Primeiro Embraer E195-E2 da Azul

São José dos Campos – SP, 12 de setembro de 2019 – A Embraer entrega hoje o primeiro jato E195-E2 para a AerCap, maior companhia de arrendamento de aeronaves do mundo, e para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., em cerimônia em sua sede em São José dos Campos. A Azul é a operadora de lançamento global do E195-E2, a maior das três aeronaves da família E-Jets E2 de jatos comerciais. A companhia aérea encomendou 51 aviões do mesmo modelo e receberá outras cinco unidades ainda em 2019.

“A entrega de hoje é uma ocasião muito importante”, disse John Slattery, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial. “É a maior aeronave comercial que a Embraer já produziu. Os passageiros vão adorar o novo interior, e as companhias aéreas vão se impressionar com a extraordinária eficiência operacional. O jato é, sem dúvida, ideal para o modelo de negócios de tarifas reduzidas da Azul e para o portfólio da frota da AerCap. Estou orgulhoso de toda a equipe da Embraer que trabalhou tão duro para ver esse dia.”

A Azul operará o E195-E2 na configuração de classe única, com 136 assentos, em várias rotas domésticas e internacionais.

“Nos últimos 10 anos, a Azul revolucionou o mercado de aviação brasileiro. Ajudamos a dobrar o mercado doméstico, incluindo serviço aéreo a diversas regiões, cidades e comunidades que nunca tiveram voos antes, tudo graças às aeronaves Embraer E195-E1. Agora, com o E195-E2, estamos prontos para dar início a um novo capítulo na história da aviação brasileira. Não poderíamos estar mais orgulhosos de voar ainda mais alto com uma aeronave construída com tecnologia e inovação brasileiras”, disse David Neeleman, fundador e presidente do conselho da Azul. “O E2 representa um grande passo na transformação da frota da Azul, potencializando ainda mais a expansão de nossas margens”, concluiu Neeleman.

“Todos na AerCap estão entusiasmados por entregar o primeiro Embraer E195-E2 à Azul. Não temos dúvida de que essa incrível aeronave levará duas líderes brasileiras a um novo patamar. Desejamos à Embraer e à Azul todo o sucesso com o programa E-Jets E2 e estamos ansiosos em trabalhar com as duas empresas por muitos, muitos anos”, disse Aengus Kelly, CEO da AerCap.

O E195-E2 recebeu, em abril, o Certificado de Tipo de três órgãos regulatórios: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration – FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA).

Testes em voos confirmaram que a aeronave é ainda melhor do que a especificação original. O consumo de combustível é 1,4% menor do que o esperado, chegando a 25,4% de economia por assento comparado com o E195 da primeira geração. Já os custos de manutenção são 20% menores e o E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável da categoria, operando com o menor nível de emissões e de ruído externo. A margem cumulativa para o limite de ruído ICAO Stage IV varia de 19 a 20 EPNdB, 4.0 EPNdB menor do que seu concorrente direto.

Assim como o E190-E2, o E195-E2 também possui os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aeronaves com corredor único, com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção e sem limite de calendário para operações típicas do E-Jet. Isso significa 15 dias a mais para a utilização da aeronave em um período de dez anos, comparado à atual geração de E-Jets.

O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos. O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos. A cabine pode ser configurada com 120 assentos em duas classes ou até 146 em classe única.

A Embraer e a Azul também assinaram um contrato de longo prazo para um programa de suporte de peças reparáveis à nova frota da companhia aérea de jatos E195-E2. A Azul aderiu ao Programa de Pool de serviços da Embraer em dezembro de 2008, quando começou a operar os E-Jets da primeira geração, e mais recentemente ao Programa de Gestão de Manutenção. Com este novo contrato de suporte, a companhia aérea passa a ter cobertura para toda a sua frota de jatos Embraer.

A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e conta com mais de 100 clientes em todo o mundo. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.500 aeronaves foram entregues. Atualmente, os E-Jets estão voando na frota de 80 clientes em 50 países. A versátil família de 70 a 150 assentos voa com companhias aéreas de baixo custo, bem como com operadoras regionais e tradicionais.

Sobre AerCap

A AerCap é líder global em arrendamento de aeronaves, com 1.373 aviões próprios, gerenciados ou encomendados, com US$ 43,1 bilhões em ativos totais em 30 de junho de 2019. A AerCap possui uma das carteiras de pedidos mais atraentes do setor. A AerCap atende aproximadamente 200 clientes em cerca de 80 países com soluções abrangentes de frota. A AerCap está listada na Bolsa de Valores de Nova York (AER) e tem sede em Dublin, com escritórios em Shannon, Los Angeles, Singapura, Amsterdã, Xangai, Abu Dhabi, Seattle e Toulouse.

Sobre a Azul

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com 854 voos diários e 114 destinos. Com uma frota operacional de 129 aeronaves e mais de 11.000 funcionários, a Companhia possui 225 rotas em 30 de junho de 2019. Em 2019, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea da América Latina pelo TripAdvisor Travelers’ Choice e, em 2018, foi eleita a melhor companhia aérea pela Kayak Flight Hacker Guide, e também foi classificada como a melhor companhia aérea regional da América do Sul pelo oitavo ano consecutivo pela Skytrax. A Azul também foi a companhia aérea mais pontual do Brasil em 2018 de acordo com o ranking mundial da FlightStats. Para mais informações, visite www.voeazul.com.br/ir.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Leandro Costa

Aviãozinho lindo esse! A EMBRAER como sempre caprichando em eficiência e estilo.

Delfim

Bela pintura.

Vicente Jr.

Tem fotos do interior??

Ironcop
Jonas Silberstein

Esse avião é belíssimo e com essa pintura, nesse tom e grafismo, ele fica ainda mais bonito. Mais uma prova que avião bonito voa bem. Que máquina fantástica, parabéns à Embraer e o seu time de engenheiros que criaram esse avião. Orgulho de um produto nacional de uma empresa nacional.

nonato

Era nacional

Rafaelsrs

Engrosso o coro do Nonato: A Boeing deve estar exultante de ter vendido mais um avião!

Guilherme

A Azul tem é que abaixar os preços dela. Estão caros demais. E parabéns para a Azul e para a Embraer pela aeronave.

FernandoEMB

Concordo que estejam caros… Mas se mesmo assim, os aviões voam cheios, eles não tem o porque baixar. Lei do mercado.

Guilherme

Concordo com você, FernandoEMB. O que falta, na verdade, é mais companhias aéreas operando no Brasil. Isso iria baixar os preços.

Rinaldo Nery

Falta uma reforma tributária, reduzir o preço do querosene (40% dos custos de uma companhia) e desonerar a folha de pagamentos. Qualquer outra companhia novata enfrentará os mesmos desafios. Custo Brasil. Ninguém sobrevive com essa história de passagens a 100 reais.

André

Uma pergunta, porque as asas do avião não são pintadas?

Juvenal

As asas não são rígidas como a fuselagem. Elas têm um certo nível de deflexão, pintá-las iriam atrapalhar.

FernandoEMB

São pintadas sim. Só que é uma pintura padrão em cinza.

Jagderband#44

Where’s Sukhoi Superjet 100?

Juvenal

O Último grande jato made in Embraer.

Carlos Alberto Soares

Quais componentes da anv são Made in Embraer ?

Fernando EMB

Fuselagem (maior parte), as asas, boa parte do interior, os trens de pouso, os pilones, a fiação, painéis do cockpit, a tubulação.

Evandro

O Fly-by-wire e os winglets também são feitos pela Embraer e suas subsidiárias

Fernando EMB

Quanto ao FBW, o software (a lógica, as leis de controle, sua arquitetura) são da Embraer. O hardware é de fornecedores.

Clésio Luiz

Off Topic:

Enquanto isso, os funcionários da Boeing continuam jogando o nome da empresa na lama. Agora são as amarras de carga no porão da aeronave KC-46, se soltando em pleno voo. Foram suspensas transporte de carga e passageiros na USAF:

https://www.flightglobal.com/news/articles/usaf-bans-passengers-cargo-from-boeing-kc-46a-460845/

DANIEL FORTUNATO DE ARAUJO

Que avião bonito!
Estou ansioso para poder voar nesse modelo.

GILBERTO MARTINS LOUREIRO

Os KC390 para Portugal ainda serão construídos pela EMBRAER? Tenho minhas dúvidas.