Poder Aéreo na Suécia
Como vocês sabem, nosso editor Guilherme Poggio está na Suécia, participando da Press Trip do primeiro Gripen brasileiro, a convite da Saab.
Hoje, os jornalistas foram levados para conhecer a linha de produção do Gripen e as aeronaves de teste.
Diferentemente da última vez, a Saab deu mais liberdade para fotos na área de produção.
Nas imagens enviadas pelo Poggio hoje de manhã, vemos o Gripen E 39-8 e o Gripen C que foi usado nos primeiros testes de integração do míssil Meteor.
Observar que o 39-8 está com um casulo sob a fuselagem usado para fazer imagens em ensaios de separação de armas.
No momento da escrita deste post, os jornalistas estavam a caminho da FMV, Administração Sueca de Material de Defesa.
1-parabens ao PA pelo convite e pela excelente cobertura do evento
2-a SAAB tá deixando a gente muito mal acostumado com toda essa atenção….
3-o que é aquela placa na 4° foto?
PArece uma caixa de fusiveis ,fica logo abaixo do canard
Tem um lapso temporal e não consegui entender , Sobre o “”Cronograma de construção e entregas das novas AERONAVES BRASILEIRAS”” , Obrigado
Isso já foi falado umas 846578 vezes aqui no PA….coloca na barra de pesquisa os termos “cronograma de entregas Gripen Dimensão 22″….
kkkkkkkkkkkk..rsrs…. Gentem kkk
Este ano está sendo ótimo para a FAB. KC-390, Gripen, Meteor, E-99M. Vai botar respeito em qualquer lugar!
Parabéns ao PA pela reportagem e a parceria entre o Brasil e Suécia, vida longa a essa parceria!
Deve ser mesmo não é Roberto? F16 que não consegue operar em pistas que não estejam limpas como uma mesa de bilhar. E com a chegada do NOSSO KC-390 da Embraer o ciclo do C-130 na FAB terá chegado ao fim. Fanfarrão…
Eu acho isso irrelevante, se a gestão da instituição não for realista, de pouco adianta de onde vêm os aviões.
Não só se torna a india
Que idiotice!!!!
Rsssssssss… Roberto, você se supera a cada vez! rsssss… Bom contar com as opiniões, bom humor e ironia!
LOL
LOL 2
Mas ela tem C130 e vai ficar com ele mais uns 5 anos pelo menos. Apenas vai ser substituída por um vetor bem melhor aos poucos!
E as viúvas do F-16 continuam inconfomáveis. Acho que melhor se mudar para os EUA e comprar um por lá, porque aqui ele nunca vai voar. Não na FAB, que é uma força aereaprofissional e sabe o que faz.
Roberto, meus sinceros parabéns.
Cara fazia muito tempo que eu não me divertia tanto com ironias e como o povo completamente louco.
Uma dúvida será que vc consegue superar o Kings em deslikes ?
Entendida plenamente a mensagem.
Você está mais que certo .
Com os likes ou deslikes continue assim, acompanho o site desde 2012 e o pouco que sei aprendi aqui com os bons posts e comentários.
Att.
F-16 é avião testado e aprovado. O Gripen ainda precisa mostrar a que veio.
Tomei suas postagens como ironia, até porque publicações à favor do F16 com os Gripens já chegando é um baita desperdício de bits e das molas do teclado. Entendo seu ponto: o “normal” para um país que insiste em ficar no Terceiro Mundo, e que está alinhado com o Ocidente (aliás, dois conceitos que se transformaram…), só poderia ser a manutenção de uma Ordem de Batalha com F-16, C130, talvez um punhado de F-18 ou, ousando, alguns Mirages ou Rafales… Mas a FAB é teimosa, quer caça com transferência de tecnologia e um punhado de cocriação, quer um transporte desenvolvido… Read more »
2!!!
Roberto você não tomou seu rivotril hoje?
Se quer polemizar para angariar acessos nem deslike você merece.
Utilizem o YouTube que dá mais retorno.
“Nas imagens enviadas pelo Poggio hoje de manhã, vemos o Gripen E 39-8 e o Gripen C que foi usado para testes de integração do míssil Meteor.”
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Só pra registrar, pq alguém pode achar que só o C está sendo usado em teste de integração, o 38-9 já voou com Meteor. E o IRIS-T também já voou nos Gripen E…
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39-8 com IRIS-T
Matador de Сухой.
https://aviatia.net/gripen-vs-su-35/
Carlos, sugiro verificar a fonte, me parece que muitos dos dados referentes ao gripen estão subestimados, como o alcance dos meteor, capacidade de radar e RCS.
Tá uma zona a tabela de dados do link do Carlos, tem dados e itens do Gripen C misturados com números e equipamentos do Gripen E.
Nunao, eu posso estar enganado, mas entrei no site e observei que aparentemente todo mig e sukoi são considerados com equipamentos top, enquanto qualquer adversário é computado com equipamentos defasados.
Onde está o Infra Red Search and Track IRST desta aeronave? No Gripen do Brasil também não aparece.
Já foi explicado aqui que já foi instalado na aeronave de testes do sistema. Eles serão instalados tanto nas aeronaves suecas quanto nas brasileiras. No momento, no lugar onde se encontrará o sistema IRST, encontram-se aparelhagens de teste, medições de diversos outros sistemas.
Paciência que eles vão ser entregues com o sistema instalado, pode ficar tranquilo. Se pesquisar fotos das campanhas de ensaios de vôo, verá que ele já está sendo testado.
Ótimo comentário, Leandro. Mas neste caso foi dito que esse Gripen já voou com o sensor IR e agora foi retirado para avaliação e comparação aerodinâmica (com e sem).
Obrigado pelo ajuste, Poggio 🙂
Continue o bom trabalho aí e obrigado pelas fotos. Vou acabar tendo que fazer rodízio no papel de parede hehehehe.
Vou ficar no aguardo de matéria sua com suas impressões e do panorama geral do programa até o momento.
Obrigado.
Leia aqui:
(https://www.aereo.jor.br/2019/09/10/saab-apresenta-primeiro-gripen-e-para-o-brasil/)
Ok, vi a referência ao IRST no comentário do Galante do Nunão, pois na reportagem não é mencionado.
tá na hora de começar a dar resposta mal educada para essa pergunta….. pra do cronograma tb… haja paciência, tem uma barra de busca ali em cima ao lado gente!!!!
“Onde está o Infra Red Search and Track IRST desta aeronave? ”
Pergunte no Posto Ipiranga.?
“Me chamou”, Nunão? :-). Já respondi acima.
Poggio Guedes, é você?!?
???
Vejo a ausência do IRST Skyguard-G (sistema de busca e rastreio por infravermelho).
Leia aqui:
(https://www.aereo.jor.br/2019/09/10/saab-apresenta-primeiro-gripen-e-para-o-brasil/)
Pela 308909784616198198135465198498498 vez… Não está instalado, pois estão utilizando o espaço para montar outros sensores, destinados aos testes.
.
Mas se isso não for suficiente, ai vai a imagem do 39-9 e 39-10 voando com IRST.
^^baarrddiniiiii^^, eu também vejo a ausência do IRST Skyguard-G…. ☺️☺️☺️??
Não precisa ficar nervoso! As vezes as pessoas leem apenas a reportagem e não ficam sabendo dessas informações que estão apenas nos comentário.
A maioria não está nervosa, muito pelo contrário, rsrsrs.
Mas ler os comentários é importante sim, pois alguém já pode ter feito a pergunta antes de você, ainda mais num caso como este, em que o site está publicando meia dúzia de matérias sobre a apresentação do caça na Suécia.
No caso do IRST, assim, por baixo, umas 20 pessoas já perguntaram nesses últimos dois dias. E umas 20 provavelmente ainda vão perguntar nos próximos. Até o final do ano, calculo que pelo menos duzentas perguntarão. Estou sendo modesto nas contas. Resta tentar se divertir um pouco com isso.
Então vai lá no Google Imagens e pesquisa que você vai achar o Gripen E sueco já com IRST instalado.
Quero saber , se o 2º Gripen NG , já está sendo construído ????
O segundo da FAB?
Creio que ainda não.
Ele não está na linha de montagem final.
Caros, obrigado pelas ótimas reportagens.
Se possível, perguntem pelos testes de avaliação da capacidade de Supercruzeiro. Agradeço.
Quem negativou, fez porque a pergunta não é importante ou porque já tem a resposta?
Quem souber de algo a respeito dos testes de supercruize na versão E, por favor, passe o link pra gente.
Eu acredito que eles tenham todas as respostas…. mundo sem idiotas é utopia.
Meu caro, eles negativam tudo, por puro “gosto” se por uma singela mensagem ou foto de uma mãe acariciando seu bebê, também será dado deslike. Bem que poderia aparecer os autores de likes e deslikes, mas de uma coisa tenho certeza, a imensa maioria é assídua no sputnik.
Tenho uma pergunta que sempre quis saber e nunca achei a resposta:
Guilherme Poggio, gostaria de saber quantos caças Gripen-E os suecos podem fabricar anualmente…
Já cansei de ler coisas como: “Quando o caça irá chegar”, “está demorando demais” e aquela que acho mais estupida:
“Quando chegar os últimos, a frota já estará desatualizada”…
Eu acho que se a Embraer pode fabricar 18 KC390 por ano, como eles afirmam, com certeza construir caças não é algo tão difícil para os suecos.
Serão fabricados 18 KC 390 por ano???
Não(no momento). Mas a capacidade é de 18 aviões/ano se houver demanda.
“Eu acho que se a Embraer PODE fabricar 18 KC390 por ano…”
Você captou a palavra PODE? Quer dizer que existe a capacidade, a possibilidade, se necesssário…..
“Guilherme Poggio, gostaria de saber quantos caças Gripen-E os suecos podem fabricar anualmente…”
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Quando as linhas do Brasil e Suécia estiverem operando a pleno, existirá capacidade de produzir 24 caças por ano…
Obrigado Bardini pelo esclarecimento!
Quero sabet se o repimboca da parafuzeta do IRST pode ser instalado na ponta do tubo de pitot? E se pode ser instalado um minimicroondas na cabine do GripenC e se na do nosso GripenE podemos colocar tambem um fogao de inducao de uma boca? Vai saber se a missao vai ser extendida. uhsuhsutshust!!!
Me desculpem! Mas tem umas perguntas, ainda que de novatos, que nessa altura do campeonato ficam dificeis de aguentar.
As pessoas sabem que terá IRST. A pergunta foi onde está o Irst da aeronave em questão. O cara não é obrigado a saber que será instalado depois da fase de testes com outros equipamentos e sensores.
“A pergunta foi onde está o Irst da aeronave em questão.”
Provavelmente está numa prateleira, se deixarem largado no chão do hangar alguém pode tropeçar.
Super Tucano, eu sei que a Saab poderia ter se esforçado um pouco mais para apresentar o primeiro Gripen brasileiro completo já com o IRST instalado, não foi o caso, alguns dão uma resposta bem vaga dizendo que no lugar estão testando outros sistemas, sistemas esses que ninguém fala o que é.
Vamos ter calma, a Saab vai entregar os Gripen já com o IRST instalado, mas na minha opinião essa integração está lenta.
“alguns dão uma resposta bem vaga dizendo que no lugar estão testando outros sistemas, sistemas esses que ninguém fala o que é.”
Eu, pelo menos, não falei de outros sistemas no lugar, e sim de instrumentação de testes, o que é outra coisa.
Nunão, se você não falou, pode ficar tranquilo, mas o exemplo que eu dei está em quase todas matérias do Gripen quando alguém pergunta sobre o IRST, alguém sempre fala dos “tais sistemas”.
O Poggio falou que o IRST foi retirado para avaliação e comparação aerodinâmica, o que na minha opinião faz até mais sentindo do que uma simples e vaga resposta sobre “sistemas”.
Maurício, se você tem essa dúvida, por acaso então você acredita que nossos F-39 virão sem o IRST? É isso? Se for, eu desisto……
Flanker, não, não é isso, eu não tenho dúvida que o Gripen vai ter o IRST instalado quando for entregue para a FAB, é o mínimo que a Saab pode fazer, estamos falando de um simples sensor IRST, não estamos falando de um sensor revolucionário.
Só acho que a integração com a aeronave está um pouco lenta.
Eu já penso o contrário, Maurício. Acho que o IRST já é favas contadas…está integrado e pronto para uso. Por isso, ele é retirado para facilitar a instalação de hardware dos sistemas de telemetria, medidores e outros que farão parte dos testes que irão ser realizados com essa célula.
Roberto, eu estranhei um pouco aquela pequena saliência à frente do para-brisa do Gripen brasileiro, fui até procurar para ver se tinha nos outros, o Gripen 39-8 tem 2 antenas supostamente de GPS, os outros tem 3.
Estamos todos calmos! O matador de Sukhois logo chegará!
Então a política do site deve ser mudada: em vez de ser um lugar para se “construir uma mentalidade de defesa” nos brasileiros, deveria voltar a ser fechado para assinantes. Se um novato não puder sequer perguntar algo que não sabe aqui, não há motivos para se permitir a um novato comentar. Outro dia um camarada falou um monte pra mim, e me foi negado o direito do contraditório e ampla defesa. Escrevi duas respostas educadas, mas não foram publicadas. Decidi ficar de fora das discussões. Continuo a ler o blog, porque é o mais organizado da área, mas os… Read more »
Já foi escolhido o novo caça da fab?
Ok, é um perfil super fake, feito para fazer piada.
E eu ri demais hehehehehe
2
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??????
Rubinho, eu também não sei, mas eu exijo que ele venha com IRST e trio elétrico
Sim, o Mirage 2000-5BR.
Rubinho, se você fez aquele estrago todo em uma Lamborghini, imagino o estrago que faria no F-39 em um teste de volta rápida do “Acelerados”. kkkk
Parabéns Poggio 8P
Parabéns pela cobertura; Interessante a 1º foto que também mostra o 1º Gripen E da força aérea Sueca, vamos ver que pintura eles vão adotar nesses novos aviões e se já vão instalar logo de cara o IRST da “discórdia” 🙂
Rodrigo,
Os protótipos 39-8, 39-9 e 39-10 que já voaram estão no padrão de camuflagem deles, não deverá haver nenhuma novidade na camuflagem sueca.
Ok é bem verdade “Nunão” e também provável, É que imaginei, por ser o 1º exemplar já de produção com todos os detalhes e configuração definidas e testados pelos seus antecessores (os protótipos citados por você), poderia ser uma camuflagem diferente também neste 1º avião Sueco, por todo este simbolismo.
O único comentário que farei, de agora em diante, no assunto camuflagem vai ser mesmo em relação à pintura sueca. Eu realmente espero algum dia ver um Gripen-E voando no antigo padrão de pintura em verde que eles usavam até os (lindos, por sinal) Viggen. Que seja comemorativa mesmo, mas que aconteça hehehehe.
Um Gripen A já usou esse padrão, mas durou pouco tempo.
Negativei essa, Roberto 😛
Positivei essa, Roberto 😀
negativei sem querer, pois, tentava ver se era possível ver os autores, me perdoa. abração
OBS.: Antes de o primeiro protótipo do Gripen voar, já haviam representações artísticas dele, feitas pela SAAB, usando essa mesma pintura 😉
Lindíssima essa camuflagem sueca. Valeu!!
O “grifo” pega a camuflagem do “trovão” onde quiser, a hora que quiser:
Olhando esta foto, me surgiu uma dúvida. Porque será que a Saab não manteve no Gripen essa “capa” que ficava ao redor do bocal do motor do Viggen?
Dizem que ela tinha umas funções interessantes, como diminuir a assinatura térmica do escapamento, inverter o empuxo do motor no pouso (quando fechada). Acho que poderiam adaptar até para vetorização de empuxo. Alguém sabe dizer?
É disto que estou falando…
http://hsfeatures.com/images/viggenpds_tail.jpg
Caro Observador, essa “capa é a carenagem das conchas do reversor, que não existe no Gripen
Observador, o reverso do Viggen era incrível. Ele era capaz de pouso muito curto e ainda por cima da ré, e manobrar para retornar no sentido oposto em que pousou. Mas se você notar na foto do Viggen que o Clésio postou acima, os canards dele não são superfícies inteiras que se mexem e possuem superfícies de controle próprios no bordo de fuga. Já o Gripen possui canards que se mexem de forma inteiriça, e quando ele faz pouso curto, os canards imediatamente apontam para baixo e servem como freio aerodinâmico adicional, e esse movimento ainda aumenta a pressão sobre… Read more »
Obrigado pelos comentários pessoal. Leandro Costa, o reverso do Viggen era mesmo muito interessante. Creio que com os atuais avanços em engenharia, e em materiais compósitos, daria para criar uma carenagem mais leve, fixada por paletas móveis e com a capacidade de vetorizar o empuxo e ainda com as conchas para fazer o reverso. Imagine um Gripen com, empuxo vetorado, conchas de reversor, e mascaramento térmico (devido a mistura do ar supersônico que entra nas frestas, com os gazes da combustão).
Só para se ter uma base, em pensei tipo o vídeo a baixo.
https://www.youtube.com/watch?v=BI9KbX2RHd0
Observador, obrigado pelo vídeo. Nunca me ocorreu que algum aeromodelista conseguiria fazer um modelo com empuxo vetorado dessa forma. Fantástico mesmo. Mas enfim, acho a ideia obviamente bastante válida, talvez para alguma aeronave futura, mas não para o Gripen. Se fosse o caso seria apenas a instalação de um motor com empuxo vetorado que tivesse as dimensões mais ou menos iguais às da motorização atual. Seja como for isso acrescenta mais peso e obviamente muito mais custo à aeronave. O outro argumento contra, é justamente a filosofia do Gripen, de se fazer uma aeronave menos complexa, mais barata de se… Read more »
Verdade. Eu não havia levado o financeiro em conta.
Quanto ao aeromodelo, o povo brasileiro é incrível, também achei bacana e bem criativo. Imagina do que nossos projetistas e engenheiros seriam capazes, se houvesse mais incentivo e valorização.
Observador, antes de chegar na configuração do Gripen NG, a Saab considerou outras, inclusive com bocais de empuxo vetorado. Chegou à conclusão lógica de que acrescentaria peso desnecessário e nunca seria algo realmente útil, considerando a capacidade de manobra e a NEZ (No Escape Zone) de mísseis modernos, que sempre manobrariam melhor e com mais Gs do que o caça. Por isso, descartaram.
Nessa eu concordo contigo!
Leandro, eu sei que alguns tem pavor da pintura adotada pela FAB, mas essa pintura ficou pavorosa no Gripen, na minha opinião a pintura adotada pela África do Sul para o Gripen ficou bonita.
Maurício, eu concordo que a pintura usada nos Gripen Sul Africanos é mais interessante do que a do restante dos usuários.
De resto, acredito que o senhor é um herege hehehehehe
O Gripen nunca foi testado em combate,huuuuummmm, será?
Já foi, participou da campanha da OTAN na Líbia em 2011, foi muito elogiado.
Acho que fez só reconhecimento
Fez reconhecimento armado em situações em que chegou a ser iluminado por sistemas antiaéreos. Tem matérias aqui no site.
Boa tarde pessoal!
Na última foto, aqueles mini compartimentos abertos são dos “lançadores” dos flares?
Isso.
Daniel, ali fica a APU (Auxiliary Power Unit – Unidade de Energia Auxiliar) do Gripen.
SHOW
Gostaria de ver foto da tampa do tanque do combustível, e do parafuso esquerdo do lado direito da fuselagem acima da turbina.
Por favor preciso de uma foto com a etiqueta do banco ejetor. Lol…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkk
Reprovou no teste da ironia…
Parabéns a toda equipe da trilogia!!!!
Profissionalismo fora de série. De coração muito grato a todos vocês.
Conversando com o piloto de testes foi falado que não foi possível manter supercruise sem PC.
Juvenal, atingir ou manter?
Se está falando em não ser possível manter supercruise sem PC, então não é possível manter supercruise.
Supercruise, por definição, é manutenção de velocidade supersônica sem uso de PC.
Aparentemente manter a velocidade em regime de cruzeiro; entre 75% a 85% da potência disponível.
fonte?
Grande avanço na defesa aérea do Brasil!
Mas ainda falta mas pro brasil;nossa defesa anti aérea é fraca demais!!
Temos que melhorar isso mas rápido possível!!!
rsrsrs…kkk
kkkkkkkkkkkk…rsrsrs kkk
Por gentileza, poderia retornar e tirar uma foto do tubo de pitot? Em detalhes por favor.
KKKKKKKKKKKKKKKK
parabéns! Boa cobertura!
Boa cobertura e estou otimista com as aquisições da FAB mas realista com a realidade economica do Brasil. Agora para os viciados em F-16 e C-130 só dá pra perceber que não entendem nada de Aviação militar e repetem isso a décadas … Não estou falando que essas aeronaves não são boas ou são ruins, só o tempo delas já passou. Depois dessas belissimas aeronaves vimos chegar vários vetores de excelencia como F-22, F-117, MIG´s e SU´s, Raphales, Typhons e ja se fala em caças de 6º geração e os pagaios falando em F-16! … Eu acompanho aviação militar a… Read more »
Senhores editores, onde estão as respostas da Saab às perguntas perguntas aqui apresentadas?
JT8D, o Poggio chegou hoje da Suécia, nos próximos dias publicaremos matérias dele com informações da Press Trip do Gripen em que muitas dúvidas sobre o Programa Gripen BR serão sanadas.
Obrigado Galante! É que a expectativa é grande rsrs
Caramba JT8D rsrsrsr calma rapaz! Deixe o editor que foi lá chegar de volta de um dia inteiro de duas pernadas de voo, e se recuperar depois de cinco dias indo de um compromisso a outro 16 horas por dia. Fiz isso há três anos, é uma ótima experiência mas é super cansativa, pauleira. Na ocasião eu só consegui adiantar e publicar matérias, enquanto ainda estava lá, porque tive uma bruta insônia, passando quase uma semana dormindo só 3 horas por noite. Então “sobrava” tempo para escrever rsrsrs Felizmente o Poggio não teve esse problema, pelo que contou – então… Read more »
Mais uma pergunta que merece resposta a jato: o Poggio voltou de Gripen? Rsrsrsrsr