTIPO (FC-31V2)

FONTE: China Daily

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